The Final Empire

The Final Empire Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn: The Final Empire

Vitu 11/06/2021

É isso
Vou resumir tudo em poucas palavras! Não vou me estender muito já posso acabar soltando algum spoiler e para esse livro spoilers não legais...
Gostei bastante dos personagens, do universo, do jeito como o sistema magico desse mundo funciona... Kelsier esta no meu coração ? para sempre, melhor personagem sempre.
Sobre o final do livro: chocante!!!

ruffles_teiv 10/06/2021

Pqp
Um livro de fantasia com um worldbuilding bem pensado, com personagens carismáticos, e um sistema de magia inovador que sempre te surpreende com novos usos do mesmo.

Vários momentos do livro me encheram de pura adrenalina, com cenas de batalha descritas com maestria.

E se não bastasse a narrativa cativante, que te puxa para a história conforme ela prossegue, o livro também é repleto de discurso social, sendo tão importante quanto os outros fatores descritos aqui.

Certamente um dos meus livros favoritos, que me deixa desejando ler os próximos.

Dessa Piccinini 09/06/2021

Agora eu entendo o motivo de todo mundo amar esse autor. PQP esse livro é épico da melhor forma possível!

Marina.leituras.da 23/05/2021

Fazia um tempo que eu estava curiosa para começar essa trilogia por conta de tantos elogios que já vi/ouvi por aí, tanto dos livros quanto sobre a escrita do autor.

Eu queria muito saber se era tão bom quanto falam, mas como agora só tem em e-book ou em inglês, eu decidi que iria esperar a publicação no Brasil, porém, com a leitura conjunta #CinzasEBrumas organiado pela Tamirez do @resenhandosonhos e pela Mayra do @mayrasigwalt eu senti que a hora era agora e comprei a edição mais barata que achei em inglês.

Eu fiquei muito encantada com o mundo de Mistborn, todos os elementos mágicos existentes, como ele construiu a estrutura política desse império, os personagens um mais cativante que o outro… tudo! A cada página eu ficava com mais incentivo para ver como os planos iriam se desenrolar, como a Vin ia aprender seus poderes, queria saber o que estava passando pela mente do Kelsier, e saber os segredos do Senhor Soberano.

Eu amei todos os personagens, até mesmo os que não aparecem tanto (Spooky).

O autor vai nos mostrando o mundo e sobre a alomancia, como ela funciona, aos poucos, e nós vamos aprendendo tudo junto com a Vin e com a narrativa do Kelsier. Cada um dos metais usados na alomancia possui uma particularidade e ainda tem uns que não foram totalmente explorados e possuem segredos a serem descobertos.

Amei conhecer a Vin, uma personagem feminina forte e essêncial para a história. Durante a live as meninas comentaram algo que eu não tinha me atentado antes, mas agora pensando melhor, também concordo. A Vin é a única personagem feminina relevante para o lado dos heróis da história, as outras ou são vilãs ou são fofoqueiras da nobreza e como seria incrível se, no grupo de revolucionários em que a Vin se inseriu, tivesse uma outra personagem feminina para ser uma inspiração, uma amiga para ela.

Tem uma pitadinha de romance para quem gosta, e quem não gosta não acho que vai se incomodar, porque é bem sutil, tem bailes, tem tramas políticas, tem exército, tem luta, tem magia, tem plot twists de te deixar de boca aberta, tem humor, tem choro e ainda te deixa com um quê de quero mais para o próximo livro, sério, ainda tem muita coisa que o senhor Sanderson tem pra explorar e pra me explicar kkkk.

Sei que algumas pessoas devem estar se perguntando se o inglês é fácil. As partes que achei mais difíceis foram as que continham vocabulário do próprio mundo que o autor criou, na parte dos metais, porque quando eu procurava a tradução alguns tinham a mesma tradução e nos diálogos com o Spooky, porque ele fala um dialeto do próprio mundo, mas como nem os personagens em volta dele sabiam o que ele tava falando quem sou eu pra entender kkkk

Mistborn é uma fantasia medieval incrível e se você consegue ler em inglês/se sente preparado para começar, ou se ainda estiverem disponíveis os e-books em português, não perca a oportunidade e entre nesse mundo dos nascidos das brumas.

site: https://leiturasdamarih.blogspot.com/2021/03/resenha-mistborn-final-empire.html

yascastro 21/05/2021

Eu simplesmente amei essa história. A narrativa tem várias surpresas e os personagens são maravilhosos! Só quero ler tudo que esse cara já escreveu!!

notawant 20/05/2021

Fantasia obrigatória para amantes de fantasia
Eu já tinha me apaixonado pela escrita do Sanderson em The Emperor's Soul, mas com Mistborn eu fiquei perdidamente encantada.

O livro é uma hard-fantasy, ou seja, tem todas as regras de funcionamento da magia bem definidas e tudo mais. E eu simplesmente amei isso! Eu odeio quando o autor usa a desculpa de magia para fazer uns deus ex-machina e achar que está tudo certo. Todo o sistema apresentado em Mistborn é muito bem explicado e baseado em método quase científico, o que eu gostei muito!

Além da história ser muito boa e ter me colocado em uma montanha russa de emoções, os personagens são maravilhosos. A evolução dos protagonistas foi gritante e me deixou encantada. Torci cada minuto por todo o plano dar certo e obviamente chegou uma parte que eu tombei kkkkk.

Uma coisa muito importante com a leitura desse livro é prestar atenção. Nada é dito sem motivo e se prestar bastante atenção dá para prever alguns aspectos do livro, mas se não prestar tanto também tá tudo bem porque tudo é muito bem explicado e fechadinho.

No mais foi um amor a primeira leitura, apesar do início ter sido um pouco arrastado na minha opinião aushauah. Esse livro tem ação, tem política, tem romance, tem amizade, tem fantasia e tudo que a gente pode esperar. Amei demais e amei os personagens com um carinho especial para Kelsier, Vin e Elend. Recomendo demais!

Bookarina 06/05/2021

O hype é merecido
QUE COMEÇO DE SÉRIE!!!
Sempre ouvi falar do autor, e havia lido a trilogia dos executores, mas ainda não entendia o hype. Depois de ler o primeiro livro da primeira era de Mistborn, tudo faz sentido! Esse livro entrega TUDO!
Fiz uma resenha mais completa no meu canal do youtube e convido a todos para assistirem!

site: https://www.youtube.com/watch?v=5Wms8bUnokQ

Sil | @silestalendo 06/05/2021

Tudo pra mim!
Este foi o segundo livro que li do Sanderson e já sou fã desde quando li Elantris (à proposito, yay! The stormlight archive vai ser lançado aqui no Brasil!). É até difícil falar sobre este livro, porque sinto que não importa quantas linhas eu escreva, ainda não vai ser o bastante.

Em Mistborn somos apresentados a um mundo único e complexo com tudo que uma boa fantasia precisa: um império quebrado, rebelião, personagens cativantes e um sistema de magia incrível! Acompanhamos a história basicamente pelo ponto de vista da Vin, o que foi inicialmente frustrante para mim, já que ela é uma das mais novas, porém logo a história ficou tão interessante que não me importei mais.

O Império Final foi uma introdução primorosa do autor, porque mesmo tendo tanta coisa para explicar e desenvolver, conseguiu criar um enredo interessante e cheio de ação. Além de que o final foi devastador e me deixou desesperada para continuar.

Clara 05/05/2021

Brandon Sanderson chegando de fininho pra entrar na minha lista de favoritos? Talveeez ?

Cristian 26/03/2021

Uns dos melhores livros de fantasia que já lí.Brandon não peca em NADA nesse livro,desde a construção de mundo aos poderes,que por sinal são os mais bem trabalhados que já ví.

Nanda 06/03/2021

Sensacional
O início de uma trilogia e já me apaixonei por todo esse mundo incrível que Brandon Sanderson construiu! O livro é grande, mas não conseguir largar o livro?

Mirella | @readingmirella 28/02/2021

ai sabe;
reler esse livro me assustou um pouco porque estava com medo de não gostar mais dele, mas continua com a mesma opinião da primeira vez. amo essa história, amo esses personagens e foi ótimo ler essa história já sabendo do final e ir pescando as dicas que ele vai deixando ao longo do livro.

Manu 02/02/2021

Brandon Sanderson dá aula de fantasia
Se tem alguém que sabe escrever fantasia é o Brandon Sanderson.
Esse livro é tudo o que os leitores que amam o gênero precisam. A construção do mundo, da sociedade (e sua estrutura), dos personagens, dos elementos fantásticos, etc... Tudo é feito impecavelmente, tudo faz sentido e se fecha redondinho no final.
Além da história super original e única, esse é um livro inteligente, que brinca com conceitos de química e física.
Já tinha lido ficção científica do autor, mas não se compara ao que ele faz escrevendo fantasia.
A evolução/desenvolvimento dos personagens com o avançar da história é impressionante.
O final me deixou desconcertada, os plots são surpreendentes e me deixaram louca para começar The Well of Ascension.
P.S.: a experiência de ler em inglês, tal como o autor escreveu, tornou tudo mais especial.

Madu 31/01/2021

maravilhoso
eu estou doida pra ler The Stormlight Archives mas decidi ler todos os livros do Sanderson antes. Gostei muito de warbreaker(pulei elantris KKK) e comecei mistborn. Eu de cara me senti imersa no livro e me encantei com todos os personagens. Depois que cheguei na metade do livro não consegui soltar até realmente terminar. Mais uma vez o Sanderson não desapontou.