1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Mari 02/12/2010

1808 by Café com Baunilha
É um livro mais acadêmico, para quem quer aprofundar mais nos estudos de História. É super fácil de ler, apesar de ter 400 páginas, a letra é grande. Eu posso dizer que realmente gostei de ler este livro mesmo odiando história!
É ideal para quem está estudando a história do Brasil, pois aprofunda mais nesse tema e principalmente na chegada da família real.

Pequena Sinopse(escrita por mim):

D. João, rei de Portugal, é confrontado por Napoleão Bonaparte (da França) e seu Bloqueio Continental, tendo de fazer uma entre três escolhas. A primeira seria permanecer em Portugal e enfrentar as tropas francesas ou, aderir ao Bloqueio Continental (cujo os países europeus não poderiam fazer comércio com os ingleses), e adquirir guerra á Inglaterra; ou fugir para o Brasil - a opção escolhida.
Enfim, no decorrer do livro, há a história em que D. João permaneceu no Brasil e uma parte da época em que seu filho, D. Pedro I assumiu o trono. O livro retrata (mais ou menos) o período de 1808 á 1822.

- Resenha feita por mim e disponível no site www.baunilhacomcafe.blogspot.com

Luca Coelho 03/11/2010

Uma forma sintética e prática de aprender um pouco mais sobre a história do Brasil. Faz com que entenda-se mais como chegamos na situação aual...

Cristine 20/12/2010

super recomendado!!
um livro de leitura fácil, com linguagem simples, mais parece um grande artigo de revista.
indicado para todos que tem um pouco de curiosidade sobre a história ou o povo brasileiro.
D. João mesmo tendo tudo contra ele, ao contrário de outros monarcas mais capazes da epóca, conseguiu manter sua coroa e garantir a segurança de sua família.

Cris Paiva 20/12/2010minha estante
minha irmã tem esse livro, acho que vou pegar ele pra ler...

Ulisses.Mantovani 02/08/2011

História viva
O autor consegue fazer com que os fatos de uma época distante ganhem vida. A linguagem acessível e a narração fazem com que o leitor tenha a sensação de que lê os relatos de quem testemunhou todos os fatos. Isto faz com que a história se torne mais próxima do leitor.

Isabel 21/11/2010

História do Brasil e lazer: combinação perfeita

Com uma linguagem simples e cativante, Laurentino Gomes conseguiu o que poucos jornalistas conseguem hoje em dia: trazer ao leitor, além de uma história agradável de se ler, informações importantes de fontes confiáveis sobre a História do Brasil.

Nesta edição, a gramatura do papel contribuiu bastante para o aumento do volume do livro - que, além de pouco portátil, pode assustar os leitores menos assíduos. Por outro lado, a letra de tamanho razoável, as diversas ilustrações e as muitas páginas de notas com as devidas referências tornam o texto um prato cheio para os curiosos e interessados em História.

Recomendo 1808 principalmente aos leigos que tenham interesse no assunto. Experimentem.

Fernanda 21/12/2010

Eu não queria que esse livro acabasse, eu sou completamente apaixonada por livros históricos, demorei 13 dias para ler esse livro, por dois motivos , o primeiro porque eu raramente tenho tempo de ler, mas o principal é que quando gosto de um livro gosto de ler devagar.
Numa linguagem simples, descomplicada, o autor nos remete a 200 anos atrás , com ricos detalhes , para mim um livro que me acrescentou muito conhecimento.
Um livro MARAVILHOSO.

Kel 17/11/2010

Arte
Gostei muito dessa edição infanto-juvenil,tão belo foi a pintura em aquarela. O livro é resumido, mas não deixa de ter seu encanto. Aprendi que o Brasil não deixou de ser a bagunça que era quando a corte portuguesa chegou aqui.

Julie B 20/11/2010

Sou doida por esse período da história me regogizei lendo as páginas desse livro e agora desejo 1822.

Tuiza 23/11/2010

Para gostar de História.
Nomes, datas e fatos históricos relacionados!
Um livro gostoso de ler, excelente para se entender a história do Brasil e o poder inglês no início do século XIX.

Mari 22/12/2010

fala serio laurentino
eu ainda nao consigo ententender como o laurentino nao soube usar aquilo que ele tinha. se ele tivesse contado a historia ia ser muito mais divertido e annimado de ler, ja que a historia é otima. mas nao ele acabou escrevendo um jornal, colocou os fatos na mesa, e tudo ao mesmo tempo. sinceramente, é muito cansativo e nao indico para ninguem. esperava muito mais dele, ja que ele tinha praticamente ouro nas maos.
entao laurentino, ve se entende que as pessoas gostam de historias, nao de fatos.

Guilherme 01/02/2011

Ajuda muito a entender por que o Brasil e o Rio de Janeiro são como são.

ricardo_22 19/05/2011

Resenha (OverShock) - 1808
1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, Laurentino Gomes, 3. edição, São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2009, 408 páginas.

História com uma escrita fácil e que desperta muito interesse no assunto. É assim que se resume 1808, escrito pelo jornalista Laurentino Gomes, e lançado originalmente em 2007, que já vendeu mais de meio milhão de exemplares. O paranaense Laurentino Gomes, que já trabalhou como repórter e editor para os principais meios de comunicação do país, vive em São Paulo desde 1998. Em 2008 ganhou o Prêmio Jabuti nas categorias 'categoria de livro-reportagem' e 'livro do ano de não ficção', neste que é considerado o prêmio mais tradicional da literatura nacional.

Em 1808, nos deparamos com a história escrita de uma forma, completamente diferente de tudo aquilo que já vimos nos vários e vários livros didáticos que nos acompanha na vida escolar. Graças a essa leitura fácil, descobrimos coisas que até então passavam despercebidas pelo simples fato de não haver interesse pela história do nosso próprio país. No livro, qualquer um pode virar especialista nesta história, até mesmo o mais leigo no assunto.

Dividido em 29 capítulos, o livro se foca na vinda do medroso Dom João VI ao Brasil, depois fugir do todo poderoso na época, Napoleão Bonaparte. Ao longo das 310 páginas escritas, o autor nos mostra o verdadeiro motivo dessa fuga, como foi a longa e dura viagem que a corte real enfrentou até chegar em solos americanos, a vida de Dom João VI e sua família no Brasil, a importância que este teve para que o Brasil seja hoje um país de fronteiras totalmente definidas, e de extrema importância para a América Latina, e por fim, a volta da corte à Portugal.

[...]

Os adoradores de arte também vão apreciar o livro, que conta com diversas pinturas que retratam a época. Uma dessas obras é inclusive o famoso quadro de Manuel Dias de Oliveira, que hoje encontra-se no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, e mostra um dos mais controversios casal da história brasileira: D.João e Carlota Joaquina.

Para todos que se interessam por uma boa história, 1808 é fantástico e indispensável na estante de quaquer um. Ao chegar ao fim, dá um gostinho de quero mais, e é temos um pouco mais no segundo livro de Laurentino, lançado recentemente, mas isso é um assunto para outra hora. Vale lembrar que para escrever o livro, precisou de um longa pesquisa de 10 anos, mas que com certeza é valeu muito a pena.

Leia mais em http://overshock.blogspot.com/2011/04/resenha-17-1808.html

Douglas 24/01/2011

Indispensável
Leitura obrigatória para todos os brasileiros.

Caroline Lima 04/04/2012

Uma grande aventura!
AMO esse livro. Cada detalhe, cada informação, o toque critico, bem humorado, os pensamentos do autor. Adoro os textos do Laurentino Gomes desde os artigos na revista Aventuras na História. Com ele aprendi que História pode ser interessante, e é interessante. Recomendo esse livro para todos aqueles que, assim como eu, adoram aprender sobre a história do Brasil. As vezes uma tragédia, as vezes uma comédia. Mas é a nossa História, são os nossos heróis.

Renata Céli 24/01/2011

Prazer em aprender
O livro é muito bom!!!! Por meio desse livro a gente fica sabendo sobre as nossas origens.

É escrito de uma forma que torna a leitura prazerosa e algumas vezes divertida.

Recomendo!!!!