Missal / Broquéis

Missal / Broquéis Cruz e Sousa

Resenhas - Missal e Broquéis

bruna2608 25/09/2021

Só se você gostar mesmo de literatura brasileira
Ler livro que o colégio manda na maioria das vezes é chato e horrível, mas esse livro aqui passou dos limites. Eu amo ler, mas só quem tem um vocabulário cheio, bom e compreende os significados na literatura clássica, que vai gostar desse livro.

O autor foi um dos grandes escritores no movimento literário simbolismo. Eu li só o Missal, que são textos em prosas, e como eu disse, só quem gosta desse assunto vai gostar do livro. Não recomendo pra um adolescente e nem criança, tem que ter uma interpretação grande para compreender o que ele diz nas prosas.

GeRachid 04/12/2020

Cisne Negro, a perfeição estética
Cruz e Sousa se destaca entre os melhores poetas simbolistas de todos os tempos, sendo menos evidenciado apenas em comparação a Baudelaire, fundador da Estética na França, mas não menos encantador.

Daniel 28/11/2009

Prosa e Poesia simbolista
Publicação fundamental para o estudo do simbolismo brasileiro, Missal e Broquéis traz o incrível talento musical e decadentista de Cruz e Sousa tanto na prosa (incrivelmente poética) quanto na poesia, rigorosamente metrificada segundo a exigência de uma construção que concilie as técnicas do autor (aliteração, assonância...) e a harmonia do símbolo e da complexidade de cada poema.

Rico e enigmático, como o movimento que revelou Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens poetas de grande destaque, mesmo que outras frentes tenham sufocado a literatura transcedental.