O Livro dos Baltimore

O Livro dos Baltimore Joël Dicker

Resenhas - O livro dos Baltimore

Lucas 28/05/2021

3.8 ??

A expectativa pra descobrir o tão aguardado DRAMA é melhor que o drama em sim, mas o Joel Dicker continua sendo um escritor foda!
Carolina598 28/05/2021minha estante
você odeia o chat do time azul é isso?

jenniferhahaha 28/05/2021minha estante
Eu novamente com os meus 0 berrinhos

Olivia 28/05/2021minha estante
Livas meu amor vc nunca errou na vida, aaaaaaaa

Caiooo_14 28/05/2021minha estante
LIVAS, para mim vc a partir de hj está morto. E eu ainda estou em 85% que ódio, não vou acabar hj.

Caiooo_14 28/05/2021minha estante
E eu não sou sub, me dá um livro de presente agora!!!!!!!!!

Carolina598 28/05/2021minha estante
lucas lipo largou a mão do time azul

Aluisio.Sousa 28/05/2021minha estante
me custou 1.000 berros isso, apaga

me custou 12k ?

Carlos.Erik 28/05/2021minha estante
ele é azulfóbico, sempre perco

Thayse 29/05/2021minha estante
Achei que vc fosse dar 4 e deu 3,8 que ódio kkkkk

perolaS2 29/05/2021minha estante
Acho que deveria ter colocado 4 já que 3.8 é mais perto de 4 do que de 3.5

Katarina22 29/05/2021minha estante
me custou 14k de berrinhos

Milena 17/08/2021minha estante
foi exatamente isso q eu pensei

Marlonbsan 15/06/2020

O Livro dos Baltimore
Marcus Goldman passou sua juventude ao lado dos primos e tios em Baltimore, onde vivia a parte bem-sucedida da família e ele conta, com deslumbre, sobre a vida deles e a relação que tinham, aparentemente perfeita, até o dia do Drama. Oito anos depois, Marcus ainda tenta descobrir todos os acontecimentos que levou para o desfecho que tiveram.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos os acontecimentos que giram em torno dos Baltimore através dos olhos de Marcus, há uma intensa mudança entre passado e presente, a linguagem é super simples e muita fluída.

A transição de passado e presente mostra várias épocas da vida dos Baltimore e acontece de forma bem explícita, sendo facilmente perceptível qual período está sendo contado e, como gosto dessa dinâmica, no segundo dia de leitura estava apegado à história. A escrita de Joel é muito cativante. Mas algo que me incomodou logo de início foram as coincidências para que a história se encaixasse, além de algumas atitudes dos personagens, pois quase tudo poderia ser resolvido com uma simples conversa, mas eles preferem agir “no calor do momento”.

O livro traz algumas surpresas, principalmente ao dar explicações sobre os acontecimentos, mas na maioria das vezes os fatos são bem óbvios, então você lê sabendo o que vai vir em seguida. O problema é quando você percebe isso e os personagens não. Tem um fato em específico que contribui para um dos desfechos que é tão elementar que você espera que ao menos alguém alerte sobre isso, mas não foi o que aconteceu e isso descaracteriza a inteligência deles.

No geral, a história é bem amarrada, o autor utiliza de uma técnica de suspense para que o leitor queira saber o que vai acontecer em seguida e com isso aguça a curiosidade e vai dosando as explicações de forma a cativar, mas não entregar tudo de uma vez. Esse é um livro que se o leitor não se apegar aos personagens e aos acontecimentos, provavelmente não vai ter uma experiência muito boa, já que o foco principal se encontra exatamente na vida deles e na relação entre si.

Foto e resenha no meu IG @marlonbsan, quem puder segue lá :D
Midori 15/11/2020minha estante
Descrição perfeita... estou amarrada nesse livro, parece que não evolui, e ao mesmo tempo que acontece as coisas, parece que não acontece nada. Estou a ponto de abandoná-lo.

Michela Wakami 14/08/2022

Esse livro só me fez desejar uma coisa, que ele terminasse logo.
Não aguentava mais esse tal drama, que nunca era revelado e as suas partes forçadas.
Fabricio268 14/08/2022minha estante
Ai minha santa protetora dos leitores aflitos. Tenho uns três livros desse autor...

Michela Wakami 14/08/2022minha estante
Oremos kkkkkkkk.
O outro que li dele, dei 3 estrelas.
Isabel acho que gostou de todos que leu dele.
Ainda a esperanças para você, amigo.

Deise 14/08/2022minha estante
Li um desse autor pra nunca mais. Não aguentei os dramas e a enrolação

Fabricio268 14/08/2022minha estante
Vixe, mais uma decepcionada ?

Michela Wakami 14/08/2022minha estante
Agora a esperança foi para o brejo, Fabrício.?????

Carolina.Gomes 14/08/2022minha estante
Crendióspai kkkkkk

Kkkkkkkkkkk

Raquel365 15/08/2022minha estante
Os livros desse autor e sempre de enrolação? Kkkkk

Manuel 15/08/2022minha estante
Pra todo mundo reclamar esse cara deve ser o ápice da enrolação ?

Alan kleber 15/08/2022minha estante
O Desaparecimento de Stephanie Mailler achei bom.

Lorena 15/08/2022minha estante
Graças a Deus terminei de ler o DRAMA. kkkkkkk
Já dizia Chicó: Sei não, sei que foi assim !

Michela Wakami 15/08/2022minha estante
Raquel esse é o segundo que leio dele, O desaparecimento de Stephanie eu dei 3 estrelas, é muito melhor que esse, enrola menos.
Mas ouço falar que todos tem enrolação, uns muita e outros tolerável. Kkkkkk

Michela Wakami 15/08/2022minha estante
Manuel, eu parei nesse.??????

Michela Wakami 15/08/2022minha estante
Alan, O desaparecimento de Stephanie eu dei 3, achei meio enrolado mas nem se compara com esse.

Lore, dá um alívio né ? Kkkkkk
Eu já estava me irritando com a palavra DRAMA. ?????

Alan kleber 16/08/2022minha estante
Então, estou perdido. Tenho 4 livros dele. E só li um deles até agora.

Michela Wakami 16/08/2022minha estante
Torcendo para você amar todos.?

Você leu qual? Gostou?

Alan kleber 16/08/2022minha estante
Tentei lê dois livros desse autor. O único que conseguir completar foi "O desaparecimento de Stephanne Maller". Que só continuei para descobrir quem matou a mulher que dá nomenao livro. E ela não era nem a personagem principal no final das contas. O autor tem um bom hype parece.

Michela Wakami 16/08/2022minha estante
Conheço pessoas que gostam dos livros dele, mas a maioria que conheço não gostam.

resenhasdajulia 30/05/2021

Foi meu primeiro contato com a escrita do Joël e eu gostei, achei bem fluida.

Marcus Goldman teve uma juventude inesquecível em Baltimore, ao lado dos tios e dos primos, a parte bem sucedida da família. E ele narra isso, alternando entre passado e presente, criando uma expectativa em torno do Drama que ocorreu em 2004.

Gostei do Marcus e da narrativa, mas a leitura não me prendeu tanto quanto eu esperava.

E, em relação ao Drama, a expectativa para descobrir o que aconteceu acho que foi maior do que o acontecimento em si.

Não é um livro com final triste e nem feliz. Apenas conta os fatos que aconteceram.

Achei um bom livro e quero ler os outros do autor.

Rosangela Max 05/04/2024

Nada é o que parece.
Esta história tem tantas nuances? me encantou e também me comoveu.
Fala sobre situações que mostra, de várias maneiras, como o ser humano pode ser tóxico, que a vida é feita de ciclos com altos e baixos e que, por muitas vezes, a imagem que temos em relação a vida alheia é pura ilusão e sobre muitas outras coisas que não vou comentar para não dar spoilers.
Tem personagens marcantes e os meus preferidos foram o Hillel e o Woody. Adorei acompanhar a evolução deles, embora recheado de momentos complicados e tristes.
Marcus, o narrador, não foi, pra mim, uma pessoa fácil de gostar. Ele tem sentimentos e comportamentos duvidosos, mas nada que me fez desgosta-lo inteiramente. No final, meu conceito em relação a ele subiu. O mesmo serve para Alexandra. A relação dos dois teve um papel coadjuvante. É na história ?principal? sobre os Baltimore que o autor mostra todo o seu talento.
Demora um pouco para as coisas acontecerem (aquela enrolada básica que tende a me incomodar), mas vale a pena esperar pelo desenrolar dos fatos.
Achei incrível e recomendo a leitura.

Andre.28 15/04/2020

Caminho de Um Drama: A Saga dos Goldman de Baltimore (Resenha Osmose Literária)
Destes três livros que li em cinco dias eu escolhi este para colocar no meu blog. Fazendo um breve comentário sobre o livro poderia defini-lo como uma saga sentimental traçada por um narrador que revisita o seu passado, intercalando com o presente. As referências afetivas desse livro são o ponto recorrente da história. Bom, é isso. rsrsrs
Para quem desejar ler a resenha o link estará logo abaixo.

brenin 12/06/2021

Leiam!
Dei ?????????? estrelas pra esse livro e ainda favoritei. Joël Dicker consegue linda e brilhantemente construir um mistério, fazendo com que você fique 100% vidrado no livro até as ultimas páginas do livro. Esse livro é muito realista! A construção dos personagens e da narrativa é perfeita.
Lara 13/06/2021minha estante
hitou

Tangerina 30/05/2021

O que fora isso, meus amigos?
Ultimamente tenho me arrependido de avaliar o livro logo após a leitura, sem um tempo para refletir, e acabo dando uma nota alta demais, ou até menor do que eu realmente gostaria, mas aqui estou novamente, repetindo o ato. Não resisti!

Eu adorei a escrita, gente, eu adorei. Realmente me surpreendeu, porque o autor sob guardar o melhor para o fim sem deixar de nos entreter ao longo da narrativa.

Eu mudei minha opinião quanto aos personagens várias vezes, gostando e desgostando, e no fim, percebi a mensagem que ele passa, todos erramos, faz parte de quem nós somos, pois não somos perfeitos, mas reconhecer nossos erros é de suma importância ao que diz respeito ao nosso caráter.

Emocionante,
??????????.
Michela Wakami 30/05/2021minha estante
??

Tangerina 30/05/2021minha estante

Brenner.Resende 14/06/2021

A grama do vizinho nem sempre é mais verde
Esse é um belo romance de ficção realista, que nos envereda na intimidade de uma família e através dela percebemos como os sentimentos de orgulho, inveja e vaidade podem ser destrutivos para o seio familiar. Ao vermos irmãos arruinando as vidas uns dos outros, e no final das contas, as suas próprias, percebemos como verdadeiros Dramas são criados a partir de situações tão simples que poderiam ser resolvidas com um pouco de diálogo e compreensão, mas acabam por provocar uma verdadeira tragédia.
Mas o livro não trata apenas de coisas negativas, também nos passa a importância de perdoar os outros e, principalmente, a si mesmo, bem como, a importância de superar o passado e seguir em frente.

Jéssica | @jehbreda 26/11/2021

Uma família perfeita, ou não tanto
Confesso que achei que ia desistir no início do livro. Comecei achando ser um suspense incrível, como outros livros do autor, mas acabei percebendo que ser tratava de uma ?biografia? de uma família perfeita e Marcus, que queria muito estar aí dentro.

De repente, você descobre que tem treta nessa história. Sem contar que a cada página você vira mais um integrante dos Goldmans! Só King conseguiu me levar por uma história de amigos e me fazer sentir parte da gangue, é de repente me vejo achando semelhanças sentimentais com esse livro.

Triste fim, mas justo.

LuhHul 23/07/2021

Amei cada página
Não queria ler esse livro, mas como estava na minha tbr da MLI, me forcei a ler e que bom que fiz isso.

O livro gira em torno do "Drama", oq é esse Drama. Naturalmente, o leitor poderia ficar ansioso e querendo ler muito rápido pra saber o que rolou, mas não aconteceu isso, pois cada detalhe antes do Drama foi extremamente imersivo e divertido de ler, então se tivesse mais páginas contando o que aconteceu antes e depois do Drama, eu amaria.

Tem gatilho pra bullying, coisa que eu não sabia, não é algo que me afeta, mas quando aconteceu fiquei surpresa por ser tão cruel.
O autor insere temas muito importantes na trama, colocando eles no cotidiano e fazendo a gente refletir, mas sem deixar explícito essas temáticas, é possível que alguns leitores nem notem essas temáticas, como bullying, adoção, violência doméstica, intolerância religiosa, tem até uma parte que os meninos fazem amizade com um garotinho com fibrose cística e na hora das brincadeiras, entendem as limitações dessa criança. Pra quem ama alguém com fibrose cística (meu caso) essa cena toca bastante e deixa com um sorrisinho de canto de boca e o coração quentinho.

Parecia que eu estava lendo sobre pessoas reais, pessoas das quais amei e não estão mais aqui, por isso, no final da leitura me veio um flashback da história inteira e uma leve vontade de chorar.

Bruna 21/07/2022

Nem tudo é o que parece
Mais uma vez o autor surpreende com a destreza com que encanta e amarra o leitor na história.

O enredo é bem interessante e cheio de reviravoltas com muitos lados de uma mesma história. Às vezes se torna cansativo.

Imaginei inúmeros acontecimentos para o Drama, mas não estava preparada para o que aconteceu.

Vale a pena a leitura.

otxjunior 15/05/2020

O Livro dos Baltimore, Joël Dicker
Os livros de Dicker despencam rápido. Digo despencam porque ele definitivamente sabe como abrir um livro de maneira que prende a atenção do leitor de imediato. Isso e o sabor pitoresco da visão de um europeu (o autor é suíço) sobre o subúrbio americano povoado de sonhos ao molde americano de way of life (tal qual quando o britânico Sam Mendes dirigiu Beleza Americana) são os pontos positivos desta sequência da série protagonizada por Marcus Goldman, escritor celebridade. Aliás são muitas as celebridades ou pessoas extremamente bem sucedidas aqui. Os personagens não se limitam a exercer puramente uma profissão, mas são os melhores em seu campo de trabalho: Letras, Música, Direito, Medicina, Engenharia, Esportes. A América de Dicker brilha, mas não o suficiente para não ser possível discernir os tons de verde das gramas dos "vizinhos".
A história se desloca entre Baltimore, Flórida, Montclair, Madison e durante muitas décadas em que acompanhamos a saga dos Goldman, suas dissidências e rivalidades, até que tudo culmina num episódio familiar denominado pelo narrador por o Drama. Um verdadeiro novelão, divido em 5 partes, com poucos núcleos mas muitas transições no tempo, incluindo a fase adolescente do narrador e seus primos, sem nos poupar de momentos constrangedores.
Há bastante repetições e quando a única maneira do autor resgatar o passado é através de entrevistas insistentes, algumas delas por telefone, a membros de sua família, fica tudo mais cansativo. E, claro, que os entrevistados hesitantes interrompem o diálogo no momento chave para a perfeita conclusão de capítulo. A hesitação some assim que Marcus insiste mais um pouco no próximo telefonema, por exemplo. Ainda entre os pontos negativos estão aqueles que reforçam o androcentrismo. É sinuoso, mas desde o livro anterior da série, percebo uma indulgência quanto aos personagens masculinos; enquanto os femininos são definidos por como seus pares do sexo oposto os percebem. Repare como nunca ficamos sabendo o que Alexandra estuda na faculdade. Aliás, ela é o protótipo da "cool girl" de Garota Exemplar, de Gillian Flynn. Sem parecer, no entanto, trazer qualquer crítica a esta representação de gênero, Dicker desaponta ao parecer menos "estrangeiro" que um Sidney Sheldon. Este ao menos, no subgênero thriller soap opera, mantinha o interesse de seus leitores para além das primeiras páginas.

P.S.: Escrevi essa resenha com pouco mais de 80% lido, mas infelizmente serve para o restante também. Dito isso, o autor consegue despertar uma certa curiosidade sobre sua própria vida, já que ele não se afasta de seu personagem ao atribuir-lhe a autoria do livro. Um truque que tem seu fascínio, mas está desgastado.

rayssagurjao 23/04/2021

Amores e perdões
O livro dos Baltimore é um livro altamente instigante, muito difícil de parar a leitura antes do final. A história gira em torno do drama que aconteceu com a família dos Goldman de Baltimore, narrada por Marcus que era parte dos Goldman de Montclair.

O texto inicia com a infância de Marcus, o deslumbramento pela vida que seus tios levavam em Baltimore e a cumplicidade que ele visualizava na família deles e a amizade com seu primo Hillel e também com woody que era o filho adotivo da família. Ele relata a atualidade e o passado em capítulos que se revezam em passado e presente e termina desvendando o final com o drama do dia de ação de graças que ocorreu com os Golman de Baltimore.

É uma história de amores, invejas e ao mesmo tempo perdão e rendeção. Páginas bem escrita de uma história complexa e dura ao mesmo tempo.

Cah 21/01/2022

Surpreendente
Esse livro me prendeu desde o começo. Não consegui para de ler até descobrir o que era o "Drama".
O autor conseguiu me surpreender com esse história. Recomendo muito esse livro.