SOBREVIVENTES DO HOLANDÊS VOADOR

SOBREVIVENTES DO HOLANDÊS VOADOR Brian Jacques

Resenhas - Sobreviventes do Holandês Voador

Louise.Rosado 10/09/2023

Eu amo!
Eu estava com um pouco de medo de reler esse livro. Eu amava muito durante minha adolescência, lia 2-3 vezes por anos, mas já tinha um tempinho que não o lia e tive receio de se o fizesse, já adulta, o encanto do livro se perderia.
Mas não, é melhor do que minhas lembranças!
A história é muito bem escrita, todos os personagens são carismáticos e a misteriosa caça ao tesouro acontece um ritmo bom, o que nos mantém entretidos. Além de que a dinâmica entre o Ban e o Nid é super divertida, eles são bem engraçados juntos
Recomendo!

Aline Américo 17/06/2022

É ok
Leitura fácil e leve, não é uma história muuuito boa, mas é razoável. Recomendo pra quem está iniciando na leitura.

Soufi 08/06/2022

O livro é incrível.Pude ser levada aos mares da inglaterra e ele mostra o poder das amizades e lealdade.

Nanny 02/05/2021

Infância.
Eu recebi esse livro pelo programa social do governo na época "minha biblioteca" e eu consigo lembrar de muita coisa da história, mesmo tendo lido há 9 anos atrás. É uma fantasia incrível, bem escrita e com tudo que uma fantasia infantojuvenil deve ter. Se você tem filhos nessa idade, 12/13 anos, esse livro é uma escolha ideal pra introduzir leitura na vida de uma adolescente.

Milla 30/04/2020

Frustrante demais!
Olha, eu vou ser bem sincera. Eu detestei esse livro! Pra mim, ele é um grande caso de propaganda enganosa. Eu senti tanto ódio lendo esse livro que minha vontade era mandar um email pro autor, mas aí descobri que o autor já até morreu.
Desde a sinopse até a capa do livro, tudo é uma propaganda enganosa.
O livro (e a premissa na sinopse) começa contando a história desse menino e do seu cachorro e que vão parar no navio holandês voador. Passam sufoco no navio mas depois conseguem fugir. Até ESTA parte, o livro tem toda uma temática pirata, e a narrativa é focada tanto no menino, tanto no capital do navio.
A partir do momento que o menino vai pra terra livre, o teor/a temática/a narrativa muda. Tudo muda! Você está lendo uma história de piratas, navios... de repente você ta lendo uma história de um menino numa cidade que conhece uma mulher que mora numa casinha humilde e que tem direitos em relação a cidade (eu não me lembro agora pq ja tem uns 6 anos que li). Aí de repente o livro toma o rumo da temática de direito/advocacia, porque todo o foco fica nesta mulher injustiçada. Até o fim.
Eu acho assim... Quer escrever a história desse jeito? Beleza. Mas não coloca na sinopse que o livro é sobre PIRATAS, ou a sinopse ficar focada só nos breves momentos aleatorios que o menino ficou no navio... Ou não escolhe esse título pro livro, né? Porque todo mundo sabe da lenda do holandês voador...
Eu senti que esse livro foi um grande "clickbait"

Tiele.Iglesias 25/08/2013

Me surpriendi.
Uma leitura dostosa com uma hist´ria envolvente.
Um menino mudo, medroso e atrapalhado com seu cão preto magrela e obediente passam por varias dificuldades com o terrivel capuitão do Holandês Voador e toda a sua tripulação, após um grande castigo que toda a tripulção recebe de um anjo pela maldade que eles faziam porêm os unicos que o anjo salva é o pequeno Nab e seu cão negro Din e os dois se tornam amigos inseparaveis, corajosos e de personalidades totalmente diferente das que tinham enquanto faziam parte daquela terrivel tripulação, com o objetivo e a missao de fazer bem e ajudar quem precise quando o anjo disser.

Fiquei com muita vontade de continuar a leitura dos futuros livros.

AMEI.

Pandora 05/09/2010

O menino mudo e seu cão
Mais resenhas em www.trocaletras.wordpress.com

Pra situar os leitores: o navio Holandês Voador é uma lenda; conta que o navio é amaldiçoado, forçado a singrar os mares por toda a eternidade com uma tripulação de mortos e vivos amaldiçoados. É o navio do Davey Jones, no filme Os piratas do caribe.

Esse livro é uma releitura dessa lenda, dividido em três partes:
Na primeira parte, conhecemos o garoto mudo apelidado de Nabucodonosor, ou Nab, simplesmente.

Nab embarca acidentalmente no navio Holandês Voador, que conta com uma terrível tripulação e um capitão cruel. Em um porto, conhece o negro labrador, o qual chama de Dinamarca, ou simplesmente Din.

Então são relatadas todas as amarguras do garoto nesse navio: as ameaças, agressões, os motins, até a fatídica noite em que o capitão é tomado pela loucura e o navio sucumbe no cabo Horn, na Terra do Fogo.
Nab e Din são atirados ao mar e sobrevivem graças à benção de um anjo, dando origem à segunda parte do livro. Foram agraciados com a juventude eterna, mas também possuem novas responsabilidades.

Agora, Nab e Din, unidos pela grande amizade e em débito com o anjo salvador, caminham pelo mundo ajudando pessoas que estão precisando, assim como Nab e Din precisaram antes.

Somos então conduzidos ao longo dos séculos e para vários cenários, tendo início em uma cabana esquecida em um penhasco no cabo Horn e o pastor que lá vive.

A terceira parte se passa séculos depois, em uma cidadezinha pacata no interior da Inglaterra, chamada Chapelvale, cujos pacatos habitantes precisam desesperadamente de ajuda. O garoto e seu cão fazem novos amigos e iniciam uma verdadeira caça ao tesouro.

Ao longo do livro, Nab amadurece, passa a ser um garoto mais confiante, bem diferente da sua fragilidade no início do livro. Din é um cachorro excepcional, irônico, bem humorado.

Surpreendi-me positivamente com esse livro, não é o que eu esperava da história (achei que se passaria toda no mar), mas achei muito interessante o desenrolar e a idéia do autor.

Brian Jacques consegue dosar drama e humor no livro, deixando a leitura fluir fácil, e conseguindo prender o leitor em uma série de emoções. Em nenhum momento o leitor fica entediado. É lindo e tocante e o final vale o livro todo.

Ao que me consta, é uma trilogia e os outros volumes chamam-se “A viagem sem fim” e “Vida de escravo”. Não achei lançado aqui no Brasil ainda, mas deve ter e-book.

Recomendo MUITO! Um dos melhores livros que li :)
Leon 15/07/2012minha estante
O primeiro livro, no Brasil, se chama "Sobreviventes do Holandês Voador", como diz em cima, o segundo é originalmente chamado de "Angels' Command" mas no Brasil é chamado de "A maldição do tesouro".