O Retrato Oval

O Retrato Oval Edgar Allan Poe

Resenhas - O Retrato Oval

Biblioteca Álvaro Guerra 13/03/2020

Criador de uma literatura inquietante, ele maneja como nenhum outro a arte de aguçar a curiosidade pelo imprevisto, pelo terror. Sempre numa atmosfera de suspense, esse escritor norte-americano do século XIX - que inventou o conto policial e o thriller psicológico - junta em suas narrativas elementos perturbadores como o sobrenatural, o fantástico e o insólito. Os contos, repletos de mistérios, trazem detalhes minuciosos de sentimentos, lugares e personagens. E envolvem tão profundamente leitor, que este já não consegue escapar do extraordinário mundo de Poe.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/8506049296

Loh Valente 30/12/2022

Um belo retrato
Gostei bastante. Final muito bom, e até chegar nele, o caminho agoniante é maravilhoso.
E nada melhor do que um belo retrato.

Junior 26/06/2013

bom ou ruim?
não foi o melhor conto do poe que eu já li até agora
ele tem uma estória interessante, mas que não assusta

de qualquer jeito, o poe continua sendo meu escritor preferido.

Jaquelline.S. 14/07/2021

Bizarrinho
A história começa com um cavalheiro e seu criado, que decidem passar a noite em um castelo.
Na sala onde ficam há várias pinturas e um caderno que explica cada uma delas.
Ele decide mudar o candelabro de posição, está quase pegando sono e se 'assusta' ao ver um quadro que estava antes no escuro.
Acha o quadro muito real, quase como se estivesse vivo. Procura no caderno o que haveria escrito sobre aquela arte e descobre sua história funesta.
É um conto bem curtinho, li súper rápido. Achei bacaninha.

Léo 05/08/2022

Nota: 3?
Não é ruim, mas também não é ótimo. Posso dizer que é meio sem graça mas a escrita é boa, como sempre é do Poe

@zurcenila 25/12/2016

O Retrato Oval - Edgar Allan Poe
Para quem conhece esse autor, vai achar no mínimo estranho uma resenha sobre um livro dele em pleno Natal.. Mas foi uma escolha feita a dedo!
O Retrato Oval faz parte de uma série de contos de Edgar Allan Poe, um autor do movimento romântico que é bem conhecido por histórias macabras e de mistério.. Muitos filmes, seriados e outros livros já foram inspirados nas obras e estilo dele que faleceu na década de 40.
O conto fala de um homem ferido, que amparado por um servo, o leva a um castelo para que passem a noite. Eles escolhem um dos menores quartos que, apesar de pequeno, está repleto de quadros, troféus, tapetes e diversos itens de uma rica decoração.
O homem solicita um candelabro para que possa apreciar melhor cada detalhe daquele ambiente.. ele fica impressionado com o retrato de uma mulher. A riqueza de detalhes e a realidade desse quadro o impressiona e ele lê sobre a história dos quadros em um livro que descreve a arte.
Naquele mesmo castelo, há muitos anos, vivia um casal muito apaixonado, um marido devotado à esposa que resolveu retratá-la. A amada permaneceu durante meses sentada para que o marido copiasse para a tela sua beleza e ele, tão obcecado, não percebeu que ela ficou doente e começou a definhar ..bem ali, ao lado dele.
Nossa rotina conturbada, ou nosso foco em coisas casuais não nos deixa perceber que estamos perdendo coisas e pessoas importantes que temos. Achei esse conto muito interessante não só pelo que está escrito, mas pela mensagem que carrega. Muitas pessoas esperam o Natal pra mostrar que alguém é importante, ou pelos presentes que nossa cultura nos ensinou a "trocar".. mas há muito mais a nosso redor definhando dia-a-dia..
Recomendo! Boa leitura!

ThaynA258 01/11/2021

Riqueza de detalhes
Não poderia deixar de mencionar o quanto amo a perfeição na descrição dos detalhes que só Poe conseguiu fazer. Amo esse livro porque além de nos agraciar com a escrita de Poe, também vem com uma reflexão interessante! (Não darei muitos detalhes pra não escapar spoiler, confira e reflita)
Posso até dizer que essa perfeição descrita na história é a perfeição que vejo no próprio texto.
Você pode pensar que estou exagerando, mas essa é minha opinião! Realmente gosto muito das obras dele.
Uma boa e rápida leitura.

Na Literatura Selvagem 30/12/2016

12 Meses de Poe: O retrato oval
Me despeço do Desafio 12 Meses de Poe em grande estilo, trazendo a vocês minhas impressões de leitura acerca de O retrato oval, escrito no ano de 1842... O conto seria uma reflexão sobre o amor, a arte e a loucura...

O enredo fala de um homem ferido que acaba por pernoitar num castelo abandonado. O local, apesar de deserto, estava bem decorado, cheio de tapeçarias e retratos que ornavam suas paredes. Prestes a dormir, o homem encontra um livro que faz uma descrição das obras que decoravam o castelo. Curioso, o narrador lê o livro, e -afim de iluminar melhor o ambiente para a leitura, projeta seu candelabro para um ângulo que revela um curioso retrato oval na parede, de uma mulher de aparência misteriosa... Intrigado com aquela pintura, ele lê sobre ela no livro que encontrou e descobre que ela foi casada com um pintor, apaixonado [para não dizer obcecado] pelo que fazia. A contragosto, ela posa para seu amado, tendo que subir uma alta torre para que o retrato ganhasse vida'...

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/12/12-meses-de-poe-o-retrato-oval.html

Maria - Blog Pétalas de Liberdade 10/01/2017

Resenha para o desafio literário #12mesesdePoe
Acredito que "O retrato oval" seja o conto mais curto de todo o desafio, com apenas 3 páginas. Nele, conheceremos um narrador que se vê obrigado a passar a noite em um castelo abandonado. No quarto onde ele repousava, havia um livro sobre as muitas obras de arte presentes no castelo, e uma havia lhe chamado a atenção em especial: um quadro que retratava o rosto de uma mulher, e aquela pintura parecia tão viva! Qual seria sua história?

Em se tratando de uma obra do Poe, a mulher da pintura certamente teria algo sombrio em sua vida, eu só não esperava que sua tragédia tivesse sido movida pelo amor. Um ótimo conto para fechar esse desafio que eu amei participar!

Queria só comentar que foi bem legal ver uma semelhança entre "O retrato oval" e "O papel de parede amarelo", conto da Charlotte Perkins Gilman, que foi resenhado recentemente no blog: ambos trazem um protagonista que parece enxergar mais do que era para existir em um determinado objeto.

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/12/resenha-conto-o-retrato-oval-edgar.html