Zé do Caixão

Zé do Caixão Laudo Ferreira

Resenhas -

Katia Rodrigues 16/03/2021

O estranho mundo do Zé do Caixão
Essa HQ do talentosíssimo Lauro Ferreira adapta para o universo dos quadrinhos dois filmes do cineasta José Mojica Marins criador do icônico personagem do cinema independente Zé do Caixão: À meia noite levarei sua alma e Esta noite encarnarei no teu cadáver. A primeira aparição de Zé do Caixão acontece logo na abertura da HQ com um pequeno monólogo:

O que é a vida? O princípio da morte!
O que é a morte? É o fim da existência!
O que é a existência? É a continuidade do sangue!
O que é o sangue? É a razão da existência.

Nessa introdução é possível perceber algumas características marcantes do personagem. Ao longo das histórias é apresentado ao leitor todo o estranho universo do personagem: sua obsessão pela mulher perfeita que lhe daria o filho perfeito, seu antagonismo com as instituições religiosas e a sociedade em que vivia.

No melhor estilo terror trash, feito para chocar (cenas de estupro, orgia, tortura e outras coisas mais), o sádico e cruel Zé do Caixão arquiteta planos para gerar um filho perfeito com o intuito de dar continuidade ao seu sangue.

Josefel Zatanas, verdadeiro nome do personagem, transcende a figura clássica do monstro de filmes de terror. Cinema nacional arrasa ;)

WilsonSacramento 10/07/2017

Sua alma!
Na veia de terror, pós Lovecraft e Dylan Dog, um mestre do tema cinematográfico brasileiro sob a arte fenomenal de Laudo e finalização do Omar, artistas da nona arte incríveis.

Zé do Caixão é um ícone conhecido por todos no mundo do cinema, aclamado no gênero do terror em todo o mundo, e tem 2 destas obras transpostas para as HQs, e o resultado não poderia ser melhor.

Leandroaug 18/03/2023

Adaptação fiel
"Zé do Caixão em Quadrinhos" é um ótimo resgate do cenário de quadrinhos nacionais. A adaptação dos dois primeiros filmes do personagem é fiel e apresenta um traço de desenho simples, porém eficiente, que emula os quadrinhos norte-americanos produzidos na época.

No entanto, a edição contém alguns erros, incluindo um balão que está sem texto. Apesar disso, a obra vale a pena ser adquirida para aqueles que apreciam tanto quadrinhos quanto cinema trash, ou ainda para quem deseja conhecer esse personagem icônico do imaginário brasileiro.

iacsll 15/04/2023

Indubitavelmente, perfeito para fãs de trash terror.
Ao contexto que se insere a criação de Mojica, pode-se dizer que ela é uma masterpiece do cinema nacional. Afinal, confrontando taboos, a religiosidade e até algumas autoridades políticas, o Zé do Caixão aparecia nas telonas preto-e-branco satirizando o diabo, em sua insaciável busca pela mulher superior que, com ele, iria gerar o ser perfeito.

A HQ é bem fiel à obra original de cinema. Recomendo que veja-a inicialmente, para uma melhor inserção à estória.

Confesso que, no meu caso em particular, não gostei muito da leitura. Não sou fã de trash e fui pego de surpresa quando descobri a tipologia da obra. Zé, o protagonista, é violento, insensível, egocêntrico e narcisista. Somente isso.

Seus ideais e motivações não são muito bem difundidos - assim como todo nosso conhecimento acerca de sua filosofia de vida se limita ao saber de que crianças são os seres mais puros, por seguirem o instinto natural humano. Ótica que o transforma, também, em um ser superior, por agir instintivamente.