Casos de Família

Casos de Família Ilana Casoy

Resenhas - Casos de Família

Gaete da Silva 11/02/2023

Incrível mas pesado..
É sinceramente incrível, os detalhes os discursos, são realmente uma obra prima, infelizmente são crimes reais e pessoas reais, que sofreram e ainda sofrem com tudo isso apesar da justiça ter sido feita, e que bom que foi feita, que bom que houve resposta a altura de tamanha crueldade e frieza!
No mais espero que hajam mais respostas como esta, que casos ainda sem solução como o da kiss encontrem um juiz tão competente como os dos casos deste livro!

Larissa Tabosa 07/02/2023

São dois livros diferentes. O primeiro, sobre o caso do assassinato do casal Richtoffen, é mais focado na investigação, toda a parte investigativa feita pela delegacia. É muito bom para quem estuda para essas áreas. Mostra de forma bem clara como funciona uma investigação. Como não é o meu foco e esse caso já tinha uma confissão, não foi o que mais gostei.

Agora o segundo livro, sobre o assassinato da pequena Isabella Nardoni, esse sim me impactou. Ele mostra como funciona o Tribunal do Júri em sua essência. Inquirições cheias de ironia, embates apaixonados e irônicos. Como pessoa que trabalha na área hoje e que era muito nova para entender todas as minúcias do caso na época, achei fenomenal.

A edição é muito bonita, vale a pena a leitura e ter o livro.

Duda 06/02/2023

Que escrita boa
O livro conta com duas histórias escritas de formatos diferentes, e a primeira narrativa me chamou mais a atenção, ou a historia de isabela me deixa aflita e por isso tava arrastado e muito chato. Ha tambem o fato de nao gostar tanto de livros de nao ficção, por mais que eu tente a leitura flui mais em livros de ficção.

Lu 05/02/2023

Brutalidade e frieza
O livro traz dois crimes brutais e muito tristes. O primeiro conta sobre o assasinato cometido pela Suzane Von Richthofen e os irmãos cravinhos. Tem muitos detalhes e a cronologia é muito bem feita. O segundo conta sobre o assasinato da pequena Isabella cometido pelo pai, Alexandre Nardoni e pela madrasta Anna Carolina Jatobá. Este achei um pouco mais confuso, mas era de se esperar visto que os réus não se declararam culpados como no primeiro caso.

A autora traz muito detalhe para cada um dos arquivos. Descreve até parte física, tom de voz, a agitação ou quietude do plenário. Ambos os casos são muito frios e a forma como os réus reagem também é muito fria.

Duas coisas que marcaram em ambos foi as reações do Andreas, irmão e da Suzane e da Ana Carolina, mãe da Isabella. Não consigo imaginar a dor deles e como conseguiram seguir com suas vidas.

A leitura é tranquila e fluida. O conteúdo é super pesado. As argumentações das defesas são muito difíceis de digerir, fiquei me perguntando como esses advogados conseguem defender pessoas que foram tão cruéis.

liviapaixao 31/01/2023

achei essa leitura muito boa! o livro é bastante técnico e detalhado, ilana escreveu com muita maestria, como quem realmente conhece os casos e estudou o processo. algumas partes de transcrição do julgamento ritchtofen foram meio lentas de desenvolver, mas interessante ver a abordagem dos defensores e acusadores! no geral, é um livro ótimo, mas acredito que precisa ter conhecimento na aérea pra leitura fluir

Isabella2175 31/01/2023

"Caos" de família(s)
Começando por O quinto mandamento: eu posso dizer que assisti ao julgamento, cada palavra dita está naquele livro (o que tem seus lados negativos pois o vocabulário nem sempre é fácil, os cumprimentos no começo do júri é um tanto cansativo e a defesa do dr Nacif foi insuportável de ler, ele foi muito repetitivo). Se você acha que já conhece o suficiente do caso Von Richthofen, está enganado; muitos detalhes, imagens e comentários são fundamentais para entender mais a história, que, aliás, foi muito bem contada pela Ilana.
Agora sobre a Isabella (que na minha opinião deveria ter sido conhecida por "Caso Isabella Oliveira" só pra não carregar o nome daquele LIXO). Eu, particularmente, sempre tive uma conexão pessoal com esse caso, então a leitura, pra mim, foi muito esclarecedora e completa. Claro que também foi muito triste e passei muita raiva com a defesa, mas fazer o que né. Muito muito tocante conhecer a fundo a história e julgamento, gostaria que todos os crimes fossem tão bem investigados quanto esse. E quanto a escrita, Ilana conseguiu ainda mais da minha admiração; escreveu com respeito e sentimento impossíveis de não se notar.

angeldianax 26/01/2023

Ok
Nenhuma grande novidade por isso nada além das 3 estrelas, a escrita é fluida, o modo da investigação é bem interessante mas não tem nada de diferente do que já sabemos dos casos. Então achei uma leitura ok mas nada de grandioso.

Vitorialof 23/01/2023

Fiquei quase 1 ano pra ter coragem de terminar ? É bom, mas é maçante (por motivos óbvios) , de qualquer forma vale a pena a leitura

Stella.Castilhos 16/01/2023

Se você gosta de true crime e de sofrer, leia.
A Ilana Casoy acompanhou de perto a investigação de dois dos mais famosos casos de crimes no Brasil. A primeira parte do livro é sobre o caso Von Richthofen. Ela mostra as minúcias da investigação; entrevistas; teorias policiais; reconstrução do crime. Gosto do fato de ter muitos documentos da própria polícia, fotos não tão divulgadas, falas da Suzane e dos irmãos Cravinhos? O estômago já tem que ser forte porque todo o crime é bem descrito.
A segunda parte do livro conta a história do caso Nardoni. Admito que foi muito difícil de ler essa segunda parte. Tive que parar muitas vezes e continuar a leitura depois de alguns dias, porque não me sentia bem. Mas a segunda parte segue a mesma linha da primeira: arquivos policiais; teorias; reconstrução do crime e etc.
Quanto à leitura em si, é bem tranquila.
Fácil de ler, só difícil de digerir.

Samy 15/01/2023

Casos de Família...
Foi uma boa leitura sobre dois dos casos mais famosos e brutais que ocorreram no Brasil. A leitura é bem técnica, contendo artigos, sentenças, fotos das reproduções simuladas e laudos dos legistas, além de anotações do caderno da Ilana Casoy durante os casos. É um bom livro pra amantes de True Crime e para aqueles interessados em conhecer mais do meio judiciário.

Camila.Carlin 14/01/2023

Brutal e de pura indignação.
Acaba se tornando difícil dar uma opinião sobre o livro, sem dar uma opinião sobre os casos. Mas, farei meu possível...
Ilana foi simplesmente incrível ao transcrever momentos importantíssimos do júri. Em muitas situações, a tensão e emoção eram palpáveis. Para todos, que assim como eu, são fascinados pelo true crime, é um prato cheio! Porém, não esperem ver nenhuma revelação bombástica, até porque, acredito que não era a intenção.
Ambos os casos são brutais e impensáveis e claro, pra mim, o da Isabella chega a ser inconcebível (não que matar os pais seja mais concebivel, mas simplesmente não consigo entender o que uma criança consiga ter feito pra justificar tal ato). Mas como disse, não vou me ater a minhas indignações sobre os crimes, porque acredito que é claro para todos o tamanho absurdo que é se matar pessoas que deveríamos amar sob todas as coisas por motivos que sinceramente, nem Suzane, nem Anna Carolina e Alexandre conseguem justificar.
É um livro emocionante, que muitas vezes sentimos um nojo real de muitas situações, sem contar na raiva crescente. Para quem gosta desse gênero e quer valorizar um pouco a história brasileira também, só leiam!

Carol 10/01/2023

Impactante
O livro é bastante completo e grande então vou dividir minha resenha em duas partes, assim como o livro faz.
Sobre o caso Richthofen, é muito interessante a abordagem deste caso pois é retratado todo o dia do crime, com detalhes, logo após como se desenrolou o trabalho da polícia, investigações, depoimentos e até que enfim, as confissões. Muito interessante o livro apresentar imagens das simulações ocorridas com os (até então) réus e além de tudo, trazer-nos também amostras dos laudos periciais realizados nos corpos das vítimas.
Já sobre o caso Nardoni, a abordagem é diferente porém não menos envolvente. Conseguimos acompanhar não apenas como se desenrolou o dia do crime como o julgamento muito detalhado, falas, depoimentos, até mesmo imagens da maquete utilizada em tribunal foi-nos apresentada. Assim como no caso anterior, imagens foram apresentadas, de dentro do apartamento da família Nardoni, de provas do crime, laudo do corpo de Isabella e muito mais.
O livro não poderia ser mais completo, só dou cinco estrelas pois é o máximo, pois sem sombra de dúvidas eu daria mais!

June.Marize 09/01/2023

Leitura pesada
São dois casos de repercussão nacional, que ganham vida através de escrita fluída que prende a atenção do leitor. Não é possível deixar de sentir o peso dos fatos e por vezes a autora nós leva para a sala onde ocorreram os julgamentos. Para quem gosta deste estilo é uma leitura obrigatória.

Camilla 05/01/2023

Top
Para os curiosos assim como eu que amam saber dos detalhes, esse é o livro. Pra vc que gosta de saber o que acontece depois do crime, como é a chegada na delegacia, os bastidores do julgamento, esse livro é pra vc.
Ilana Casoy nunca erra, sou fã dessa escritora!!!!!
Livro com imagens e desenhos dos corpos.
Comprem, vcs não irão se arrepender. ?