O ano do pensamento mágico

O ano do pensamento mágico Joan Didion

Resenhas - O Ano do Pensamento Mágico

Rodrigo.Souza 25/09/2021

o ano do pensamento mágico
uma vida que muda em um instante. o que se segue demora a ser entendido e vivido. tantas histórias que se veem ali, naquele momento. mas que não se acabam. um livro sobre a eternidade de um amor, e o recomeço.

Andressa 08/10/2021

Um livro emocionante, Joan Didion abre literalmente o coração e nos mostra como é árduo e difícil superar a perde de um grande amor!

Luís 13/10/2021

Tocante e lindo
Apesar de um relato pessoal e as vezes algo até puxando um pouco pra o lado científico eu achei esse livro extremamente lindo, a maneira como ela descreve tudo faz até você se identificar de alguma maneira em alguns momentos, especialmente se já passou por alguma perca muito grande de um alguém especial, o livro entrega uma experiência muito boa e pode até mudar o seu olhar acerca da morte!

João Vitor 13/11/2021

Meu primeiro contato com a escrita maravilhosa da Didion. Espero muito que alguma editora publique os romances dela por aqui!
Gostei do livro, creio que se eu já tivesse passado pelo processo de luto por alguém muito próximo a mim eu teria mergulhado melhor na leitura. Sei que em algum momento esse dia vai chegar, mas agora vou saber onde buscar um mínimo de acalento e discernimento.

bia jordem 25/12/2021

Lindo e doloroso
Nem sei como começar. Perdi alguém muito querido recentemente, e ler esse livro foi um tapa na cara. Mas foi um tapa necessário. Joan Didion descreve de forma precisa e sensível como é perder alguém amado e tentar lidar com essa dor todos os dias. Amei a leitura e recomendo para todos.

Helena.Merces 19/06/2022

"Você se senta para jantar, e a vida que conhecia termina."
Bem, esse livros foi uma grata surpresa, recebi a indicação, comecei a ler mas não esperava gostar tanto! Aqui Joan Didion escreve sobre a dor de perder o marido e sobre como é lidar com isso.

O livro é muito triste, mostra claramente como é a morte pra quem fica do lado de cá, de quem tá vivo e perde alguém que ama e quão doloroso é.
É como ela diz várias vezes: um dia estava tava tudo bem e a morte aconteceu sem esperar, e agora é preciso aprender a viver sem aquela pessoa.
Ela fala como é viver o luto: é se sentir invisível, vivendo de lembranças, aprender a viver outra vida, louca, culpada, como se pudesse mudar alguma coisa, culpada por seguir em frente, não conseguir seguir em frente....
É notório o jeito que ela mostra como a morte do marido foi algo totalmente inesperado e que mudou a visão que ela tinha de luto, ela só conheceu o luto quando realmente viveu isso.
Além de passar pela dor do luto, ela ainda precisou lidar com a filha muito doente e passando por meses de internação e quão doloroso/difícil foi passar por isso sem o marido pra ser o seu alicerce.

E ver como com o tempo a dor não muda e a saudade continua, no finzinho do livro é interessante ela dizendo que tinha medo do tempo passar por ter medo de esquecer lembranças com ele e acontecimentos dos últimos dias antes dele morrer, como se quisesse guardar os últimos e mínimos detalhes.

Enfim, é muito doloroso mas também é muito bonito, embora narre momentos tristes e dolorosos de sua vida ela consegue fazer com que a dor dela se torne poética.

"Somos seres mortais imperfeitos, conscientes dessa mortalidade mesmo quando a negamos, traídos por nossa própria complexidade, tão incorporada que quando choramos a perda de seres amados também estamos chorando, para o bem ou para o mal, por nós mesmos. Pela perda daquilo que éramos. Do que não somos mais. Do que um dia não seremos de todo."

"Uma única pessoa está ausente, mas o mundo inteiro parece vazio?

Larissa2690 16/07/2022

excelente
esse com certeza foi um dos melhores livros que eu li esse ano! o jeito que a joan didion trabalha com as palavras de jeito que destaca o conteúdo do livro, a forma crua como ela escreve, as analogias? simplesmente tudo sobre esse livro é incrível, acho que todo mundo deveria ler, independente de já ter passado por uma situação parecida ou não

Babs 18/07/2022

meu deus, joan! eu passei um tempo consumindo mais literatura do século 19, até pegar esse livro, e foi um respiro de ar fresco. uma leitura muito fluída, reflexiva, informativa, de um tema raro que ela trata com tanta sensibilidade e inteligência. incrível!!

Flávia 30/07/2022

Sobre luto
Que difícil deve ser encarar a vida sem seu companheiro de décadas e ainda o medo de perder a filha, que sofre com vários acontecimentos ligados à saúde. Joan fala desse ano pós morte do esposo, as vezes de forma cansativa, as vezes de forma que me trouxe identificação.

Pati 04/09/2022

Sobre como viver depois da morte
E todo mundo sabe que esse livro trata do luto?
Só quero deixar registrado o momento em que me arrepiei:

?Sei por que tentamos manter vivos os mortos: tentamos mantê-los vivos para que permaneçam conosco. Também sei que, se quisermos viver, chega um momento em que temos que nos libertar dos mortos, deixá-los ir, deixá-los mortos.?

Joice 08/10/2022

Bom para refletir
A escrita flui bem, ela pesou as vezes quando a autora fala de termos médicos, pois isso tirou um pouco a melancolia e tristeza do luto que podiam ser trabalhados com mais intensidade. Pessoalmente, não gostei de revisar o passado junto com a autora, pois queria entender mais o que ela sentia no momento do luto, como estava sendo o dia a dia, a vida atual sem o amado. No fim, o livro terminou bem.

jenny. 10/10/2022

Eu não consigo acreditar que ela consiga se lembrar de tantos eventos, eventos suficientes para ela mergulhar numa neurose pela qual eu me identifiquei, e a mesma que eu facilmente também me mergulharia numa situação parecida (embora eu ainda ache que eu teria menos memórias dos ocorridos.)

Eu achei alguns pontos do livro muito chatos, por que torna-se repetitivo e previsível, mas não são pontos que deve-se levar em conta por ser um livro de valor muito mais emocional do que de fato literário.

Eu recomendo para quem está passando pela situação sufocadora da morte de um ente querido que buscam superar, e não para meros curiosos como eu fui.

Let 15/10/2022

Uma má sorte?
O ano do pensamento mágico é um livro sobre o relato de como foi se formando o luto de uma mulher que perdeu o marido e a filha. O livro gira em torno disso, e conseguimos notar bastante frase de efeito.

O livro se torna interessante em partes, quando concentra os relatos dela sobre os sentimentos, as notícias, como vai se formando o pensamento em meio ao luto. Algumas partes me deixaram entediada, confusa e até mesmo cheia de informações das pesquisas que a autora realizou sobre o luto.

Minha vontade era selecionar os capítulos dos relatos mais íntimos e deixar apenas eles, de tão sensível, real e necessário.