Azul cobalto

Azul cobalto Maria Teresa Horta

Resenhas -

Camila.Gama 30/08/2023

Escrita densa.
Esse é um livro de contos que falam sobre sexualidade e também a dor de ser mulher. Escolhi este título pois a autora tem uma boa reputação, mas me vi presa em uma escrita demasiadamente rebuscada, passei mais tempo procurando o significado de alguns termos e tentando entender as histórias do que sentindo-as. De todos os contos, o único que me tocou foi Lydia, o primeiro. Há quem goste desse tipo de escrita, e com toda certeza verá a beleza desses contos, eu prefiro estórias que possuem uma certa fluidez.

Ferferferfer 14/01/2022

Inesquecível
Quando me deparei com esse livro, fui em busca de saber mais sobre a autora. Pensei que me depararia com contos predominantemente eróticos, tópico que não me interessa nem um pouco. Fui ler achando que esse seria um livro para cumprir a cota de ler mais mulheres, o que ressalto que ainda assim, resultaria importante para mim.
Felizmente, me enganei. “Azul cobalto” inicia com um conto extremamente pungente, “Lídia”, que até agora me deixa pensativa. Ao decorrer do livro, você se depara com as mais diferentes temáticas: o sexo, o amor, o ódio, a violência, o abandono, o asco, tudo que pode caracterizar uma mulher. A linguagem é rica e bastante trabalhada, e há uma exigência considerável de atenção do leitor às descrições e associações tecidas ao longo dos contos.
Todas essas mulheres, nominadas ou não, abalam suas próprias narrativas, como na vida real também fazemos. É tudo muito maior do que o maniqueísmo de ser boa ou má, e isso Horta fez muito bem.

Sancha 23/12/2021

Azul Cobalto
Livro impecavelmente bem escrito, com ênfase a mulher, ao corpo feminino, Horta carrega suas crônicas com muito erotismo, assim como também provocando reflexões sobre como recupera-se de si mesma na crônica Transfer.

Julia Gusmao 25/05/2021

Escolhi esse livro pelo título e por ser coletânea de contos pra ver se conseguia me acostumar com audiobook, porém é muito erótico pro meu gosto, além de usar uma linguagem rebuscada que me dá ranço (tem gente que gosta e ta tudo bem). Algumas histórias têm um enredo base bem interessantes e ela aprofunda bem as personagens femininas. Talvez, se eu lesse físico, a experiência fosse outra, mas como áudio, não foi nem um pouco meu estilo.
Camila.Gama 14/08/2023minha estante
Seu comentário ne representa, esta sendo difícil terminar, ate o momento somente dois contos me cativaram