Memórias da Princesa

Memórias da Princesa Carrie Fisher

Resenhas - Memórias da Princesa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Raffafust 31/12/2016

Não por acaso você está lendo essa resenha, esse livro foi comprado antes do tempo planejado porque a autora dele, Carrie Fisher, faleceu essa semana. Sim, sou fã de Star Wars desde que aprendi a falar, ou desde que meu pai achou que era certo colocar uma criança de 3 anos na frente da tv para ver um filme que eu morria de medo do vilão. Darth Vader. Passados os anos, sou apaixonada por todos os personagens, e não seria diferente com Carrie Fisher, ou melhor dizendo, com a Princesa Leia. Como separar a atriz da personagem que imitamos em festas á fantasia, que temos camisetas com suas frases, bonecos com seu rosto, cadernos com sua imagem? Nem mesmo a atriz que gostaria de ser também reconhecida como escritora, consegue explicar o fascínio, mas sabe quais as dores e as delícias de nascer em uma casa de famosos e se tornar uma celebridade reconhecida no mundo inteiro.
O livro começa com Carrie nos dizendo como se tornou atriz, mas não somente isso, nos mostra o como a carreira de seus pais, e principalmente de sua mãe, Debbie Reynolds influenciou essa decisão. Acostumada desde cedo em ser a filha do casal "Angelina e Brad Pitt" da época, Carrie cita o divórcio de seus pais como uma divisão de águas em sua vida. Seu pai largou sua mãe para se casar com a melhor amiga dela, ninguém menos que Elizabeth Taylor.
Sua mãe - que morreu um dia após a filha- viu seu contrato com a MGM Estúdios ser quebrado e ter que ir do luxo ao quase lixo, cantando em locais sem nenhum glamour, vale lembrar que o papel de maior sucesso de sua mãe foi em Cantando na Chuva ao lado de Gene Kelly.
Quando fez seu primeiro filme com Warren Beaty - chamado Shampoo- ela não imaginava que seria a Princesa Leia, muito menos que passaria no teste disputado para o papel em frente à George Lucas e à Brian de Palma ( sim, ela conta que os testes para o filme foram realizados também para escolha do papel principal de Carrie, a estranha baseado na obra de Stephen King, como sabemos o papel ficou com Sissy Spacek). Isso tudo era o ano de 1976 e a forma como ela vai nos inserindo nos acontecimentos do set de filmagem de Star Wars, o primeiro filme que se transformaria mais tarde em quarto filme, e que foi lançado em 1977.
Carrie cita o que era mais esperado no livro, seu romance com Han Solo, ou melhor, com o ator Harrison Ford, quase 15 anos mais velho que ela e casado na época com sua primeira esposa, Mary Marquardt. Nada disso foi empecilho para os dois viverem um tórrido amor em Londres, onde foram feitas por alguns meses as filmagens. A atriz descreve com detalhes como se sentia em relação ao ator, mas não entra a fundo em detalhes mais picantes, não se faz necessário, para os fãs vale saber que o casal que a gente " shippa" desde que nascemos de fato chegou a acontecer, mas não durou muito.
Há momentos em que atriz fala sobre George Lucas que não parece ser nada simpático, e muito menos falante, mas é só elogios para Luke Skywalker, ou melhor dizendo Mark Hammil, o ator que faz seu irmão no filme.
Referente às drogas ela cita pouco, como o livro é focado no primeiro filme e no meio há páginas e mais páginas transcritas de um diário que manteve durante as gravações, o foco de verdade é Harrison Ford, afinal ela tinha apenas 19 anos e se apaixonou perdidamente.
Claro que não faria sentido contar tudo que tem no livro para vocês, meu intuito é que vocês leiam o livro, mas fiquei bastante impressionada com o que ela pensava de participar de Convenções de fãs como a San Diego Comic Con, para ela, era como se fosse um fim de carreira mesmo, ela chega a citar que sentia vergonha de fazer as pessoas pagarem por seus autógrafos e chegou a se incomodar com um fã que disse ao outro que valia à pena pagar porque quando os famosos morrem os autógrafos valem muito.
Fiquei imaginando que para nós fãs é um momento tão maravilhoso - coisa que ela não entendeu a vida toda o como a gente podia ser tão viciado em uma saga- e para ela era como um apelo para pagar as contas no final do mês já que tinha se acostumado com um alto padrão de vida.
O livro é perfeito para quem é fã, e claro que deixou ainda mais saudoso o coração dessa que vos fala. #RIPCarrieFisher

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2016/12/resenha-memorias-da-princesa-os-diarios.html
Yuri.Ribeiro 12/01/2017minha estante
Te falar q toda vez q meu pai via eu sentia medo só dele(VADER) aparecer rsrsrsrs.

Yass 07/02/2024

Memórias da Princesa
Muito legal a leitura e muito interessante esse diário da Carrie Fisher, se você é fã de star wars você vai gostar do livro
Descobri que a Carrie também era escritora, e isso fica bem claro no livro porque ele é MUITO bem escrito, tem poemas escritos por ela, é realmente muito bom, ela é muito inteligente

L.A.Gonçalves 14/03/2021

Não recomendado para fãboy de Star Wars
Memórias da princesa é uma obra biográfica que de certa forma denúncia o mundo obscuro por trás da fama e do glamour, mas principalmente mostra como os bastidores de star wars era um local hostil para uma jovem de 19 anos.

Sophia Loren 04/09/2021

Carrie Fisher, atriz, escritora, mãe e eterna princesa Leia
O livro é um compilado dos diários de Carrie Fisher nas gravações de Uma Nova Esperança, e com muitos detalhes do ponto de vista dela de seu caso romântico com Harrison Ford.

Há algumas curiosidades sobre as gravações, citadas aqui e ali. Alguns dos eventos que ocorreram durante e depois, mas com pouca profundidade. Essas eram partes interessantes de se ler. Queria que ela tivesse explorado mais sobre sua vivência com os amigos e produção do filme. Mas tudo bem.

Há desabafos da Fisher sobre a vida do estrelato. No qual queria a fama e ao mesmo tempo não.

A confusão mental dela é bem revelada nas páginas transcritas de seus diários. Algumas vezes até mesmo com alucinações.

Na maioria das vezes vemos ela como a princesa Leia, sem olhar para a pessoa que ela era de verdade. Fisher várias vezes criticou isso no livro. A angústia de estar presa a uma personagem, e ao mesmo tempo feliz por ter sido tão importante. Era uma relação de amor e ódio.

Pessoalmente, sempre tive curiosidade para saber quem ela era. Não só a Leia, mas a Fisher também.

Mesmo não sendo um livro completamente biográfico e sim de algumas memórias e períodos da vida dela, eu pude conhecê-la mais um pouco.

Apesar de seus problemas, Fisher era uma pessoa boa. Mesmo muito perdida no mundo de sua cabeça hiperativa e de baixa autoestima.

Que descanse em paz, Carrie Fisher. E muito obrigada!

Lore 14/05/2023

Sentimentos conflitantes
Amo star wars e assim que vi esse livro, quis comprar e ler. Gostei muito de ter conhecido mais sobre a visão e a vivência da Carrie, mas a parte do diário íntegro e dos autógrafos é um pouco cansativa e tediosa. A parte em que Carrie discorre sobre as coisas é infinitamente mais gostosa de ler. Fiquei curiosa pra ler seus livros. Me incomodou um pouco ver ela sempre se depreciando. Em resumo ela amou e odiou ser a Leia e tudo que veio junto com isso. Mas de forma alguma ela se resume a apenas isso.

Victoria 06/05/2020

Apaixonada por Carrie
Sempre achei que Carrie fosse uma pessoa peculiar, mas me surpreendi com os relatos dela dos anos de Star Wars e em como isso afetou a sua vida.
Sofri de novo com a morte dela e pensando em quão diferente o fim da saga poderia ter sido com a sua participação efetiva.
Estou ansiosa para ler as outras obras dela.

Gislayne 10/09/2023

Apenas Carrie
Impressionante essa visão traga neste livro. A abordagem do romance proibido entre Carrie e Harrison Ford é trago com uma perspectiva totalmente diferente. Confesso que senti ?pena? de Carrie. Era apenas umas jovem de 19 anos, que foi exposta desde a infância à fama exacerbada e possuía problemas sérios de autoestima.

Carrie me margou profundamente ao responder a indagação ?o que eu seria se não fosse a Princesa Leia?? - ela disse: ?nunca, nunca., nunca (estou soluçando ao escrever isso) seria exposta em demasia. Ou tido fãs adolescentes do sexo masculino pensando em mim cerca de 4 vezes por dia em lugares reservados, nunca seria necessário perder quantidades enormes de peso?
E no final, ela faz um agradecimento a Melissa Mathison, a quem Harrison Ford era casado na época que traiu a esposa com Carrie.

Vini Dias 11/09/2021

Livro muito bom, recomendo muito, principalmente para fãs da Carrie Fisher e da Princesa Leia. Adorei saber um pouco mais sobre os bastidores de Star Wars.

Andrezinn 25/04/2022

Memorias (póstumas) da princesa
Fazem quase 5 anos desde sua morte, então minha experiência ao ler o livro foi como se estivesse lendo uma carta de despedida para seus fãs ou memórias de um defunto (encare isso não como algo ruim, mas como algo que de certa forma traz consolo).

O livro em si é exatamente o que está no título, uma exposição das memórias da Carrie Fisher nos bastidores de Star Wars. Como foi pra ela, entrar nesse ramo dominado por homens e como isso acabou impactando drasticamente sua vida. E claro, seu relacionamento conturbado com Harrison Ford.

O grande espetáculo desse livro são os seus manuscritos de diários da época das gravações e seus comentários recheados de humor ácido, característicos seus. É um livro bem rápido e fácil de ser lido, mas mesmo assim ele acaba sendo bem profundo por conta da escrita da Carrie, que aliás é um dos pontos altos deste. Você passa a entender melhor ela e seus sentimentos e até consegue se identificar com seus pensamentos.

Sinto que seu escrevesse mais, estaria fazendo-a ruborizar ainda mais no pós-morte, conforme ela mesma diz no livro. Então acabo por aqui.

Belle 08/04/2022

Apenas sem reação
Começando do princípio a onde já chorei logo na dedicação, no começo achei a leitura bem densa depois pegou um ritmo maravilhoso e no final voltou a ser densa.
Chorei diversas vezes lendo e o que mais me mexeu no livro foi o fato deu me identificar muito com os sentimentos que a Carrie sentia ao longo das gravações e da sua vida.
A maneira da escrita deu para sentir o peso e o alívio que a personagem leia representou na vida da Carrie.
A onde quer que vc esteja saiba que você é pra mim atriz/escritora ?? #CarrieFisherForever

Bia Ribeiro 02/05/2020

Coitada da Carrie
Terminei o livro com uma compaixão muito grande pela Carrie. Me pareceu lendo suas confissões mais profundas que ela foi jogada em algo muito maior que ela, antes mesmo de amadurecer. Se você gosta da Carrie, vale muito a leitura.

Cassiano 05/01/2023

Ver como a cabeça da Carrie Fisher funcionava antes de Star Wars e até antes da morte dela em 2016 é algo impactante.
A linguagem dela muitas vezes é debochada e engraçada, mas em muitas outras é perspicaz e até profunda. Uma atriz que deixou um baita legado.
Ela É a Princesa e General Leia, e ninguém mais.

Vivi 25/02/2021

um livro que 50% é focado entre o caso de dela com o Harrison, ela conta histórias interessantes sobre o que já passou sendo princesa leia, um livro íntimo, com lembranças da imaturidade e inocência da jovem carrie na década de 70.

Luiza 30/09/2021

Insight sincero e corajoso
Leitura rápida e divertida. Um insight interessante da atriz Carrie Fisher, que escreve bem!
O foco da narrativa são seus sentimentos em relação ao caso de 3 meses que viveu com Harrison Ford, e também reflexões sobre a força de sua personagem icônica, a Princesa que "tomou conta" de sua vida...
Carrie Fisher não é nenhum Hemingway, fato. Mas gostei de vários trechos, outros me pareceram confusos, mas a confusão devia ser da mente dela mesmo.
Me deu vontade de ler alguma biografia mais aprofundada a respeito dela, pois é claro que Fisher apenas faz alguns insights, e não ficamos sabendo de detalhes, como por exemplo, do quanto ela abusou de drogas pesadas ao longo de toda a vida!
O que abstrai da narrativa é que, como todo ser humano, ela carregou em si dor, amor, paixão, tesão, gratidão, ressentimento, sentimentos confusos e muita emoção. No fundo, ela foi bem corajosa em se abrir... Muitos nunca sequer olham para dentro! E tudo foi rememorando bem próximo de sua morte!
Há mágoas no livro, mas ela tb .ostrou gratidão e entendimento de tudo que passou. Eu senti quw suas emoções foram bem além do ressentimento. Notei um pouco de cansaço de tudo, de tristeza, sim, de arrependimento talvez... mas tb de gratidão e compreensão.
Na verdade, como este livro era um "diário", e tb suas memórias (formato em que colocamos muitas angústias "para fora"), a impressão pode ser a do ressentimento. Mas... nas entrelinhas, e em muitos trechos, notei uma reflexão bonita, notei gratidão por muitos momentos.
É um livro curtinho, apenas uma pincelada em seus sentimentos, muitos confusos às vezes. Mas gostei. Dá vontade de ler algo mais a fundo. ?

Gostei. Dou 3 estrelas. ???

1 | 2 | 3 | 4 | 5