O Soldador Subaquático

Resenhas - O Soldador Subaquático

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

William.Ramos 16/04/2024

Mergulhando no passado
Uma obra sutil, sobre medo, remorso, paternidade e a necessidade de encerrar ciclos para começar novas etapas.

Wamarisen 02/02/2024

Recomendado
A maioria da obra se passa na cabeça do Jack, é sobre o processo de luto que ficou estagnado no tempo por duas décadas junto com a culpa, o medo e o esquecimento de um detalhe que fez toda a diferença na forma como ele viu a morte de seu pai.

A arte é linda, os personagens expressivos tanto em fala quanto em reações corporais. Infelizmente a obra foi repleta de flashbacks e acabei me perdendo um pouco nessa troca-troca. Também não consegui me apegar a ninguém então a obra irá se perder na minha memória mesmo que seja ambientada em algo completamente novo para mim (me refiro ao trabalho subaquático de Jack).

No fim ele consegue encontrar o que procurava além de perceber que tinha uma vida pela frente que seria diferente daquela que seu pai teve, e esse tal tenha sido o maior medo de Jack, ser como seu pai.

Tati 11/01/2024

Mas agora sou um nada. E não estou em lugar algum
Jeff Lemire é sempre muito: muito sentimento, muita reflexão, muita metáfora..

Temos aqui a exploração da vida operária, das relações humanas, dos desconfortos e angústias de um passado muito presente, do medo em se tornar algo que tanto se critica.

É sobre perda, sobre esperança, sobre amor.

Obras como esta, que me fazem viver os sentimentos propostos, ganham sempre meu coração.

4,5 ?

Arthur Guizelini 29/12/2023

Emocionante
O jeito que Lemire escreve e desenvolve a história por meio de flashbacks te mantém muito entretido e faz com que seja difícil parar de ler. História emocionante que gosto de reler de tempos em tempos.

LuBroggi 19/12/2023

Os anseios da mente humana
Meu primeiro contato com Jeff Lemire, apesar de já conhecer o trabalho dele das indicações no YT. E eu adorei, a forma como ele conta sobre a natureza humana, os anseios, os problemas, é muito comovente.

Trabach0 19/11/2023

Angustiante
Nessa Graphic novel iremos conhecer Jack Joseph, um soldador subaquático que se prepara para receber seu primeiro filho.

Com as últimas semanas de gestação de sua esposa e a chegada do bebê tão próximas, Jack se prepara para seus últimos dias de trabalho antes das grandes mudanças que implicam as responsabilidades de ser pai.

Além de toda a pressão pela chegada do bebê, o que também se aproxima é o dia 31 de outubro, um dia muito esperado pela grande maioria das pessoas, mas que pra Jack traz péssimas lembranças.
Nessa mesma data, quando ele ainda era apenas uma criança, seu pai desapareceu em uma noite chuvosa e desde então foi dado como morto.

Já em seu trabalho no fundo do oceano Jack acaba por encontrar uma coisa que não só lhe trará grandes lembranças como também muitos questionamentos.

Através das páginas vamos acompanhando o paralelo entre o passado do nosso protagonista quando ele era somente filho, e seu presente cheio de apreensões por ter que assumir o papel que um dia foi de seu pai.

A história é carregada de melancolia e me fez chorar em diversos momentos.

Todas as pontas e ambos os lados da história vão sendo interligados de forma sutil, e muitas vezes através de metáforas o autor nos guia por caminhos e sentimentos como alegria, medo, desespero e expectativa.

Ao final dessa trajetória Jack nos deixa com a sensação de que algo está diferente não só dentro dele como também dentro de nós mesmos.

Brenda 13/10/2023

Apego, remorso, saudades (talvez...). O soldador subaquático não consegue superar a perda do pai, e esse sentimento vai definir todas as escolhas da sua vida. Ele, entretanto, vive um impasse, a esposa engravidou, é hora de seguir em frente. Contudo, ele acha um objeto no fundo do mar que desperta todos os gatilhos desses sentimentos que o prendem. Entre o presente, as memórias e uma série de delírios, ele enfim determina seu destino. A ilustração também é muito boa. Contudo, por uma questão de gosto pessoal mesmo (sem demérito da obra), não gostei tanto assim da narrativa. Talvez, por ser a culpa e traumas temas tão recorrentes, que eu esperava algo a mais, um diferencial (não sei...). Enfim, talvez valha a pena uma releitura.

Aidan.Paim 30/08/2023

A profundidade se percebe na relação com o ser
Uma das minhas obras prediletas, dado por um bom amigo no meu aniversário. Inúmeras vezes nos vemos perdidos e sem um norte, onde por mais que tenha mãos estendidas para nós é difícil de alcançá-las quando nos vemos presos em nossos próprios medos. Acho que o Soldador Subaquático fala muito sobre isso. As dificuldades do personagem em se fazer presente em momentos decisivos de pessoas importantes em sua vida, são frutos do abandono na infância e da sensação de solidão que o abate. É uma história forte, que nos coloca contra a parede sobre as responsabilidades que temos com os outros. Sobre o quanto o passado pode ser vivido no nosso dia a dia e nos afastar do presente, eternamente presos a grilhões difíceis de se separar. A necessidade de distinguir nós mesmos dos traumas, e mais ainda de entender a divisão que existe entre nós e nossos pais, é um conflito importante e que deve ser discutido por todos. Muito bom, gosto muito das discussões desse autor.

Same 20/07/2023

Devo começar dizendo: que fonte feia é essa que usaram na introdução e na biografia
Apesar disso história bonita e muito reflexiva.

Arthécia 15/04/2023

Profundo
Minha primeira experiência com uma obra de Lemire e fiquei completamente encantada. Achei toda a construção da história e do personagem de uma sutileza, uma poesia e melancolia que me cativaram. Realmente uma obra incrível!

Rodrigo.Macedo 17/03/2023

É isso?
Era pra ser emocionante. Mas não me cativou. Essas frases soltas com intensão de serem profundas não funciona pra mim.

A proposta é boa e até me identifico com umas coisas do personagem. Sou pai, tive problemas com meu pai também. Mas faltou simplicidade.

Pela fama do Lemire esperava muito mais. Parei por aq com esse autor. Não lerei algo dele tão cedo. Tchau, brigado!

Enzo 06/03/2023

Uma história sobre tempo, paternidade e ausência
Essa graphic me surpreendeu tanto pelos seus traços belíssimos, quanto pela pela profundidade do tema que ela aborda. Na história, seguimos a história de Jack, e como sua relação com seu pai, quando criança, molda todo seu modo de vida e influencia diretamente na sua relação com sua esposa e seu filho que está para nascer, após ter uma lembrança vívida do pai em mais um dia de seu trabalho como soldador subaquático, 5??

Teppei 22/02/2023

Existencialista
"A maré está alta e o vento a estalar. Mas nunca esse velho navio irá afundar", uma história sobre encontrar uma nova direção para a vida, esquecer os traumas do passado.

Carlos Henri 22/02/2023

Hq muito legal que dá faz refletir sobre muitas coisas durante a leitura. Sobre relação de pai e filho etc.

Analuz 19/01/2023

Jack é um soldador subaquático em uma cidadezinha da Nova Escócia e, diferentemente dos colegas de trabalho, ele teve oportunidade de viver e estudar fora, mas retornou à cidade em que cresceu para trabalhar em um serviço perigoso.

Após um incidente aparentemente causado por um problema com oxigênio, Jack passa a ouvir e sentir coisas que remetem ao seu falecido pai, que morreu afogado quando tinha a mesma idade que o protagonista.

Assim, afastando-se cada vez mais de sua esposa, que está prestes a entrar em trabalho de parto, o personagem se exclui do contato familiar e das obrigações de pai, buscando no passado e no mar as respostas para perguntas que ele nem mesmo sabe formular, mas sentindo que precisa viver (seja lá o que) para dar um sentido para sua vida.

Em uma jornada melancólica (assinatura do Jeff Lemire), o quadrinho mostra a relação de Jack com aqueles que o amam e aborda como um trauma de infância afetou suas convivências, tendo seu ápice no momento derradeiro de sua paternidade.
Mais um excelente quadrinho do Lemire!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6