Deus ou seja a Natureza

Deus ou seja a Natureza Roberto Leon Ponczek

Resenhas -

Fellipe 08/06/2023

Bom!
Não sou chegado à física, mas gostei. Foi um pouco difícil, mas consegui absorver bastante. Foi um desafio, um pouco fora da minha zona.

renaas079 17/05/2023

Uma obra prima!
A pedagogia pensante e filosofante definida pelo autor, que consegue conduzir brilhantemente, o raciocínio e a compreensão de assuntos aparentemente não correlacionados, como filosofia, religião e ciência, surpreende, do inicio ao fim.
Suas reflexões nos faz pensar qual é o papel do professor na formação de nossos aprendizes? Como mostrar a eles que são parte constituinte do todo e da Natureza?
Livro essencial para quem tem como propósito o magistério, independentemente da disciplina que leciona. Brilhante, reflexivo, elucidativo e necessário.

mpettrus 27/06/2021

A Profundidade Metafísica de Ponczek
Um dos livros mais interessantes que li em 2020 em termos de produção de conhecimentos científicos para o meu acervo e aprendizado, Ponczek nos mostrou na sua obra como é importante o entrelaçamento da filosofia com a ciência, algo que se dividiu a partir de Hegel. Mas que Spinoza, cultor de múltiplos saberes entre os quais a física, sempre procurava uni-las.

Nesse livro lemos os diálogos entre Spinoza e Einstein, os protagonistas da obra, mas também, os fazendo dialogar com outros pensadores como Descartes, Leibniz, Hume e Kant, para citar alguns. O livro é constituído em quatro parte para uma melhor compreensão do leitor. A primeira parte é titulada como “A filosofia de Spinoza e as suas consequências para a física”; a segunda parte “Spinoza e Einstein e suas afinidades positivas: A Teoria da Relatividade”; a terceira parte “Spinoza e Einstein e suas afinidades negativas: A Teoria Quântica” e por fim, a quarta parte, que para mim foi a mais interessante de todas, pois, inovou mostrando a atualidade do pensamento espinosano e as suas virtualidades para o ensino das ciências, titulada como “Uma pedagogia filosofante da física”.

Ponczek foi extremamente cuidadoso em ser pedagógico ao debater as questões sublinhadas no livro para ser claro e acessível a leigos em física e filosofia, tornando assuntos como a teoria da relatividade geral e especial, o princípio da incerteza, noções básicas do que é essência, existência, duração, substância e tempo para a filosofia de modo simples e objetivo, embora, eu entenda melhor, por não ser tão leigo nesses temas.

Foi interessante ler que o autor incentiva e motiva os alunos do século XXI a ler e estudar as obras originais dos grandes clássicos da física, levando-nos a se interessar por teses filosóficas sobre a natureza, que é outro ponto importante debatido na obra. Além de revelar a perspectiva de um mestre que ama ensinar, mas que também nunca perdeu o gosto de continuar aprendendo. Contrário ao pensamento dicotômico, que se constrói por oposições, Ponczek lamenta o equívoco que leva a separação entre físicos e filósofos denunciando as acusações que uns e outros mutuamente proferem.

É um texto escrito com a precisão de um físico, a emoção de um músico, a profundidade de um metafísico e a atração de um pedagogo.

Ana Duarte 22/06/2020

Impactante
deparei-me com esse livro por acaso, tive grande interesse pelo título e sinopse, mas o livro me surpreendeu de uma maneira que eu não imaginava, primeiro, sou leiga em física, e no decorrer do livro percebi que ele era escrito com foco para professores universitários de física, então muitas partes práticas de física fiquei meio perdida, porém como a dialética do escritor é tão boa e muito explicativa não foi difícil de continuar a leitura, com relação a filosofia do spinoza aí já foi de uma beleza e aprofundamento tão intensa que fiquei abismada, gosto muito do filósofo e pra mim a concepção de deus dele é uma das (se não for a mais) perfeita de todas as religiões, a natureza e a unidade do cosmo é imprescindível para uma crença que possa chegar perto da ?verdade?, nesse livro, filosofia e física andam lado a lado, com suas convergências de uma maneira real e física, e saber que einstein e outros tantos cientistas naturais tiverem inspiração nas ideias de spinoza é de uma grandeza magnífica, simplesmente amei!