Manual do Futebol Americano

Manual do Futebol Americano Antony Curti

Resenhas -

Kyrla 16/02/2021

Ensina as principais regras e conceitos do futebol americano, mesmo iniciantes conseguem entendem. O livro vai se aprofundando aos poucos.
Tem partes que enrolam demais e achei infantil algumas comparações.

Diego 10/10/2017

Touchdown Raiders!!
O futebol americano é um esporte que vem crescendo constantemente no país. A cada temporada, mais pessoas começam a se interessar por ele, mesmo sendo algo muito diferente dos esportes populares no Brasil. Por conta disso, o futebol americano pode parecer algo bem estranho para iniciantes, com um placar com alto número de pontos, um campo cheio de marcações e uma bola que não é redonda. Para explicar essas e diversas outras peculiaridades do esporte, esse manual é interessantíssimo.

A primeira metade do livro é totalmente voltada para o leitor novato no esporte. Esses primeiros capítulos mostram o be-a-bá do futebol americano, como explicações sobre cada posição, dimensões e marcações do campo e um resumo das regras do jogo. É interessante notar que em diversos pontos o autor busca comparações com o futebol da bola redonda, com o intuito de aproximar mais o leitor brasileiro para esse novo esporte. Há também um pouco da história do futebol americano, desde seus primórdios em 1910/1920 até os dias de hoje, além da importância do draft e free agency. Para terminar essa primeira metade do livro, o autor faz uma rápida apresentação dos 32 times atuais da NFL, mostrando resumidamente um pouco da história de cada um.

A segunda parte trata de tópicos um pouco mais avançados. Os capítulos falam de conceitos básicos de ataque e defesa. Ouviu o comentarista do jogo na tv falar que a defesa estava posicionada num 4-3 Cover 2 Man e o wide receiver correu uma rota out? Aqui é a hora de entender um pouco sobre a tática do jogo.

O único ponto negativo fica para a revisão de texto. Ao longo de todo o livro se encontram pequenos erros de digitação ou de concordância. Embora nenhum deles torne a compreensão do texto impossível, sua frequência acaba se tornado um pouco chata, algo que não se espera na publicação de um livro.

Aqueles com conhecimento mais avançado no esporte não encontrarão muitas novidades no livro, apenas uma ótima referência bibliográfica do esporte e uma leitura muito agradável. Para os iniciantes que querem aprender, se aprofundar e começar a realmente amar o esporte, a leitura é essencial.
Oz 10/10/2017minha estante
Aeee! Resenha!

Caio 18/05/2020minha estante
Ótima resenha, amigo! Estou pensando em comprar o livro, agora você me conveceu!