The Final Empire

The Final Empire Brandon Sanderson

Resenhas - Mistborn: The Final Empire

Madu 31/01/2021

maravilhoso
eu estou doida pra ler The Stormlight Archives mas decidi ler todos os livros do Sanderson antes. Gostei muito de warbreaker(pulei elantris KKK) e comecei mistborn. Eu de cara me senti imersa no livro e me encantei com todos os personagens. Depois que cheguei na metade do livro não consegui soltar até realmente terminar. Mais uma vez o Sanderson não desapontou.

Camila.FArias 11/01/2021

Muito bom!
Confesso que até 70% do livro eu esta achando ele bom( mas nada maravilhoso), pq era inegável a criatividade do autor. Sistema de magia e mundo únicos, mas os personagens não estavam no mesmo nível até então. Aí, eu simplesmente não estava apegada a ninguém, não conseguia me conectar com ninguém e isso fazia com q me importasse menos com o livro ( tipo, tava pouco preocupada se alguém morresse),mas chegaram os últimos 30% e o q aconteceu me prendeu! ( uhuuul) e torci por fulano/a , e me enganaram tb. Eu achei q o livro ficou bem amarrado pra ser um primeiro livro de uma trilogia! Óbvio q tem muita coisa ainda pra acontecer mas ficou tudo bem feito no final. Recomendo! Mais uma vez o brandon sanderson não me decepcionou!

Júlia 05/01/2021

Uma história surpreendente..
Este é o segundo livro que leio do autor, após Elantris. É perceptível o amadurecimento da escrita dele.
Em relação a história em si. Achei o universo criado supreendente, e tudo é muito bem explicado. As únicas pontas soltas que o autor deixa são para dar continuidade à trilogia. Narrativa muito bem construída, universo e os personagens. O que mais gostei foi de perceber que eles são humanos, cada um com seus erros, acertos, e sua complexidade. São diferentes de tudo que eu havia lido.
A única reclamação que eu tenho, a mesma de Elantris, é que a história demora um pouco para engatar. Eu entendo que é necessária para apresentar esse novo mundo e desenvolver a trama, mas acho que a primeira metade poderia ser um pouco mais sucinta.
Em relação à leitura em inglês. Esse é o primeiro livro que li nessa língua estrangeira. Tenho um inglês mais avançado, mas não acho um livro fácil para começar a ler, principalmente se o seu inglês é mais básico. A narrativa é densa e com muitos detalhes, porque o universo criado pelo autor é complexo. Por isso eu não recomendo a leitura do livro em inglês se você tem um inglês mais básico ou se está começando a ler livros em inglês.

Paulo Matioli 14/12/2020

Surpreendente e Maravilhoso
Como um leitor de fantasia, eu sempre me senti um pouco por ~fora por nunca ter lido nada do famoso Brandon Sanderson, então, nesse final de ano eu resolvi mudar isso.

The Final Empire ou O Império Final, é o primeiro livro da Trilogia Mistborn, uma high fantasy que se passa num mundo completamente próprio e novo onde cinzas caem do céu. Aqui vamos acompanhar a história de vários personagens, porém com um foco maior em dois: O Kelsier e a Vin.

Kelsier é um ladrão muito famoso, conhecido como Sobrevivente de Hatshin, uma "prisão" onde ninguém nunca havia conseguido escapar. E Vin, que também é uma ladra, porém vive numa situação muito precária e hostil. Os dois são Nascidos da Bruma.

A história dos dois se entrelaçará de forma que, juntos, os dois podem derrubar o Tirano que está no Trono de Luthadel, o Senhor Soberano.

Sanderson escreve de uma maneira impecável, com detalhes que são extremamente necessários para que sua leitura seja completa e muito bem entendida. Você se apega aos personagens ao extremo e quer que eles vençam de qualquer jeito.

Ambos os personagens principais (e os secundários também) têm desconstruções durante toda a narrativa, e isso me fez favoritar o livro. Eles saberem que não são invencíveis e que a qualquer momento podem sucumbir. Já iniciei o segundo livro - com muita dor no coração depois do final do primeiro - e mal posso esperar para desbravar todos os segredos de Luthadel. Recomendo muito a leitura para aqueles que amam o gênero.

Laura 19/11/2020

Uma das melhores fantasias da vida!
Amei o livro, simplesmente amei, o mundo construído por Brandom é empolgante e consistente, o sistema de magia é interessante e lógico o suficiente para que a gente possa entender as vantagens e limitações de cada personagem. Os personagens são interessantes e bem construídos, a trama é empolgante, você sempre quer saber o que vem depois e, melhor ainda, embora o final seja surpreendente, existem pistas ao longo de todo o livro então você consegue pelo menos imaginar algumas das reviravoltas, não são coisas que brotam do nada.
Minha única "crítica" ao livro, é o romance que achei instantâneo e, no início pelo menos, é incompatível com a personalidade da personagem envolvida. O romance até que se desenvolve bem, mas ele começa meio do nada.
Mistborn me deu a minha mais nova personagem favorita em fantasia, Vin, é incrível! Forte, inteligente, mas vulnerável e cheia de falhas também. Nada como uma heroína que sai por aí matando gente com adagas, mas ainda sabe admirar um belo vestido de baile.
Enfim, vale a pena a leitura e eu já vou começar a ler o segundo.

Padfoots 17/11/2020

Quase morri, mas passo bem
Ainda estou na adrenalina pós-final, por isso essa resenha provavelmente não vai fazer muito sentido. Já peço perdão pelos surtos.

MEU DEUS DO CÉU, ESSE LIVRO ME MATOU, OKAY? Faz muito tempo que um livro não me atinge da forma como The Final Empire me atingiu, nem consigo pensar direito. PARABÉNS, SR. SANDERSON, O SENHOR CONSEGUIU ACABAR COMIGO!!!

As sequências de ação são boas demais, me deixaram numa ansiedade absurda, e eu mal conseguia acompanhar de tanta ânsia para descobrir o que acontecia depois. A ambientação, como já era esperado, também é excelente e foi uma experiência interessante conhecer um outro mundo da Cosmere do Sanderson. Esse homem não cansa de me impressionar com o world building dele.

E os personagens! Senhor, eu amo todos! A Vin é maravilhosa, o Elend é a coisa mais fofinha e querida desse mundo e o Kelsier... ai, ele simplesmente entrou para a seleta lista dos personagens que eu mais amo. Socorro, não consigo nem encontrar palavras para explicar o quanto o Kelsier me cativou e o quão importante ele se tornou para mim. Ele foi o primeiro personagem, em anos, a me fazer chorar de verdade. Amo tanto que nem sei.

Em resumo: a história é excelente, apesar de bem mais simples e mais direta que Stormlight Archive, e te deixa sempre na expectativa, como toda boa história de fantasia deve ser. Tem ação, personagens carismáticos e reviravoltas e eu já estou aqui me coçando para começar logo a sequência. Well of Ascension, a gente se vê em breve.

Ana Glowacki 03/09/2020

Leitura necessária para amantes de fantasia
Esse livro é sensacional, não tenho palavras pra expressar o meu amor por tudo que o Brandon Sanderson escreve. O mundo é muito bem descrito, os sistemas mágicos são maravilhosamente construídos.

Clara Simões 17/08/2020

sensacional
as últimas 100 páginas dessa edição são - literalmente - de tirar o fôlego. não consegui largar o livro, e me encontrei em um misto de ansiedade, desespero, medo e excitação. o clímax é ímpar e espetacular, e por si só merece 5 estrelas.

a história, de fato, é extremamente cativante. creio que isso é o que fez com que me apaixonasse tanto por mistborn: é uma história crível. me senti imersa a todo momento, bombardeada por sensações conflitantes. e chorei como não chorava há anos em uma fantasia.

perfeito.

Gigi 01/07/2020

O começo
Nunca me arrependi tanto de não ler um livro nas férias quanto esse, porque entre capítulos grandes e curtos você se ve lendo mais um ou escutando (recomendo fortemente o Graphic Audio).
Tentar tomar um império que esteve igual durante eras não é uma chance possível até você achar alguém mais louco para acreditar que é possível.
Ou no caso, um grupo de ladrões que tem ideias mais bem intencionadas que a nobreza.

Evelin 04/06/2020

"Vin didn't let hatred or rebellion show in her eyes. There were other ways to be strong. That lesson she had learned on her own."

"But you can't kill me, Lord Tyrant. I represent that thing you've never been able to kill, no matter how hard you try. I am hope."

edermullerlima 27/04/2020

Os Nascidos da Bruma são demais!!
O melhor de tudo que eu li esse não sem dúvida foi essa trilogia. Não conhecia esse autor criativo e fenomenal. Se você é fã de fantasia não pode deixar de conhecer está obra incrível. Leia e se emocione, de estresse, chore, ria, anseie pelo fim e depois se entristeça e se alegre.

Karol 03/03/2018

Bom? Não. Extraordinário.
Li esse livro numa tirada e em inglês pra aproveitar melhor a leitura. O Brandon é realmente extraordinário, conforme meus amigos diziam que ele era. O desenrolar da história me surpreendeu e o final, que eu supunha ser uma coisa no desenrolar da história, revelou-se ser outra coisa completamente diferente - e melhor! - e fiquei muito feliz. Agora estou lendo o #2, The Well Of Ascension e segue até agora ele possui a mesma qualidade. E, melhor ainda: é muito bom ter encontrar um exemplo de mulher tão forte na literatura quanto esta personagem Vin.

Leca 26/09/2016

Por que eu demorei tanto pra ler este livro?
Melhor livro do ano DISPARADO!!!

Que mundo!! Que personagens!!! Desde O Nome do Vento um livro de fantasia não me conquista assim!
Nada de protagonistas "fodonas", triângulos amorosos e foco no romance. Aqui cada personagem tem o seu valor, mas também o seu defeito. Cada um tem um papel importante pra construção da história. E que história!!! É incrível! Que falta eu senti de um livro assim... Ainda mais este ano com tanto livro "meia boca".
Já quero ler todos os livros desse homem!
Lu Oliveira 26/09/2016minha estante
Amo Mistborn. Quero ler O poço do ascensão logo.

Fernando Lafaiete 26/09/2016minha estante
Amo muito o Brandon Sanderson. E adoro esta série!!!

Dani 26/09/2016minha estante
Maravilhoso! Um dos meus livros favoritos!

Leca 26/09/2016minha estante
Não me conformo como demorei tanto pra ler!!! Estou em êxtase. Com certeza vou pegar O Poço da Ascenção logo. Mas antes quero terminar as leituras empacadas.

May 21/11/2015

Eu li: Mistborn - O império final
QUE LIVRO! Que personagens! Que construção de mundo única! Nunca li nada parecido e fiquei completamente apaixonada. Falei mais sobre o livro no video: https://www.youtube.com/watch?v=KzEBZ5SD6gw

site: https://www.youtube.com/watch?v=KzEBZ5SD6gw