O Poço da Ascensão

O Poço da Ascensão Brandon Sanderson

Resenhas - The Well of Ascension

Queria Estar Lendo 22/11/2021

Resenha: O Poço da Ascensão
O segundo volume da trilogia Mistborn é também o motivo do meu colapso. Em O Poço da Ascensão, retornamos ao território sombrio e terrível do império final para confrontar as consequências das ações rebeldes do primeiro título dessa era.

Esta resenha vai conter alguns spoilers do primeiro livro.

O Senhor Supremo caiu e o império ficou instável sem ele. Um ano se passou desde os acontecimentos liderados por Kelsier, o Nascido da Bruma; sua morte não foi em vão em relação a torná-lo um mártir, quase um deus, aos olhos do povo. Mas, sem sua liderança, aqueles que o seguiam se veem tropeçando cada vez mais no peso que é conduzir um governo.

Vin tenta lidar com todo esse caos à sua maneira, patrulhando as brumas e garantindo que seu novo rei - o homem por quem está apaixonada - esteja seguro. Elend, por sua vez, tem o peso da coroa, das expectativas e das tensões margeando o império final sobre seus ombros.

As brumas parecem mais densas, tal qual o cenário político em que se encontram. Libertar o império de um único terror deu certo, mas como farão para garantir que ele não desmorone de vez?

O Poço da Ascensão foi, sem sombra de dúvidas, um dos melhores livros de fantasia e política e reviravoltas que já li. Se O Império Final me surpreendeu na construção da tensão e da sensação impossível que a rebelião passava, esse volume trouxe um dos cenários mais complicados que poucas histórias exploram: o que fazer quando você vence e derrota o supremo soberano do mal? Quais são os acordos políticos necessários? Quais são as ações que vão garantir que nenhum outro inimigo tente tomar o seu poder? É realmente a hora de apelar para a liberdade total ou um pulso mais firme é igualmente necessário para impedir tudo de desmoronar de vez?

O desenvolvimento político dessa história é simplesmente impecável. Todos os diálogos que acontecem entre os personagens daquele grupo rebelde, que agora precisa resistir ao peso da liderança, são impressionantes. Elend, à frente de todo mundo, é um rapaz desesperado por fazer a coisa certa - mas honra e moral não são necessariamente as melhores qualidades quando se lida com uma crise daquele tamanho.

Porque, lá fora, o império final está em colapso. Quando um cerco se forma a cidade de Luthadel, você entende o terror que nasceu com a queda do Senhor Supremo; outros tantos como ele querem tentar pegar o poder que ficou vago. Elend não representa a voz e liderança que tamanho império demanda, e ele vai precisar trabalhar muito para garantir que sua oposição não seja sua derrota.

Ao seu redor, personagens como Clubs, Ham, Breeze, Dockson, companheiros de luta de Kelsier, que vieram das ruas e da rebeldia para a "távola redonda" do poder, são bons contrapontos a toda a honra do personagem. Eles são vozes da razão em alguns momentos, um pouco extremistas em outro; oferecem desafios às colocações de Elend, mas estão sempre ali por ele, como estiveram por Kelsier (alguns mais do que outros). Eu amo o Ham e o Breeze, a razão pura e dura e a sensibilidade um pouco debochada que cada um deles oferece.

"As profecias nunca foram feitas para dizer nada específico, mas falar de um sentimento geral. Uma esperança geral."

E eu amo tanto o Elend. No volume anterior, minha opinião sobre ele era meio a meio, mas mais para positiva por causa do final. Aqui, que salto de personagem ele teve! Do leitor apaixonado, filósofo sonhador, espectador em quase todas as mudanças sem realmente fazer parte delas para um rei que precisa tomar decisões e precisa impor suas ideias e que, mesmo em meio ao caos, ainda ama sua cidade e as pessoas que dependem dele para fazer sacrifícios grandiosos em nome deles.

Ao lado de Elend, Vin protagoniza a história vivendo alguns dilemas solitários, de confusão e de não entender seu lugar naquele mundo. Antes, ela tinha Kelsier para ajudá-la e guiá-la; agora, é uma Nascida da Bruma sozinha e confusa e amedrontada por coisas estranhas que vêm surgindo nas brumas.

Silhuetas e vozes e um tambor incessante que podem significar tudo e nada ao mesmo tempo, especialmente com as mudanças que começam a acontecer fora da cidade.

Eu amo tanto a Vin. Ela está muito mais madura e decidida, mostrando o grau de evolução de personagem da garota assustada que conhecemos nas ruas de Luthadel quando a rebelião estava para começar. Seus poderes são impressionantes e dignos do coração grandioso que ela carrega. É uma personagem feminina forte, cheia de nuances e com um arco digno de desespero e tensão por todo o livro.

Também tem toda a questão sobre pertencimento e aquela coisa de "estou sozinha, mesmo?" em relação a seus poderes e a ninguém entender realmente o que se passa em seu coração. O autor trouxe um elemento surpresa para confrontar essas dúvidas da personagem, e eu fiquei "eita!" durante todo o desenrolar desse arco.

Sua relação com Elend é muito explorada, mas sua amizade com Sazed e o estranho relacionamento com OreSeur também são essenciais para a protagonista. Esses personagens são essenciais para tudo que acontece na história.

Sazed, por exemplo. O Terrisman, estudioso responsável por armazenar memórias de todas as religiões que já existiram, está em uma peregrinação quando confronta uma atividade misteriosa e macabra que parece estar vindo diretamente das brumas; elas não estão mais aparecendo apenas durante a noite, e não parecem mais tão inofensivas quanto antes.

Teria alguma coisa a ver com a profecia do Herói das Eras? Ou seria algo ainda pior?

Ele é um personagem tão fantástico, tão bem desenvolvido; muito sensato e calmo mesmo nos momentos mais tensos e desesperadores. Todo o seu arco tem a ver com entender o que está rolando no império final em questão fantástica e medonha, conectando com o arco da Vin de maneira inesperada para antecipar algo grandioso - e talvez terrível - que está por vir.

"Caos e instabilidade, a bruma era os dois. Sobre a terra havia um império, dentro daquele império havia uma dúzia de reinos fragmentados, dentro desses reinos ficavam cidades, vilas, vilarejos, fazendas. E, acima de todos eles, dentro deles, ao redor deles, estava a bruma."

Minha nossa, como esse livro tem reviravoltas. Quando eu achava estar preparada para uma coisa, ele puxava meu tapete. Quando acreditava ter decifrado um enigma, ele dava uma cambalhota e me surpreendia de outra maneira. Do começo ao fim, O Poço da Ascensão é digno daquela sensação de crescente tensão que permeou o primeiro volume. Aqui, nós vemos essa tensão se multiplicar dez vezes, para todos os lados.

Ação não falta, assim como uma abertura para falar sobre o tamanho desse império e a diversidade de coisas que existem nele. Monstros, sociedades desconhecidas, criaturas com códigos morais capazes de te surpreender com revelações pra lá de bombásticas.

E o final! Que final!

É um pontapé para um terceiro livro carregado em mistério e em horror e eu não sei se estou psicologicamente preparada para essa leitura, mas estarei lendo assim que der uma respirada da jornada que foi O Poço da Ascensão.

De novo: se você ama fantasia, Mistborn é uma obrigação. Eu me arrependo de ter demorado tanto para ler essa história, mas jamais me arrependerei de ter mergulhado fundo na grandiosidade que é essa trilogia - e esse universo - criado por Brandon Sanderson.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2021/11/resenha-mistborn-o-poco-da-ascensao.html

Qnat 01/03/2021

Sei que o autor tem uma legião de fãs. O livro é realmente bom, mas não é a melhor fantasia do mundo, mas é divertido mesmo assim.

Tem um pouco de tudo: fantasia, romance, drama, guerras épicas, política, espionagem, mas é sinto que é apenas mediano em tudo.... Não que seja ruim, mas os personagens, conflitos, intrigas da corte, e outros elementos é muito semelhante a outros livros do próprio autor, e na literatura fantástica no geral.

O casal protagonista são os mais "clichês". Alguns personagens secundários são melhores trabalhados. A construção de mundo neste livro continua a ser explorada, e é o ponte forte do autor.

O conflito interno de Vin achei cansativo por já ter lido muito disso em livros anteriores, e neste livro eu achei um pouco forçado... Talvez se fosse o primeiro livro do estilo que eu tivesse lido, acharia melhor. Mas infelizmente, não foi. Pareceu-me repetitivo.

Por outro lado, o Kandra e Sazed, foram personagens incrivelmente bem construídos! O final é super bem amarrado, com um plot twist realmente impressionante, e fez valer a pena passar por algumas páginas mais arrastadas.

site: Instagram: @farol_de_areia
Camila.FArias 04/04/2021minha estante
Concordo! O final me deixou com aquela sensação de " como assim???"

Ella 14/01/2024

Ainda melhor que o primeiro
Não tenho nem palavras para descrever tudo que acontece nesse livro. O desenvolvimento de personagens, a história, as varias narrativas... minha única crítica é o meio que ficou um pouco enrolado, mas ainda assim, é espetacular. Mal posso esperar para o fim dessa trilogia!

Clara 24/04/2021

Eu tô MUITO impactada.

Leonardo.Santos 16/12/2020

Perfeição
Uma das melhores leituras que fiz esse ano, é um livro excelente, com intrigas políticas, batalhas épicas, personagens complexos e um mundo fascinante.
Mostra que destronar um imperador tirano pode não ser um final tão feliz quanto parece, principalmente se ele reinou por séculos. A instabilidade política do Último Império é realista, é muito interessante acompanhar as dificuldades de Elend para governar um povo quebrado e instável.
Vin cresce muito durante a história, e se tornou uma das minhas personagens favoritas em toda fantasia.
Tudo isso é apresentado com a escrita impecável de Brandon Sanderson, garantindo a O Poço da Ascenção um lugar entre meus livros favoritos.

Nanda 13/03/2021

Impressionante
Lendo esse livro você recebe tantas emoções que você fica até perdido. Os personagens só crescem aqui e a história fica ainda mais intrigante e mágica.

Jane 57821 30/12/2021

Uma continuação bem transitória e política
Depois dos eventos devastadores do final do 1° livro, Brandon Sanderson se debruça sobre as suas consequências e como momentos de caos social e político podem tensionar a frágil segurança estabelecida. Mais lento do que o livro anterior, "O Poço da Ascensão" acaba tendo bastantes altos e baixos e um final um pouco agridoce, não nego que acabei desanimando um pouco com a saga mas pretendo sim terminar e ver o que o autor tem em mente para a sua conclusão.
Aisha Andris @AishandoBooks 30/12/2021minha estante
É, para quem não curte tanto a parte política, esse livro é um pouco complicado mesmo, mas eu sou apaixonada por essa série. Continua, sim!

Jane 57821 31/12/2021minha estante
Eu até que curto a parte política, mas acho que o autor se estendeu demais em toda a trama a respeito do cerco da cidade, a gente acaba ficando muito preso dentro de um panorama só sem ter grandes mudanças gerais. Pretendo continuar sim, ainda acho os personagens do livro bastante interessantes de acompanhar kkk

SuhGomes 06/08/2023

O Poço da Ascenção
O Senhor Soberano foi derrotado, mas com isso novas ameaças surgem.

Achei esse livro mais arrastado. E senti muita falta do carisma que o Kelsier trazia pro livro.

Vin me irritou um pouco. Não pelas questões em si que ela tem, porque acho que faz sentido, mas porque a narração se prolongava muito nisso.

E talvez eu não tivesse ficado cansada nos questionamentos da Vin se não tivesse tantas explicações repetitivas das magias ou de fatos, me dava a impressão que eu estava lendo várias vezes a mesma coisa.

Eu me surpreendi muito com a filha do Cett, a Allrianne. Ela é muito habilidosa, se importa em ajudar de verdade e tudo isso mascarado na personalidade de nobre mimada.

Eu adorei o relacionamento que foi sendo criado entre a Vin e o Kandra. Elend me surpreendeu de um jeito positivo.

Tem muita política. Lá pelos 80% da leitura a ação vem com tudo e não para até o final. Essa última batalha foi desesperadora. Mortes, traumas. E então a revelação nas últimas páginas pra acabar de vez com o leitor.

Laura 23/11/2020

Empolgante
Sabe a síndrome do segundo livro? Não temos por aqui. O segundo livro da trilogia Mistborn é ainda melhor do que o primeiro.
A gente aprende mais ainda sobre o mundo complexo que Brandom criou e vai desvendando junto com os personagens os mistérios que cercam a bruma, e sofre com eles para tentar achar soluções para salvar a cidade e o reino.
De certa forma, o livro é angustiante, dá pra sentir que nossos personagens favoritos não estão a salvo e que podemos perder alguns pelo caminho.
E se o mundo e a magia criados por Sanderson são incríveis, os personagens são mais ainda, todos tem várias camadas de personalidade, segredos, motivações e cada um faz com que a gente se apaixone um pouco mais por eles.
Vin continua sendo minha heroína favorita. Vale muito a leitura e já estou empolgadissima para começar o próximo.

Duda 30/07/2022

The Well Of Ascension eleva a história de forma brilhante, os conflitos, tensões, crenças e história desse mundo são desenvolvidos muito bem. Sem falar da evolução das personagens e da complexidade dos relacionamentos, sendo construídos de maneira cuidadosa e naturalmente.

Amei a narrativa do livro, em vários momentos somos levados a refletir sobre lendas, mitos, a realidade e o futuro e como tudo pode estar interligado. Além de contar com muitos plot twist ao longo do livro todo e muitas cenas impactantes.

Ansiosa para ver o que o autor vai fazer no próximo volume.
Fabrício 30/07/2022minha estante
Essa trilogia é boa demais

Duda 30/07/2022minha estante
estou amando demais. está se tornando uma das minhas favoritas

Gigi 01/07/2020

Ainda melhor
Brandon Sanderson consegue continuar crescendo a história sem se perder e te surpreender cada vez mais, quando você acha que sabe a onde a história está indo ele vai e te mostra o que realmente era.

umbookaholic 26/08/2018

Sem fôlego pro que foi esse livro
eu não sei como fazer uma resenha disso. eu juro que adoraria explicar a montanha russa de emoções em que me encontro, mas é simplesmente impossível. vários dos meus amigos me alertaram, dizendo que esse livro era o "menos legal" da trilogia e preciso discordar. esse livro, se comparado ao O Império Final (coisa que não acho que deva ser feita, vale dizer), é mais tenso, a trama que envolve toda a narrativa é mais complexa; o mundo se expande de forma incrível, aqui.

os personagens do Sanderson se mostram mais incríveis do que nunca nesse livro, se provando pessoas reais. tudo é costurado de forma INCRÍVEL, onde coisas que você nem sabia que queria saber (isso fez sentido?) são jogadas na sua cara como uma revelação sensacional.

diversas das perguntas que a gente se faz ao longo do primeiro volume são respondidas aqui, sim, o que torna tudo ainda mais mágico. o autor só se provou um dos meus autores favoritos, depois que terminei a leitura desse livro.

droga, isso não deve estar fazendo sentido nenhum. perdão, tô muito impactado.

no mais: leiam essa trilogia. apenas.

Lena 24/09/2020

POLÍTICA, MAGIA E DESENVOLVIMENTO
Nossa!!! Nossaaaaa!!!
Ok, respira. Terminei o primeiro livro querendo mais desenvolvimento da Vin consigo mesma, querendo maior desenvolvimento do mundo e da magia, querendo mais política, mais dos outros personagens. Eu encontrei TUDO aqui.

No primeiro livro temos a queda de um governo tirânico que esteve no topo por séculos. Fomos apresentados à Alomancia, onde metais são fontes de determinadas habilidades, e à Feruquemia, na qual determinadas habilidades podem ser armazenadas em determinados metais. Encontramos a supostamente contida ameaça das Profundezas, encontramos criaturas criadas pelo Senhor Soberano. Encontramos cinzas caindo do céu, vemos bruma chegar quando a noite cai, fomos aterrorizados por Inquisidores e lutamos ao lado de Vin e Kelsier.

Neste segundo livro, apesar da vitória que alcançamos no primeiro, começamos descobrindo que dar vida a um novo reinado não chega nem perto da dificuldade que imaginávamos. Poder, igualdade, justiça , influências, alianças, armas, venenos, comida, abrigo, proteção. São muitas as coisas necessárias para manter um reinado. E Elend, ele é um homem bom, honesto e estudioso, mas ele não é um rei. Um dos meus fatores favoritos nesse livro é a ascensão de Elend ao posto de rei. Um rei de verdade, um puta rei. Juro, cheguei a bater palmas pra ele.

Acompanhar os estudos de Sazed é demais, esse fofo querido, meio exilado de seu povo por ter se envolvido politicamente no primeiro livro, e esse também é um dos meus fatores favoritos, vendo seus conflitos internos sobre religião, profecias, fé e as conclusões FANTÁSTICAS. Brandon Sanderson realmente sabe trabalhar com religião e construção de mundo. É tudo absolutamente fascinante!!!!
O desenvolvimento das relações dos personagens é gigante e perfeito.
Uma menção especial à relação entre Vin e Elend entre si e consigo mesmos. QUE RELAÇÃO MEUS QUERIDOS, ELES TÊM MEU CORAÇÃO.

Vin torna-se aquilo que ela é (aleluia), ela aprende a usar cada parte de si mesma a seu favor e a favor das pessoas que ela ama. Aprender verdadeiramente a confiar em si e nos seus amigos não é fácil, é necessário muita fé e entendimento.

Elend torna-se um REI, de Luthadel e do meu coração, é MÁGICO ver o estudioso traça de biblioteca aprender a ser um líder honesto e inteligente ao extremo. Tindwyl, uma Keeper (não sei como é na tradução), especializada em biografias de generais e grande reis, ajuda e ensina muito a Elend, mas é muito interessante ver que ele não perde sua essência.

Menções honrosas a Breeze, que se tornou um dos meus favoritos, Clubs, OreSeur, Zane e Allrianne que ganharam especial espaço no meu coração.

No primeiro livro, uma das principais revelações relaciona -se à interpretação de profecias e documentos do passado. Plot parecido é encontrado aqui, mas de maneira ÚNICA e GENIAL.

A todo momento nos vemos estudando e tentando desvendar os mistérios desse mundo, das novas raças apresentadas, da magia, das alianças políticas. Não achei que faltou nada, tempero pra mim tá no ponto, ação TÁ MARAVIS e os personagens nunca desapontam.

Muitos dizem que esse é o livro que menos gostaram e que é entediante e parado. KKKKKKKKK nunca discordei tanto na minha vida. POLÍTICA, MAGIA E DESENVOLVIMENTO. Pra mim essas são as palavras que melhor descrevem esse livro. E meus queridos, é isso que eu procuro em alta fantasia. Brandon Sanderson acaba de adicionar essa trilogia à minha estante de favoritos da vida. UHUM, mês que vem eu continuo com o terceiro esperando um final ÉPICO pra tudo o que se mostrou existir aqui. #ANSIOSA