Crave a Marca

Crave a Marca Veronica Roth

Resenhas - Crave - A Marca

Lexie 07/04/2023

? Você aprendeu este ritual? Crave a marca.
Esta é uma galáxia com apenas alguns planetas que podem ser ocupados em um determinado sistema solar. Neste sistema acontece um fenômeno natural, a corrente, uma força invisível que confere habilidades às pessoas, podendo ser canalizada para máquinas, armas, naves, entre outros. Dos planetas deste sistema, é possível ver e sentir a corrente, cada um sentindo de uma maneira diferente de acordo com as habilidades conferidas a cada um. Neste sistema de nove planetas, governado pela nave da Assembleia, que temos os protagonistas Akos e Cyra.

Toda a construção do livro é impecável. A forma como a autora fez cada detalhe de um universo única e diferente foi incrível. Amantes de fantasia, essa aqui acerta no quesito inovação. Se torna um pouco pesado de ler, mas nada tão difícil.

O romance que não é o foco central também foi bem feito. Os dois extremamente fortes, que se completam de uma maneira muito boa. Cyra é única. Akos é único.

Agora o segundo livro, que promete trazer uma guerra com o Lazmet ainda vivo e Cyra sem ser uma Noavek. Estou ansiosa para saber a linguagem do Akos, também.

"Sou shotet. Sou tão afiado e frágil quanto vidro quebrado. Conto mentiras melhor do que digo a verdade. Vejo tudo da galáxia e nunca tive um vislumbre dela."

Fefe 09/03/2023

Não esperava
Eu amei muito esse livro, sinceramente no começo estava sem entender a que fim daria ele e fiquei com medo do fim por causa da autora.

Mas os protagonista são lindos e a forma que a relação deles é desenvolvimento foi de uma forma lenta e singela, que eu achei ótima e que super combina com os dois.

Estou louca pra ler a continuação

Paula1735 11/03/2023

Me surpreendeu!
Eu iniciei esse livro em janeiro desse ano e terminei ele agora em março, isso tudo por eu ter entrado na ressaca e ele ser bem arrastado em seus primeiros capítulos. Com diversos personagens , com nomes bem difíceis de lembrar e parentescos em conjunto.

Porém ele me surpreendeu mais do que eu esperava, com toda sua ação, construção de mundo e desenvolvimento dos personagens. E também por não ser apressado demais, com explicações e contexto. Adorei os personagens principais e a trajetória deles, ansiosa para ler o segundo.
eufontinele 11/03/2023minha estante
oi, pode curtir minha última publicação

Carolina 30/05/2023

Impressionante
Confesso que não esperava nada do livro e me surpreendi na leitura. Como sempre, a autora consegue nos manter presos até os últimos segundos.

aissa 24/02/2023

?????
Esse livro é muito bom!! O começo foi um pouco arrastado, mas depois que a leitura flui fica perfeito.
O plot do final foi definitivamente inesperado e já quero ler o próximo pra saber o que vai acontecer.

Adriana 27/02/2022

Marque a Dor
No início é livro difícil de ler , pq não rende a leitura , não sei explicar , mas conforme a estória vai desenrolando você começa a prestar a atenção e depois do capítulo 21 .Vc fica curiosa e prende a atenção e termina com sensação de e agora preciso ler a continuação

Carolina1220 09/03/2024

??????
Num geral bem geral mesmo é até um livro bom. A escrita é até fluída, mas a narrativa é muitas vezes meio morna e se perde com facilidade. É até bom, mas nem tanto assim.

Tentei não gerar muita expectativa com esse livro, tenho alguns pés atrás em relação a essa autora assim como quase toda uma comunidade. Sempre colocando as minhas expectativas em um padrão considerado mediano, a leitura, com toda a sinceridade, não chegou exatamente nas expectativas já médias, talvez bem em cima, na real, da linha mediana que eu estabeleci.

A história conta com uma base sólida, com um universo bem definido e realmente organizado, dá pra entender após um tempo como funcionam as coisas, mesmo que possa haver algumas confusões pelo caminho. O problema, é que parte dessas confusões podem ser feitas não por falta de compreensão dos leitores e sim pelos furos que se colocam como espaços vazios na narrativa.

Sério, é uma história tão esburacada de tanto furo que deixa a história muito mais difícil de compreender. Desde coisas mais simples até coisas que fazem certos sentidos da história mudarem sem a menor necessidade e as vezes nem mesmo com coerência.

Senti também que muito da história ficou rasa demais, as relações e interações entre os principais poderiam ser melhores trabalhadas no lugar de algumas coisinhas desnecessárias. As cenas de combate são muito pouco construídas, as vezes acabando rápido demais dando uma quebra no clima, nunca chegando a um clímax real. Alguns personagens chegam a cometer erros tão burros que chega a irritar, incluindo a própria Cyra que se diz A estudada mas não pensa em coisas tão básicas que parece que tão só passando um pano pra ela o tempo todo ao invés de ter realmente ter a construção de uma personagem que além de forte seja inteligente, como tentaram fazer. Cyra tem muita força e resistência, mas a mente dela é fraca em questão de por em prática seus conhecimentos.

Akos é um amor, mas esse arco de personagem bom demais é meio irritante as vezes. Gosto de que ele faça mesmo quando não gosta simplesmente porque é necessário, gosto que ele tenha bondade mesmo em um mundo ruim, mas as vezes é um tanto irritante a pegada de bom moço e é um tanto que tentam forçar isso dele ser mais bom que todo mundo e tals. Ele é um personagem que eu realmente me apeguei, ele tem uma história difícil, um arco de superação bonito, um bom perfil de herói, uma personalidade marcante e reconfortante, uma ousadia inesperada que dá aquela sensação boa que te faz dar risadinhas. Entretanto, tem algo nessa vibe de bom moço excessivo que me irrita um tanto.

Tem uma boa construção dá parte distópica em que o governo tirano é muito bem construído, mas a parte da revolta, a parte da resistência até o momento precisa melhorar muito pra ser o suficiente, precisam se mostrar mais para que vitórias sejam justificadas.

Tem personagens mal construídos, furos na narrativa, poderes muito chulamente explorados, contradições e as vezes é meio cansativo. Entretanto acaba sendo uma história que cativa, com um mundo bem construído, frases de efeito impactantes, personagens com potencial de apego alto. É bom e ruim, ruim e bom, tudo ao mesmo tempo.

Existem coisas que podem ser consertadas futuramente, lacunas que podem ser preenchidas, mas outras que muito dificilmente vão fazer sentido o que debate e caí com a qualidade da história.

Não me arrependo de ter lido, mas me deixou sem muita vontade de ler o segundo agora, fiquei realmente curiosa mas pouco, não o suficiente pra eu engatar logo no próximo livro.

Entendo muito quem gosta, mas não me pegou o suficiente, foi superficial demais pra mim meu envolvimento com essa história. Potencial? Tem. Entregou? Pra mim não.

beanztriz 21/06/2021

queria muito ter gostado desse livro, mas não teve como. tinha potencial para ser excelente, mas a autora não se aprofunda EM NADA do universo, ela só cita e vc que se vire pra entender.
a história é situada no espaço, mas a construção de ambiente é tão pobre que eu esquecia desse fato. não tem problema não se aprofundar no universo, mas a própria autora introduziu uma porrada de questões políticas e não se aprofundou em NADA. se tornou uma leitura confusa ao extremo.
o ponto positivo da história são os personagens, muito bem desenvolvidos, me apeguei muito a cyra.

Gramatura Alta 17/04/2017

Falsa ficção-científica
Por várias vezes, eu desejei ler a série DIVERGENTE. Isso, até assistir ao filme e receber spoilers de como termina o último livro. Aí, fiz o contrário. Fugi dessa série. Então, fiquei sabendo desse novo livro da autora, CRAVE A MARCA, que traria um enredo que agradaria aos fãs de ficção-científica, mais especificamente aos fãs de STAR WARS. Bem, acredito que se eles lerem a história, não irão gostar muito do que vão encontrar.

Antes de continuar, deixar uma coisa bem clara: CRAVE A MARCA não é ficção-científica! A grandiosidade do enredo que está na sinopse, sobre os dois personagens poderem influenciar toda uma galáxia, é totalmente exagerada, uma vez que o enredo acontece quase em um único planeta, em uma única cidade, e os perigos que eles enfrentam, são sobreviver a lutas dentro de arenas. Na verdade, CRAVE A MARCA é uma distopia misturada com Young Adult, que usa breves passagens no espaço para se afirmar como uma ficção-científica.

Mas a autora usa outras inspirações para compor uma trama arrastada, confusa, cheia de informações que não são bem explicadas, cenários pouco descritivos e uma ação tão rasa, que desanima. Ela utiliza a velha fórmula do casal de famílias rivais (neste caso, de raças rivais), que se apaixonam; da filosofia da Força de STAR WARS, misturada com poderes mutantes e predestinação; e de JOGOS VORAZES, misturado com gladiadores da Roma antiga.

Mas isso nem seria ruim, se fosse bem aplicado. Não é. A autora se perde em diversos momentos e não consegue compor uma história que deveria ser cheia de cenários fantásticos. O que ela consegue, é deixar o leitor perdido. As naves espaciais, ou melhor, a nave espacial, uma vez que só aparece uma e, mesmo assim, é tão pouco descrita que mais parece um navio, serve apenas para locomoção; as armas utilizadas, são todas da idade média: facas e venenos; as armaduras de luta, bem... não consegui compreender o que elas são, porque são feitas de materiais que não conhecemos, e nem são explicados.

Deixando a falsa ficção-científica de lado, porque senão vou reclamar por mais alguns parágrafos, vou falar da única coisa que é legal no livro: Cyra. Ela é irmã do vilão, Ryzek, que governa a nação Shotet com mãos de ferro, e mata qualquer um que vá contra seus planos. O poder de Cyra é fazer os outros sentirem dor. Esse poder é visível por todo o seu corpo através de fios negros, sempre em movimento por baixo de sua pele. Quanto ela usa toda a força de seu poder, sua pele fica totalmente negra. Mas a dor que ela causa com um toque, ela sente o tempo todo. Mesmo com analgésicos fortes, a dor está sempre lá.

Ryzek usa o poder da irmã em sessões de tortura, para conseguir confissões dos inimigos. Akos, da nação Thuvhe, que é sequestrado ainda criança pelos Shotet, possui um poder que Ryzek julga imprescindível para controlar Cyra: Akos anula o poder de Cyra. Assim, quando Cyra é tocada por Akos, ela para de sentir dor. Os dois passam a viver juntos, o tempo todo.

Cyra me consquistou por sua fragilidade, pelo que ela sofre nas mãos do irmão, por seu conflito moral ao ferir os outros, por sua perseverança em tentar se libertar e por seu senso de justiça. Mais do que isso, é Cyra que gere todas as ações da história, até mesmo aquelas perpetuadas por Akos, uma vez que ela se envolve em todas sem ele saber.

Mesmo assim, e infelizmente, isso não é suficiente para salvar a história. Inclusive, existe outro ponto na narrativa que me deixou confuso: os capítulos são alternados entre Cyra e Akos. Nos de Cyra, a narrativa é feita em primeira pessoa. Nos de Akos, a narrativa é em terceira pessoa. Não há nenhum motivo justificável para isso, uma vez que o foco da ação nos capítulos de Akos, se concentram todos nele. A menos que a autora pretenda matá-lo no futuro, por isso ele não conta sua própria história. Não sei se isso é verdade, então não encarem como um spoiler, mas foi a única explicação lógica para a mudança de narrativa.

Acredito que o prazer na leitura de CRAVE A MARCA dependa de com qual expectativa você irá ler. Ser você for fã de Young Adult, de romances, de distopias leves, conseguirá apreciar a história. Agora, se você for fã de ficção-científica, de fantasia, de STAR WARS, não irá conseguir apreciar, como eu não consegui.

site: http://www.gettub.com.br/2017/04/crave-marca.html
Rogers.Lima 06/05/2017minha estante
Acho q sei pq os capítulos desse anos serem em terceira pessoa, a Verônica tem dificuldade de criar personagens masculinos. Ela mesma falou isso em uma entrevista, pois no último livro de divergente ela alterna capítulos entre a personagem principal e o par romântico. Deu tudo errado pq ela só sabe escrever por uma visão feminina e quando se lê parece q é o mesmo personagem em vários capítulos, mas na vdd é uma garota e um garoto matando a história.

Rogers.Lima 06/05/2017minha estante
Akos*

let 20/09/2021

mUito bom.
eu vou ser sincera em falar que nao esperava NADA desse livro, mas definitivamente fui surpreendida. no começo a história tem uns pontos meio confusos pois a autora faz questão de dar os mínimos detalhes de tudo, mas quando você entende a leitura flui muito. apesar de ter demorado nesse livro eu realmente gostei DEMAIS, os personagens sao incríveis, o plot é de boa qualidade e tudo mais. ansisosa p ler o próximo !

Dudah 09/09/2021

Crave a marca akos
Esse livro e quase perfeito, ele e divido e partes e narrado por 2 personagens incríveis que te prendem o tempo todo.
Nos primeiros 3 capítulos eu ja tava desesperada pra saber mais. E eu fiquei assim o livro inteiro, porque as reviravoltas e os diálogos te mantém totalmente focado e a escrita e muito boa.
Esse livro e incrível uma mistura de fantasia com ficção perfeita demais
Ele so não ganha 5 estrelas porque eu acho que ele e ótimo como livro individual.
E eu fico preocupada que a continuação não chegue ao nivel desse

Renato Vitório 31/05/2020

É...
Uma fantasia interessante, talvez funcione pra quem já está acostumado com o gênero
Eu curti do começo ao meio, mas ai foi ficando bem massivo e repetitivo
O final n foi tão cativante a ponto de dar vontade de ler o segundo.

Thais 20/06/2020

"É difícil saber o que é certo nesta vida. Fazemos o que podemos, mas o que realmente precisamos é de compaixão."

Não sou muito fã do gênero fantasia mas esse livro realmente me surpreendeu.
O começo foi meio difícil pois demorou a se desenvolver mas depois de conhecer a protagonista ( que foi uma das melhores que já vi) o livro me prendeu demais!! O FINAL então nem se fale, me fez criar várias teorias e desejar demais ler o segundo livro.

A.J.B 21/06/2020

Crave a marca
"Crave a marca" foi o primeiro trabalho da Veronica Roth que eu li e penso que não poderia ter começado por título melhor.
O que mais me chamou atenção nesse livro foi como uma cultura pode ser desmoralizado por causa de algumas atitudes de seus principais representantes além da dinâmica de dois "inimigos" convivendo e se ajudando para alcançar seus objetivos pessoais.