A República da Propina

A República da Propina Márlon Reis

Resenhas -

Vínia 26/02/2023

Identidade do Brasil
É impressionante como NADA mudou, na verdade, como tudo muda dentro de um padrão nas sociedades do mundo inteiro. O famoso ciclo.
A maior mazela, o maior símbolo de burrice e falta de conhecimento do brasileiro é votar pensando em benefício próprio por um, dois meses. Quando o candidato ladrão, corrupto e/ou genocida ficará no poder durante quatro anos destruindo toda uma população por mais 10,15 anos.
Esse livro é "antigo", mas uma antiguidade atemporal pois, a cabeça do povo habitando a Terra Brasilis nunca mudou e não mudará por um bom tempo.
OBS: Não sou lambe saco de nenhum político, apenas observo o menos pior da nossa representatividade federal.

Xexeu 08/11/2022

Uma metáfora da política brasileira
Por meio de personagens fictícios o autor descreve como acontece a política no Brasil. Cria um deputado e a figura de seu assessor, que nada mais é que seu cabo eleitoral. Mostra como se consegue votos e a podridão que existe no meio político nacional. Leitura simples, livro bem escrito e autor com vasta experiência, foi Juiz eleitoral por diversos anos e certamente 90% do que conta no livro viu de perto, porém tem que criar personagens para não citar nomes que devem estar na administração pública, como sanguessugas, até os dias atuais.

Igor Batista 19/10/2021

"O político é o espelho da sociedade"
O livro começa sem muitas promessas, mas no decorrer da leitura, a história vai ficar interessante. Isso porque resume muito bem o Brasil. Embora seja uma ficção, a história parece ser retirada das páginas do caderno de política de um jornal, com escândalos que se fazem presentes nas eleições em todo o país. Mostra muito bem como a corrupção está arraigada na sociedade e como ela ainda não tem consciência do poder que tem o voto. A clara falta que faz o ensino político desde cedo. "Vivemos numa sociedade de hipócritas, exigindo das classes dirigentes aquilo que nós mesmos nunca entregamos: honestidade e comprometimento com o bem comum (...) O político é o espelho da sociedade (...)"

Meury3 04/06/2020

Livro excelente!
Efetivamente sabemos que o meio político é muito corrupto, mas ler esse livro me fez ver/pensar questões bem mais amplas sobre a corrupção eleitoral no Brasil... O Autor apresenta ao leitor como ocorre a interligação de poderes e interesses com o objetivo de compras de votos a nível de atacado, termo esse utilizado pelo personagem principal que é uma espécie de comprador de votos profissional na narrativa... Os políticos de A República da Propina objetivam, a qualquer custo, apenas dinheiro e influência, o que não difere muito da nossa realidade política...
Na verdade, o autor escreveu uma ficção da realidade eleitoral brasileira, em que, infelizmente, os interesses individuais se sobressaem aos da sociedade...
Vejo o livro como um grande convite à reflexão, a revolta, e a novas práticas, pois todos temos responsabilidade sobre a corrupção eleitoral!

Frases:

O eleitor é tão responsável pela corrupção do sistema quanto o político. Atenção: falo em corrupção num sentido mais amplo do que aquele a que estamos acostumados. Refiro-me não apenas a propinas e carteiradas, mas a tudo o que corrompe a maquina.

Trocar quatro anos de mandato por um monte de quinquilharias é sempre vantajoso para o político . O Cidadão vendido usufrui de um privilégio que acaba mais rápido do que ventilador no verão.

Maxon.Nogueira 16/05/2019

Um raio x de como é feita a política em nosso Brasil. De uma forma simples o autor do livro nos mostra os bastidores dos corrompidos e corruptores. O brasileiro comum que vende o seu voto a troco de banana bem como ricos e empresários exercendo influência na sociedade em troca de mais poder, dinheiro e influência.

O livro é um exemplo visível do que se tornou nossa nação em todos os níveis sociais e econômicos mostrando a complexidade que se tornou a corrupção no nosso Brasil.

''Vivemos numa sociedade de hipócritas, exigindo das classes dirigentes aquilo que nós mesmos nunca entregamos: honestidade e comprometimento com o bem comum. Não é um problema exclusivo do Brasil, longe disso, mas aqui a coisa é escancarada[...]não se pode exigir uma classe política íntegra em uma sociedade esfacelada, egoísta, doente e corrompida como a brasileira''

Marlon Reis é advogado especialista em direito eleitoral.

Gabriel 16/04/2019

Ficção com requintes de realidade
O livro nada mais é do que um retrato da realidade política e eleitoreira do Brasil, de forma escrachada.

Luis Felipe S. Correa 22/12/2016

Conciso e interessante
O fato de ter sido escrito por um juiz eleitoral e também um dos criadores da Lei da Ficha Limpa torna o livro instigante logo de cara, isso sem falar no título. Contudo, em virtude da formação do autor imagina-se, de cara, a presença do uso rebuscado do idioma e os exageros do juridiquês, o que não acontece em nenhum momento.
O livro é muito agradável e pode ser lido em menos de um dia. Apresenta uma linguagem objetiva que cumpre bem o objetivo de transmitir uma mensagem importante. Demonstra de forma realista o lado podre da sociedade e como ele conspurca as pessoas em e em diferentes níveis. Um choque de realidade para os ditos cidadãos honestos e ativistas das redes sociais que não são capazes de observar seu papel ativo em um sistema complexo de corrupção que envolve até o mais simples cidadão. Somos todos parte da república da propina.