Gelo e Fogo

Resenhas - GELO E FOGO

1 | 2 | 3 | 4

Vladia Castro 06/03/2020

Gelo e fogo ****
Meira agora é rainha de Inverno e tem que aprender a fazer alianças para governar e reconstruir seu reino. Seu principal obstáculo é o Rei Noam, de Cordell, a quem Inverno deve muito. Meira e Theron saem para outros reinos em busca de chaves que possam resolver o mistério do Abismo da Magia, mas grandes revezes podem acontecer.

Todo Dia Um Livro 03/12/2023

Que livrooooooo
Simplesmente perfeito
Os plot
As reviravoltas
Nossa, que perfeição
Agora é ler o último

Claudia 13/03/2022

Como a própria autora escreveu, continuações são difíceis.
Mas achei que ela se saiu bem, e o livro continua divertido e interessante.
Vamos para o terceiro livro.

Beatriz 03/04/2022

Os filhos do degelo
Vou começar falando que no começo tava todo mundo insuportável, até que me toquei que esse livro é um livro de transição. Encontramos os personagens meio perdidos no que eles eram, no que são no momento e no que querem ser, o que é interessante na história, mas também ver personagens que no livro passado eu achei incríveis e coerentes totalmente perdidos foi um pouco difícil de ler. Gostei dos novos personagens, o universo continua muito bem feito. Gosto do fato da autora ver a importância de colocar política, apesar de particularmente não gostar da polícia que ela aplica. Mas o ponto máximo pra mim é ela não colocar magia como algo bom, e sim perigoso, uma vibe meio GRRM que eu amo. O livro é mais lento que o primeiro, mas acho que ele cumpre bem seu papel como transição do primeiro para o terceiro.

bruxadecopas 13/07/2022

DEVORANDO!!!
? "Precisamos encarar o que somos. Tudo o que somos, principalmente as partes que doem." ?

Angra supostamente morreu, os Invernianos estão livres, de volta ao que já foi o reino de Inverno e estão prontos pra reconstruir sua história. Meira se descobriu a Rainha de Inverno, verdadeira filha de Hannah e o condutor de toda magia do Reino. Tudo poderia parecer o mais próximo de perfeito possível, mas ter se aliado a Cordell em algum momento, pode não ter sido a decisão correta.

A dívida que Inverno tem com Noam pela ajuda na batalha e na reconstrução do reino faz com que os Invernianos, sob a ameaça de terem seu reino tomado por Cordell, cavem as minas e procurem por algo de extremo poder e interesse para o Rei: o Abismo do Poder perdido de Primoria.

Quando o abismo finalmente é encontrado, eles descobrem que não conseguirão se aproximar e nem abrir a porta que guarda o poder, já que são repelidos por magia. Para Meira isso é ótimo, mas para Theron, que vê uma oportunidade de unificar os reinos com o poder do abismo, é algo que precisa ser resolvido. Então após contar para Noam sobre a descoberta, Theron e Meira partem em uma viagem para Verão, Ventralli e Yakim para conseguir as chaves que abrirão o portal do abismo. Mas Meira fará tudo o que puder durante essa viagem para livrar inverno de Cordell e impedir que as chaves sejam usadas.

Em paralelo temos Mather, que após descobrir não ser o verdadeiro rei de inverno, precisa lidar com sua nova posição e com seus novos deveres. O que lhe deixa livre para planejar e enxergar o que realmente Cordell está fazendo com Inverno.

O livro é narrado pelo ponto de vista de dois personagens: Meira e Mather.

Ele foca completamente nos conflitos políticos entre os Reinos, no crescimento de Meira como Rainha e o que ela deve ou não fazer, na humanização de Mather como alguém que não tem mais um cargo de poder, nas formas como as confianças concedidas podem ser facilmente quebradas e nas histórias escondidas e esquecidas sobre a magia dentro de Primoria.

Muitas coisas acontecem nesse livro e só fazem com que a vontade seja realmente ir devorando as páginas para descobrir mais e mais e quando você for parar pra ver, já está terminando.

Felizmente nenhuma das narrativas, seja de Meira ou Mather, é chata ou desnecessária. Ambas são necessárias e se tirássemos a de Mather, por exemplo, não teríamos metade da percepção que temos no fim.

O final foi com o gancho perfeito pro terceiro, pronto pra te fazer ficar cheio de curiosidade e correr pra começar o próximo.

Rfgaugustin 10/08/2023

Fraaaaaaaaaco...
Arrastaaaaado...
Bem livro do meio. A propria autora fala q é um volume agridoce e q sequências são difíceis.
Sensação de não avançar na história até os capítulos finais em que tudo acontece.
Mas as partes do Mather eram boas.

Lanny 04/01/2019

Chato e arrastado, mas o fim compensa
Nossa como tive trabalho pra ler esse livro. Tinha hora que me dava vontade de desistir ou então de pular os capítulos narrados por Meira e ler apenas os de Mather, mas no fim compensou porque aconteceu tudo de uma vez só e foi surpreendente, mas o calvário que eu tive que percorrer pra chegar lá me fizeram dar apenas duas estrelas.

Lauraa Machado 01/12/2018

Precisava ser um pouco mais divertido e com mais ação
Eu tenho uma verdadeira relação de amor e ódio com livros de alta fantasia como esse. Sempre corro atrás deles, sempre me animo com as histórias e tem horas em que sinto uma falta enorme de ler um livro desse gênero. E aí tem horas em que só de começar ou de pensar em começar a ler um livro assim, já fico completamente desanimada e incomodada, verdadeiramente cansada de todos os detalhes em comum que aparecem em tantos.

Eu não estava cansada quando comecei esse livro, mas fiquei durante a leitura. Ele não é nada ruim e, se eu estivesse em um momento melhor, talvez tivesse amado como foi com o primeiro da trilogia. Ele é realmente muito bom, o desenvolvimento dos personagens, apesar de um pouco incerto e confuso em relação à Meira, precisava ser feito e o resto da história se movimentou consideravelmente bem.

O enredo é bom, tem cenas bem interessantes, outras mais irritantes (principalmente por personagens se colocarem em situações ruins sem qualquer propósito), mas é sempre movimentado. Adoro como a autora nunca perde tempo em momentos inúteis, como a viagem de um lugar ao outro. Na verdade, amo. Porque essa é uma das coisas que mais me incomodam em outros livros desse gênero, e pude evitar aqui.

Mas não tem como negar que esse é um livro de transição para o terceiro. A autora passou ele inteiro construindo o conflito do terceiro e deixando para depois todo seu verdadeiro desdobramento. Não tem nada de errado em um livro de transição assim, muitas vezes, como aqui, ele é necessário, mas eu teria gostado muito mais se a autora tivesse criado algum elemento realmente divertido que conseguisse me distrair da dúvida e tragédia que estavam pairando sobre Meira a história inteira. Livros que precisam ligar outros dois costumam ser chatos por causa dessa função, por não terem um propósito sozinho, então necessitam de alguma distração para deixá-los mais interessantes e menos pesados, e definitivamente não deveriam ser muito grandes.

O que mais faltou aqui foi ação, como era cheio no primeiro livro, além de momentos leves, divertidos e que não fossem permeados de preocupação como o resto. A criação da história e seu desenvolvimento até agora são bastante complexos e interessantes, mas pesados demais para a sensação que esse livro passa sem qualquer respiro.

E essa é basicamente a crítica que me fez tirar uma estrela da nota. Meira passou quase o livro todo insegura e precisando se encontrar, mas ela continua sendo uma protagonista ótima. Theron foi insuportável do começo e fiquei torcendo para que ele morresse ou só deixasse de ser relevante. Sir e sua relação complicada com todo mundo continuam super interessantes e nunca se contradizem. Mather é um ser maravilhoso que teve os capítulos mais próximos de serem divertidos, mas nunca chegaram mesmo lá. E Ceridwen é uma rainha, ou pelo menos devia ser. Amei ela e a interação dela com a Meira tanto, quero mais.

Tenho mais uma reclamação, é verdade, mas não vou tirar nota por ela, porque não é exatamente uma crítica. O livro tem duas narrações, da Meira e do Mather (e já vi que o próximo vai ter da Ceridwen também, mal posso esperar!). A dela é na primeira pessoa e no presente. Entendo a autora querer fazer a do Mather na terceira pessoa, concordo que é a melhor ideia. Só não sei por que ela resolveu fazer no passado. Fiquei bem confusa, é verdade, e essa era a primeira coisa que eu percebia quando os capítulos mudavam, essa troca abrupta que não fez nenhum sentido, já que as histórias se passavam ao mesmo tempo.

O livro é bom, pode confiar, só não é tão divertido e interessante quanto o primeiro, e consegue ser ainda mais pesado. Mas tenho grandes esperanças para o último.

jenni 26/03/2022

Desenrolar calmo, mas final marcante
Apesar de ser quase o livro inteiro em pura calmaria não achei uma leitura cansativa, consegui ler sem me forçar ou reclamar. Trabalharam mais os personagens e amei que colocaram o Mather como um dos protagonistas.

Conhecemos todos os outros reinos que faltavam, com exceção de Paisly que pelo jeito é tão f0d4 que o último livro vai acontecer somente lá.

Quando você acha que Inverno vai voltar a se reconstruir dps do livro1 vem a continuação e quebra a nossa cara bonito. Eu chorei de tristeza, de raiva. Digo com tranquilidade que as últimas 150 páginas compensam a calmaria do livro todo.

Tiffany 24/11/2021

RAINHA DO MUNDO LITERÁRIO TODINHO
Não tenho palavras. De verdade.
Estava super ansiosa para ler essa continuação e me surpreendi mais ainda!
Meira aparece como uma soldada super bem treinada, mas ainda impulsiva e corajosa do jeito que amamos! Ela pode ter mudado, mas sua essência nunca se perdeu...
O que mais gosto na descrição de Meira é que ela ainda é a heroína e a protagonista mesmo com todos os seus defeitos, a autora não procura criar heróis míticos, mas herois com defeitos como vemos no dia a dia.
Mather, Sir, Nessa, Alysson, Theron e tantos outros aparecem com a mesma riqueza de detalhes que torna essa história tão incrível.
Prepare-se para uma nova aventura com traições, amores, muita guerra política e magia!
E se prepare para as mortes (é o meu spoiler...)

Leia e quando terminar vem conversar comigo porque QUE FINAL FOI ESSE MEU DEUS???

AMEI E JA ESTÁ FAVORITADO!

Osmarina2 15/05/2023

Tão old
Eu ficava me perguntando por quê não via ninguém comentar desse livro. É um livro que o tema esta em alta, principalmente depois de ACOTAR E TDV.

Só fui reparar mais tarde o quando o livro foi lançado. Realmente ele é "antigo" para o público de agora.

Sobre a história:

É uma saga de 3 livros... então o primeiro é uma apresentação da história, o segundo é a razão para o confronto final no terceiro livro.

Esse não escapa dos clichês de livro do meio, o início de uma jornada, conseguir aliados e blá blá blá.

Tiveram coisas boas ? SIIM! O aparecimento de uma personagem incrível e que já queria um romance entre ela e Meira, não vou dizer para fazer mais pessoas lerem esse old book.

Foi tanta enrolação que no final eu já tinha resolvido tudo. Queria muito falar sobre uma parte do final que estou com raiva mais não quero colocar aqui como spoiler. Só uma dica, odeio triângulos amorosos, sempre acaba com o cara que eu não queria.

Igor.Marques 22/10/2020

Essa trilogia é perfeita, não tem como não gostar. A única coisa é que, leiam o segundo livro já comprando o terceiro, porque a ansiedade que vai dar quando acabar de ler o segundo vai ser complicado!

Giu Blue~ @giugiu_blue 30/04/2022

Gelo e Morno
Esse livro pra mim foi um processo, ainda mais porque comecei a lê-lo anos atrás e acabei deixando ele de lado por falta de tempo. Quando finalmente tive o tempo, já não lembrava do que acontecia na história e teria que ler tudo de novo. Finalmente, nesse ano de 2022, resolvi definitivamente terminar a leitura dessa trilogia, o que me fez reler "Neve e Cinzas", reler parte de "Gelo e Fogo" e ler o que eu ainda não havia lido. Tudo por causa da minha memória de Dory. Complicado e estressante KKKKKKK.

Mas enfim, sobre o livro em si. Não sei se minha crítica é a mais justa possível, visto que tive que reler grande parte do livro, mas achei ele bem arrastado como um todo. Achei pesado de se ler porque haviam muitos detalhes, muitas informações e pouca ação que te prendesse às páginas. Tudo pareceu morno. Apenas no final, nas últimas 100 páginas do livro, mais ou menos (na verdade, acho que menos que isso), o livro finalmente me prendeu e surpreendeu.

Eu achei o enredo muito bem estruturado, por um lado, as reviravoltas foram boas e me pegaram de surpresa. Não foi como eu esperava. Mas colocar essa ação apenas no final do livro é um erro que considero bem chato, porque estraga a leitura. Você se arrasta o livro inteiro pra no final ter um pouco de emoção. Isso demonstra uma escrita que deixa a desejar. Caso eu não estivesse determinada em dessa vez terminar a trilogia, provavelmente teria desistido da leitura.

E, mesmo que eu precise reconhecer a sapiciencia da história, que tem sido bem elaborada em seus detalhes, construção de mundo e política, não consigo me apegar de verdade aos personagens. Também considero um problema grave, afinal, por que eu leria a história de pessoas com as quais não me importo? Acho que faltou bastante uma aproximação do leitor com os personagens, algo que os ligasse a vida real, ao ser humano em si. De todo modo, só sei que não foi feito o suficiente para que eu me importasse com grande parte dos personagens. Estou, como disse acima, "morna" para com eles. Sem contar que me irrita a protagonista tomando umas iniciativas tão burras e o pessoal ao redor agindo dessa forma também. Quase me faz dar razão pro vilão, porque honestamente, é tão fácil pra ele tomar o poder desse povo burro.

Enfim, agora vou ler a conclusão da história da Meira e honestamente espero que valha a pena. Dei 3,5 estrelas pra "Gelo e Fogo" porque devo reconhecer que foi bem elaborado no quesito história e construção de mundo, mas acho que deixou muito a desejar na maneira de apresentar isso, na escrita em si, na organização de roteiro e na expressão da história como um todo.

1 | 2 | 3 | 4