Menina Mãe

Menina Mãe Maria da Glória Cardia de Castro

Resenhas -

_ruivo 10/07/2023

Necessário para reflexão de crendices
Escrito por Maria da Glória Cardia de Castro e publicado desde 1987 (essa edição em 2012, pela Editora do Brasil), "Menina Mãe" descreve as dificuldades na vida de uma menina que acaba engravidando.
O livro narra a história e os problemas que a protagonista, Salma, passa ao descobrir que engravidou. Vítima de um estupro e do julgamento por parte da sociedade, a garota é salva do abandono e da hostilização pelo padre local, Maurício.
Padre Maurício dá ajuda incessantemente para a garota não ter uma gravidez mais conturbada e, em meio ao preconceito e boatos iminentes, ele é obrigado a tomar decisões muito delicadas.
A obra mostra, sem muitos detalhes, as dificuldades que a gravidez precoce traz para a vida da mãe e, em alguns casos, de outra pessoa próxima. Traduz a fragilidade e inocência infantil e o descaso em educação básica e orientação sexual, tanto familiar quanto escolar.
Gostei muito e me comovi com o livro, recomendaria para qualquer pessoa. Uma boa leitura que nos faz refletir sobre problemas sociais e tabus que ainda não foram quebrados ou são negligenciados de serem colocados em pauta.

Mona_Lucky 07/06/2023

Menina Mãe
Este livro fala sobre um tema muito sensível, que é a gravidez na adolescência, a inocência de Salma , sendo praticamente tirada a força, a desinformação e ignorância da população da cidade que ela mora, são infelizmente muito reais.
Não vou mentir que o livro deixou a desejar em alguns aspectos, e que o final, pelo menos para mim, foi triste e eu acho que após ter passado por tudo que ela passou, Salma merecia uma oportunidade melhor.De qualquer forma foi uma boa leitura.

LaAnna.Valentim 06/03/2023

Eu lembro de ter uma conexão emocional com esse livro, pela pena da personagem, e fiquei até chocada de ter encontrado ele na biblioteca do meu ensino fundamental, quando eu tinha 11 anos kkkkkjk foi bem chocante uma gravidez adolescente para minha leitura que só estava acostumada com teor infantil