O Poço da Ascensão

O Poço da Ascensão Brandon Sanderson

Resenhas - The Well of Ascension

Karol 06/04/2018

Extrapolando os níveis de imaginação fodástica
Fica difícil falar algo sobre um livro que conseguiu te arrancar algumas lágrimas no final. É, eu chorei. Consegui me apegar tanto a certos personagens que sofri um pouco quando eles se foram. Cara, Sanderson, que imaginação sobrenatural é essa? Anexar com tanta veemência fantasia à lógica é algo que eu NUNCA vi nenhum outro escritor fazer. O Brandon faz coisas realmente incrível com essa saga. Consegue fazer o primeiro livro, The Final Empire, uma coisa tão bem fechada que se você só ler esse livro já tá bom. Quando eu comecei a ler esse segundo livro, pensei: "ah, vai ser ladeira abaixo. Não tem mais o que ser falado". Depois de um tempo lendo, gritei: "PAREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!!111". Parei de viver, de estudar, de comer, só e unicamente pra ler logo esse troço de livro. Acho-o incrível e, ao mesmo tempo, tenho raiva dele! Me proporcionou momentos incríveis, mas levou personagens mui amados meus. E esse livro é um belo mix: fantasia, suspense, ação, aventura, aquele enredo entrelaçado pesado, romances bem desenvolvidos e lindos e, o melhor, cada personagem mais foda que o outro. Acho que o que posso dizer que a marca registrada de B. Sanderson é desenvolver os personagens com identidades distintas e formidáveis. Preparando-me psicologicamente para o The Hero of Ages.
aline 06/04/2018minha estante
Fiquei com vontade de ler :D

Karol 07/04/2018minha estante
Segura as lágrimas, miga. Esse livro vale cada página.

Rita Neta 03/01/2019minha estante
Preciso ler esse livro logo!!

Duda 30/07/2022

The Well Of Ascension eleva a história de forma brilhante, os conflitos, tensões, crenças e história desse mundo são desenvolvidos muito bem. Sem falar da evolução das personagens e da complexidade dos relacionamentos, sendo construídos de maneira cuidadosa e naturalmente.

Amei a narrativa do livro, em vários momentos somos levados a refletir sobre lendas, mitos, a realidade e o futuro e como tudo pode estar interligado. Além de contar com muitos plot twist ao longo do livro todo e muitas cenas impactantes.

Ansiosa para ver o que o autor vai fazer no próximo volume.
Fabrício 30/07/2022minha estante
Essa trilogia é boa demais

Duda 30/07/2022minha estante
estou amando demais. está se tornando uma das minhas favoritas

Jane 57821 30/12/2021

Uma continuação bem transitória e política
Depois dos eventos devastadores do final do 1° livro, Brandon Sanderson se debruça sobre as suas consequências e como momentos de caos social e político podem tensionar a frágil segurança estabelecida. Mais lento do que o livro anterior, "O Poço da Ascensão" acaba tendo bastantes altos e baixos e um final um pouco agridoce, não nego que acabei desanimando um pouco com a saga mas pretendo sim terminar e ver o que o autor tem em mente para a sua conclusão.
Aisha Andris @AishandoBooks 30/12/2021minha estante
É, para quem não curte tanto a parte política, esse livro é um pouco complicado mesmo, mas eu sou apaixonada por essa série. Continua, sim!

Jane 57821 31/12/2021minha estante
Eu até que curto a parte política, mas acho que o autor se estendeu demais em toda a trama a respeito do cerco da cidade, a gente acaba ficando muito preso dentro de um panorama só sem ter grandes mudanças gerais. Pretendo continuar sim, ainda acho os personagens do livro bastante interessantes de acompanhar kkk

isaadoraswn 02/08/2021

Aiai Brandon Sanderson??.
Honestamente, esse livro não é tão bom quanto o primeiro.

O que mais me incomoda nos livros dos Sanderson são os personagens insossos. OreSeur e Sazed sozinhos tem mais carisma que Vin e Elend juntos. Acho que esse livro teria passado bem mais rápido se eu tivesse me apegado à esses personagens.

Mas se tem uma coisa que o Brandon sabe fazer é plot viu!! A política aqui estava INCRÍVEL (passei muita raiva com o Elend sim!!!), assim como todo o arco ao redor do Well of Ascention e Hero of Ages. Os últimos 20% desse livro foram mais frenéticos do que o primeiro e metade desse segundo, simplesmente não da pra parar de ler.

Espero que o próximo tenha um pouco mais de ação e explore mais a relação da Vin com o Sazed e do TenSoon também.
Felipe 20/09/2022minha estante
Eu tô achando muito chato kkkkk tô em 24% e não melhora nunca

isaadoraswn 16/05/2023minha estante
esse daí é difícil mesmo viu

Mobula Birostris 23/02/2018minha estante
ótima resenha! Senti o mesmo em relação aos koloss e os titãs XD

Lucas 17/06/2015

Mistborn foi uma das melhores surpresas literárias que tive no ano passado e a ansiedade para ler o segundo volume da série estava imensa. Assim que recebi, devorei o livro e posso afirmar que essa já é uma das minhas séries favoritas e que Brandon Sanderson é um dos melhores escritores de fantasia da atualidade.

Após o chocante final do primeiro volume, com a queda do Império Final e a morte de Kelsier, eu não sabia o que esperar deste volume. Ao iniciar a leitura da trilogia, eu imaginava que a luta para derrubar o Senhor Soberano fosse durar boa parte dos três livros. Mas Brandon Sanderson tinha outro plano em mente. Tudo isso foi resolvido já no primeiro volume, deixando o leitor sem a menor ideia do que iria acontecer.

Mesmo que tenha optado por não seguir o caminho “óbvio”, o autor não deixa a narrativa perder o ritmo. E isso é incrível, pois mesmo as partes mais políticas da história, que são extremamente necessárias para o desenrolar da trama, não são chatas e maçantes. Logo de cara o livro te prende e você já não consegue mais largá-lo. Mesmo com um ano de intervalo entre as leituras, não fiquei perdido em relação ao que já havia acontecido. Brandon Sanderson consegue relembrar o leitor já nos primeiros capítulos.

O sistema mágico criado pelo autor é um dos grandes diferenciais da obra, principalmente aqui no segundo volume, onde o leitor já está acostumado e não fica perdido nas explicações. Outro quesito no qual o livro pontua é no de lutas. Brandon Sanderson é genial em descrever os movimentos dos personagens em batalhas, incluindo toda a “dobra” de metais que é realizada. As cenas são de tirar o fôlego e, literalmente, te prendem na leitura.

Nem preciso falar do quão incrível Vin é como protagonista, certo? O desenvolvimento dela foi perfeito e é demais ver o quanto ela cresceu desde o início da história. Nesse volume, sem Kelsier, ela passa por novas provações e continua mostrando o porquê de a gente amá-la tanto.

Obviamente que esses não são livros para serem lidos em um dia. O grande número de páginas exige um pouco mais de tempo. Mas isso não quer dizer que a leitura seja cansativa. A narrativa é super gostosa, divertida e bastante fluida.

Se você ainda não deu uma chance para Mistborn, resolva isso logo. É uma série de fantasia incrível, com personagens ótimos, trama bem bolada e, acima de tudo, muito bem escrita.

site: Para mais resenhas, acesse: www.estantenerd.com
Fernando 16/08/2015minha estante
Eu gostei muito do segundo livro, porem a partes de Elend Venture me irritaramum pouco, nao conseguia me prender achei um personagem muito fraco para um Rei, talvez seja por que tivemos Kelsier no primeiro um personagem forte demais e que marcou.

Qnat 01/03/2021

Sei que o autor tem uma legião de fãs. O livro é realmente bom, mas não é a melhor fantasia do mundo, mas é divertido mesmo assim.

Tem um pouco de tudo: fantasia, romance, drama, guerras épicas, política, espionagem, mas é sinto que é apenas mediano em tudo.... Não que seja ruim, mas os personagens, conflitos, intrigas da corte, e outros elementos é muito semelhante a outros livros do próprio autor, e na literatura fantástica no geral.

O casal protagonista são os mais "clichês". Alguns personagens secundários são melhores trabalhados. A construção de mundo neste livro continua a ser explorada, e é o ponte forte do autor.

O conflito interno de Vin achei cansativo por já ter lido muito disso em livros anteriores, e neste livro eu achei um pouco forçado... Talvez se fosse o primeiro livro do estilo que eu tivesse lido, acharia melhor. Mas infelizmente, não foi. Pareceu-me repetitivo.

Por outro lado, o Kandra e Sazed, foram personagens incrivelmente bem construídos! O final é super bem amarrado, com um plot twist realmente impressionante, e fez valer a pena passar por algumas páginas mais arrastadas.

site: Instagram: @farol_de_areia
Camila.FArias 04/04/2021minha estante
Concordo! O final me deixou com aquela sensação de " como assim???"

Camila.FArias 05/02/2021

Sem muito o que dizer no momento porque ainda estou passada com o final dele. A única certeza que tenho é faltou apenas um pouco mais de carisma nos personagens pra essa estória ser perfeita. A personalidade deles poderia ser mais bem desenvolvida. Todo o resto muito bom!
Qnat 09/03/2021minha estante
pois é, os personagens secundários são melhores que o casal protagonista! rsrs

Newton Nitro 04/06/2013

O Que Acontece depois de uma Revolução?
A série Mistborn de Brandon Sanderson é um tipo de trilogia de fantasia que te envolve completamente. O estilo transparente de Sanderson continua no segundo livro da série. A trama mostra as dificuldades de um governo pós revolução, e lida com temas como auto-sacrifício, confiança versus auto-preservação, busca de indentidade e idealismo versus pragmatismo. O segundo livro é tão bom quanto o primeiro, porém mais lento em sua primeira parte. O cenário de Mistborn, um mundo medieval fantástico condenado por uma catástrofe do passado, fica mais detalhado ainda e graças a maestria de Sanderson, o cenário é construído sem ser forçado.

Sanderson é como um professor de como se escrever romances de fantasia. Mais uma vez, mesmo sendo o segundo volume de uma trilogia, o romance funciona sozinho, conta uma história inteira e resolve o seu conflito e dando uma grande satisfação para o leitor. Os personagens são muito interessantes e evoluem, mudando de acordo com os acontecimentos. Recomendo muito esse livro para todos os tipos de público, é um texto muito acessível e ao mesmo tempo, aborda questões interessantes, principalmente sobre o conflito entre o idealismo e o pragmatismo no mundo da política. E lógico, com muita ação mágica feita pelos Allomancers e os Mistborns, humanos que usam de metais para criar efeitos sobrenaturais! :)

Uma das principais lições do sucesso de Sanderson é o foco no desenvolvimento dos personagens. Os protagonistas possuem arcos de narrativa, onde a partir de um conflito interno entre valores opostos, chegam, através da narrativa, a mudar seus comportamentos. Esse dinamismo dá mais veracidade aos protagonistas. Uma das narrativas de Mistborn é a da criação de um Imperador, e é um dos pontos fortes da trilogia.

O livro continua com cenas de lutas épicas, que lembram muito cenas de anime, e os níveis de poder dos personagens aumentam muito! :D

Outro detalhe é o modo como estilo ficção científica que ele trata as raças não-humanas do mundo de Mistborn. O ponto de vista dessas raças é bem diferente do humano e possuem idéias bem criativas.

O outro tema abordado é a criação de uma religião, o modo como as narrativas vão sendo criadas e aumentadas em torno de algum tipo de salvador. O interessante é ver que mesmo com o Brandon Sanderson ser declaradamente mórmon, em seus escritos ele explora várias visões de mundo e pontos de vista diferentes sobre religião. A única influência que noto do Mormonismo em Mistborn é uma certa prudência e uma ausência de sexo gráfico ou fora do casamento. Mas é muito de leve (e devo ter notado por ter lido livros de fantasia mais brutais, como Cold Commands e os livros do Abercrombie).

E agora vamos para o terceiro e último volume da série Mistborn! (Depois tem uma noveleta chamada Alloy of the Law, que se passa beeem depois da trilogia, que devo ler em seguida tabém).

Fica a recomendação, o livro é DOIDIMAIS! :)

umbookaholic 26/08/2018

Sem fôlego pro que foi esse livro
eu não sei como fazer uma resenha disso. eu juro que adoraria explicar a montanha russa de emoções em que me encontro, mas é simplesmente impossível. vários dos meus amigos me alertaram, dizendo que esse livro era o "menos legal" da trilogia e preciso discordar. esse livro, se comparado ao O Império Final (coisa que não acho que deva ser feita, vale dizer), é mais tenso, a trama que envolve toda a narrativa é mais complexa; o mundo se expande de forma incrível, aqui.

os personagens do Sanderson se mostram mais incríveis do que nunca nesse livro, se provando pessoas reais. tudo é costurado de forma INCRÍVEL, onde coisas que você nem sabia que queria saber (isso fez sentido?) são jogadas na sua cara como uma revelação sensacional.

diversas das perguntas que a gente se faz ao longo do primeiro volume são respondidas aqui, sim, o que torna tudo ainda mais mágico. o autor só se provou um dos meus autores favoritos, depois que terminei a leitura desse livro.

droga, isso não deve estar fazendo sentido nenhum. perdão, tô muito impactado.

no mais: leiam essa trilogia. apenas.

edermullerlima 27/04/2020

Fantasia de primeira qualidade.
Uma das melhores obras de fantasia da atualidade. Eu gostei muito dessa trilogia. Mal posso esperar pela próxima trilogia neste mesmo mundo. Achei tudo incrível criativamente.

Iago.Costa 22/04/2024

Uma fantasia completa
Quando falam que mistborn é uma das precursoras das fantasias é por isso, acontece de tudo, sem parecer tão forçado, sem ser chato e sendo muito bom em desenvolver todas as tramas e todos os personagens, o primeiro livro é muito bom e o segundo é muito bom também.

Ana Glowacki 03/09/2020

A maravilhosa continuação...
Neste segundo livro encontramos nossos personagens favoritos em uma crise política, a guerra bate em sua porta e Elend aprende que não basta só ler sobre política para conseguir liderar uma região. O crescimento dos personagens é fantástico e as descobertas nos deixam boquiabertos.

Gabrielle700 13/09/2020

Incrível
Estava muito ansiosa para ler esse livro e quando finalmente li, ele não me decepcionou. Teve tensão pré guerra, desconfiança, massacre, lutas de tirar o fôlego, personagens novos e plot twist (AMO). E todo o mistério acerca do poço da ascensão e do Herói das Eras me deixou maluca para descobrir logo a verdade, eu não conseguia parar de fazer teorias. E o que foi esse final? Preciso urgentemente ler o próximo.

Lena 24/09/2020

POLÍTICA, MAGIA E DESENVOLVIMENTO
Nossa!!! Nossaaaaa!!!
Ok, respira. Terminei o primeiro livro querendo mais desenvolvimento da Vin consigo mesma, querendo maior desenvolvimento do mundo e da magia, querendo mais política, mais dos outros personagens. Eu encontrei TUDO aqui.

No primeiro livro temos a queda de um governo tirânico que esteve no topo por séculos. Fomos apresentados à Alomancia, onde metais são fontes de determinadas habilidades, e à Feruquemia, na qual determinadas habilidades podem ser armazenadas em determinados metais. Encontramos a supostamente contida ameaça das Profundezas, encontramos criaturas criadas pelo Senhor Soberano. Encontramos cinzas caindo do céu, vemos bruma chegar quando a noite cai, fomos aterrorizados por Inquisidores e lutamos ao lado de Vin e Kelsier.

Neste segundo livro, apesar da vitória que alcançamos no primeiro, começamos descobrindo que dar vida a um novo reinado não chega nem perto da dificuldade que imaginávamos. Poder, igualdade, justiça , influências, alianças, armas, venenos, comida, abrigo, proteção. São muitas as coisas necessárias para manter um reinado. E Elend, ele é um homem bom, honesto e estudioso, mas ele não é um rei. Um dos meus fatores favoritos nesse livro é a ascensão de Elend ao posto de rei. Um rei de verdade, um puta rei. Juro, cheguei a bater palmas pra ele.

Acompanhar os estudos de Sazed é demais, esse fofo querido, meio exilado de seu povo por ter se envolvido politicamente no primeiro livro, e esse também é um dos meus fatores favoritos, vendo seus conflitos internos sobre religião, profecias, fé e as conclusões FANTÁSTICAS. Brandon Sanderson realmente sabe trabalhar com religião e construção de mundo. É tudo absolutamente fascinante!!!!
O desenvolvimento das relações dos personagens é gigante e perfeito.
Uma menção especial à relação entre Vin e Elend entre si e consigo mesmos. QUE RELAÇÃO MEUS QUERIDOS, ELES TÊM MEU CORAÇÃO.

Vin torna-se aquilo que ela é (aleluia), ela aprende a usar cada parte de si mesma a seu favor e a favor das pessoas que ela ama. Aprender verdadeiramente a confiar em si e nos seus amigos não é fácil, é necessário muita fé e entendimento.

Elend torna-se um REI, de Luthadel e do meu coração, é MÁGICO ver o estudioso traça de biblioteca aprender a ser um líder honesto e inteligente ao extremo. Tindwyl, uma Keeper (não sei como é na tradução), especializada em biografias de generais e grande reis, ajuda e ensina muito a Elend, mas é muito interessante ver que ele não perde sua essência.

Menções honrosas a Breeze, que se tornou um dos meus favoritos, Clubs, OreSeur, Zane e Allrianne que ganharam especial espaço no meu coração.

No primeiro livro, uma das principais revelações relaciona -se à interpretação de profecias e documentos do passado. Plot parecido é encontrado aqui, mas de maneira ÚNICA e GENIAL.

A todo momento nos vemos estudando e tentando desvendar os mistérios desse mundo, das novas raças apresentadas, da magia, das alianças políticas. Não achei que faltou nada, tempero pra mim tá no ponto, ação TÁ MARAVIS e os personagens nunca desapontam.

Muitos dizem que esse é o livro que menos gostaram e que é entediante e parado. KKKKKKKKK nunca discordei tanto na minha vida. POLÍTICA, MAGIA E DESENVOLVIMENTO. Pra mim essas são as palavras que melhor descrevem esse livro. E meus queridos, é isso que eu procuro em alta fantasia. Brandon Sanderson acaba de adicionar essa trilogia à minha estante de favoritos da vida. UHUM, mês que vem eu continuo com o terceiro esperando um final ÉPICO pra tudo o que se mostrou existir aqui. #ANSIOSA