O alfaiate polonês

O alfaiate polonês Débora Finkielsztejn

Resenhas - O Alfaiate Polonês

Manu Abdulatif 24/06/2023

Impossível não se emocionar.
Este livro é um livro que capta todas as emoções dos personagens. Já li diversos livros com a mesma temática e posso dizer que é um dos mais emocionantes. A autora não se preocupa em enfatizar como era o dia da guerra, já que para o personagem principal, isso não é o mais importante. É uma história que nos faz pensar em nossa família, nossos laços afetivos, nossas memórias, a vida que levamos até este momento. Simplesmente lindo. Uma história que, apesar de muita tristeza vivida pelo personagem principal, mostra que no fim, as coisas boas não deixam de existir. E sempre temos algo a que nos apegar e por que lutar.

Amanda 26/06/2020

Nesse livro iremos conhecer a história de Avraham e sua família, tudo o que ele passou durante o holocausto, tudo sendo contado quando ele conseguiu encontrar sua familia depois de 30 anos sem ver ninguém. Sua família pensava que ele estava morto. É muito triste ver tudo o que os judeus passavam, como sofriam, muitos morreram, os que sobreviveram levam marcas para sempre da guerra. Adorei esse livro, livro curto mas tem uma ótima história.

Daniela.Carvalho 13/06/2018

Grata surpresa! Leitura fácil, devorei em 3 dias. A história te prende. Bela história de um resgate de identidade e, tal como um alfaiate, o alinhamento das relações perdidas pela guerra.

David.Hugo 19/06/2017

Uma estória muito bem costurada
O livro narra a saga de um homem e sua família, separada pela guerra como tantas outras, mas com uma narrativa leve e envolvente, que transporta personagens e leitores no tempo e no espaço.

O tema "nazismo" e seus desdobramentos sempre nos levou à fria Europa da Segunda Guerra, mas Débora traz frescor à narrativa, trazendo o Rio de Janeiro de ontem e hoje, diminuindo a distância e trazendo contrastes de neve e valor, medo e saudades, guerra e esperança.

Um livro para ler e reler.

Renata.Firpo 06/03/2017

Não consegui parar de ler.
Histórias sobre a segunda guerra e holocausto nunca se esgotarão. Essas histórias devem ser contadas e recontadas para que não caia no esquecimento tamanha maldade humana.Porém esse livro não fala apenas de sofrimento. É um livro sobre amor, resgate, saudade, esperança, descrevendo o destino de uma família judaica atingida pela guerra e de como o laço que os unia foi a mola propulsora para sobreviver e viver. Lindo!!!!!
Monica.Amota 06/03/2017minha estante
Eu querooooo

Renata.Firpo 06/03/2017minha estante
Te empresto!

judeaquino - @juentreestantes 14/03/2018minha estante
Vou ler!!! Amei a resenha

@thaisideral 05/10/2020minha estante
Eu amei tbm, muito sensível e com Diálogos fortes.

judeaquino - @juentreestantes 06/10/2020minha estante
=D

Raffafust 23/11/2016

Histórias envolvendo a época de Segunda Guerra sempre me comovem, dessa vez a autora nos leva para uma família de imigrantes judeus da Polônia, no ano de 1930 o pai de cinco filhos chamado Moishe, vem sozinho tentar a vida no Brasil, em falar o idioma, mas com muita vontade de trabalhar e com isso ter dinheiro para trazer seus familiares, o homem consegue um emprego de alfaiate e mostra todo seu talento para uma clientela que só aumenta. Após dois anos ele consegue finalmente juntar dinheiro e trazer Fela, sua esposa, e 3 de seus filhos, já que com a guerra estourando no país de origem os mais velhos ( Avraham e Sholmo) foram convocados para lutarem, ao chegarem no Brasil a família incompleta sofre sem saber notícias de seus mais velhos.
Para o leitor sabemos tudo que está acontecendo com os dois, que se separam e cada um terá um destino diferente fugindo de nazistas e tentando reencontrar-se para quem sabe um dia finalmente verem sua família completa no Brasil.
Nesse tempo amizades serão feitas, laços serão cortados e Débora nos leva com sensibilidade à vida de milhares de judeus que tiveram que se separar para sobreviver e como sabemos muitos não tiveram finais felizes.
Um dos rapazes vai parar em outro país - no Canadá- antes de conseguir finalmente vir ao Brasil e o tão sonhado reencontro acontece bem tardiamente, deixando o leitor emocionado ao ler sobre a vida dos pais dos rapazes e sobre eles próprios.
O Alfaiate Polonês é daqueles livros que você termina em um dia se tiver tempo, afinal a curiosidade em saber que destino a vida guardou para cada um dos membros da família Luitermann não permitirá ficar muito tempo longe do livro sem termina-lo.
A autora me encantou com sua escrita e a linda história dessa família judia que só queria o que lhes era de direito, viverem juntos e em paz.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2016/11/resenha-o-alfaiate-polones-babiloniacult.html