Pela Luz dos Olhos Teus

Pela Luz dos Olhos Teus Vinícius de Moraes

Resenhas -

Katia Rodrigues 09/11/2021

Ah, o amor!
Você conhece estes versos?

Olha que coisa mais linda
Mais cheia de graça
É ela menina
Que vem e que passa...

E estes?

Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos seus
Resolvem se encontrar
Ai que bom que é isso, meu Deus,
Que frio que me dá o encontro desse olhar

Atrevo-me a dizer que Vinícius, como nenhum outro, é o poeta mais conhecido do público brasileiro e o mais amado também. Quem não conhece, algum verso que seja, de suas canções?

Esta antologia, de belíssimas ilustrações feitas pelo artista plástico Filipe Jardim, reúne 22 poemas, dos mais conhecidos do autor, sobre o tema mais recorrente em sua obra: o amor. Interessado nos temas do cotidiano, nas coisas simples da vida, o poeta explora com sensualismo os temas do amor e da mulher amada. De linguagem simples, o verso livre propicia uma comunicação direta e dinâmica. Por exemplo, os versos inicias do Soneto do maior amor:

Maior amor nem mais estranho existe
Que o meu, que não sossega a coisa amada
E quando se alegre, fica triste
E se a vê descontente, dá risada.

Em suas mãos o soneto ganhou uma roupagem diferente, mais moderna e real, fazendo uso de expressões do cotidiano, pouco comuns nesse tipo de composição clássica. Vinícius traça um caminho fascinante em direção à percepção material da vida e do amor. De orientação espiritualista e idealizante sua poesia é apaixonantemente hipnotizante.
Gio 09/11/2021minha estante
Grato ??

RafaelM 09/11/2021minha estante
Sensacional ???

Katia Rodrigues 09/11/2021minha estante
Valeu, Rafael ?

Alê | @alexandrejjr 12/11/2021minha estante
Que texto delicioso de ler, Katia! Parabéns!

akame7 09/03/2022

"De tudo, ao meu amor serei atento"
Que lindas e amáveis!!! Tão bem escritas e tão sensíveis. Ler cada uma delas foi como receber um abraço quentinho. Talvez um dia eu ganhe na Mega Sena da vida e possa dedicá-las a alguém. Me fez ficar pensando na tamanha sorte que alguém tem quando encontra um amor companheiro, um amor que atravessa os diferentes momentos da vida ao seu lado.

Emprestado por uma pessoa TÃO especial, esse livro reacendeu em mim o gosto pela poesia. Incrível adentrar na arte de Vinícius de Moraes. Acho que agora pude compreender melhor o porquê de seu nome ser tão importante e majestoso quando se trata do lirismo brasileiro.

Eu tenho uma mania quando se trata de poesias. As leio em voz alta e, ao ler as de Vinícius, diversas vezes parava, pois meu coração ficava quentinho e eu dava aqueles gritinhos histéricos de quem não está acreditando no que acabou de ler. Me deixou sem palavras, apesar de em minha mente se passar muitas delas. Sem dúvidas, a melhor arte vem do amor e/ou da dor. Creio que nada inspira e dá tanta profundidade a um homem como esses dois sentimentos, iguais em intensidade.

Enfim, obrigada, Arthur.

Melhores poemas: Soneto do maior amor, Poema dos olhos da amada, Ternura, Soneto do Corifeu, Soneto do amor total, Ausência, Cântico, Soneto do amor como um rio, Soneto de inspiração, Na esperança de teus olhos, Soneto de fidelidade .

paloma 19/06/2021

Uma pequena coletânea com alguns dos poemas de Vinicius. Particularmente gostei muito da edição, as ilustrações são maravilhosas e dão um toque alegre e colorido aos poemas do “Poetinha”.

Beatriz 30/05/2020

Lindo!
O livro é uma coletânea dos melhores poemas, sonetos e poesias de Vinicius de Moraes, a edição é linda, toda ilustrada, e a escolha das obras do autor são excelentes!
re.aforiori 20/09/2021minha estante
Maravilha encontrar o nosso querido ?Poetinha? também por aqui!

??
????

Sergio.Aquino 19/05/2020

Poucos poemas.
A obra reuniu poucos poemas. São ótimos e as ilustrações dão um charme ao livreto. Um bom presente mas esperava mais.

Lennon.Durval 20/03/2024

Um livro curtinho mas que engrandece e alimenta a alma com as mais belas palavras.
fiquei muito encantado enquanto lia, e sei que ainda voltarei ali.

misefe1964 10/12/2023

Um artista por suas palavras
Tão bom é ler, e ver como as palavras são bonitas quando colocadas de uma certa forma. Como é lindo o amor expressado em palavras.
Não só o amor, mas o desejo, a saudade, a melancolia, os sentimentos mais diversos da vida.
Ouvir, ao ler, tanto ritmo nos versos, tanta profundidade no que expressam, tanta verdade.
Uma leitura muito fácil, repleta de versos memoráveis que hão de ser repetidos diversas vezes ao longo da história. Um clássico da poesia brasileira, inesquecível.

Lorena 20/12/2022

Ler Vinicius é sempre um prazer inenarrável. Poesia limpa, pura, genuína e sincera.
É lindo, é leve e faz um carinho no coração! ???

Mauve 02/10/2022

??
Ele é tão curtinho, a leitura fica tão fluida que parece pouco... Mesmo com tantos poemas, que foram escolhidos de maneira assertiva, o final do livro veio com um sentimento de falta, mas se continuasse talvez não tivesse o mesmo impacto.

Bruna3731 01/02/2021

Edição Perfeita
Sempre fui apaixonada pela escrita de Vinicius de Moraes. Esse livro tem alguns dos meus poemas preferidos do autor, mas a grande qualidade dele é a linda edição com as incríveis ilustrações de Filipe Jardim e o material de extrema qualidade.

Kal 28/12/2023

Vinicius é arte
Todos os poemas são impressionantes, eles são todos tão carregados de sentimentos, drama e amor que te colocam em uma posição tão viciante enquanto tu interpreta tudo. É lindo ver que os poemas são tão carregados de emoções, eu realmente me impressionei.

Rodrigo 28/04/2022

Lindo!
Reunião de alguns dos mais belos poemas de amor do poetinha. Lindos! Uma ótima obra pra iniciar no mundo de Vinicius de Moraes.

estergdias 24/11/2020

Rápido e acolhedor
Ilustrado colorido por dentro, com poemas lindíssimos que fazem a gente dar sorrisos enquanto lê! Lindo ?

Gabriela.Morais 18/01/2022

Pela luz dos olhos teus | Vinicius de Moraes
Primeira vez lendo algo do Vinicius, o livro é simplesmente lindo (tanto nas ilustrações quanto nos poemas/poesias), uma leitura super rápida (apesar de em algumas partes eu demorar um pouco pra entender o significado de algumas palavras usadas) e agradável ??

Gabi.Martins 26/02/2022

Coloque uma bossa nova pra tocar e aprecie essa obra prima!
?São demais os perigos desta vida. Para quem tem paixão, principalmente?

Quem não ama uma bossa nova? E quem ainda não ama poesia? Pois hoje eu te indico os dois, então se prepare, pegue o livro e coloque uma boa bossa no fundo.
Esse livro tem trilha sonora marcada, basta apenas ler o título e você começa a cantarolar a música automaticamente.
Falando sobre amor em seus versos, Vinicius separa 22 lindos poemas que nos levam para um estado de leveza e reconhecimento.
Afinal, quem nunca amou? Quem já, que recite o primeiro poema!
O escritor tropeça em sonetos e versos ritmados.
O amor é tratado como algo que mesmo quando machuca é sereno, vale a pena ser sentido. Traz saudade mas também há o reencontro.
É o amor de um casal adolescente nascendo e do casal de idosos se esvaindo com o tempo.
Seja qual for, o perigo de amar é não amar.
Não tem muito o que falar, apenas sentir. Degustar. Apreciar.
Quem quer já tenha amado ou não vai ser correspondido por cada palavra descrita nesse livro.

"Quem sabe a morte, a angústia de quem vive. Quem sabe a solidão, fim de quem ama.
Eu possa me dizer do amor que tive.
Que não seja imortal, posto que é chama.
Mas que seja infinito enquanto dure."

Boa leitura!