Dívida boa dívida ruim

Dívida boa dívida ruim Jon Hanson

Resenhas - Dívida boa dívida ruim

CleitonOliveira 12/09/2014

Dívida Boa Dívida Ruim Jon Hanson
O livro Dívida Boa Dívida Ruim do autor Jon Hanson, nos apresenta como podemos utilizar a dívida a nosso favor, já que dívida boa é aquela que gera dinheiro e aumenta o nosso patrimônio Liquido. Muitas pessoas possuem crenças enraizadas de que todas as dívidas são ruins, porém com as perspectivas abordadas pelo autor, você poderá rever seus conceitos sobre alguns tipos de dívidas.

O autor inicia a obra, apresentando as quatros consequências das dívidas: Perda da liberdade as pessoas acabam deixando de fazer o que realmente desejam; Perda do fluxo de caixa é o efeito mais óbvio da dívida e geralmente é percebida quando começa a faltar trocados no bolso, para despesas imprevisíveis; Perda de tempo quando se está devendo, muitas vezes é feito horas extras ou algum outro serviço para poder quitar o endividamento e isso faz com que você esteja em um lugar diferente daquele que gostaria de ficar e a Perda de oportunidades como estão incapacitados financeiramente, dificilmente poderão aproveitar algumas oportunidades que aparecem ao longo da vida.

Em Dívida Boa Dívida Ruim, Jon Hanson, argumenta que as únicas dívidas aceitáveis são aquelas que não possuem essas características negativas, logo, as dívidas efetuadas para obter uma boa educação, dívidas para iniciar um negócio ou mesmo um financiamento imobiliário são consideradas dívidas boas por poder proporcionar o aumento de seu patrimônio pessoal e financeiro.

Dívida Boa
São sustentáveis
Aumentam o patrimônio liquido ou o fluxo de caixa
Garantem um retorno que pode ser convertido em dinheiro ou patrimônio líquido
Permitem o crescimento financeiro (saem 300 dólares, entram 400 dólares todo mês)
Exemplos: crédito imobiliário com um nível seguro de exposição, crédito educativo que possa gerar retorno de capital, dívida de algum negócio que você tenha competência para gerir.

Dívida Ruim
São tipicamente para consumo
Reduzem o patrimônio liquido
Reduzem o fluxo de caixa
Exemplos; prestações de automóveis que roubam de seu plano de previdência ou de suas reservas financeiras, dívidas contínuas de cartão de crédito, prestações de móveis, prestações de objetos que se depreciam rapidamente, empréstimos para festas, casamento ou férias.

Que tipo de pessoa você é: Consumerati ou Econo-sábio? Antes de responder, reflita com honestidade sobre sua vida financeira e diga se você é daqueles que gastam por impulso, acumulando dívidas e mais dívidas no cartão de crédito, ou se está entre os que pensam antes de se deixar levar pelos apelos do consumo, procurar equilibrar gastos com um mínimo de planejamento.

Como já deve ter percebido, os que se identificam com o primeiro grupo são Consumerati, fruto desses nossos tempos de cultura consumista. E mesmo aqueles que se identificam com o segundo grupo não se devem enganar: em maior ou menor grau, há um pouco de Consumerati em cada um de nós.

Um bom primeiro passo para um Consumerati afogado em dívidas evitar o prejuízo cada vez maior em suas finanças é ler este livro. Com humor e bom sendo o americano Jon Hanson mostra os princípios de um estiolo de vida Econo-sábio, derrubando mitos como a idéia de que uma boa renda mensal é definitiva para garantir uma vida abastada. É fácil, muito fácil, deixar o que o dinheiro escorra por entre os dedos. Por outro lado, uma renda modesta combinada com hábitos de consumo sensatos e dívidas boas pode levá-lo a uma farta conta bancária.

Dívida Boa Dívida Ruim

Grande parte das vezes, somos guiados pela emoção e que para não se sujeitar a qualquer decisão, precisamos ter auto-disciplina. Temos que estar sempre atentos as nossas decisões, para tomarmos escolhas com cuidado e não ser seduzidos pelos grandes profissionais persuasivos e guiados pelas nossas emoções.

Uma ponto inteligente a ser refletido é que são os gastos, não a receita que definem a riqueza. Muitas pessoas buscam aumentar constantemente seus rendimentos, se sacrificando em horas extras ou mesmo possuindo dois ou mais empregos para aumentar seu padrão de vida. Nesta hora, poderiam aumentar seu patrimônio se não aumentassem seus gastos conforme aumentam seus rendimentos. Logo, os gastos se tornam um grande problema, por isso, a importância do consumo consciente e inteligente.

Outro hábito a ser pensado é sobre o consumo imediato, não temos o hábito de adiar o prazer do consumo, por conta das muitas facilidades de créditos disponíveis, as pessoas estão cada vez mais antecipando um consumo e muitas vezes as custas de juros exorbitantes como os juros cobrados do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito.

Hanson cita para que você faça do seu trabalho uma etapa de sua vida e não uma pena de prisão perpétua, comenta também sobre a importância do planejamento pessoal e financeiro, a importância de pensar no futuro, na aposentadoria e como o investimentos em imóveis pode lhe proporcionar bons frutos. O livro termina com alguns conselhos sobre casamento e família, sobre a importância de conhecer muito bem seu cônjuge antes de casar e sobre a importância de educar seus filhos financeiramente

site: http://www.resenhavirtual.com.br/blog/divida-boa-divida-ruim/

Ana 03/07/2010

Impressões sobre o livro
Gostei e recomendo!

O autor trata o assunto com bastante humor e dá exemplos dos quais podemos nos recordar e colocar em prática depois.