Coração, Cabeça e Estômago

Coração, Cabeça e Estômago Camilo Castelo Branco

Resenhas -

booksdalaus 28/02/2024

Coração, cabeça e estômago
"Coração, Cabeça e Estômago", como novela humorística, não representa apenas a caricatura de uma sensibilidade e de um modo de vida românticos; nem é apenas um exemplo flagrante e brilhantíssimo da estética da ambiguidade atribuída a Camilo Castelo Branco. Esta novela representa, ainda, a ambivalência da vida humana na sua busca desesperada de sentido e de propósito definitivos de modo a que a existência seja percebida como valendo a pena ser vivida.

Atenasis 27/11/2023

Egoísmo
Li este livro muito rápido devido ao medo de não terminá-lo a tempo da UERJ, motivo o qual o comprei em primeiro lugar.
Sua sinopse me atraiu e acabei ficando mais animada com a leitura. Me assustei com o linguajar e a escrita com palavras extremamente rebuscadas, isso embora o texto de ?coração? tenham me conquistado. É interessante.
Me decepcionei com as outras partes do livro e estava pensando até agora o por que. Descobri que foi pela falta de desenvolvimento do personagem, de seu crescimento. Continua tendo pensamentos egoístas só se importando consigo mesmo, crítica os outros mas raramente crítica a si mesmo. Um personagem imaturo que em ?estômago? já começa a lhe dar ânsia.
Contudo acabou sem que eu tivesse que desistir da leitura (mas foi quase).

Interessante, mas só.

Carol 04/10/2021

Nada de novo no front
Há livros lusitanos muito bons, outros um pouco confusos, como foi o caso desse? Silvestre é, a meu ver, um cara horrível e que não teve uma vida muito interessante? Talvez seja essa ideia que Camilo Castelo Branco quer passar, a de uma vida mesquinha?