A Beleza de um Cacto

A Beleza de um Cacto Mariana Ramos

Resenhas - A Beleza de um Cacto

Giuliana Sperandio 26/05/2018

Delicado e belo como uma flor de cacto!
Ah!!!! Nem sei como dizer o quanto esse livro mexeu comigo, um assunto tão forte e polêmico tratado com tanto respeito e delicadeza. A autora traz uma mensagem linda de superação e de alerta aos pais sobre a pedofilia, confesso que fiquei um tanto quanto angustiada com a aflição da personagem, mas senti a responsabilidade da autora em cada linha desse livro.
Recomendo com louvor, foi uma das surpresas do ano, e olha que sou chata para ler livros com esse tema. Parabéns Mariana!

Bi Faria 28/09/2017

Capa linda! E a primeira coisa que tenho a dizer é: "a culpa nunca é sua!" Favorito de 2017! Nesse drama conhecemos Amanda, que viveu o inferno dentro de casa, e sempre se sentiu culpada pelo o que aconteceu. Mudanças drásticas aconteceram, cor de cabelo, roupas largas para não chamar a atenção e pesadelos constantes, mesmo com o seu irmão Jonas morando longe há muito tempo. Mas a culpa e o medo de ver seus pais devastados a impedem de colocar todo o seu sofrimento para fora.
Até o dia que ele volta com sua namorada e a filha dela de apenas 9 anos, para visitar a família, e Amanda faz de tudo para evitá-lo, ela começa a ir trabalhar na floricultura da família. E lá ela conhece Pedro, o funcionário, apaixonado pelas plantas. E ele percebe algo de errado com a relação dos irmãos, e mostra para ela o quanto o ser humano pode ser grande, pode enfrentar os seus maiores medos. Amanda precisa falar... o mal não pode continuar por aí com outras crianças. "Quando tomamos coragem para encarar medos, nós nos damos a chance de superá-los. Com isso, nós nos libertamos." @marianaramos.autora @editoraarwen
Denuncie! - Disque 100

Rascunho com Café 03/05/2017

Uma luta contra os fantasmas do passado

A estreia de Mariana Ramos como escritora não poderia ser melhor, sua obra tem tudo para ser um livro de referência no pesado tema do abuso sexual infantil, mas ela consegue abordar o assunto da forma mais leve possível, a leitura prende a atenção e pode até incomodar em alguns trechos, mas é positiva pois mostra como a superação é possível e que existem pessoas dispostas a entender e ajudar.

Amanda, a narradora personagem, é uma garota forte, esperta e decidida mas tem um passado perturbador que não consegue revelar a ninguém, nem a seus carinhosos pais. A sua história é marcada por abusos e, apesar de não deixar transparecer, isso marcou sua vida profundamente.

O problema na narrativa não são os abusos em si, eles já aconteceram e não há nada o que se possa fazer em relação a isso. O conflito acontece quando ela reencontra seu abusador e descobre que ele vai ser padrasto de uma menina na mesma idade que ela tinha quando tudo começou, com esses fatos ela é forçada a encarar esse trauma e a pensar o que fazer em relação a tudo.

É visível como a força de Amanda é pura ilusão, e como ela precisa desesperadamente de ajuda, mas não tem coragem de contar a verdade a ninguém – muito menos a seus pais – como ela poderá pedir ajuda então?

Os enredos psicológicos rendem os melhores tipos de dramas, quando são bem escritos aproximam o leitor do personagem e permitam que haja a necessária identificação, sem ela o leitor não se importa com o que acontece ao personagem e não se interessa por sua história. Entretanto, esse tipo de enredo é perigoso, pois ao focar na mente do personagem há menos espaço para a ação e há risco de se tornar uma leitura cansativa, risco que se agrava nos jovens dessa geração tão acostumados com a velocidade e adrenalina dos vídeos e da internet.

Felizmente a autora sobre dosar bem o psicológico e a ação, além de manter a surpresa e emoção necessários para a obrar se tornar atraente sem prejuízo do roteiro, é visível o crescimento de Amanda e o aprofundamento da sua relação com Pedro, que se torna uma amizade sólida e um forte apoio que possibilita a ela amadurecer e saber quais são as decisões que deve tomar e o momento certo de agir.

Além de sua qualidade literária, é um livro necessário que todos os pais e professores deveriam ler para entender melhor e conseguir identificar vítimas de abuso sexual, infelizmente elas existem aos montes e são silenciadas, pouquíssimas tem a coragem de pedir ajuda e tentar se libertar, elas gritam por socorro mas seus gritos não são facilmente escutados.

Por tudo isso, só tenho a dizer que é uma leitura muito boa, vale a pena cada minuto.

site: http://www.rascunhocomcafe.com/2016/11/a-beleza-de-um-cacto-uma-lutra-contra.html#.WQneGBMrLIU

Conchego das Letras 04/11/2016

Do wattpad para a minha casa
Alguns livros e contos nascem destinados à polêmica: Lolita, 1984, Madame Bovary, O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Os temas de cada um geram controvérsias, defensores e detratores irados. A lista é infinita. Quase todos são bons (sim, confesso que tenho problemas com Lolita, não com o tema, mas com o livro, acho chato). Algumas vezes nos deparamos com contos, livros, filmes que apesar do tema “espinhoso” são de uma delicadeza ímpar. Tão bem escritos que fica difícil encontrar quem fale mal deles.

No meio de um monte de romances e histórias super fofas (algumas nem tão fofas, já que são completamente baseadas em sexo sem sentido) fui pega por um conto com tema pra lá de polêmico e difícil. E a autora o tratou com tanta sutileza e propriedade que me fez perder (se bem que o melhor seria dizer ganhar) uma madrugada inteira devorando o conto. Já era algo em torno de uma da manhã quando pensei, "apenas mais um parágrafo". Não consegui parar antes do ponto final.

O que me chamou a atenção logo de cara foi o conto falar sobre a beleza do cactos. Nunca encontrei outra pessoa além de mim que visse beleza em cactos.

Que alguém se aventurasse a explicar de onde vem essa beleza então, me tirou do chão.

Aí comecei a leitura e sou jogada de encontro a uma menina, Amanda, uma adolescente comum. Com problemas comuns. Ou não.

Em cada linha, em cada sentença é possível ouvir Amanda, ver sua mudança, seu crescimento, sua dor e finalmente sua libertação. (Tô nem aí, dou spoiler mesmo)

Mas falei, falei, falei e não disse nada sobre o conto da Mari Ramos, A Beleza de um Cactos.

Não serei imparcial, vou encher mesmo a bola da autora.

Eu acho que deveria se tornar obrigatório em cursos de formação para professores. A descrição que a Mari faz da mudança de Amanda, de uma menina doce e sensível para uma lutadora e sobrevivente, deixa claro as mudanças que boa parte das vítimas de abuso infantil passam. Se mais pessoas conseguissem enxergar essas mudanças, talvez mais jovens pudessem ser ajudados.

Amanda muda, se transforma, radicaliza o visual e antes que enlouqueça completamente, encontra um anjo. Que não a cura completamente, porque isso é impossível. E aí vai mais um ponto para Mari, que soube colocar isso de forma magistral em seu conto. Esse anjo mostra para Amanda que ela é uma pessoa normal, que passou por uma experiência traumática, mas que, com ajuda, ela pode ter o controle de sua vida de volta e não mais ser controlada por medos, memórias sombrias e dores.

E onde fica o cactos nisso tudo!? Você não vai acreditar! É que... quer saber, não vou contar pra não estragar essa surpresa, mas ele está na história, pode acreditar, e é importante.

Garanto que é uma leitura que vale muito a pena.

Obs.: Quando o livro estava no wattpad, seu nome era A Beleza de um Cactos (plural), mas na versão impressa mudou para o singular.

RESENHA FEITA POR BEL GÓES.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2015/07/resenha-beleza-de-um-cactos.html

Mari 04/11/2016

SOBRE A BELEZA DE UM CACTO
Este livro foi inicialmente lançado na plataforma do Wattpad, e ficou lá, em versão gratuita, por um ano inteiro. Ao longo desse processo, muita coisa foi aprendida e várias modificações para deixar ainda mais "limpinho" foram realizadas durante a revisão junto da editora.

Foi feita, também, a inclusão de um capítulo especialmente para quem comprar o livro, feito com muito carinho.

Amanda é uma personagem forte, que luta com todas as suas forças para se desvencilhar das amarras que o trauma vivido no passado lhe causou. Ela nem sempre toma as melhores decisões, mas também não desiste fácil de seus objetivos.

Ao longo desse processo contará com a ajuda de Pedro, um jovem portador de uma sabedoria "incomum", esculpida pelas dificuldades que a vida lhe apresentou. Ele não é santo, mas também não tenta minimizá-la, respeita seu espaço e suas decisões.

Uma história feita com amor e carinho, que espero poder encantar e, por que não, ajudar muitas pessoas.