1808

1808 Laurentino Gomes




Resenhas - 1808


949 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Larakey 26/10/2021

1808
Como leitora adorei quando a história conta que por naquela época não existe sistema de escoto, os escravos eram encarregados de levarem as fezes e xixi em toneis em navios e despachados no mar e algumas vezes os escravos carregavam ureia e como caia na pele do escravo deixava listras brancas e por isso ganhava o nome de " Tigre ".
E eu acho que a rainha carlota joaquina foi muito injustiçada meu povo ela caso com 10 anos com D. João com 17 e ela sendo bem teimosa osso duro de rõe mordeu a orelha de D.joão ela foi julgada por muitos de feia, maquiavélica infeliz e infiel sendo que de seus 9 filhos D.joão VI suspeitava que os últimos filhos não eram seus filhos e sim de "outros",mas D.joão era indeciso depressivo e tinha andiedade o que impedia de comandar o trono e impediu o golpe de carlota , mas olhe a situação como um todo e pelos urubus gari da cidade do rio de janeiro naquela época .
QUER VER A HISTÓRIA COMO UM TODO E CONHECER ESSA RAINHA VEJA O LIVRO 1808 ,E COMENTE NOS COMENTÁRIOS DE QUE LADO VOCÊS ESTÃO DA #CARLOTA OU #D.JOÃO .
comentários(0)comente



Almir Junior 23/10/2021

O jeitinho malandro é antigo hein
"Quem furta pouco é ladrão, quem furta muito é Barão, quem mais furta e esconde, passa de Barão a Visconde." - o povo, no século xix, sobre a nobreza.

Adorei o livro, ele informa e diverte ao mesmo tempo. Laurentino narra praticamente o nascimento do Brasil que só ocorreu como foi graças ao bonachão D. João VI, essa criatura estranha e preguiçosa, que não tomava banho, carregava pedaços de frango no bolso e não se preocupava em defecar em público. Que época boa pra ser carioca, poder num belo dia, olhar pela janela e ver o seu rei sentado em um troninho improvisado enquanto se livra de seu almoço.

O melhor sobre ler um livro de história são as características da própria mídia, que permite o autor entrar em minúcias super interessantes, neste caso, detalhes que não seriam possíveis em uma aula de história ou em um filme.

Laurentino ainda trouxe diversas referências de outros livros, outros historiadores, que me fizeram querer buscar muito mais livros sobre essa história, tão fascinante e grotesca.
comentários(0)comente



Daniel.Ribeiro 23/10/2021

Sobre decretos e artimanhas
O principal destaque é a forma da linguagem ao longo da narrativa. Gomes procura uma forma de, não apenas explicar, detalhar, esmiuçar, mas, sobretudo, utiliza uma abordagem precisa sobre as pesquisas realizadas neste período. Os termos utilizados em cartas, decretos, entre outros, vem todo baseado num contexto das necessidades da família real para sobreviver em um novo reinado, em um continente totalmente despreparado, e cheio de problemas pela frente.
comentários(0)comente



Julia 20/10/2021

Interessante ler uma abordagem como essa da vinda da corte portuguesa para o Brasil. Tem detalhes muito bons que me prenderam bastante. Apesar de ter demorado para terminar, não foi culpa do livro (por mim eu lia tudo em um único dia). Um dos primeiros livros-reportagem que leio e indico muito a qualquer um que queira encontrar uma abordagem mais dinâmica sobre o assunto.
comentários(0)comente



Gui Mendes 18/10/2021

Uma viagem no tempo
Li pela primeira vez esse livro em 2015, tinha 13 anos e 0 interesse em leitura, e mesmo assim esse livro conseguiu me prender. Hoje, consigo entender perfeitamente o motivo disso, o livro é fantástico.
Laurentino Gomes consegue prender o tempo todo a nossa atenção, sem utilizar de uma linguagem "chique" típica de livros sobre esse tema ou dessa época, o resultado é uma leitura que te faz viajar no tempo, na época da família real no Brasil. Mesmo com mais de 300 páginas consegui ler tranquilamente em uma semana e estou ansioso pra começar o segundo livro da série. Sem dúvida, um dos melhores livros que li no ano, perdendo só para o "Travessuras da Menina Má" do Llosa.
comentários(0)comente



Fabi.Fischer 17/10/2021

Uma leitura arrastada, mas interessante.
Sou completamente apaixonada por história, e esse livro me trouxe outras perspectivas sobre a vinda da família real em 1808. Claro que ele não trouxe os detalhes mais sórdidos, focando nas curiosidades e nos fatos políticos que fizeram com que D. João, tivesse a sorte de escolher o Brasil como fuga e assim ter mudado a história. Uma leitura arrastada, mas muito interessante, com fatos e elementos históricos importantes.
comentários(0)comente



Paulo 13/10/2021

"Foi o único que me enganou"
O autor mesmo resume o livro 1808, se trata de um resgate "da história da corte portuguesa no Brasil do relativo esquecimento a que foi confinada e devolver seus protagonistas à dimensão mais correta possível dos papeis que desempenharam duzentos anos atrás."

Aqui o autor nos relata a vinda (fuga) da corte real portuguesa ao Brasil num momento de grandes mudanças no cenário mundial. Enquanto Napoleão redesenha as fronteiras da Europa, as majestades portuguesas não vêm saída senão correr para a parte mais preciosa de seu império: o Brasil.

A mudança traria mudanças significativas para a então colônia, ao ponto que o Brasil como conhecemos hoje talvez não existisse, não fosse esse episódio peculiar. A obra trata disso, as causas e consequências dessa mudança, o que houve no Brasil nesse tempo e expõe alguns dos principais personagens dessa trama, em especial o rei D. João VI. Em poucas palavras: "com a chegada da corte, começava o último ato do Brasil colônia e o primeiro do Brasil independente".

Livro curto, de fácil leitura e ótimo para quem quer aprender um pouco mais da história do Brasil de forma simples.
Pais 18/10/2021minha estante
Saudades desse menino... Ótima resenha como sempre.




Cari 12/10/2021

1808
1808 conta a história da fuga do rei D,João VI e sua corte para o Brasil ,em meio às guerras napoleônicas na Europa, de maneira cativante e informal,indicada a todos os leitores que buscam saber mais sobre a história do Brasil.
comentários(0)comente



Queila.Assis 08/10/2021

Contexto histórico do BR
Adoro esse autor, tenho outras leituras dele o livro é de fácil entendimento, rápido tem alguns momentos engraçados conta a história do Brasil.
comentários(0)comente



Aline Naiara Melo 24/09/2021

Brasil
Explica muito do nosso país, tudo o que aconteceu e como reflete em nossa realidade hoje. Preciso ler o próximo.
comentários(0)comente



Gabriel 23/09/2021

Um dos melhores do gênero
Incrível! A obra realmente atiça o gosto pela leitura de história, narrando nossa memória brasileira de forma simples, acessível e agradável. São diversos fatos interessantíssimos que descobri ao ler esse livro, e com certeza desejo ler mais obras de Laurentino Gomes. Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Brina 15/09/2021

Bom
Com uma escrita fluída é bem divertido acompanhar a fuga da família real de Portugal para o Brasil. Com uma pesquisa realizada com bastante aprofundamento, não questionei nenhum fato e aceitei as navas informações com bastante credibilidade. Em alguns momentos achei um pouco repetitivo, mas nada que me faça desgostar da leitura.
comentários(0)comente



Kayõ 12/09/2021

Esse livro é excelente, a forma como o autor Laurentino escreveu o livro é bem fluida o que tornou a leitura bastante agradável, diferente de outros livros históricos. Ele trata de uma época chave na história do Brasil, resumidamente a vinda da família real portuguesa, e achei bem interessante os detalhes e a maneira com a história acontece. Ancioso para ler o próximo da triologia.
comentários(0)comente



949 encontrados | exibindo 241 a 256
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR