1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

LetAcia.Vincenzi 23/08/2021

Surpreendente e esclarecedor
História do Brasil em uma perspectiva muito diferente daquela que é explorada no ambiente escolar. Detalhes curiosos, engraçados e cativantes da antiga Corte de Dom João VI.
Ansiosa para ler os próximos da trilogia.
°°° 25/08/2021minha estante
O Laurentino tem esse dom de prender o leitor, e sempre apresentar detalhes da história que não foram apresentados no ambiente escolar.

Icaro Sena 14/08/2021

Leitura boa, valor histórico ótimo. É um livro que foi muito bem pesquisado para ser escrito, um livro que pode até ser didático. Conhecer todos os detalhes que envolveram a vinda da família real para o Brasil, falando sobre a situação da época as escolhas que o D. João vi tinha. Enfim, um livro muito bom

Tiago Fachiano 13/08/2021

Bora ler a trilogia
Eu nunca consegui ler um livro sobre a história do Brasil, pois a maioria bem chata, ou tem sempre aquele viés (ultrapassado) do imperialismo dominador. Esse livro do Laurentino tem o foco de forma divertida e natural em contar os acontecimentos da mudança da corte Portuguesa para o Brasil.

Estou bem estusiasmado em ler a sequência dos outros dois livros.

Felipe 09/08/2021

Bela pesquisa.
Laurentino trouxe toda sua bagagem jornalística para esse livro. Sua pesquisa e seus comentários e relatos explicados com detalhes, trás a plena consciência qualquer um que ler suas páginas. Um leitura rápida, indico em viagens de 4 a 5 horas.

Imensuravelliterario 06/08/2021

Leitura importante!!!
"Como uma rainha louca, príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil"

O livro já têm como destaque na capa essa frase de impacto, que foi o que despertou meu interesse na leitura.

Confesso que não é meu "tipo" de livro favorito, porém de certa forma gostei muito, leria novamente, e é bem interessante saber mais sobre o Brasil, apesar de não ser uma leitura rápida.

Apaixonada por História, com certeza foi/é uma leitura necessária, e vi que têm outros desse série do Laurentino Gomes(inclusive quero lê-los).

Adicionais: Edição linda, com mapas e imagens que despertam um maior interesse no leitor.

Aline.Silva 30/07/2021

Livro que trata do ponto de vista histórico, porém consegue ser bem dinâmico, quero ler a continuação ainda.

pietrafiorio 29/07/2021

I-N-C-R-Í-V-E-L
Oii gente!!
Bom, confesso que achei que o livro seria entediante e que não conseguiria concluir a leitura do mesmo pela questão de seu tamanho, mas fui totalmente surpreendida!
A escrita do livro é incrível, ele se aprofunda demais no assunto, o que fez eu me apaixonar pelo mesmo.
Um livro realmente formidável!
5/5

Mazza 16/07/2021

????
Leitura obrigatória a todo brasileiro que anseia conhecer uma parte importantíssima da história do nosso país. Muitíssimo recomendado.
Fulga de Portugal e chegada ao Brasil da Familia Real Portuguesa até o seu retorno a Portugal.
Seguindo para a sequência 1822.

Frazão 14/07/2021

Fantástico, esclarecedor e fundamental
O passado explica o presente e preve o futuro, assim que essa obra, fundamental em todo ensino, transcreve de forma simples e fluída todo trancorrido no antes, durante e depois da vinda de Dom João e sua corte ao Brasil, incluindo algumas informações (Fofocas kkkk) que não sabíamos, diz muito de como era o RJ na época de sua chegada e as modificações.

Leitura indispensável para todo e qualquer cidadão brasileiro

Jefferson.Garcia 13/07/2021

1808 é fantástico
"Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil". Esse subtítulo resume bem o livro.
Esse livro não se trata de um romance e sim de um apanhado histórico da época, mas não se preocupem é de fácil leitura e extremamente interessante, me desmistificou muita coisa da época e me mostrou como o Brasil ainda está ligado a suas raízes.

nic :D 11/07/2021

sobre:
depois de muito tempo guardado eu finalmente peguei esse livro pra ler e me surpreendi com o fato de que foi muito mais fácil e interessante do que eu tinha imaginado, foi um livro que esclareceu muitas coisas e me deixou chocada em muitos pontos kkkkk muito bom, aprendi muito sobre a história de uma forma muito mais descontraída do que eu aprenderia em outros lugares.

MSaverna 08/07/2021

Muito bom!
Confesso que não iniciei a leitura muito entusiasmada, mas fui surpreendida!
Gostei muito da forma fluida como o autor apresenta este período fundamental da História de nosso país. Além disso, o livro traz preciosas referências bibliográficas para aprofundar o tema, e adoro referências bibliográficas!!!
Termino a leitura super satisfeita pela surpresa e pensativa a respeito de nossa formação histórica? Nosso povo, nossa nação precisa URGENTEMENTE de EDUCAÇÃO.
Pri 08/07/2021minha estante
Esse livro deveria estar disponível em quantidades nas escolas e ser um material de apoio nas aulas de História. Tipo leitura obrigatória.

Camila.Poleci 08/07/2021

O porquê de tudo!
Pra entender como o Brasil é, ainda hoje, montado em favoritismos, nepotismo e corrupção descarada na política, volte às origens de tudo!
Simples e didático, me senti lendo fatos que se passam em pleno 2021.

Mayara Kulka 07/07/2021

Conhecimento
Esse livro traz muito conhecimento e curiosidades da época. Livro cheio de detalhes que fazem a história ficar muito interessante. Adorei e recomendo a leitura!