1808

1808 Laurentino Gomes




Resenhas - 1808


947 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Julie B 20/11/2010

Sou doida por esse período da história me regogizei lendo as páginas desse livro e agora desejo 1822.
comentários(0)comente



Tuiza 23/11/2010

Para gostar de História.
Nomes, datas e fatos históricos relacionados!
Um livro gostoso de ler, excelente para se entender a história do Brasil e o poder inglês no início do século XIX.
comentários(0)comente



Mari 22/12/2010

fala serio laurentino
eu ainda nao consigo ententender como o laurentino nao soube usar aquilo que ele tinha. se ele tivesse contado a historia ia ser muito mais divertido e annimado de ler, ja que a historia é otima. mas nao ele acabou escrevendo um jornal, colocou os fatos na mesa, e tudo ao mesmo tempo. sinceramente, é muito cansativo e nao indico para ninguem. esperava muito mais dele, ja que ele tinha praticamente ouro nas maos.
entao laurentino, ve se entende que as pessoas gostam de historias, nao de fatos.
comentários(0)comente



Guilherme 01/02/2011

Muito bom
Ajuda muito a entender por que o Brasil e o Rio de Janeiro são como são.
comentários(0)comente



ricardo_22 19/05/2011

Resenha (OverShock) - 1808
1808 - Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil, Laurentino Gomes, 3. edição, São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2009, 408 páginas.

História com uma escrita fácil e que desperta muito interesse no assunto. É assim que se resume 1808, escrito pelo jornalista Laurentino Gomes, e lançado originalmente em 2007, que já vendeu mais de meio milhão de exemplares. O paranaense Laurentino Gomes, que já trabalhou como repórter e editor para os principais meios de comunicação do país, vive em São Paulo desde 1998. Em 2008 ganhou o Prêmio Jabuti nas categorias 'categoria de livro-reportagem' e 'livro do ano de não ficção', neste que é considerado o prêmio mais tradicional da literatura nacional.

Em 1808, nos deparamos com a história escrita de uma forma, completamente diferente de tudo aquilo que já vimos nos vários e vários livros didáticos que nos acompanha na vida escolar. Graças a essa leitura fácil, descobrimos coisas que até então passavam despercebidas pelo simples fato de não haver interesse pela história do nosso próprio país. No livro, qualquer um pode virar especialista nesta história, até mesmo o mais leigo no assunto.

Dividido em 29 capítulos, o livro se foca na vinda do medroso Dom João VI ao Brasil, depois fugir do todo poderoso na época, Napoleão Bonaparte. Ao longo das 310 páginas escritas, o autor nos mostra o verdadeiro motivo dessa fuga, como foi a longa e dura viagem que a corte real enfrentou até chegar em solos americanos, a vida de Dom João VI e sua família no Brasil, a importância que este teve para que o Brasil seja hoje um país de fronteiras totalmente definidas, e de extrema importância para a América Latina, e por fim, a volta da corte à Portugal.

[...]

Os adoradores de arte também vão apreciar o livro, que conta com diversas pinturas que retratam a época. Uma dessas obras é inclusive o famoso quadro de Manuel Dias de Oliveira, que hoje encontra-se no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, e mostra um dos mais controversios casal da história brasileira: D.João e Carlota Joaquina.

Para todos que se interessam por uma boa história, 1808 é fantástico e indispensável na estante de quaquer um. Ao chegar ao fim, dá um gostinho de quero mais, e é temos um pouco mais no segundo livro de Laurentino, lançado recentemente, mas isso é um assunto para outra hora. Vale lembrar que para escrever o livro, precisou de um longa pesquisa de 10 anos, mas que com certeza é valeu muito a pena.

Leia mais em http://overshock.blogspot.com/2011/04/resenha-17-1808.html
comentários(0)comente



Douglas 24/01/2011

Indispensável
Leitura obrigatória para todos os brasileiros.
comentários(0)comente



Caroline Lima 04/04/2012

Uma grande aventura!
AMO esse livro. Cada detalhe, cada informação, o toque critico, bem humorado, os pensamentos do autor. Adoro os textos do Laurentino Gomes desde os artigos na revista Aventuras na História. Com ele aprendi que História pode ser interessante, e é interessante. Recomendo esse livro para todos aqueles que, assim como eu, adoram aprender sobre a história do Brasil. As vezes uma tragédia, as vezes uma comédia. Mas é a nossa História, são os nossos heróis.
comentários(0)comente



Renata Céli 24/01/2011

Prazer em aprender
O livro é muito bom!!!! Por meio desse livro a gente fica sabendo sobre as nossas origens.

É escrito de uma forma que torna a leitura prazerosa e algumas vezes divertida.

Recomendo!!!!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



MVGiga 13/05/2011

Atenção! Professor!
Livro indicado para quem quer conhecer os fatores históricos da chegada da Corte Real Portuguesa em terras tupiniquins, quais foram os seus principais personagens, quais eram os comportamentos sociais da época, o que havia de interessante no Brasil no inicio do século XIX, para ser mais exato, o importante ano 1808.

Muito bacana essa coleta de dados acerca do reinado de D. João VI, ao quais muitos brasileiros não dão o devido valor ou não possui conhecimento.

Texto caracterizado no estilo jornalístico (aliás, o autor Laurentino Gomes não é historiador e sim jornalista) dar um panorama do que aconteceu na precipitada fuga da família portuguesa do ”grandioso” Império Napoleônico (quem ler vai entender!!!) até as mudanças políticas, sociais, econômicas da vinda do rei até preciosa colônia brasileira.

Considero 1808 como ótimo material de estudo, pois o livro contém fontes confiáveis para pesquisa.
comentários(0)comente



Gabi 25/03/2011

Ufa! O livro é bem cansativo! Pensei que nem teria partes engraçadas, porém a descrição de Dom João VI e o sanitário portátil é hilária. É uma boa fonte de pesquisa para quem faz História.
comentários(0)comente



devoradoradeliv 24/02/2011

Falei desse livro aqui:

http://adevoradoradelivros.wordpress.com/2011/02/23/1808/

Acho ele simplesmente indispensável para qualquer brasileiro que tenha vontade de entender o país em que vivemos hoje!
comentários(0)comente



Lucy Nazaro 28/02/2011

Amei este livro. Uma forma descontraída de conhecer um pouco mais de nossa história. Fácil de ler. Gostoso de ler. Recomendo a todos os que gostam de história e aos que não gostam também, pois passarão a gostar.
É a história de D. João, da família real e todos os "amigos" saindo de Portugal e encontrando uma terra jovem, desconhecida e totalmente diferente do que eles poderiam imaginar. Aqui se formaram "nobres" e pobres, corrupstos, mercenários e homens sérios, embora em número bem menor, que parece terem deixado rastros que são seguidos a risca.
comentários(0)comente



Jaqueline 28/04/2011

A história do Brasil bem detalhada.
Com um minucioso trabalho de pesquisa, o escritor Laurentino Gomes nos presenteia com essa obra de não ficção que se tornou uns dos livros mais comentados e por muito tempo não saiu da lista dos mais vendidos.
1808 conta como foi toda a história da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil sob a proteção da marinha britânica.Ele tem uma linguagem simples, traça o perfil de D. João VI sua esposa Carlota Joaquina e demais figuras que transitaram por terra brasileira. A obra merece sim muitos méritos, surpreende os leitores pelo seu rigoroso processo de pesquisas que lhe deram vida, envolvendo várias fontes do Brasil e de Portugal.

Com esse livro eu consegui entender mais sobre todos os processos que aconteceram para que o Brasil chegasse a ser o que é hoje.
Para muitos pode ter sido uma leitura cansativa, já que essa coisa de história do Brasil nos remete a achar que estamos lendo um livro qualquer de História la do colégio, mas engana-se, diferente de qualquer outro livro de história esse nos faz ler com mais vontade, mesmo sabendo o seu final só vamos consegui parar quando devorarmos ele por completo.
É a melhor aula de História do Brasil, é uma literatura essencial para se entender o Brasil de 200 anos atrás, e como muitas coisas ainda se repercutem até hoje.
comentários(0)comente



Carol Cruz 17/03/2011

...
Não sei se o problema fui eu, o livro ou o conjunto da obra... Mas não consegui.

Achei repetitivo, parado e com uma linguagem que me lembrou a época de colégio.

Eu esperava um livro mais leve, sinceramente.

Outra coisa que achei meio estranho foi o fato do autor comentar sobre como o filme "Carlota Joaquina" esteriotipa seus personagens, mas ele também faz o mesmo...

Enfim, tentei mas não deu. Espero que meu pai (que está lendo o livro agora) faça melhor proveito.
comentários(0)comente



947 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR