1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

mariksj 08/01/2023

muito bom pra quem gosta de história. extremamente informativo e muito interessante. conta parte da história do brasil que, geralmente, não é ensinada na escola. com fatos curiosos, o livro é leve, sem aquele tom massivo de um artigo acadêmico (que, às vezes, é o que se espera de um livro sobre a história do nosso país)
recomendo a leitura (pra quem tem interesse) se quiser ler pelo aesthetic, você vai parar no primeiro, perdendo os outros dois livros, muito bons por sinal!

Marquim 30/12/2022

1808
Este livro fez um grande sucesso na minha época de Ensino Médio. No entanto, eu somente o li agora.

Um livro muito escrito e bastante agradável de ser lido. Eu não gostava muito de história (principalmente a do Brasil), mas, ao manter contato com essa obra, creio a coisa tenha mudado, viu? Livro excelente!

Vamos ler, galera!

Karine.Godoy 27/12/2022

Leitura deliciosa
Gostei muito da forma como o livro foi escrito. A linguagem de reportagem deixa o tom mais agradável, parece que estamos lendo uma revista. Não tem aquele didatismo dos livros de história clássicos. Achei fácil de ler, as informações me surpreenderam pq achei q sabia muito sobre este período e descobri q estava enganada. Apesar da quantidade de paginas, terminei em pouco mais de uma semana. Já comprei o 1822 pra maratonar.

Luciana 25/12/2022

Um bom livro para você começar a ter interesse pela história do Brasil e Portugal. O final me deixou questionar muita coisa que o autor falou. Mas é necessário que vá atrás mais de história. Estimulou a querer conhecer mais .

Pri Paiva 23/12/2022

Pra conhecer nossa história e nossas raízes.
Simplesmente amei a leitura!

Eu já gosto muito de história, me agradar é fácil. Mas, Laurentino consegue agradar até quem não simpatiza muito com a leitura histórica.

A escrita do autor é leve e romanceada sobre fatos históricos importantes da época em que a família real Portuguesa fugiu de Portugal para o Brasil com toda sua corte.

A influência disso está em nosso país até hoje.
Algumas não tão boas como gostaríamos.

Fica claro, por exemplo, que o famoso "jeitinho brasileiro", que muito me irrita, teve entrada na cultura do nosso país por conta da influência portuguesa.

São tantos detalhes importantes sobre a construção do nosso país que é impossível largar o livro.

Antes de 1808 o Brasil era apenas um amontoado de capitanias com um governante para cada uma, com separação dos tesouros e que não se relacionavam entre si.

D.João desembarcou no Brasil fugindo de Napoleão, mas conseguiu transformar nosso país em uma nação através das construções de estradas que permitiu a melhora da comunicação e a unificação do nosso exército.

Na leitura fica clara também a importância da escravidão nesta época e como isso criou raízes profundas e prejudiciais para a nossa cultura até hoje.

Indico a leitura à todos!

taisbellini 17/12/2022

Valor sentimental
Tinha este livro na estante e o peguei para ler após tanto ouvir o jornalista Eduardo Bueno no podcast ?Nós na história? sobre o Brasil. O livro que eu tinha era uma versão juvenil e, logo ao abrir, encontrei uma dedicatória da minha vó, falecida em 2013, declarando ser meu presente de 15 anos.
A leitura é rápida e divertida, como deve ser para adolescentes, conta a história surreal da corte portuguesa, explica muito sobre a nossa natureza e o que levou o Brasil a ser da maneira que é.

Paulo 20/11/2022

Um ato covarde que fez o Brasil ser conhecido como é hoje
Um bom livro para começar a entender a história do Brasil, por ser um livro menos didático é mais fácil e gostoso de ler.

O livro conta o momento da história em que a família real portuguesa foge de Portugal por causa da invasão das forças francesas de Napoleão e vem para o Brasil.
D. João VI e a corte portuguesa ficaram no Brasil por 13 anos e fizeram uma revolução principalmente na cidade do Rio de Janeiro que virou uma grande metrópole.
Mas o Brasil que conhecemos hoje vem muito daquela época também, a corte era extremamente corrupta como nossos políticos são nos dias de hoje por exemplo.

Porém a maior conclusão que tiro com essa parte da nossa história é que se D. João VI e a corte portuguesa não tivessem vindo para o Brasil, o país que conhecemos hoje não existiria, seríamos como os nossos irmãos colonizados pelos espanhóis hoje, um monte de países de menor tamanho sem ligação alguma uma com a outra.
Ana Paula 21/11/2022minha estante
??

Canteli Marcio 05/11/2022

Valeu a pena a leitura
Devia ser leitura obrigatória no Ensino médio
Sensacional
Leitura fluída, nem parece livro (didático) de história

Reginato 30/10/2022

1808 História pura
Leitores de história vão amar esse livro, mas o leitores normais irão detestar o livro. O motivo é que trata-se de um livro de pesquisadores e não dr uma leitura legal sobre os fatos históricos.

Achei chato a formatação do livro

Não recomendo
Ane 15/10/2023minha estante
Tbm não gostei, não sei pq se eu tive aulas monótonas de história e devido a isso sempre detestei história, mas realmente tentei mas não rolou, é um assunto que não me atrai nenhum pouco, sei q é importante sabermos da nossa história mas?

Reginato 24/10/2023minha estante
Verdade... horrível essa leitura ? rsrss

Ana - @edicaodebolso 30/10/2022

Uma super aula de história
Sempre gostei muito de história, talvez daí a semente desse meu amor pelos livros em geral. Aprender mais sobre a história Portugal e Brasil, onde tudo começou e o impacto da realeza portuguesa em nosso país foi uma experiência maravilhosa.

O livro é todo numa linguagem de fácil entendimento, detalhado, tudo com referências e muito bem explicado.

De forma simples conta sobre a chegada da corte portuguesa ao Brasil, os motivos, as consequências, a situação dos demais países, as batalhas,muitos detalhes sobre a Era Napoleonica e por aí vai.

Enfim para quem quer aprender mais sobre essa época fica aí uma ótima indicação.

gabi¹³ 30/10/2022

1808
Amei mas não vou dar 5 estrelas pq achei alguma apartes meio enroladas mas quando vc pega um ritmo de leitura parece que e um amigo te contando uma fofoca e essa revelação do último capítulo MDS...

Marcos5813 10/10/2022

A Corte no Brasil
Muito bom livro do jornalista e escritor Laurentino Gomes. Baseado numa extensa pesquisa que durou mais de 10 anos, Laurentino Gomes ilustra em relatos de cartas e documentos das pessoas que viveram nesta época, 1808 até sua volta a Portugal em 1821, quando a Corte Portuguesa vem para o Brasil fugindo do Império de Napoleão Bonaparte, que saiu varrendo a Europa destruindo reinados e instalando seu império abolicionista contra o absolutismo. O livro tenta deixar mais claro que a vinda do Rei, Dom João VI, a sua colônia, fato inédito na época, ajudou a modernizar a economia e a sociedade brasileira, trazendo para um Brasil, ainda colônia, os acervos e dotes do berço da civilização moderna, a Europa, e consequentemente Portugal.

B-Dreamer 04/10/2022

Eu adorei!
Não sabia detalhadamente tudo sobre a vinda da família real portuguesa para o Brasil e sem dúvidas esse é o melhor livro para descrevê-lo.
Além de curiosidades e datas históricas, o livro conta com cartas e panfletos escritos na época, junto com relatos e pinturas de grandes artistas, assim como comentários de cientistas e diferentes estudiosos que visitaram ou viveram no país.
O livro é dividido nos acontecimentos que dividiram a Europa e seus respectivos conflitos com o imperador Napoleão Bonaparte que por sua vez mandou um de seus generais de confiança (Junot) atacar Lisboa e como o próprio título diz: "o príncipe medroso" (D. João VI) partiu para sua colônia em 1807, deixando tudo para trás... E o pior... tendo chances de vitória na certa.
No decorrer da história, vemos o quanto D. João é medroso (seus medos vêm desde simples trovões à crustáceos). Ele também é extremamente porco, tendo apenas relatos de 3 banhos em sua vida. E para piorar, ele guardava os ossinhos dos frangos que ele comia em sua própria roupa. E já que nunca as trocava, os criados eram obrigados a costurá-la em seu próprio corpo enquanto cochilava.
O que chamou minha atenção foi o fato do autor ter teorizado que D. João fosse homossexual pelo quesito de ter sempre um acompanhante em seu quarto e que alguns indivíduos presenciaram atos "quentes" ocorrendo... rsrs.
Mas além de todas as informações que compõe a família, conspirações, troca de cartas e comentários sobre o Brasil em si, a terra, os escravos, entre outros... de longe o mais interessante dos personagens definitivamente é Luiz Joaquim dos Santos Marrocos, o arquivista real. Ele sem dúvidas foi um dos personagens mais complexos por sempre ter opiniões diferentes... e seu grande SEGREDO (revelado no último capítulo) sendo o melhor de todo o livro.
Recomendo bastante.

Fernandes99 26/09/2022

Magnífico!!!
Primeiro livro que li do autor. A capacidade histórica e jornalística do livro é impressionante. O autor ainda tem mais dois outros livros sobre a história do Brasil. Mas este já é suficiente para entender pq o Brasil está como está. Lerei os outros em breve.

Ana Brison 23/09/2022

Esse livro deveria ser lido por todos os brasileiros, mencionado e utilizado nas escolas como material complementar às aulas de história do Brasil.
Portugal era absolutamente zuada frente à Europa, mas tinha a cara de pau de se achar melhor do que os brasileiros.