Rubicão

Rubicão Steven Saylor

Resenhas - Rubicão

Reccanello 24/11/2023

Ah, as Parcas!
César atravessou o Rubicão; Pompeu fugiu para o sul da Itália; Roma e sua população se encontram divididas entre seus dois líderes. Em meio a tudo isso, um assassinato dentro dos jardins da casa de Gordiano obriga nosso herói a novamente se envolver com a política romana, levando-o, muito a contragosto, a lidar com Pompeu, Cícero e César, equilibrando-se em uma verdadeira corda bamba: se pender demais para um lado, corre o risco de perder a cabeça para o outro. De forma ainda mais surpreendente, Gordiano nos é mostrado ainda mais humano e falho que nas histórias anteriores, mas, ainda assim - e talvez por isso mesmo - ainda mais apaixonante. Como sempre, a proximidade com a realidade de Roma e de seu jogo político nos revela toda sua beleza e sua corrupção, ao mesmo tempo em que demonstra a dubiedade de seus principais atores, divididos entre a sede de poder e os deveres da honra. Apesar de não ser meu livro preferido da série "Roma Sub Rosa", seu final surpreendente manteve o nível de excelência que já lhe é característico, deixando aquela vontade de começar já a próxima história.