A Mentalidade do Fundador

A Mentalidade do Fundador James Allen

Resenhas -

Graxaim 11/11/2023

Uma boa obra, o autor propõe algumas alternativas interessantes dependendo da fase em que um empresa se encontra.

Sabrina382 02/06/2023

A mentalidade do Fundador
A Mentalidade do Fundador é um livro que te permite enxergar as situações de outro ângulo, com uma visão voltada a liderança e a mentalidade que você carrega no dia a dia.

É um livro com uma escrita simples que trás exemplos de empresas que passaram por situações difíceis onde algumas se ergueram, outras não.

Se você procura um livro voltado para mudança de mindset, liderança e foco no crescimento prossigo ao, vale a pena a leitura

Layziane 23/05/2023

Um dos melhores livros que li para um empreendedor. Necessário e importante. Vale a pena a leitura, se você quer sair da zona de conforto

MartinsAlan 15/05/2023

Bases fundamentais de negócios
O livro traz de forma simples e contando a história de muitas empresas ao longo do Mundo como a ?mentalidade do fundador? trouxe empresas da ruína ao sucesso e da fundação ao sucesso. Simplifique, ouça as pessoas, analise e resolva problemas além de muitas e muitas lições. Vale muito a leitura.

Raphael.Gobbo 25/02/2023

Obrigatório para todo Empreendedor
Ao ler só pensava o quanto fazia sentido pra mim, por ser sócio de uma empresa insurgente, e o quanto poderá fazer a diferença para dezenas de amigos empresários que passam por desafios semelhantes. Recomendo fortemente!

Aline | @42.books 07/07/2022

Não sou de ler esse tipo de livro, mas ele foi selecionado pra uma cumbuca de discussão no meu trabalho. Acho que ele entrega o que se propõem, é bem embasado por casos concretos (e dados que não me atentei tanto) e tem uma proposta bem concreta de soluções.

Arlete.Lety 28/08/2021

Interessante...
Fala sobre a importância de estar sempre atento aos cenários e ser resiliente em enfrentar mudanças e crises de diversas formas. Vale a pena ler.

BiellBatista 03/01/2021

Melhorou a minha visão fundamentalista
Uma excelente leitura que melhorou a minha visão de análise fundamentalista das empresas listadas nas bolsas de valores, porque o livro aborda, com casos reais, como as empresas recuperaram seu valor aplicando a mentalidade do fundador que as levaram até o topo.

Carla.Zuqueti 10/05/2019

Bom livro!
Chris Zook e James Allen são escritores e sócios da consultoria Bain & Company. Nesse livro, os autores abordam sobre causas e soluções para a queda de crescimento e estagnação das empresas.

Segundo os autores, a complexidade é um dos grandes paradoxos das empresas, pois, conforme crescem, se tornam mais complexas e essa complexidade torna o crescimento insustentável.
As empresas podem sofrer de três tipos de crises que abalam seu crescimento: Overload ou sobrecarga, Stall Out ou Desaceleração e Free Fall ou Queda Livre. Independente do estágio onde a empresa se encontra, a estratégia para recuperar-se da crise parte da mentalidade do fundador, baseada em três princípios básicos:
1. Ter uma missão insurgente.
2. Difundir a ?cabeça de dono? por toda empresa.
3. Ter obsessão pela linha de frente.

Com muitos exemplos práticos e análises fundamentadas, os autores dissecam cada estágio de crise que a empresa pode enfrentar e quais estratégias são fundamentais para superar esse estágio e voltar ao crescimento.

Pontos importantes:
1. É preciso montar uma equipe refundadora: pessoas que queiram recriar o futuro e não dar continuidade ao passado.
2. Focar no core: qual é a verdadeira missão da empresa?
3. Obsessão com a linha de frente: é preciso ouvir, participar e envolver a linha de frente.

Excelente livro!

Mr. Jonas 21/06/2018

A mentalidade do Fundador
Atingir um crescimento rentável é o objetivo de qualquer empresa. Para atingir esse objetivo muitos empreendedores dirigem seus negócios com o olhar voltado, prioritariamente, para o ambiente externo.
Obviamente, encontrar um mercado atraente, formular boas estratégias e, assim, conquistar novos clientes é fundamental. Porém, é o ambiente interno que explica o fato de que a maioria das empresas não conseguem cumprir com suas metas de crescimento.
Neste livro Zook e Allen demonstram como superar o conjunto de crises previsíveis que, invariavelmente, acometem organizações de todos os tamanhos e segmentos, de como incutir e fomentar uma mentalidade de fundador em toda a sua empresa e, assim, encontrar um crescimento rentável e verdadeiramente duradouro.

Edson Camara 21/01/2017

Liderança se aprende
"Liderança se aprende. Pode ser ensinada, medida, praticada e melhorada" - concordo literalmente com esta afirmação dos autores. "Ray Kroc, fundador do McDonald´s, tinha uma tremenda visão do poder de enxergar de baixo para cima. "No trabalho, vou da parte para o todo", disse, "e não passo para ideias em grande escala enquanto não tiver aperfeiçoado pequenos detalhes".
Este é um livro interessante para se manter por perto, mesmo que você não seja fundador ou líder de alto escalão de alguma empresa. Seus ensinamentos são válidos para qualquer nível da organização.