O que é educação

O que é educação Carlos Rodrigues Brandão
Carlos Rodrigues Brandão

Resenhas - O Que é Educação

JAlia372 24/05/2024

Cada época há uma concepção diferente: O que é Educação?
A obra de Carlos Brandão é basicamente uma introdução pra enfim o estudo e o debate ao redor de ensino-e-aprendizagem, ele aborda diferentes concepções ao longo da história e de cada lugar do mundo.
É um livro curtinho, demorei um pouco pra terminar pq realmente não é meu tipo de gênero de leitura, mas é bastante interessante as reflexões que ele traz.

Thiago662 20/05/2024

Essencial para a compreensão sobre uma educação libertadora
"Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola de um modo ou de muitos, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e- ensinar, para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação".

Esse livro é um poema! Fundamental para se entender a educação como uma prática social e uma abordagem crítica sobre os processos educacionais.

abacaxeira 29/03/2024

Ninguém escapa da educação
"Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e- ensinar. Para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação"

Bruno236 22/02/2024

Percepções sobre o livro
Confesso que o livro me proporcionou questionamentos novos e importantes a respeito do que é educação.

Basicamente ele faz um breve resgate sobre o início da educação e sua relação com a necessidade de ensino e aprendizagem da sociedade, fazendo paralelos interessantes sobre a educação da perspectiva indígena.

Nos faz perceber que a escola surge a partir do processo de distinção das sociedades em classes e na necessidade de distinguir o ensino entre os que detém o poder e as pessoas subalternas.

A escola é um sistema criado e ferido muitas vezes pelo Estado e que reflete nos seus interesses e na sua visão de mundo. Já a educação é uma prática social
ligada à cultura, ninguém escapa dela, mesmo quem não vai à escola, e ela está espalhada em diferentes situações fora do ambiente escolar.

Brandão nos convida a refletir que a educação não é algo sagrado e intocável, é um sistema criado pelos humanos para a formação de outros seres humanos e existem interesses políticos por trás disso. Para além da escola, a educação está nos sindicatos, associações de bairro, igrejas, grupos de futebol, movimento estudantil e etc...

Sabendo das dificuldades em transformar a estrutura da educação formal/escolar, não deveríamos buscar incidir nestas outras formas de educação?

Clio0 19/02/2024

Leitura básica na maior parte dos cursos de licenciatura.

Brandão faz uma análise resumida da História da Educação bem como suas ramificações sóciopolíticas. Foi particularmente interessante a sua discussão sobre diferentes tipos de educação, mais do que métodos, são intenções.
preta velha 19/02/2024minha estante
olá, clio.
apesar de que não lecionarei, adorei a resenha e vou adicioná-lo à minha interminável lista de desejados literários.
e também porque penso que a educação deveria ser um assunto de toda a sociedade brasileira.
obrigada.

Darlene_Poetisa 30/12/2023

O que é educação? Onde ela ocorre? Para que serve?
O autor aborda a educação de uma perspectiva que nos mostra que ela ocorre desde muito antes da invenção da primeira escola e, mesmo hoje, ela ocorre de maneira continua e não apenas dentro dos espaços educacionais. A obra, apesar se curta, faz refletir sobre o papel da educação como agente de continuidade da estrutura de classes e da dominação do governo sobre as pessoas e também sobre o papel da educação na quebra desse sistema.
Ótimo livro.

Jin 29/12/2023

"Educação: A QUE e A QUEM ela serve?"
O livro traz diversas concepções de educação ao longo da história, desde a educação "do cotidiano" até a educação "formal". Além disso, a todo momento a função da educação é posta em destaque: "A QUE e A QUEM ela serve?", e "qual educação agrega mais em tal sociedade ao decorrer do tempo?".

O livro é ótimo para uma introdução sobre essa temática e permite que o leitor aprofunde seus conhecimentos ao trazer diversas maneiras de se pensar sobre educação, sociedade e desenvolvimento.

Li essa obra para uma matéria da faculdade (GETE) e gostei bastante! Todos os questionamentos e argumentos abordados são de extrema importância.

gabriel.a.brumatto 23/12/2023

O Que é Educação? - Carlos Rodrigues Brandão
Livro muito bem desenvolvido, que trata muito bem sobre o tema da educação, que nos faz perceber que o autor realmente se debruçou sobre vários estudos, de diversos autores e pensamentos críticos para dissertar brevemente neste pequeno livro.
O autor relaciona educação e sociedade, educação e política, educação e valores culturais, enfim, é um verdadeiro estudo sobre o tema. O livro é pequeno, mas o conteúdo é de uma densidade espetacular.
Recomendo a todos que façam a leitura deste livro, pois garanto que os mesmos que o fizerem não se arrependerão.

AurAlio.Nestor 31/08/2023

Uma conversa introdutória
Neste livro, o autor traz uma abordagem acessível e repleta de exemplos para explorar o conceito de educação ao longo da história e sua influência global. Embora não seja um estudo tão aprofundado, é recomendado para quem busca compreender ou rever conceitos básicos.

Bruno236 25/08/2023

Introdução a Pedagogia
Obra técnica e pedagógica, indispensável pra qualquer estudante de Licenciatura.

Gostei bastante, principalmente da consciência que o autor transmite de que a educação não é neutra e que a educação necessita de uma vontade de transformar a realidade em que vivemos.

Mateus 11/08/2023

Introdução a educação
A obra de Carlos Brandão é rápida e historicamente precisa, obviamente que recortando sua análise na esperança de responder o que é a educação. É um livro curto, mas uma ótima introdução para se pensar a relação ensino-aprendizado e as formas históricas de educação

Mabi Viana 11/03/2023

O básico
Como a coleção O Que É se propõe, este livro é uma introdução a um tema complexo e passível de inúmeras discussões.
O autor parte de um ensaio sobre a função da educação nas nossas comunidades, como surgiu oficialmente e suas transformações ao longo dos séculos, até chegar em algumas discussões mais recentes.
Ao fim, indica diversos livros para aprofundar o tema. Livro de leitura fácil, de linguagem descomplicada e curto.

Jules 31/12/2022

Uma outra perspectiva sobre educação
Li esse livro para a aula de organização da educação do Brasil da faculdade e achei sensacional. Nunca tinha parado para pensar sobre a educação com essa proposta. Até me interessou em saber mais do assunto embora não seja meu objetivo na faculdade ;)

Jessy 24/12/2022

Possui uma abordagem sociológica e acessível, dirigido para educadores, educando, escritores, leitores, ou para quem tiver interesse pelo tema ?O que é educação?.

Todas as concepções descritas nele trazem reflexões acerca do que é educação, desde a antiguidade até os dias atuais. Suas contribuições para o desenvolvimento de um sistema educacional, onde valoriza a realização humana.