O ano do pensamento mágico

O ano do pensamento mágico Joan Didion

Resenhas - O Ano do Pensamento Mágico

19/04/2023

Um relato sobre o luto
Eu não gosto muito de ler não-ficção, então só de esse livro ter me prendido o suficiente e eu ter terminado já é um bom sinal pra mim. Além disso, gostei muito da maneira como a autora abordou um tema sensível de uma maneira tão direta, acho que se ela escrevesse de uma maneira diferente eu não conseguiria ter lido, porque ultimamente tenho fugido de livros que me fazem sofrer. Claro que não foi uma leitura leve, mas eu consegui entender a experiência da autora sem sofrer tanto as dores dela. Enfim, gostei muito e recomendo.

Da5vi 02/05/2022

A morte ainda é algo muito forte para nossa humanidade, especialmente quando o falecido é alguém próximo de nós. Imagine então que esse falecido é seu parceiro romântico, e que ele morre logo após vocês chegarem da visita à sua filha no hospital enquanto vocês estão conversando durante o jantar, como sempre faziam.

Foi assim que John se foi da vida de Joan Didion. E para ela, durante o ano seguinte, todos os dias eram dias em que ele possivelmente apareceria de volta e talvez dissesse que era uma brincadeira ou que estava apenas testando algo para um filme que estava escrevendo.

Um… pensamento mágico.

Através das reflexões e memórias que Joan experimentou nesse período, embarcamos numa jornada muito interessante pelo luto — que não diz respeito somente a ela, mas também a nós mesmos.

O Ano do Pensamento Mágico é um retrato interessante, caótico e necessário sobre um dos momentos mais sombrios e reflexivos da vida, e confesso que viver aqueles pensamentos da autora em 2005 me ajudaram bastante a encontrar paz com uma perda familiar também.

Nunca passou por minha cabeça que teria uma experiência tão singular lendo esse material (até porque não tinha lido muito sobre, então nem sabia exatamente o que esperar).

E a escrita de Joan é tão incrível que embora essa seja a temática do livro, você simplesmente encontra-se apaixonado pelo texto em todos os sentidos possíveis e imagináveis. Já coloquei outros livros dela na minha lista de leituras e espero que, se possível, você consiga dar um pouco de atenção a este livro também. Vale muito a pena.

site: https://da5vi.com/post/682562799730393088/o-ano-do-pensamento-m%C3%A1gico-de-joan-didion

Verissimo 08/05/2022

deixe ir
O forte desta leitura está nos extraídos de outras leituras, como quando a didion faz referência - e um ótimo encaixe - das passagens de "Como morremos", para ilustrar o que gostaria de dizer. No geral a leitura é bastante repetitiva e não há nada de muito mágico, como induz a pensar o título.

Helena.Merces 19/06/2022

"Você se senta para jantar, e a vida que conhecia termina."
Bem, esse livros foi uma grata surpresa, recebi a indicação, comecei a ler mas não esperava gostar tanto! Aqui Joan Didion escreve sobre a dor de perder o marido e sobre como é lidar com isso.

O livro é muito triste, mostra claramente como é a morte pra quem fica do lado de cá, de quem tá vivo e perde alguém que ama e quão doloroso é.
É como ela diz várias vezes: um dia estava tava tudo bem e a morte aconteceu sem esperar, e agora é preciso aprender a viver sem aquela pessoa.
Ela fala como é viver o luto: é se sentir invisível, vivendo de lembranças, aprender a viver outra vida, louca, culpada, como se pudesse mudar alguma coisa, culpada por seguir em frente, não conseguir seguir em frente....
É notório o jeito que ela mostra como a morte do marido foi algo totalmente inesperado e que mudou a visão que ela tinha de luto, ela só conheceu o luto quando realmente viveu isso.
Além de passar pela dor do luto, ela ainda precisou lidar com a filha muito doente e passando por meses de internação e quão doloroso/difícil foi passar por isso sem o marido pra ser o seu alicerce.

E ver como com o tempo a dor não muda e a saudade continua, no finzinho do livro é interessante ela dizendo que tinha medo do tempo passar por ter medo de esquecer lembranças com ele e acontecimentos dos últimos dias antes dele morrer, como se quisesse guardar os últimos e mínimos detalhes.

Enfim, é muito doloroso mas também é muito bonito, embora narre momentos tristes e dolorosos de sua vida ela consegue fazer com que a dor dela se torne poética.

"Somos seres mortais imperfeitos, conscientes dessa mortalidade mesmo quando a negamos, traídos por nossa própria complexidade, tão incorporada que quando choramos a perda de seres amados também estamos chorando, para o bem ou para o mal, por nós mesmos. Pela perda daquilo que éramos. Do que não somos mais. Do que um dia não seremos de todo."

"Uma única pessoa está ausente, mas o mundo inteiro parece vazio?

@pequenasdicasliterarias 30/08/2023

O ano do pensamento mágico - 9/10
É um livro sobre perder alguém de forma inesperada, perder sua pessoa e tentar que os pensamentos posteriores a esse fato não permitam sucumbir.

A autora narra sua vida com seu marido e filha, as lembranças de dividir a existência e como foi precisar encontrar uma forma de viver sozinha depois que seu marido sofre um ataque cardíaco fulminante e sua filha entrou em coma.

Fala sobre se reerguer e buscar um novo sentido para as coisas, as histórias, as lembranças, as ruas, as casas, as cidades? se reinventar quando as duas pessoas que vc mais ama no mundo n existem mais?

Pensei isso o tempo todo durante essa leitura.

Amanda.Rech 04/07/2023

O livro é muito bom e muito bem escrito! Joan trata com uma sutileza tremenda um assunto tão dificil de se falar: o luto.

dito isso, acho que ainda não estava pronta para ler esse livro, demorei mais de um mês para terminá-lo. Então por mais que eu tenha amado a maneira que a autora escreve, em alguns momentos a leitura parecia não render, era como se eu ficasse presa no mesmo parágrafo várias e várias vezes.

Quero tentar ler outros livros de Joan, já que gostei bastante da maneira como ela verbaliza seus sentimentos. Mas O ano do pensamento mágico e eu não demos o melhor match.

Larissa2690 16/07/2022

excelente
esse com certeza foi um dos melhores livros que eu li esse ano! o jeito que a joan didion trabalha com as palavras de jeito que destaca o conteúdo do livro, a forma crua como ela escreve, as analogias? simplesmente tudo sobre esse livro é incrível, acho que todo mundo deveria ler, independente de já ter passado por uma situação parecida ou não

Babs 18/07/2022

meu deus, joan! eu passei um tempo consumindo mais literatura do século 19, até pegar esse livro, e foi um respiro de ar fresco. uma leitura muito fluída, reflexiva, informativa, de um tema raro que ela trata com tanta sensibilidade e inteligência. incrível!!

Flávia 30/07/2022

Sobre luto
Que difícil deve ser encarar a vida sem seu companheiro de décadas e ainda o medo de perder a filha, que sofre com vários acontecimentos ligados à saúde. Joan fala desse ano pós morte do esposo, as vezes de forma cansativa, as vezes de forma que me trouxe identificação.

Pati 04/09/2022

Sobre como viver depois da morte
E todo mundo sabe que esse livro trata do luto?
Só quero deixar registrado o momento em que me arrepiei:

?Sei por que tentamos manter vivos os mortos: tentamos mantê-los vivos para que permaneçam conosco. Também sei que, se quisermos viver, chega um momento em que temos que nos libertar dos mortos, deixá-los ir, deixá-los mortos.?

Joice 08/10/2022

Bom para refletir
A escrita flui bem, ela pesou as vezes quando a autora fala de termos médicos, pois isso tirou um pouco a melancolia e tristeza do luto que podiam ser trabalhados com mais intensidade. Pessoalmente, não gostei de revisar o passado junto com a autora, pois queria entender mais o que ela sentia no momento do luto, como estava sendo o dia a dia, a vida atual sem o amado. No fim, o livro terminou bem.

jenny. 10/10/2022

Eu não consigo acreditar que ela consiga se lembrar de tantos eventos, eventos suficientes para ela mergulhar numa neurose pela qual eu me identifiquei, e a mesma que eu facilmente também me mergulharia numa situação parecida (embora eu ainda ache que eu teria menos memórias dos ocorridos.)

Eu achei alguns pontos do livro muito chatos, por que torna-se repetitivo e previsível, mas não são pontos que deve-se levar em conta por ser um livro de valor muito mais emocional do que de fato literário.

Eu recomendo para quem está passando pela situação sufocadora da morte de um ente querido que buscam superar, e não para meros curiosos como eu fui.

Let 15/10/2022

Uma má sorte?
O ano do pensamento mágico é um livro sobre o relato de como foi se formando o luto de uma mulher que perdeu o marido e a filha. O livro gira em torno disso, e conseguimos notar bastante frase de efeito.

O livro se torna interessante em partes, quando concentra os relatos dela sobre os sentimentos, as notícias, como vai se formando o pensamento em meio ao luto. Algumas partes me deixaram entediada, confusa e até mesmo cheia de informações das pesquisas que a autora realizou sobre o luto.

Minha vontade era selecionar os capítulos dos relatos mais íntimos e deixar apenas eles, de tão sensível, real e necessário.

Victoria 05/12/2022

A vida em luto
Didion é uma jornalista, isso é tão claro nesse livro, ela tenta desmembrar os pormenores do luto, tenta buscar um embasamento científico para algo que ela depois descobre que não pode ser explicado.

O luto é o luto, a morte para ela, uma surpresa aterrorizante que demora muito para ser digerida ou pode nunca vir a ser. Não adianta se ater a detalhes, não adianta pensar que você poderia ter tido controle sobre algo, não adianta acreditar que seus pensamentos podem controlar, explicar ou modificar a realidade, isso é o pensamento mágico segundo Freud. Estes são os pensamentos mágicos da Joan Didion.