Espiritismo e Ecologia

Espiritismo e Ecologia André Trigueiro




Resenhas - Espiritismo e Ecologia


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Wagner 09/02/2021

Espírito e a Terra
Esta Obra demonstra claramente a relação estreita da vida do Espírito ? encarnado e desencarnado ? com a nossa Terra. Desde as emissões de energias pelo pensamento, passando pelo consumo sustentável dos recursos naturais, percebemos claramente as influências positivas e negativas que podem afetar ou preservar nossa Casa.
comentários(0)comente



Ana 14/10/2020

"Sofremos as consequências dos nossos estragos que determinamos ao meio que nos cerca porque, na verdade, o que está fora também está dentro."
comentários(0)comente



Marcelo 19/09/2020

Nada mudou!!!
Apesar de mais de uma década, o assunto abordado no livro continua atual e ainda mais significativo. Nada mudou, ou se mudou, foi para pior. Está foi a sensação que tive ao ler este livro. O link entre ecologia e espiritismo está muito bem feito. André Trigueiro é uma referência para mim em ecologia, assim como no espiritismo, suas análises são muito bem embasadas. Ótima leitura.
comentários(0)comente



Emerson 06/06/2019

Excelente Referência
O autor escreve de uma forma simples, objetiva e com boas referências. Deixa você refletivo sobre seus atos em sua comunidade. Depois de ler ele vou melhorar ainda mais minha forma de agir. Recomendo muito.
comentários(0)comente



jumorgensten 12/02/2019

O livro foi feito em 2009 e é chocante como 10 anos depois a obra continua absurdamente atual. Quem lê, sem saber, tem certeza que o Trigueiro escreveu ontem. :O

André aborda um tema pouco explorado dentro da Doutrina Espírita: A ecologia e vai passeando pelo tema e seus segmentos.

Começa pelo Espiritismo e o seu "daqui 20 anos não estarei mais na Terra", continua mostrando como as crianças são as principais influências e influenciadoras da e pela mídia, passa por como o Tsunami na Indonésia em 2004 foi importante para a caridade, compaixão e amor, nos lembra do consumismo desenfreado e termina com orientações e exemplos ecológicos que os Centro Espíritas podem seguir, principalmente na utilização dos copos para água.

Dois pontos chamaram muito a minha atenção: O primeiro foi que alguns espíritas não se preocupam com a natureza daqui 20 anos porque acham que já estarão mortas. Pois, teoricamente, na morada verdadeira, não terão problemas ambientais.

O outro foi como as pessoas se doem por quererem que a natureza seja agradável e bela. Esse ponto nunca tinha parado para pensar. E, realmente, analisando é impressionante a quantidade de gente que prefere querer viver em meio ao lixo do que ajudar o meio ambiente.

A leitura é fluída, objetiva e com palavras fáceis. Se tiver tempo, é possível ler em um único dia.

Infelizmente terminei todos os livros espíritas do autor. #chateada Precisamos de mais obras que fogem da curva, André! Bora agilizar isso ae. :P

site: http://hidratarvicia.com.br/2019/02/12/espiritismo-e-ecologia-andre-trigueiro/
comentários(0)comente



Leticia 11/12/2014

Espiritismo e Ecologia
A ecologia e o espiritismo são duas ciências que nasceram na mesma época, entre 1850 e 1870. As duas estão ganhando cada vez mais visibilidade e despertando mais interesse e curiosidade. Outra semelhança é que ambas defendem o uso sustentável dos bens naturais, o consumo consciente, a coletividade em detrimento do individualismo e utilizam a visão sistêmica da biodiversidade, pela qual tudo e todos são interligados e interdependentes (o termo vem da Teoria Geral dos Sistemas, do biólogo Ludwig Von Bertalanffy). O espiritismo e a ecologia oferecem ferramentas que nos ajudam a compreender o mundo a nossa volta. No livro, o leitor percebe as diversas crises que a humanidade vem enfrentando e a necessidade de desenvolvermos novas noções de realidade, novos hábitos, e termos mais comprometimento com a vida, em toda e qualquer forma.

O principal objetivo deste livro [...] é demonstrar que Espiritismo e Ecologia são ciências afins, sinérgicas, e que sugerem abordagens sistêmicas da realidade, as quais ainda não foram devidamente compreendidas ou aceitas. É justamente essa visão sistêmica da realidade que nos oferece amplas condições de navegabilidade num mar revolto em que o analfabetismo ambiental vem causando grandes estragos. É muito feliz o pensamento – de autor desconhecido – que inverte uma antiga máxima do movimento ambientalista: “Mais importante do que cuidar do planeta para nossos filhos e netos, é cuidar melhor dos nossos filhos e netos para o planeta.”

Escrito pelo jornalista ambiental e espírita André Trigueiro (autor de Mundo Sustentável), o livro apresenta capítulos curtos e objetivos que vão mostrando as semelhanças entre as duas ciências e despertando o leitor para a necessidade de preservar o planeta. O autor fala sobre brevemente sobre o espiritismo, que não se considera uma religião (na verdade, nós espíritas falamos em doutrina) e sobre sua origem, assim como conta sobre o nascimento da ecologia e o que ela estuda. O livro também passa por temas como sustentabilidade, lei da destruição (a destruição é necessária para a manutenção do equilíbrio), poluição e psicosfera, consumo consciente, publicidade e as crianças, ecologia na obra de Chico Xavier e traz ainda um pequeno dicionário ambiental com 140 verbetes.

Eu sou suspeita para falar, pois sou espírita e apaixonada pela temática ambiental (como o próprio blog mostra), mas o livro é excelente. André escreve de maneira clara e objetiva, e ainda assim cativante, apontando as semelhanças entre as duas ciências e a interdependência entre os seres vivos e o planeta com fatos, argumentos e citações. O livro proporciona uma leitura muito agradável e fluida, podendo ser lido em poucas horas.

É muito mais um convite à reflexão e à mudança, mais sobre a realidade atual enfrentada pela humanidade e a urgência em cuidar de nós, dos outros e da Terra do que de fato uma exposição sobre espiritismo ou ecologia. Na verdade, as duas ciências são utilizadas como base e alicerce para mostrar que há muito mais entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia, como diria Shakespeare. Somos muito mais ligados à Terra do que supomos e toda ação vem acompanhada de uma reação, tanto para quem faz quanto para quem está ao redor (ou ainda nem nasceu).

Há várias citações durante o livro que eu adorei. Deixo algumas abaixo só para dar o gostinho.

Nenhuma atividade no bem é insignificante. As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes. (Chico Xavier).
A Terra produziria sempre o necessário, se com o necessário soubesse o homem contentar-se. Se o que ela produz não lhe basta a todas as necessidades, é que ele emprega no supérfluo o que poderia ser aplicado no necessário. (Resposta à pergunta 705 do Livro dos Espíritos, sobre consumo).
[...] como ficar indiferente diante das perspectivas de um desequilíbrio ecológico, que torna inabitáveis e hostis ao homem várias áreas do planeta? [...] É urgente uma educação sobre a responsabilidade ecológica. (Papa João Paulo II).
[...] há chance de salvamento. Mas para isso devemos percorrer um longo caminho de conversão de nossos hábitos cotidianos e políticos, privados e públicos, culturais e espirituais. A degradação crescente de nossa casa comum, a Terra, denuncia nossa crise de adolescência. Importa que entremos na idade madura e mostremos sinais de sabedoria. Sem isso, não garantiremos um futuro promissor. (pensador católico Leonardo Boff, no livro Saber Cuidar).

site: http://sustentaacoes.blogspot.com/2013/11/resenha-livro-espiritismo-e-ecologia-andre-trigueiro.html
comentários(0)comente



Carol.Heller 25/11/2010

Excelente
Excelente o livro! Muito bem escrito, o que ele diz é muito interessante e muito aplicável ao nosso dia-a-dia.

A leitura flui muito rapidamente, e, sendo poucas as páginas, lê-se muito rápido!

Um ótimo e importante alerta para toda a humanidade, seja no ponto de vista terreno, seja espiritual. A leitura vale a pena!
comentários(0)comente



Andreia 04/02/2010

Um bom livro que desenvolve o comparativo entre espiritismo e ecologia. Mostra a responsabilidade que os espíritas têm frente a essa temática.
O livro mostra que o planeta terra não é como uma estante de supermercado que você retira os produtos sem a necessidade de reposição. Dados mostram que por volta de 2030 / 2040 será necessário dois planetas para manter o padrão de vida que estamos seguindo hoje. Um alerta para conscientizar o ser humano a falar menos e agir mais em busca da sustentabilidade.
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR