Vaticanum

Vaticanum José Rodrigues dos Santos

Resenhas - Vaticanum

Tiago.Lagoa 29/12/2022

Polémico
Livro escrito como só ele sabe. Escrita fluente e fácil. Um livro que vale a pena ler por ser um tema tão actual e tão polémico.

Barroso 06/07/2021

Desapontante
Há muito tempo que queria ler algum livro do José Rodrigues dos Santos. Acontece que este é o terceiro que leio num espaço de um ano e é cada vez mais difícil defender a escrita deste autor. Admiro toda a investigação que suporta todos os seus livros, porém a escrita fica aquém das expectativas. As personagens são muito mal desenvolvidas, o personagem principal é um machista de primeira e todas as mulheres nos livros têm de se debater para estar com ele. Os diálogos são péssimos. A história previsível. Nós já sabemos o que vai acontecer muito antes do personagem perceber, ele que supostamente é tão inteligente. Os pensamentos do personagem andam sempre à volta do mesmo, não desenvolve nada e no fim de repente descobre tudo como por magia, sem haver pista nenhuma para isso durante o livro inteiro.
A única parte boa é realmente a investigação que o autor faz e que ao longo do livro vamos tendo conhecimento. Contudo essa informação parece muitas vezes despejada do nada, parece mais uma tese que um diálogo.

Priscila (@priafonsinha) 27/01/2017

O Dan Brown português! Gostei imenso!
Primeira vez que leio José Rodrigues dos Santos, que dizem ser o Dan Brown português! Vaticanum é um calhamaço de 600 páginas e a cada página virada ficava mais curiosa em saber o que aconteceria.
Li algumas críticas que dizem não ser este o melhor livro do autor, de forma que muitos ficaram desiludidos. Já eu, que não conhecia o autor, não consigo fazer comparações e portanto a minha primeira impressão foi ótima!
Trata-se do Estado Islâmico que entra clandestinamente no Vaticano e rapta o Papa, prometendo decapitá-lo à meia noite. Entra em cena o historiador português Tomás Noronha (esta personagem também está presente em outros livros do autor) para ajudar nas investigações, e durante o passar do dia ele descobre várias informações sobre a máfia e a corrupção que existe dentro do Vaticano. O escritor é um jornalista e isso nos ajuda muito, pois são informações verdadeiras e que se não fosse o livro nunca me sentaria a frente do computador para pesquisar sobre.
Gostei muito de realidade e ficção presentes no livro.Com certeza lerei outros livros desse autor!