Buracos negros

Buracos negros Stephen Hawking

Resenhas - Buracos negros

Zé bob 25/04/2024

Livro rápido
Leitura rápida que se resume a duas palestras que o Stephen realizou, é algo que indico para quem quer saber mais sobre buracos negros.

FiddlerGreen 25/04/2024

"Se você sente que está em um buraco negro, não desista..."
"...Existe uma saída!"

Que leitura incrível, uma tarde de aprendizado sobre física. Stephen Hawking é fod* demais, e pensar que esse livro é de duas entrevistas dele que o cara fez em meia hora no total. Incrível como algo que comprovadamente existe parece que foge da realidade, como ele diz:

"[...] Os buracos Negros são mais estranhos que qualquer coisa já sonhada pelos escritores de ficção científica."

Ao mesmo tempo que é maravilhoso, também é assustador:

"No Espaço ninguém pode ouvir você gritar; e, em um buraco negro, ninguém pode ver você desaparecer."

Amei essa leitura, rápida e com notas e ilustrações muito fáceis de entender e engraçadas haha, em 64 páginas aprender desde como uma estrela funciona até como os buracos Negros podem funcionar e ainda sobre história!

"[...] É o passado que nos diz quem somos; sem ele, perdemos nossa identidade."

(A parte dos franceses não aceitaram o termo "buraco negro" por parecer obsceno haha). E com certeza vou pesquisar mais a fundo sobre a Teoria da Relatividade Geral, o teorema de Bekenstein, o princípio da incerteza de Heisenberg (vontade de ver Breaking Bad), o Bóson de Higgs, o determinismo de Laplace e as ideias de Richard Feynman, anotado pra quem quiser se aprofundar.

(Esse livro me fez brisar a manhã toda com meu amigo sobre buracos de minhoca, multiverso e pra mim a gente descobriu mais uma forma de como o universo pode ter surgido hein...e claro, vamos ver Interestelar, indicação do meu mano Hawking ?)

Aline 10/04/2024

Para entusiastas: curto e divertido
Para quem conhece minimamente o legado de Stephan Hawkig e a forma como se portava, sabe o quanto ele tinha ótimas sacadas humorísticas mesmo falando de temas mega complexos. (Não é atoa que teve alguns aparecimentos na série The Big Bang Theory).

No livro, o humor e a inteligência não podiam ser diferentes, o material conta poucas páginas e há adaptações para que entendamos de maneira mais nítida o que são os buracos negros, com um tom leve e divertido.

Mesmo com adaptações tive dificuldade com alguns termos dado a complexidade do assunto (por isso não dei nota 5), mas, não fez diminuir meu interesse ao longo da leitura.

Recomendo a todos que são entusiastas da física quântica.

Aqui uma fala do Hawking que explícita o porque da minha curiosidade por essas temáticas: ?Dizem que às vezes a realidade é mais estranha que a ficção. Em nenhum lugar isso é mais verdadeiro que no caso dos buracos negros. Os buracos negros são mais estranhos que qualquer coisa já sonhada pelos escritores de ficção científica.??

Luamaar 18/02/2024

"Um buraco negro não tem cabelo"
Linguagem super descomplicada pra quem não entende de quase nada sobre astronomia, fiquei muito curiosa com as explicações e desenhos didáticos simples, nada entediante, vale mto a pena

Roberto514 07/02/2024

Livro curto mas interessante
Livro contendo duas palestras de Hawking com comentários do autor que ajudam a entender um pouco melhor o tema, que não é dos mais fáceis. Mesmo sendo apenas um curioso sobre o tema e não tendo muitos conhecimentos da área, o livro é muito interessante.

Matheus656 06/02/2024

Um livro simples, seria o mais apropriado a ser dito, bem pequeno, mas levando em conta que é um livro escrito a partir de palestras dadas por S. Hawking, ficou muito bom.

O meu elogio vem principalmente pela linguagem que o S. Hawking utilizava em suas palestras, e que por consequência veio a estar no livro, pois é um diálogo mais simples, e isso dá oportunidade a quem é leigo de conseguir entender conceitos complexos.

O livro não é perfeito, bem raso até, mas por essas características, pela facilidade de leitura e entendimento, adorei, recomendo muito.

Milla 31/01/2024

Buracos Negros é um livro pequeno e enganosamente simples. Ele compreende duas palestras dadas por Stephen Hawking para a rádio BBC, de 15 minutos cada, tentando explicar um assunto tão complicado quanto buracos negros para um público amplo, leigo e, por sua vez, interessado em ciência e astrofísica.

Priscila683 30/01/2024

E se...
Acho que toda pergunta na ciência começa mais ou menos desse jeito, duas palavrinhas que trouxeram a humanidade até aqui, caminhos construtivos e destrutivos. Sou pessimista, acho que usamos a inteligência pra destruir tudo em benefício próprio. Mas sempre há uma pontinha de luz de pessoas que só querem agregar. Não sei nada de física, então eu divaguei e poetisei com o livro. Adorei as palestras transcritas do Hawking. "Talvez haja algo do outro lado" - "os buracos negros não são tão negros quanto se diz. Não são as prisões eternas que um dia se conjecturou. As coisas podem sair de um buraco negro, tanto neste universo quanto possivelmente em outro. Assim, se você sente que está em um buraco negro, não desista: existe uma saída!"

Filipe328 27/01/2024

Sobre o buraco sem cabelo
Uma leitura bem tranquila. Hawking explica muito bem conceito e fenômenos de forma bem didática e acertiva. Os comentários de David Shukman, são bem nos pontos certos. A única coisa "ruim" é que o libro é bem curtinho, mas entendo por ser uma transcrição de uma palestra.

Rodrigo 21/01/2024

Leitura incrivelmente rápida. Ideal para quem é curioso sobre o tema, não precisando ser um expert sobre astronomia graças a forma com que o gênio do Stephen explica tudo.

IsaTo 14/01/2024

É um bom livro e eu recomendo a leitura se gostar um pouco de física (não precisa gostar muito não). O livro é pequeno e a linguagem é simples, além disso tem várias imagens fofas!
nath191 14/01/2024minha estante
Eu tenho esse livro é nunca li
Mas agora eu quero ler pelos desenhos

JAlia61 11/01/2024

Me fascina a capacidade do Hawking de explicar a física e a cosmologia de um jeito que parecem ser coisas simples. É uma obra encantadora e só alimenta minha curiosidade sobre o assunto. LEIAM

Carlinha 04/01/2024

Não é a toa que Hawking é um gênio!
O livro é a transcrição de duas palestras de quinze minutos, de Stephen Hawking à BBC em 2016, com notas explicativas que facilitam a compreensão.
É um livro curto, pra ler em menos de 2 horas, bem explicativo, que consegue simplificar um assunto tão complexo.

Aylan0 01/01/2024

Magnífico Professor Hawking.
É sempre ótimo presenciar como o Professor Hawking consegue simplificar um assunto complexo de uma maneira fácil de entender para o público em geral (como de costume em seus livros e palestras em geral).
O livro é escrito de maneira simples e clara de entender, e se torna uma ótima introdução para começar a se aprofundar no assunto e compreender de fato o que a ciência sabe sobre os buracos negros.

Jonatasinho 26/12/2023

Sabe muito
Meu mano sabe muito não tem jeito, ele explicando como se eu fosse um acéfalo ajudou mt tb, muito difícil querer ser nerd e ser burro