O ano do pensamento mágico Joan Didion

Resenhas - O Ano do Pensamento Mágico

Jennifer.Fonseca 03/08/2022

joan didion tem meu coração! a escrita é incrível, te faz refletir, é linda e emocionante sobre um assunto não mt retratado em livros autobiográficos

laiszanella 29/12/2022

não sei exatamente o que eu achei
Gostei, mas não recomendaria, talvez eu leia novamente quando a vida pedir.
É um livro pesado, não achei que leria tantos detalhes, mas como esperado é um livro que relata o processo de luto que a autora passou após a morte do marido.
Algumas coisinhas na edição me incomodaram: erros na grafia de palavras e termos repetidos não intencionalmente. Não foi só uma vez que notei erros de tradução.
Na metade do livro eu lutei um pouco para não abandonar a leitura, mas, persisti, sabia que as considerações finais seriam o principal.
Encontrei lições lindas e reflexões espetaculares.

Biu.V 16/07/2010

"A vida que você conhecia muda de repente", a partir daí o livro torna-se linearmente monótono, repetitivo, sem altos nem baixos, eu diria que é um livro sem pretenções literária parece uma receita culinária, não é um bom livro nem é uma boa escritora apesar do tema ser interessante. Quem já não passou por isto?

letambem_sobrelivros 17/06/2019

Pensamentos lindamente escritos
“A vida muda rápido. A vida muda num instante. Você senta para jantar e a vida que você conhecia acaba de repente”.

O ano do pensamento mágico para Joan Didion foi ano em que a autora sofreu danos irreparáveis em sua vida e simplesmente, não mais que de repente, vê sua vida modificada até os últimos dias.

“E, de repente, ele se foi”. No meio da vida, estamos na morte (...)”.

O marido de Joan, o escritor John Gregory Dunne, sofre um acidente vascular fatal, no mesmo momento em que sua única filha apresentava indícios de sérios problemas de saúde. Com base nestes tristes episódios, Joan escreve de forma muita profunda o que sentiu, ao se ver sem o companheiro após 40 anos de casamento:

. “Durante quarenta anos, me vi através dos olhos de John. Eu não envelheci. Neste ano, pela primeira vez, eu me vi através dos olhos dos outros”.

É um livro sobre perder o que se considera mais importante, sobre ver tudo indo embora para nunca mais voltar. Sobre a morte, realmente. Sobre não saber para onde ir, sobre perder o chão e tentar viver com o que resta ... sobre tentar entender o que ocorreu e sobre, talvez, encontrar aos poucos um caminho.

. “Estas palavras que estou escrevendo são a minha tentativa de extrair algum significado daquele período de tempo que se seguiu, daquelas semanas e meses que acabaram com qualquer idéia fixa que eu já pudesse ter tido sobre doença e morte, sobre a probabilidade e sorte (...)”

Um dos meus livros preferidos, triste e lindo ... Me identifiquei muito. Um texto maravilhoso! Admiração por Joan Didion e a forma como descreveu sua tristeza e confusão. Recomendo muito!

bea 04/06/2020

tive dificuldades para me concentrar por estar lidando com uma situação que tem a ver com o tema do livro, mas foi uma leitura interessante.

Vladia Castro 14/06/2024

O ano do pensamento mágico
Joan Didion. "A vida muda rapidamente. A vida muda em um instante. Você se senta para jantar, e a vida que você conhecia termina". Joan e John estão enfrentando a internação da filha, por uma doença gravíssima. Na noite de 30/12/2003, eles se sentam p jantar, quando ele sofre um enfarto fulminante. Joan conta esse luto do marido e doença da filha. O momento em que a vida muda, e quais coisas banais e corriqueiras que nos acontecem até isso.

Luciana Luz 28/08/2021

O ano do pensamento mágico
Didion expõe sua necessidade de sobreviber ao luto e o consegue através da escrita. Como lidar com a perda do marido e a doença da filha? Como voltar a acreditar em si mesma? Uma obra profunda que pode ajudar e muito em tempos pandêmicos.

Nathalia 19/09/2021

a joan didion me ajudou muito a lidar com o luto e entender e aceitar melhor o que eu senti, recomendo esse livro para qualquer pessoa que já passou por um processo de luto, é muito reconfortante.

Rodrigo.Souza 25/09/2021

o ano do pensamento mágico
uma vida que muda em um instante. o que se segue demora a ser entendido e vivido. tantas histórias que se veem ali, naquele momento. mas que não se acabam. um livro sobre a eternidade de um amor, e o recomeço.

Andressa 08/10/2021

Um livro emocionante, Joan Didion abre literalmente o coração e nos mostra como é árduo e difícil superar a perde de um grande amor!

Luís 13/10/2021

Tocante e lindo
Apesar de um relato pessoal e as vezes algo até puxando um pouco pra o lado científico eu achei esse livro extremamente lindo, a maneira como ela descreve tudo faz até você se identificar de alguma maneira em alguns momentos, especialmente se já passou por alguma perca muito grande de um alguém especial, o livro entrega uma experiência muito boa e pode até mudar o seu olhar acerca da morte!

João Vitor 13/11/2021

Meu primeiro contato com a escrita maravilhosa da Didion. Espero muito que alguma editora publique os romances dela por aqui!
Gostei do livro, creio que se eu já tivesse passado pelo processo de luto por alguém muito próximo a mim eu teria mergulhado melhor na leitura. Sei que em algum momento esse dia vai chegar, mas agora vou saber onde buscar um mínimo de acalento e discernimento.

bia jordem 25/12/2021

Lindo e doloroso
Nem sei como começar. Perdi alguém muito querido recentemente, e ler esse livro foi um tapa na cara. Mas foi um tapa necessário. Joan Didion descreve de forma precisa e sensível como é perder alguém amado e tentar lidar com essa dor todos os dias. Amei a leitura e recomendo para todos.

Priscila 31/12/2022

Verdades sobre a vida e a morte
A autora me fez pensar sobre um tema que pouco li na vida, que é o luto.
Com a morte súbita do marido, Didion entra num vale em busca de respostas que nos envolvem a refletir sobre o quão triste é a morte de alguém que amamos.