A Mente de Stephen Hawking

Daniel Smith

Resenhas -

alvsalmeida 09/01/2024

Tudo é um bônus
Assim acreditava Hawking, já que todas as suas expectativas foram reduzidas a zero quando tinha vinte e um anos. E creio que isso tenha sido um dos motivos de se tornar o expoente que foi: não se deixou abater por suas limitações. Ao contrário, foi por causa dela que, de fato, não sabia o dia de amanhã, e sabia que algo precisava ser feito o qual somente ela poderia contribuir em nossa existência.
Eu fico pensando o quanto será que não deixamos de aprender ou receber por todos aqueles que pensaram que para si já não tinha mais jeito. Havia algo naquela pessoa que somente ela poderia aperfeiçoar, melhorar, criar ou até imaginar. Mas por alguma limitação desistiu de tudo e abandou seus projetos.
O livro abriu meu entendimento a esse respeito. Se tudo pode acabar amanhã, um dia a mais para se fazer mais, já é um bônus.

Myy 16/04/2022

Tudo começa na imaginação?
Uma das mentes mais inteligentes que já pisaram nesse planeta, mas aqui além de sua mente brilhante também entendemos mais sobre quem ele era, sobre suas ideias e vontades de vida.

Geraldo Marçal 11/06/2021

A brilhante mente de Stephen Hawking.
A mente de Stephen Hawking é uma obra que convida o leitor a conhecer um pouco mais a vida de um dos homens mais
intrigantes da nossa história.
Essa obra nos fornece uma visão mais ampla sobre as escolhas do cientista e de como sua vida foi se moldando após o diagnóstico de ELA.
A vida de Stephen Hawking é uma das mais intrigantes dentre todos os renomados personagens da ciência.

O livro é muito interessante, pois  não demonstra apenas o lado inteligente de Hawking, e sim seus dois lados, sua carreira e sua vida pessoal.
Stephen realmente é uma lenda.
Sua inteligência, a muito excede a dos terráqueos normais por vários fatores,  dentre os quais, sua nata capacidade de transmitir de forma simples e inteligível os enigmas e segredos imensuráveis do universo, que segundo Hawking, são menores que os residentes no coração humano.

Jany 03/04/2019

Stephen Hawking
Surpreendente leitura, de forma simples nos faz conhecer um pouco mais da mente brilhante de Stephen Hawking e suas teorias.

Fernando Tôrres Campos 17/11/2017

Se Deus não for necessário, não sei em que a ciência poderá lhe ajudar
Um livro incrível que aborda de forma rápida e objetiva fatos científicos, físicos e químicos. A história de Stephen Hawking é fantástica. Nascido em 8 de janeiro de 1942, foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) em 1963, aos 21 anos de idade. Os médicos disseram que ele não chegaria aos 25 anos por ser uma doença degenerativa. No entanto, ele superou todos os obstáculos e atualmente é reconhecido como o cientista mais famoso do mundo, ele mesmo se questiona se essa “fama” é por utilizar uma cadeira de rodas (por ter uma deficiência), ou por seus descobrimentos. O mais impressionante diante de todos esses fatos citados, é ler sua declaração no capítulo que narra sua história e Deus, onde ele diz: “O que eu tenho feito é mostrar que é possível, pela forma com que o universo começou, este ser determinado pelas leis da ciência. Neste caso, não precisaríamos apelar necessariamente para a decisão de Deus sobre o começo do universo. Isso não prova que Deus não existe, apenas que ele não é necessário”. Uma história linda, um homem com grande potencial e capacidades extraordinárias, mas com um pensamento tão pequeno e ingrato diante de Deus que o formou, criou e tem sustentado dando sabedoria e todas as condições necessárias para as “suas descobertas” até hoje. Se Deus não foi necessário em cada momento de sua vida como tem sido, não sei em que a ciência poderá lhe ajudar.

Rafa 09/04/2017

A Mente de Stephen Hawking
Leitor seja bem vindo! Conheça um pouco mais da mente de Stephen Hawking, um gênio, brilhante em seu campo de atuação, tornando uma celebridade e entrando para o hall da fama da ciência.

A obra tem aspectos biográficos, conhecemos um pouco da infância de Hawking e também de sua família e origens do passado, deixando, nós leitores ainda mais próximos.

Daniel Smith tem uma escrita bem fluida e até mesmo divertida, em algumas partes da jornada de Stephen, o autor não poupa em mostrar para todos nós desde o inicio da vida acadêmica de Hawking até sua vida pessoal e seus altos e baixos no casamento.

Hawking formou-se em Oxford e seu Ph.D em Cambridge, notei que ele ficou mais forte e não deixou se abater por conta de sua doença, no início do diagnóstico, os médicos deram uma estimativa de apenas dois anos de vida, os médicos estavam enganados.

Uma vida de lutas, persistências e determinação, que fizeram Hawking chegar ao posto mais alto no âmbito da ciência.

Leitura mais que indicada, um exemplo que devemos seguir e nunca desistir dos nossos sonhos e objetivos de vida.

site: http://www.revistaconexaoliteratura.com.br/2017/02/resenha-mente-de-stephen-hawking.html

Lina DC 09/01/2017

"A mente de Stephen Hawking" é uma obra que convida o leitor a conhecer um pouco mais a vida de um dos homens mais intrigantes da nossa história. Dividido em 31 capítulos que falam da vida pessoal e do trabalho de Stephen Hawking, essa obra nos fornece uma visão mais ampla sobre as escolhas do cientista e de como sua vida foi se moldando após o diagnóstico de ELA.
Daniel Smith escreve uma introdução que resume muito bem o que muitos podem pensar sobre Stephen Hawking: um homem que foi enganado pelo próprio corpo mas que superou tal obstáculo com uma mente brilhante e uma resiliência ímpar. Apesar desse fato ser verdadeiro, o que mais impressiona é descobrirmos que Stephen Hawking começou a mostrar sua genialidade após o diagnóstico. Sim, ele é um homem inteligente, que veio de um núcleo familiar considerado excêntrico (ambos os pais estimulavam os filhos a lerem, estudarem e a se envolverem em discussões sobre diversos temas).
Porém, o que observamos foi um jovem que não se sentia estimulado o suficiente na escola, pelo menos não o bastante para se empolgar com o que aprendia.
"Ele escolheu Física, apesar de considerar o conteúdo escolar fácil e óbvio. Era, Hawking percebeu, um mal necessário se ele desejasse seguir o sonho de prosseguir com estudos avançados em Astronomia e campos correlatos. Essas eram as disciplinas que despertavam sua imaginação, pois lhe permitiriam se confrontar com as grandes questões do universo. Enquanto isso, foi um professor de Matemática chamado Dikran Tahta que surgiu como única figura inspiradora da vida escolar de Hawking. Tahta, que acabaria sendo professor na Universidade de Exeter, tinha tamanha paixão pela matéria que acabou despertando o entusiasmo de Hawking. Ele oferecia um ambiente de debate e incitava seus estudantes a explorar verdadeiramente seus horizontes intelectuais. Em resumo, queria que seus pupilos libertassem a imaginação e não se limitassem a uma simples aprovação nas provas". (p. 32)

Hawking formou-se em Oxford e foi buscar seu Ph.D em Cambridge. É nesse momento que sua vida tem uma grande guinada....
Imaginem estar no início dos seus vinte anos e começar a perder o domínio sobre o próprio corpo. Um tropeção, um copo que escorrega de sua mão sem motivo algum, uma fraqueza que parece não ter explicação. Quando tais situações começaram a ocorrer com Hawking, ele nunca imaginaria que estaria se deparando com os seus piores inimigos: a ELA e o tempo.
""Então, aqui estamos. O que devemos fazer?" A resposta? "Devemos buscar o maior valor em nossas ações"". (p. 34)
Todo o livro vai intercalando a vida profissional de Hawking com sua vida acadêmica. Um homem impressionante, mas que também tem seus momentos de rebeldia, alterações de humor e problemas.
Uma obra indispensável para aqueles que querem conhecer o homem atrás da lenda.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A escolha da capa, a revisão e os detalhes internos estão impecáveis.