O Brasil Como Problema

O Brasil Como Problema Darcy Ribeiro

Resenhas -

Marafa 02/04/2022

Desde adolescente, sempre admirei o Darcy Ribeiro. Acho que, mesmo velho, ele sempre teve um espírito jovem, constestador, inconformado. Admiro a luta dele pelos povos indígenas, com quem ele conviveu 10 anos. Admiro também a luta dele pela fundação da Universidade de Brasília, pioneira de um novo estilo de ensino. E admiro ainda mais a luta pela educação básica no Brasil. No próprio livro se destaca, que, nos dois governos em que ele esteve envolvido no Rio de Janeiro. Junto com Leonel Brizola, foram construídos 501 CIEPS, baseado em um novo modelo de educação, que buscava efetivamente construir uma educação a favor da nação e a favor do nosso povo. Ele mesmo diz que não foi bem sucedido em nada do que tentou, mas eu acho que o legado dele é a maior prova do seu sucesso.

Sobre o livro, existe uma entrevista dele na TV Manchete, em que ele fala sobre o propósito deste livro, de escrever para a juventude brasileira. Tive sorte de ler esse livro nesse momento. Não é uma leitura fácil ou agradável, mas reacende muitas coisas dentro de nós. É um livro para jovens porque nos conclama a tomar o destino do país nas nossas mãos. Às vezes, acabamos nos acomodando à nossa realidade, quando podemos realizar mais. Acredito muito nisso, e acredito que nunca devemos nos acomodar, a menos que não hajam lacunas a serem preenchidas. Admiro, no Darcy Ribeiro, acima de tudo isso: a capacidade de acender uma chama dentro de nós, uma chama que nos faz ir além das nossas limitações, que nos faz querer buscar mais, melhorar, enfim, lutar e fazer o melhor pelo nosso país e pelo nosso povo.

PCesar 06/02/2022

Foi de tal forma interessante que em poucos dias eu finalizei a leitura.
É dão lidas várias páginas por dia.
Darcy é uma das pessoas que melhor escreve sobre o Brasil as obras que tenho lido dele me deram a visão do Brasil que carrego.
PCesar 04/06/2022minha estante
Maior Brasileiro desde sempre.