O Poço da Ascensão

O Poço da Ascensão Brandon Sanderson

Resenhas - The Well of Ascension

umbookaholic 26/08/2018

Sem fôlego pro que foi esse livro
eu não sei como fazer uma resenha disso. eu juro que adoraria explicar a montanha russa de emoções em que me encontro, mas é simplesmente impossível. vários dos meus amigos me alertaram, dizendo que esse livro era o "menos legal" da trilogia e preciso discordar. esse livro, se comparado ao O Império Final (coisa que não acho que deva ser feita, vale dizer), é mais tenso, a trama que envolve toda a narrativa é mais complexa; o mundo se expande de forma incrível, aqui.

os personagens do Sanderson se mostram mais incríveis do que nunca nesse livro, se provando pessoas reais. tudo é costurado de forma INCRÍVEL, onde coisas que você nem sabia que queria saber (isso fez sentido?) são jogadas na sua cara como uma revelação sensacional.

diversas das perguntas que a gente se faz ao longo do primeiro volume são respondidas aqui, sim, o que torna tudo ainda mais mágico. o autor só se provou um dos meus autores favoritos, depois que terminei a leitura desse livro.

droga, isso não deve estar fazendo sentido nenhum. perdão, tô muito impactado.

no mais: leiam essa trilogia. apenas.

Karol 06/04/2018

Extrapolando os níveis de imaginação fodástica
Fica difícil falar algo sobre um livro que conseguiu te arrancar algumas lágrimas no final. É, eu chorei. Consegui me apegar tanto a certos personagens que sofri um pouco quando eles se foram. Cara, Sanderson, que imaginação sobrenatural é essa? Anexar com tanta veemência fantasia à lógica é algo que eu NUNCA vi nenhum outro escritor fazer. O Brandon faz coisas realmente incrível com essa saga. Consegue fazer o primeiro livro, The Final Empire, uma coisa tão bem fechada que se você só ler esse livro já tá bom. Quando eu comecei a ler esse segundo livro, pensei: "ah, vai ser ladeira abaixo. Não tem mais o que ser falado". Depois de um tempo lendo, gritei: "PAREM O MUNDO QUE EU QUERO DESCER!!111". Parei de viver, de estudar, de comer, só e unicamente pra ler logo esse troço de livro. Acho-o incrível e, ao mesmo tempo, tenho raiva dele! Me proporcionou momentos incríveis, mas levou personagens mui amados meus. E esse livro é um belo mix: fantasia, suspense, ação, aventura, aquele enredo entrelaçado pesado, romances bem desenvolvidos e lindos e, o melhor, cada personagem mais foda que o outro. Acho que o que posso dizer que a marca registrada de B. Sanderson é desenvolver os personagens com identidades distintas e formidáveis. Preparando-me psicologicamente para o The Hero of Ages.
aline 06/04/2018minha estante
Fiquei com vontade de ler :D

Karol 07/04/2018minha estante
Segura as lágrimas, miga. Esse livro vale cada página.

Rita Neta 03/01/2019minha estante
Preciso ler esse livro logo!!

Lucas 17/06/2015

Mistborn foi uma das melhores surpresas literárias que tive no ano passado e a ansiedade para ler o segundo volume da série estava imensa. Assim que recebi, devorei o livro e posso afirmar que essa já é uma das minhas séries favoritas e que Brandon Sanderson é um dos melhores escritores de fantasia da atualidade.

Após o chocante final do primeiro volume, com a queda do Império Final e a morte de Kelsier, eu não sabia o que esperar deste volume. Ao iniciar a leitura da trilogia, eu imaginava que a luta para derrubar o Senhor Soberano fosse durar boa parte dos três livros. Mas Brandon Sanderson tinha outro plano em mente. Tudo isso foi resolvido já no primeiro volume, deixando o leitor sem a menor ideia do que iria acontecer.

Mesmo que tenha optado por não seguir o caminho “óbvio”, o autor não deixa a narrativa perder o ritmo. E isso é incrível, pois mesmo as partes mais políticas da história, que são extremamente necessárias para o desenrolar da trama, não são chatas e maçantes. Logo de cara o livro te prende e você já não consegue mais largá-lo. Mesmo com um ano de intervalo entre as leituras, não fiquei perdido em relação ao que já havia acontecido. Brandon Sanderson consegue relembrar o leitor já nos primeiros capítulos.

O sistema mágico criado pelo autor é um dos grandes diferenciais da obra, principalmente aqui no segundo volume, onde o leitor já está acostumado e não fica perdido nas explicações. Outro quesito no qual o livro pontua é no de lutas. Brandon Sanderson é genial em descrever os movimentos dos personagens em batalhas, incluindo toda a “dobra” de metais que é realizada. As cenas são de tirar o fôlego e, literalmente, te prendem na leitura.

Nem preciso falar do quão incrível Vin é como protagonista, certo? O desenvolvimento dela foi perfeito e é demais ver o quanto ela cresceu desde o início da história. Nesse volume, sem Kelsier, ela passa por novas provações e continua mostrando o porquê de a gente amá-la tanto.

Obviamente que esses não são livros para serem lidos em um dia. O grande número de páginas exige um pouco mais de tempo. Mas isso não quer dizer que a leitura seja cansativa. A narrativa é super gostosa, divertida e bastante fluida.

Se você ainda não deu uma chance para Mistborn, resolva isso logo. É uma série de fantasia incrível, com personagens ótimos, trama bem bolada e, acima de tudo, muito bem escrita.

site: Para mais resenhas, acesse: www.estantenerd.com
Fernando 16/08/2015minha estante
Eu gostei muito do segundo livro, porem a partes de Elend Venture me irritaramum pouco, nao conseguia me prender achei um personagem muito fraco para um Rei, talvez seja por que tivemos Kelsier no primeiro um personagem forte demais e que marcou.

Mobula Birostris 23/02/2018minha estante
ótima resenha! Senti o mesmo em relação aos koloss e os titãs XD

Newton Nitro 04/06/2013

O Que Acontece depois de uma Revolução?
A série Mistborn de Brandon Sanderson é um tipo de trilogia de fantasia que te envolve completamente. O estilo transparente de Sanderson continua no segundo livro da série. A trama mostra as dificuldades de um governo pós revolução, e lida com temas como auto-sacrifício, confiança versus auto-preservação, busca de indentidade e idealismo versus pragmatismo. O segundo livro é tão bom quanto o primeiro, porém mais lento em sua primeira parte. O cenário de Mistborn, um mundo medieval fantástico condenado por uma catástrofe do passado, fica mais detalhado ainda e graças a maestria de Sanderson, o cenário é construído sem ser forçado.

Sanderson é como um professor de como se escrever romances de fantasia. Mais uma vez, mesmo sendo o segundo volume de uma trilogia, o romance funciona sozinho, conta uma história inteira e resolve o seu conflito e dando uma grande satisfação para o leitor. Os personagens são muito interessantes e evoluem, mudando de acordo com os acontecimentos. Recomendo muito esse livro para todos os tipos de público, é um texto muito acessível e ao mesmo tempo, aborda questões interessantes, principalmente sobre o conflito entre o idealismo e o pragmatismo no mundo da política. E lógico, com muita ação mágica feita pelos Allomancers e os Mistborns, humanos que usam de metais para criar efeitos sobrenaturais! :)

Uma das principais lições do sucesso de Sanderson é o foco no desenvolvimento dos personagens. Os protagonistas possuem arcos de narrativa, onde a partir de um conflito interno entre valores opostos, chegam, através da narrativa, a mudar seus comportamentos. Esse dinamismo dá mais veracidade aos protagonistas. Uma das narrativas de Mistborn é a da criação de um Imperador, e é um dos pontos fortes da trilogia.

O livro continua com cenas de lutas épicas, que lembram muito cenas de anime, e os níveis de poder dos personagens aumentam muito! :D

Outro detalhe é o modo como estilo ficção científica que ele trata as raças não-humanas do mundo de Mistborn. O ponto de vista dessas raças é bem diferente do humano e possuem idéias bem criativas.

O outro tema abordado é a criação de uma religião, o modo como as narrativas vão sendo criadas e aumentadas em torno de algum tipo de salvador. O interessante é ver que mesmo com o Brandon Sanderson ser declaradamente mórmon, em seus escritos ele explora várias visões de mundo e pontos de vista diferentes sobre religião. A única influência que noto do Mormonismo em Mistborn é uma certa prudência e uma ausência de sexo gráfico ou fora do casamento. Mas é muito de leve (e devo ter notado por ter lido livros de fantasia mais brutais, como Cold Commands e os livros do Abercrombie).

E agora vamos para o terceiro e último volume da série Mistborn! (Depois tem uma noveleta chamada Alloy of the Law, que se passa beeem depois da trilogia, que devo ler em seguida tabém).

Fica a recomendação, o livro é DOIDIMAIS! :)

Gordenho 03/10/2012

The Well of Ascension
Bom, o que aconteceria quando a história que você acreditava que se estenderia por 3 livros termina no primeiro? Bom, foi uma grande surpresa me pegou bastante desprevenido. Então do que se trata o segundo livro? Bem você ganhou e agora o que acontece depois disso? Você perde, várias vezes até que no final consegue uma pequena vitória e descobre que libertou ruína por todo o império.

Brandon Sanderson pegou os personagens com grande profundidade do primeiro livro e foi além, adicionou mais personagens em papéis principais, mostrando o ponto de vista dos mesmos o que deixou o livro muito mais interessante.

Um livro muito bom, que te prende até o fim, recomendo muito!