Peter Pan

Peter Pan J. M. Barrie
J. M. Barrie

Resenhas - Peter Pan

livrodebolso 14/10/2019

Não sei descrever o privilégio que vivi nos últimos dias. Peter Pan era um dos meus livros preferidos quando eu estava aprendendo a ler, aos cinco anos. Lembro-me de algumas coleções de contos de fada que meus pais compravam, e todas continham a história do menino que não queria crescer.
Tal como Wendy, eu não pude impedir que a natureza realizasse seu papel, e me tornei uma adulta. Porém, não fui para o escritório, permaneci na Terra do Nunca; mas desta vez eu pude ler exatamente o que o autor escreveu, em sua própria Língua, tornando a experiência ainda mais mágica. .
Wendy era boa em contar histórias, despertando o interesse de Peter Pan, uma criança incapaz de crescer que vivia em uma ilha mágica, para onde iam os meninos que caiam do carrinho quando suas babás não estavam olhando (certamente as meninas eram espertas demais para isso), chamada Terra do Nunca.
Peter um dia perdeu sua sombra. Ela foi parar justamente no quarto de Wendy e seus dois irmãos. Juntamente com Sininho, sua fada, ele foi recuperá-la e, sendo as meninas muito mais espertas que os meninos, Wendy o ajudou a concertar.
Claro que isso despertou muito ciúme na fada, pois são criaturas pequenas demais para mais de um sentimento de cada vez.
Peter convenceu Wendy a ir com ele para sua terra, para contar histórias aos meninos perdidos e viver grandes aventuras. Mas antes de tudo, eles precisavam derrotar o temível Capitão Gancho e sua tripulação no navio pirata.

Jaqueline.Ferraz 16/12/2016

Lendo Peter Pan
O garoto que não queria crescer é uma aventura bem interessante e nostálgica. Gostei do enredo e minha mente foi direto no filme clássico, em que a música Clocks do Coldplay. A descrição das cenas de casavam muito com o filme.
Porém achei um pouco descritivo demais, e isso me chateia porque isso acaba cansando a leitura.
As partes do capitão gancho e da sininho são as melhores.

Cristina Tronco 05/01/2014

Encantador
Li o livro me sentindo totalmente envolvida pelo ambiente mágico e encantado do Peter Pan. Procurei despertar meu imaginário infantil e perceber as descrições e aventuras do livro com o olhar de uma criança, e acredito que isso tenha tornado a leitura ainda mais prazerosa e lúdica.

Pefico 18/08/2010

De volta aos clássicos
Foi muito interessante ler a versão original de Peter Pan depois de ter crescido conhecendo apenas a adaptação da Disney. A edição de Peter Pan que li incluiu também um bocado sobre a biografia do autor (JM Barrie) e explora bem como certos acontecimentos de sua vida influenciaram a obra. Eu consigo entender a relevância que Peter Pan teve quando foi publicado na Inglaterra e as diferenças entre a literatura de hoje e daquela época.

Nada disso me impediu de achar o original horrível.

A forma como Barrie escreve é simplesmente irritante, te jogando pra frente e pra trás na estória. No entanto, o público alvo dessa estória são crianças e de modo geral elas não ligam pra linearidade e até preferem algo mais caótico. Mas o que dizer dos personagens?

Wendy, os meninos perdidos e até o Gancho são personagens de quem você pode gostar, mas Peter não. Apesar de não ter irmãos nem pais pra mimá-lo, Peter Pan é insuportável e a criança mais mimada que já existiu. Ele faz o que quer e quando quer. Sempre que decide brincar de alguma coisa obriga outros a quererem a mesma coisa. Em resumo, um pequeno tirano. Peter Pan simplesmente não se importa com os sentimentos de ninguém, apenas com o seu próprio, e é tão autocentrado que frequentemente esquece que precisava salvar a vida de um colega em apuros. Peter Pan reflete a verdadeira natureza de uma criança e só consegue enxergar a si mesmo com raros momentos de gentileza.

Eu precisei reler uma passagem em especial várias vezes até aceitar que sim Peter Pan é tosco. Essa passagem fala do retorno de Wendy à Terra do Nunca, no verão seguinte de sua partida. Wendy resolve perguntar para Peter como Tinker Bell estava. (Tradução minha do original):
- Quem é Tinker Bell?
- Ó Peter! Ela (*Wendy) disse, chocada; mas mesmo quando ela explicou ele não conseguiu se lembrar.
- Tem tantas delas (*fadas)! Eu imagino que ela não vive mais.

Só eu achei isso bizarro?

Detalhe, isso por que Tinker Bell tinha salvado a vida de Peter Pan antes. Em uma determinada cena, Tinker fala pra Peter "sua anta, não bebe isso aí que está envenenado" e ele bebe pelo puro prazer de ser teimoso. Não resta nada para Tinker a não ser beber do veneno no lugar de Peter e salvá-lo. E ele não lembra de nada disso um ano depois. Não que a Tinker Bell seja uma santa, já que ela faz um dos meninos perdidos matar a Wendy.

O grande ponto positivo dessa estória é a originalidade e a forma como consegue gerar empatia nas crianças. Acho que a versão da Disney suavizou muito a original e a tornou mais conto de fadas que o conjunto de arquétipos perturbados do Peter Pan original. Sinceramente, existem estórias que ensinam valores melhores que essa.