1808

1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

CarolSay 15/01/2021

Para gostar de História do Brasil
Esse livro uniu o útil ao agradável: história do Brasil + uma boa pitada de fofoca. Tem como não ser bom?

O excelente trabalho de pesquisa do autor é consagrado com uma linguagem acessível, fatos históricos organizados e o impecável embasamento de cada capítulo.

Como se não bastasse, o livro ainda conta com as famosas ?fofocas? vazadas na época, ou anos mais tarde, em cartas trocadas entre os personagens (reais) ou relatos feitos por quem viveu os primeiros anos da Corte Portuguesa no Brasil.

Bom para os historiadores e bom para os curiosos.

Nina Pina 12/05/2022

A corrupção nunca faltou no Brasil
Um belo trabalho de pesquisa do autor Laurentino Gomes, com lindas ilustrações. Conta a história da família real portuguesa, que veio para o Brasil fugindo de Portugal, a fim de evitar o confronto com Napoleão Bonaparte.
Enquanto esteve preso em Santa Helena, Napoleão ditou suas memórias, nas quais fez um balanço da vida e da carreira militar, com suas conquistas e derrotas. Para Dom João VI reservou uma só frase, lacônica: "Foi o único que me enganou".

Ana Júlia 08/11/2020

Finalmente, quando retomei essa leitura, não consegui entender o porquê de tê-la parado. Para quem gosta de História, é simplesmente encantador ter uma leitura tão cheia de informações, curiosidades e dinamismo como essa. Momentos que jamais imaginei e que nunca me foram narrados por um professor, foram abordados nesse livro, e melhor: de forma clara e objetiva. Muito bom, mesmo. Pretendo ler, em breve, os próximos da triologia.

Tamiles 27/01/2011

Um incentivo à busca do passado
O livro é muito bom, para falar de seu conteúdo, no mínimo, teria que conhecer bastante sobre a História do Brasil.
O ensino médio e fundamental necessita de obras semelhantes a 1808, devido ao seu rico conteúdo e linguagem fácil. Como estimular o aluno a conhecer seu passado com livros grossos, chatos, cheios de nomes desconhecidos e datas?
Laurentino Gomes desperta o leitor para a riqueza da história brasileira, a importância da preservação de livros e documentos e a sedução e brilho que existe nas pesquisas.
A cada descoberta o passado se transforma, intrigando pesquisadores e fascinando meros estudiosos.
1808: um livro que assemelha a história do Brasil a um fascinante romance recheado de realidade.
De Mu 18/03/2022minha estante
Ae minha boadrasta

Guilherme 01/02/2011

Ajuda muito a entender por que o Brasil e o Rio de Janeiro são como são.

Talvanes.Faustino 15/01/2021

É bom
Não chega a ser o melhor livro, mas até que dá pro gasto, o fato de ser jornalista e não um historiador de formação me afastou da obra, mas até que não é ruim.

Celso 13/06/2022

Trabalho brilhante de Laurentino Gomes
O livro 1808, que abre a trilogia do jornalista Laurentino Gomes, é um brilhante trabalho de pesquisa sobre a vinda da família real para o Brasil e as transformações que isso causou no nosso país. Não sei por que demorei tanto tempo para ler...

Isabella tibery 18/01/2021

Muito interessante
Ótimo jeito de aprender sobre a história do Brasil . O livro tem uma linguagem fácil e direta, sem muita enrolação. Além disso, ele conta com várias curiosidades e segredos sobre a história do Brasil na época de D. João VI.

Carol Cruz 17/03/2011

...
Não sei se o problema fui eu, o livro ou o conjunto da obra... Mas não consegui.

Achei repetitivo, parado e com uma linguagem que me lembrou a época de colégio.

Eu esperava um livro mais leve, sinceramente.

Outra coisa que achei meio estranho foi o fato do autor comentar sobre como o filme "Carlota Joaquina" esteriotipa seus personagens, mas ele também faz o mesmo...

Enfim, tentei mas não deu. Espero que meu pai (que está lendo o livro agora) faça melhor proveito.

Sídnei 03/10/2020

Fuga
Trata da vinda da família real portuguesa para o Brasil, os motivos que fizeram eles deixarem a terrinha e sua nova vida na colônia tropical.

Mateus Almeida 23/02/2013

Um livro recomendado a qualquer leitor, indispensável para um brasileiro.
"Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil"

O livro cumpri seu objetivo de apresentar a história da Corte Portuguesa e história do Brasil de uma forma menos massiva, posso dizer até de uma forma engraçada.
Laurentino Gomes vai no sentido oposto aos livros de história no que diz a forma de apresentar os fatos, não que ele mude os fatos, longe disso.Mas muda a forma de conta-los dispensando aquela forma desagradável de simplesmente decorar fatos e datas.
1808 faz com que realmente se entenda sobre o que aconteceu entre os anos de 1807 e 1821.
Não tente ler o livro para obter conhecimentos minuciosos sobre esse período, o máximo que vai conseguir obter e algumas curiosidade e nada mais.Leia-o para entender de forma simples e agradável como uma colônia Portuguesa mudou a história de um império.
E volto a repetir,um livro recomendado a qualquer leitor, indispensável para um brasileiro.

Nayara.Nairne 15/09/2020

Eu recomendo muito este livro! Saber sobre a história do nosso país, nos faz entender muito sobre o Brasil de hoje.
Ainda não tive a oportunidade de ler a sequência.

Leticia.Figueiredo 27/08/2020

Gostei bastante, imagino que possa ter algumas imprecisões históricas, por não ser tão aprofundado como um texto acadêmico mas ao mesmo tempo não é essa a pretensão desse livro.

VinAcius49 01/04/2022

É mais que bom! Temos aqui um muito bom e também um perfeito como forma de avaliar, mas não posso dar mais que isso? Aff...
É aquele tipo de livro que todo mundo deveria ler. O autor pega aquilo que você aprendeu na escola/universidade (muitas vezes considerou chato) ESMIUÇA ASSIM e de uma forma super compreensível.
Ai, não consigo... LEIAM!
Ps.: Ai ai, Napoleão... Você é um [*****] histórico, caralh*!

Bheatriz.Lessa 20/05/2022

Infelizmente, divertido
Amei a escrita do Laurentino, parecia um amigo contando uma fofoca, e que fofoca kkkk
O livro é jornalístico e se utilizou de cartas e jornais para descrever como provavelmente foi a chegada da família real ao Brasil, e o período até o retorno de Dom João à Portugal.
Uma boa porta de entrada para entender melhor a história do país.
Apesar de ter gostado da escrita, algumas vezes tive a impressão que a mesma coisa estava sendo contada. O autor começa a contar em ordem cronológica, mas conforme chegamos em algum personagem ele volta na história para contar detalhes desse. Como a maioria dos personagens viveram no mesmo período e ambiente, acabam vivendo as mesmas situações, e foi nesse momento que eu tive a impressão q estava lendo a mesma coisa. Acredito que poderia ter sido melhor ordenado para evitar essas repetições.
Pretendo ler toda a coleção e inevitavelmente vou reparar se o autor melhorou nesse aspecto ou se é característica dele mesmo.