O Livro dos Baltimore

O Livro dos Baltimore Joël Dicker

Resenhas - O livro dos Baltimore

Nandsland 07/01/2024

Me lembrou porque eu lia Joel Dicker
O primeiro livro do autor que eu li, eu fique obcecada. Mas alguns anos depois quando fui ler algo dele não me envolvi tanto, achei um pouco chato e com personagens com os quais não criei nenhuma ligação e depois disso dei um tempo de Joel Dicker.
Mas me encontrei de novo nesse aqui, manteve um equilíbrio bom entre presente e passado no início para me envolver. Aqui acompanhamos um autor o Marcus, se "isolando" um pouco para escrever seu próximo livro. Nisso, ele acaba achando um cão perdido que o leva até a casa e quando o devolve descobre ser sua primeira namorada, a agora muito famosa cantora Alexandra Neville. E aparentemente, eles não tiveram uma conclusão própria, então vários sentimentos que ele nutria pela Alexandra retornam, mas ainda muito sombreados por um acontecimento que marcou a família dele que ele chama apenas de O Drama.
Ainda no presente, ele começa a atrair o cachorro da Alexandra para fora de casa apenas para poder devolvê-lo e vê-la outra vez, sendo que ela se encontra já em outro relacionamento com um jogador famoso.
Revezando essa situação com capítulos do passado, o Marcus começa a contextualizar a realidade da família dele anos antes do "Drama". Seus avós tiveram dois filhos, o Nathan, pai de Marcus e o Saul, um advogado super bem sucedido e muito rico. Seu tio Saul junto sua esposa Anita, tiveram um único filho chamado Hillel, único primo então de Marcus. Um garoto prodígio, extremamente inteligente, mas com fisionomia magrela e frágil que o deixava vulnerável a agressão de colegas mais fortes da escola. Situação que vai se encaixar posteriormente com a amizade que o Tio Saul faz com um garoto problemático e violento chamado Woodrow, o qual ajuda, conquistando a admiração e gratidão do jovem, permitindo posteriormente que Wood e Hillel criem uma forte amizade a ponto dos pais de Hillel praticamente adotem o jovem.
E com isso a gente acompanha as tramas do Tio Saul, de Hillel e a amizade dele com o Woody, o ponto de vista do Marcus sobre esse lado rico da família dele do qual ele deseja tanto fazer parte. Revezando entre passado, presente, passado breve, capítulos com diferentes narradores, aprofundando-se na família Goldman e nas reviravoltas que tiveram. É tudo muito bem amarrado, me fazia querer ler mais e mais para descobrir o que o tal 'Drama' e acaba desenvolvendo o lado não tão saudável de relações original e superficialmente muito boas.
Eu gostei muito desse livro, achei ele muito denso de uma maneira muito positiva. Não faço a mínima ideia de como o autor conseguiu organizar os tempos e narrativas desse livro, mas o resultado é muito conciso.

Vitória Júlia 30/12/2023

A história começa tão "pequena" e com o passar dos capítulos ela fica "gigante". Não esperava nada desse livro, porém encontrei a minha melhor leitura do ano.
Me senti parte da história que até quando o Drama foi revelado fiquei em choque.

hiyosilver 30/12/2023

Sentimentos mistos em relação a esse livro. Gostei da história, mas sinto que o autor falhou ao tentar criar personagens complexos e humanos. Não há ambivalência de sentimentos ou áreas cinzentas de moralidade (o que o leitor é induzido a pensar), a maioria é simplesmente egoísta. Apesar disso, acompanhar a trajetória da família foi uma experiência envolvente e, paradoxalmente, mesmo que eu não tenha sentido profundidade em vários dos personagens, as relações entre eles foram muito bem desenvolvidas, possuem tanta carga emocional que tornam a leitura uma experiência dolorosa. Sentimos, com Mark, a nostalgia da infância, a incerteza quanto ao pertencimento, nos perguntamos o que deu errado e o que poderia ter sido feito de diferente. Um drama familiar, com a dose certa de suspense, que nos prende do início ao fim.

nicole764 17/12/2023

Finalmente terminei de ler os livros do joel dicker (exceto os últimos dias de nossos pais que não tenho o menor interesse) e apesar de AMAR o autor e também ter amado esse livro, preciso dizer que achei o mais fraco de todos. acho que se fosse o primeiro eu teria abandonado, mas por já ter afinidade e carinho pelo protagonista eu continuei lendo porque queria me aprofundar mais no personagem e entender pq ele é como é. me apeguei completamente em cada personagem da história e sofri como se fosse um deles, então acho que no fim valeu a pena insistir na leitura, que depois dos 40% realmente engata de verdade e não dá vontade de parar de ler

JULIA 02/12/2023

Ótimo
Segunda leitura desse autor, gosto muito do Marcus, essa vida mega agitada, muito curioso e ingênuo as vezes. A história dramática dessa família é instigante mas nada passa de ciúmes e conversas que faltaram.

Lidiany.Mendes 27/11/2023

Escolhas e suas consequências
A princípio achei o livro bem repetitivo e a leitura lenta, mas as últimas páginas compensam o esforço.
Gosto da forma como o autor escreve, salvo quando fica enrolando e tomando páginas e páginas com descrições desnecessárias.
O drama explica muito da personalidade do Marcus Goldman.
De fato, dramas são inevitáveis em nossas vidas, são fruto de nossas escolhas. E, realmente, o que importa não são os dramas, mas como lidamos com eles, como os superamos e nos tornamos melhores.
O sentido da vida não está nas coisas que possuímos, mas nos sentimentos que compartilhamos. Amar, ser amado e perdoar, algo que realmente faz a diferença no final.
Gosto do amor pelos livros que o autor insere em suas histórias.

Shirley.Oliveira 18/11/2023

Os livros de Jöel Dicker me facinam, fácil leitura e te prendem de uma forma que você precisa saber o que vai acontecer no final.

E o Livro dos Baltimore não foi diferente!

Os Goldman - família com suas histórias, seus segredos mas que no fundo tem muito amor envolvido.

Valeu cada página da leitura.

JAssica207 12/11/2023

Gostei
Esse é o primeiro livro que li do autor e apesar de ser um livro longo e descritivo
Me prendeu do início ao fim.

Queila 05/11/2023

Nesse livro conhecemos mais a vida e a família do personagem principal do livro que também é o personagem do livro anterior.

Fabio 30/10/2023

Mediano
A história em si não é ruim. O problema é que o autor dá várias voltas, às vezes perde tempo com detalhes insignificantes, além dos clichês, típicos de roteiro de filmes de sessão da tarde. As últimas 20 páginas foram difíceis de enfrentar pq o leitor já não aguenta mais o autor querendo forçar plot twist até a última página. Leitura por distração, não agregou muita coisa enquanto literatura.

Van 27/10/2023

Tava esperando uma investigação criteriosa e recebi histórias de duas famílias e uma casa de férias. Óbvio que se tratando de Joel não é tao simples assim! A história vai escalonando e tomando proporções astronômicas e já tava tão envolvida no rolo que fui atingida em cheio. Então pode parecer que tá enrolando, mas tudo vai ter seu valor na hora certa.

Giovanna398 27/10/2023

Não lembro de nada mais, mas carrego em meu coração o sentimento de que amei a leitura então fica a recomendação

Ju Rocha 24/10/2023

Eu gosto muito da escrita do autor, mas confesso que esse livro eu demorei um pouco mais para me apegar.
A história é boa e você consegue entender o porque do Marcus ser da forma que é.

Felipe 24/10/2023

Um ótimo drama familiar
Talvez uma das grandes sacadas desse livro foi o personagem principal ser um escritor atrás de uma grande história e essa história era a da sua própria família. É desses tipos de livro que quando você começa não consegue mais largar e se conecta totalmente com os personagens. Gostei mais desse livro do que o mais famoso do autor, A verdade sobre o caso Harry Quebert.

@ruthlunang 20/10/2023

Eu não sei bem o que pensar desse livro. A escrita me prendeu bastante, mas a história em si em alguns pontos ficou meio mirabolante demais. Gostei, mas não é a coisa mais incrível que eu já li.