Confissões do Sefardita Errante

Confissões do Sefardita Errante Edson Soares

Resenhas - Confissões do Sefardita Errante

edson 01/12/2016

RESENHA ESCRITA POR ALESSANDRO PEREIRA: "UM LIVRO INTRIGANTE"
Essa é um livro muito intrigante. Não direi que é fácil de ler, mas depois que se começa não se quer mais parar. O tamanho do livro (mais de 500 páginas, 536 para ser mais exato) me assustou no início. Mas quando comecei a ler, a leitura fluiu muito rapidamente. O personagem principal é um dos mais complexos que já vi na literatura brasileira. Profundo, místico, contraditório, violento e doce, etc. Nem mesmo sua sexualidade é algo definido, apesar da macheza do caráter: ele se envolve com homens e mulheres com uma brutal naturalidade, sem questionamentos pertinentes à sua sexualidade. O cenário é o Seridó, no sertão potiguar. Mas poderia ser qualquer outra região do mundo. A história é muito universal, inclusive deliberadamente inspirada na saga bíblica do Rei Davi. Quem não conhece o Seridó, não deve se preocupar: o autor apresenta as características do lugar numa Nota ao Leitor logo no início. Para desvendar a trama repleta de personagens, e para o leitor não se confundir, o autor também nos brinda com uma Lista de Personagens (Dramatis Perosnae) logo de cara, pra gente saber quem é quem na trama. Ao final do livro, temos uma Cronologia com os fatos históricos mais marcantes que ocorreram ao longo da jornada. Resumindo: um livro sensacional para leitores que apreciam um texto bem escrito e profundo, bem regional. O estilo do autor às vezes lembra Jorge Amado, outras vezes lembra João Ubaldo Ribeiro. Em certas passagens, puro Érico Veríssimo e seus arroubos épicos. Um grande livro que merece ser apreciado pelo grande público.