O livro da menina

O livro da menina Raffa Fustagno

Resenhas - O livro da menina

Jéssica 22/05/2020

Maravilhoso!
O livro é uma delícia! Neste livro, a Raffa Fustagno conta como começou o blog "A Menina Que Comprava Livros" e o seu evento que acontece na Livraria Travessa no Rio de Janeiro. Dá dicas para quem quer começar a fazer o próprio evento, dicas de como aproveitar as bienais do livro, dicas de livros, séries e filmes. Tudo isso cheio de histórias engraçadíssimas, e algumas contando de quem conseguiu (ou não) autógrafos e fotos e momentos de interação. Sim, o livro é interativo! Achei muito legal preencher estas partes, que vão desde jogo dos sete erros, caça-palavras, até questões literárias daquelas que amamos responder nos stories do Instagram.

Mesmo que, assim como eu, você não tenha aspiração alguma em começar um blog, escrever, fazer evento, você consegue aproveitar muito a leitura. Amei as dicas dadas e fiquei morrendo de vontade de ser amiga da Raffa para stalkear os artistas/escritores que amo! - Ela é ótima nisso!!

Indico muito a leitura que é bem fluída e gostosa.

RUDY 04/04/2017

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTORA:
Começo logo dizendo que simplesmente amei o livro. A Raffa tem uma forma bem descontraída em seus relatos, parecida com seu Blog A Menina que comprava livros. Como boa fã do blog e das postagens que faz, fiquei bem feliz em ter ganho o livro em um dos sorteios dela e poder apreciar e aprender muito com toda experiência que ela passa e através das palavras corriqueiras e de fácil entendimento.
Como blogueira também foi grande o aprendizado, porque ela mostra várias dicas para participar e montar eventos, para participar da Bienal, como fazer entrevistas e entrar em contato com escritores, ensina um pouco como escrever (para quem tem aptidão), sobre filmes, enfim, a identificação foi total, porque o que ela gosta, eu gosto e apreciei cada página da leitura.
Sem contar que é um livro bem lúdico, carregado de atividades (que claro fiz em um caderno separado, porque jamais iria ‘rabiscar’ meu lindo livro autografado), brincadeiras, exercícios, enfim, um livro dinâmico e instrutivo.
O que sei é que gostei muito e indico tanto para quem tem blog como para quem não o tem, porque poderá apreciar várias passagens que aconteceram com a autora no decorrer de sua vida de leitora, blogueira, cinéfola...
Mais que indicado!

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2017/03/resenha-19-o-livro-da-menina-literatura.html
Michelle 05/05/2022minha estante
esse é um dos poucos livros dela que não tenho....amo a Raffa e a escrita dela

Angela Cunha 25/02/2023minha estante
Foi meu primeiro livro da Raffa e é tão gostoso ver nestes anos todos, o quanto ela amadureceu, mas ao mesmo tempo, não perdeu o jeito de menina que sempre teve!!!
Uma leitura leve, engraçada e para os fãs mesmo!
Beijo

EdMarrie 11/01/2021

Divertido!!!
Uma mistura de autobiografia e de check list o livro conta como a Raffa começou sua carreira de blogueira literária e ao narrar suas vivências ela em cada capítulo trás também aquelas listas de favoritos pra gente preencher entre outras atividades dentro do próprio livro
Eu ri muito com os Casos da Menina onde ela relata histórias inusitadas que lhe aconteceu
Livro curto que te leva a conhecer mais sobre ela e sobre esse universo literário que é mais amplo do que muita gente imagina
Se vc é fã da Raffa Fustagno ou se é fã de Eventos Literários esse livro é indispensável

CPF1964 14/02/2020

Opinião
Se você ama livros, filmes, séries, stalkers e "causos", este é o livro.

Michelle 15/06/2023

O Livro da Menina
Raffa nos leva em uma viagem no tempo, relembrando o início do Blog A Menina Que Comprava Livros. Ela também dá preciosas dicas a quem quer ter um blog literário.
O Livro da Menina é interativo: tem caça palavras, cruzadinhas, e também espaço para gente escrever sobre nossos gostos literários! *Spoiler* Anthony Bridgerton foi minha resposta para crush literário rsrsrs.

ClAudio121 06/12/2016

Carisma e diversão!
Sabe aquele livro que vai te envolvendo e a cada página você se apega mais e mais?Assim posso definir O Livro da Menina.
Pra quem não conhece,Raffa Fustagno é blogueira,dona do blog A Menina Que Comprava Livros e apresenta mensalmente o evento da Menina aqui no Rio de Janeiro.
Mais que um livro,uma viagem pelo meu passado literário,uma maneira de relembrar várias situações nessa vida de leitor.Pude relembrar vários livros,vários autores e me identifiquei com muitas situações.Foi uma delícia realizar as atividades,principalmente quando olhava pra minha estante em busca de respostas.Nessa busca pude olhar com mais atenção e lembrar com muito carinho um pouquinho sobre cada livro lido,ficar ainda mais na expectativa pelos que ainda estão por ler e pensar nas futuras aquisições.
Em poucas paginas Raffa Fustagno consegue arrancar gargalhadas dos leitores com os Casos da Menina,dá dicas valiosas sobre Bienal,autógrafos,filmes,músicas e séries,misturados com várias atividades ao longo do livro.E pra quem é blogueiro ou pretende se tornar um,existem várias dicas valiosas e conselhos.
Muito além de um livro de interatividade,um passeio literário que irá agradar aos leitores de todas as idades.Super dica de presente!

Aione 14/12/2016

O Livro da Menina marca a estreia de Raffa Fustagno como autora. Jornalista, realizadora de eventos literários no Rio de Janeiro e blogueira do A Menina Que Comprava Livros, traz diversos relatos sobre sua vida bookaholic e movieholic, escritos com uma linguagem despretenciosa e direta, o que provoca a sensação de estarmos “batendo um papo” com a autora.

Sendo assim, O Livro da Menina é uma obra de não-ficção, composta por capítulos independentes e diversas atividades interativas, além de inúmeras ilustrações. Os capítulos podem ser lidos, então, fora de ordem, e narram episódios da vida de Raffa, sejam suas histórias em Bienais do Livro, sejam encontros com escritores e demais celebridades, sejam suas impressões sobre determinados livros, filmes e séries. E, como alguém apaixonado pela leitura, é impossível não se identificar com muitas das emoções e aflições relatadas, além de dar boas risadas com suas aventuras, muitas vezes, completamente inacreditáveis.

Ainda, há uma série de dicas de Fustagno, que variam desde como realizar seus próprios eventos até a – acreditem! – stalkear celebridades a fim de garantir os famigerados autógrafos e fotos, que proporcionam momentos memoráveis – ou não, considerando algumas das histórias. E aqui aconteceu minha surpresa: Raffa também dá dicas de booktubers que gosta de acompanhar, e tive a honra de estar em sua seleção.

As atividades interativas em O Livro da Menina, por sua vez, são das mais diversas, desde jogos como caça-palavras até espaços para anotações de livros/filmes favoritos, locais para escrever suas próprias histórias, desafios a serem postados nas redes sociais e, até mesmo, uma versão própria de Raffa para o NaNoWriMo, projeto de incentivo à escrita que ocorre anualmente, em Novembro, voltado principalmente a autores iniciantes.

Com relação aos pontos negativos, duas coisas me chamaram a atenção durante a leitura. A primeira delas é que senti falta de uma apresentação, de uma introdução sobre quem é Raffa Fustagno e a que o livro se destina. É claro que, por acompanhá-la, eu inclusive já conhecia algumas das histórias de O Livro da Menina e pude ter o contexto de muito do que estava sendo narrado. Contudo, pensando em quem estaria tendo seu primeiro contato com ela a partir desse livro – e eu realmente espero que ela se torne cada vez mais conhecida -, eu sentiria falta desse background, de somente uma página inicial, que fosse, da Menina se apresentando e se situando ao leitor.

A outra questão se deve ao fato de muitos acontecimentos serem mencionados mais de uma vez durante a leitura – o que é normal, já que há relações entre esses relatos -, mas sem algo que os ligasse. Apenas em um ou dois casos há uma menção sobre a história já ter sido apontada ou então ter sido relatada mais detalhadamente em outro capítulo; mas, majoritariamente nos demais, faltou essa coesão, dando a impressão de que cada parte foi escrita separadamente (o que provavelmente aconteceu), porém sem uma ligação entre elas na hora de editá-las e uni-las.

De qualquer maneira, esses foram apenas detalhes em meio a uma leitura rápida, leve e divertida, capaz de encantar a todos nós que compartilhamos do universo de Raffa Fustagno justamente pela identificação que sentimos como apaixonados pela mesma causa: os livros. E vale dizer que tanto seu humor irônico quanto as diversas situações inusitadas por ela vivenciadas contribuem para fazer de O Livro da Menina uma leitura bastante agradável.

site: http://minhavidaliteraria.com.br/2016/12/14/resenha-o-livro-da-menina-raffa-fustagno/

She 07/02/2017

Cultura e diversão
Uma proposta que vem crescendo bastante no mercado literário é a literatura interativa, e achei a sacada da autora Raffa Fustagno e da Babilonia Cultura Editorial sensacional, porque tem tudo a ver com a menina, com o seu blog, com a autora, com quem gosta de livros, cinema, séries, shows. Esse mundo young adult fascina mesmo e a autora trouxe tudo, ou quase tudo, do mundo do seu blog para este livro. A Raffa tem uma enorme paixão pela arte e cultura, e vou te dizer que a mulher entende muito, então nada mais justo que o livro dela ter a cara dela. É um livro gostoso, fofo e cheio de curiosidades que somente os apaixonados por esse universo contado no livro conhece e vivencia, e que maravilha que a menina dividiu com a gente. Parabéns Raffa, eu amei o seu livro. Parabéns Babilonia Cultura Editorial, também amei o trabalho de vocês. E não posso deixar de elogiar o trabalho do ilustrador e do projeto gráfico, perfeitos.

Luciana 27/02/2017

Queria muito ter ido no lançamento do livro no ano passado, mas foi no mesmo dia e horário da festa do meu curso e não pude ir :'(
Então não podia perder o evento sobre o livro em fevereiro de 2017! E ganhei o livro de presente de aniversário da minha tia :D

Esse livro acabou furando a fila de leitura porque não conseguia olhar para ele e não morrer de vontade de ler.
Não gosto de ler livros muito rápido, gosto de ir “saboreando” devagarzinho, mas a cada página eu falava para mim: Só mais uma página; só mais uma atividade; só mais uma página; só mais uma atividade...
E nisso acabei lendo o livro mais rápido do que planejava ^_^

Ao ler, eu me senti num evento do blog da Menina, parecia que a Raffa estava do meu lado contando as histórias e experiências que tinha com o blog, os eventos, e os encontros com autores e atores.
Amei as dicas que ela deu sobre bienal e como stalkear famosos ^_^

Sobre as atividades, eu adoro livros interativos, mas sou uma pessoa que não interage muito, mas não conseguia parar de preencher as páginas, algumas ficaram em branco, mas com o tempo pretendo preenchê-las, mas consegui completar a maioria.

E sobre os agradecimentos, me emociono toda vez que leio *_*

Amei o livro

Andreia.Borges 27/04/2017

Ótimo livro interativo
Olá queridos!
Assim que soube que a Raffa lançaria um livro, quis logo adquirir o meu. Infelizmente, não pude ir na tarde de autógrafos, no lançamento, mas espero ter a oportunidade de pegar o autógrafo dessa booktuber querida. Ela de vez em quando aparece aqui no blog, com seus comentários.
Eu me identifico bastante com a Raffa, por causa do seu jeito dinâmico. Gosta de livros, cinema, viagens, escreve no blog. Parece que seus dias rendem. As pessoas próximas também costumam dizer que sou dinâmica, pois gosto de fazer muitas coisas culturais.
Voltando para a autora, acompanho ela há mais de um ano e gosto muito dos assuntos abordados no seu blog A menina que comprava livros e também nos vídeos do youtube.
O seu livro não é um romance ou biografia, é um livro com os bastidores do que ela conta no blog.
Sempre tive a curiosidade de saber um pouco mais sobre como ela consegue pegar autógrafo de tanta gente famosa (atores, escritores, cantores). E ela conta isso de forma divertida.
Ela dá dicas no livro sobre como liderar um evento literário, como o evento da menina; como conseguir autógrafos, entre outras coisas.
Contou ainda sobre as bienais do Livro do Rio e de São Paulo e sobre como conseguiu pegar tantos autógrafos por lá.
Adorei a espontaneidade com que ela contou várias histórias para os seus leitores.
O livro também é interativo. Há várias atividades, principalmente relacionadas ao mundo literário.
A Raffa está de parabéns! Desejo-lhe muito sucesso sempre!
Recomendo o livro!

site: http://www.mardevariedade.com/2016/12/livro-o-livro-da-menina-de-raffa.html

Sabrina Pais 27/04/2017

Leve e solto
Conheci a Raffa nos eventos literários e quando soube da estréia dela como autora, fiquei surpresa, confesso. Pelo nome do livro, pensei em alguma ficção no estilo Thalita Rebouças.

Paraaaaaaa! Nada a ver!
São leves (e quase sempre engraçadas) histórias que produzem aquela leitura leve, despretensiosa e ideal pra curar ressaca literária. O tipo de livro indicado também pra aqueles momentos em que não temos tanto tempo pra ler, pois não há compromisso de uma história que liga um capítulo ao outro. Ótimo pra nos acompanhar na vida corrida.

O livro é bem interativo, mas duvido que haja alguém com coragem de escrever nele! Só a Raffa e, mesmo assim, pra autografar!

Monique Neves 28/04/2017

Muito mais que um simples livro
O livro da menina é a primeira obra da jornalista e blogueira Raffa Fustagno.
Com uma linguagem simples e objetiva a autora apresenta em capítulos independentes os mais diversos temas como seus divertidos “causos” para abordar escritores, atores e outros famosos, dicas sobre filmes, livros e música. Nem vou falar nada sobre a Bienal (dicas de ouro!). Tudo recheado com ilustrações fofas e aproveito aqui para parabenizar o ilustrador que soube captar bem as histórias apresentadas. Há até dicas para quem deseja realizar ou participar de eventos literários. :D
Além disso, o livro também nos presenteia com atividades interativas como caça-palavras, jogos e brincadeiras inclusive um espaço para que você mesmo faça suas anotações sobre seus livros preferidos e escrever suas próprias experiências no mundo literário. Mas cadê a coragem de escrever no próprio livro.
Enfim... é aquele livro que você pode levar na bolsa para passar um tempinho sem perceber numa espera chata no consultório médico (meu caso) ou mesmo para dar aquela “respirada” depois de algum livro denso que te deixa de ressaca.

ca.mila077 28/04/2017

Raffa nos representa!
Conheci a Raffa em um desses eventos dá vida (não me pergunte qual que não lembro hehe) e depois vim saber que ela realizava eventos literários pelo RJ. Infelizmente quando ela lançou seu livro eu não estava no RJ, mas torci muito mesmo de longe.

"O livro da menina", é aquele que você pega e não quer mais largar. Além de dicas, inclusive pra você stalkear hehe, você tem várias atividades interativas, desde caça-palavras como pra você contar sua experiência com autógrafos e etc. É um livro que você se diverte, principalmente com as situações que a própria Raffa esteve, e pode ir lendo e preenchendo as atividades aos poucos.

Comprem porque vocês não irão se arrepender! Raffa ainda temos muitas filas esse ano pra enfrentarmos juntas \o/

Gabriel 28/04/2017

Adorei! <3
Se tem um livro que eu estava esperando pelo lançamento é “O Livro da Menina”, um livro de atividades e a história do blog A Menina que Comprava Livros da Raffa Fustagno. Eu não pude comparecer ao lançamento do livro no sábado (26/11) e de início não iria também ao evento da menina no dia seguinte, mas em cima da hora encontrei um jeito de ir e fui.

Foi no evento que eu consegui comprar o livro e pegar o autógrafo da Raffa. Eu a acompanho desde junho de 2015 se eu não me engano, se não for a partir desse mês foi em julho, mas tenho certeza que foi em um desses meses, e desde então fui na maioria dos eventos que ela apresenta.

“O Livro da Menina” funciona como um resumo de tudo o que ela passou desde que criou o blog há seis anos e os eventos que ela apresentou desde 2014 que atualmente está próximo da sua trigéssima edição, muita coisa não?! E é desse conjunto de atividades, história do blog e a tragetória da Raffa na literatura tanto brasileira quanto estrangeira que é feito o livro.
Dá para notar o carinho que a Raffa e a Babilônia tiveram em fazer o projeto gráfico do livro que está lindo por sinal (precisamos deixar explícito essa parte hahahaha!) a capa é uma ilustração que quem a conhece e segue o blog consegue entender alguns detalhes como o Zé, um balde em formato de caveira que sempre está presente em cima da mesa nos eventos da Menina e é nele que ficam as senhas para o sorteio. Tenho que agradecer muito ao Zé porque meu número foi sorteado na maioria das vezes hahaha!

O miolo do livro está incrível, as fotos e as ilustrações combinaram muito com o jeito do blog e criam uma identidade única para o livro. Os relatos da Raffa são hilários, fora os que ela já conta durante os eventos que são piadas sempre. A maioria das atividades são sobre livros, mas logo no fim tem algumas sobre filmes que eu achei bem interessante a Raffa ter tocado em outros assuntos além de livros, porque na verdade o blog não é feito apenas de resenhas e sim de críticas e comentários sobre filmes ou até mesmo séries. E não faltou os encontros com famosos que vez ou outra ela tem, quem conhece ela sabe que a Raffa persegue seus ídolos quando estão no estado, é só olhar as fotos dela! #Inveja

No fim, “O Livro da Menina” é um livro superdivertido, uma extensão do seu trabalho como blogueira e que vai agradar as pessoas que a conhecem e comparecerem em seus eventos e até mesmo para as pessoas que não a conhecem e nem seus eventos e que a partir da leitura vai querer comparecer! Só as histórias da Raffa já são motivos suficientes para você comprar esse livro! Recomendadíssimo!