Bruno236 22/02/2024
Percepções sobre o livro
Confesso que o livro me proporcionou questionamentos novos e importantes a respeito do que é educação.
Basicamente ele faz um breve resgate sobre o início da educação e sua relação com a necessidade de ensino e aprendizagem da sociedade, fazendo paralelos interessantes sobre a educação da perspectiva indígena.
Nos faz perceber que a escola surge a partir do processo de distinção das sociedades em classes e na necessidade de distinguir o ensino entre os que detém o poder e as pessoas subalternas.
A escola é um sistema criado e ferido muitas vezes pelo Estado e que reflete nos seus interesses e na sua visão de mundo. Já a educação é uma prática social
ligada à cultura, ninguém escapa dela, mesmo quem não vai à escola, e ela está espalhada em diferentes situações fora do ambiente escolar.
Brandão nos convida a refletir que a educação não é algo sagrado e intocável, é um sistema criado pelos humanos para a formação de outros seres humanos e existem interesses políticos por trás disso. Para além da escola, a educação está nos sindicatos, associações de bairro, igrejas, grupos de futebol, movimento estudantil e etc...
Sabendo das dificuldades em transformar a estrutura da educação formal/escolar, não deveríamos buscar incidir nestas outras formas de educação?