Aqui estão os sonhadores

Aqui estão os sonhadores Imbolo Mbue

Resenhas - Aqui estão os sonhadores

Elena Siguiné 10/01/2024

Aqui estão os sonhadores, de Imbolo Mbue
O livro foi uma leitura boa, fluida e bem reflexiva. O romance aborda questões de gênero, de classe social, racismo, imigração, identidade e adaptação cultural. O enredo se desenlaça a partir da história de um casal, originalmente de Limbe, que se localiza em Camarões, África. Jende Jonga e Line tem um filho de seis anos, a família se desloca para os EUA em busca de uma melhora de vida, mas ao longo do processo de adaptação cultural, choque de identidade e todas as adversidades que enfrentam devido à classe social, racismo e outros fatores, fazem com que Jende decida em nome dele e da esposa, que não desejava isso, retornar ao país de origem. Jende foi o primeiro a ir para os EUA, conseguiu um emprego como motorista e depois acabou se tornando chofer de um homem rico. Depois de alguns anos, sua esposa, Line, vai com um visto de estudante e, futuramente, acaba por trabalhar também na casa da esposa do patrão de Jende, a Sr. Cindy Edwards.

Enfim, é muito doloroso algumas passagens do livro, pois aborda a realidade de muitos imigrantes que tentam mudar a vida em um país do qual só sabia o que se via na tv e as ilusões que outras pessoas falavam, mas quando chega, quando se vive a realidade de fato da situação, vê que não era nada daquilo que imaginava. O famoso "sonho americano" acaba se tornando um verdadeiro pesadelo.

O livro traz questões reais dentro da ficção. A verossimilhança dialoga com o leitor de forma íntima, o que torna a leitura bem mais emocionante e prazerosa, embora triste.

Wendell.Vita 26/01/2019

Você sonha com o quê?
Uma familia de camaroneses vive no EUA, seu eldorado. Mesmo trabalhando muito, sem estudo, correndo o risco de serem deportados eles encontram no país, mais precisamente em NYC a qualidade de vida que jamais sonharam na cidade natal de Limbe. Jende, o pai, trabalha de chofer para família dos Edwards, milionários americanos que fizeram fortuna com o trabalho de Clark em Wall Street. A familia de Jende é simples, ele vive com Keni , sua esposa que sonha ser farmacêutica, Liomi, seu primogênito e Timba a caçula em um pequeno ap no Harlem. Em contraponto os Clark moram no endereço mais caro de Manhatham, além de uma linda casa nos Hamptons. As duas familias são opostas em tudo: em sonhos, em perspectiva de vida, em relação interfamiliar. Os Edwards vivem um conflito enorme: o pai sempre ocupado com trabalho, a mãe desamparada entregue aos vícios travam uma guerra por atenção. Para piorar, o filho mais velho não quer ser mais advogado e quer ir embora dos EUA, o qual ele detesta. O vínculo entre as familias fica a cargo de Mighty, filho mais novo de Clark e Cindy, e que tem um carinho enorme por Keni e Jende. A crise econômica 2008 vai destruir a economia americana e os Edwards irão sofrer uma grande tragédia. Jende e Keni tem seus sonhos ameaçados pela imigração americana, isso deixará os ânimos exaltados e novas personalidades serão reveladas. Deixando mais tensa a situação. Os temas do livro são bem atuais e relevantes. Ele nos traz reflexões importantes de como o ?american way of life? ainda exerce tanto fascínio nas pessoas, principalmente àquelas que vivem marginalizadas e como ele é frágil. Nos traz para refletir a questão do imigrante que sai do seu país por necessidade seja ela politica ou econômica e como é difícil acolher essas pessoas. Traz a hierarquização das classes que o racismo provoca. Nos faz refletir sobre afeto, sobre família, sobre amizade e lealdade. Do que a gente precisa para ser feliz?

Nana 15/12/2017

A realidade de muitos imigrantes!
Achei a leitura deliciosa e super envolvente. Conta a estória de duas familias totalmente diferentes, mas que tem em comum os problemas, como todos seres humanos.
De um lado Clark e Cindy, americanos, ricos e poderosos, mas com dificuldades de relacionamento com o filho, a Cindy com problemas de bebidas e drogas e o Clark com seus segredos na empresa.
Do outro lado o casal Jende e Neni, camaroneses, morando irregularmente nos Estados Unidos, ele consegue um emprego de chofer de Clark e é um funcionário dedicado e fiel. O sonho do casal é conseguir o green card e com isso permanecer no país e criar os filhos neste lugar que eles consideram o melhor do mundo. Mas os sonhos vão desmoronando e eles precisam tomar decisões que acabam em mudanças de planos.
Gostei muito! Os personagens são bem reais e a escrita muito fuída. Recomendo!!

Só perdeu uma estrelinha devido a revisão da editora que deixou a desejar. Muitos erros, faltou atenção e respeito com o leitor.

Joice (Jojo) 18/06/2017

Muito além do "American Dream"
Numa época em que o tema imigração é assunto recorrente em noticiários e em programas de governo, a camaronesa Imbolo Mbue traz uma trama atual, com personagens tão reais que poderiam ser seus vizinhos.

Em "Aqui estão os sonhadores", Mbue nos apresenta o casal de camaroneses Jende e Neni, que luta para conseguir um "green card" para permanecer nos Estados Unidos. Jende trabalha como motorista de um empresário do banco de investimentos Lehman Brothers, e é interessante acompanhar a conversa dos dois sobre o "American Dream". Jende parece convencido de que todo mundo pode ser feliz nos EUA, mas o sr. Edwards pensa de outra forma.

Muito mais do que um livro sobre imigração, a trama de Mbue também fala sobre gêneros, sobre o que se espera de homens e mulheres na sociedade. Jende é o provedor, aquele que deseja dar o melhor para a esposa e os filhos; Neni, por sua vez, reconhece seu lugar ao lado do marido, mas aos poucos testa seus limites, aparentemente desejando mais do que ser a "mulher de Jende".

Os personagens também são complexos e bem construídos. Se, por um lado, Jende cativa logo no início da trama, não simpatizei com Neni em momento algum, mas isso não diminui o mérito da autora. Neni é uma mulher ambiciosa e otimista, mas igualmente preconceituosa e muitas vezes mesquinha. Ela quer ficar nos EUA acima de tudo, mas é reticente com relação aos americanos e aos seus hábitos, e foram várias as vezes em que suas atitudes revelaram falhas sérias de caráter.

O ritmo da narrativa é às vezes lento, mas a trama como um todo é charmosa. É uma pena que a edição da Globo Livros não fez justiça à escrita de Imbolo Mbue, com erros de revisão desnecessários.

Em suma, "Aqui estão os sonhadores" é uma trama densa, rica e com ótimos personagens. Recomendo!

Carla 01/05/2017

Morno e sem sal
O texto conta a história de duas famílias. Os Edwards, americanos que vivem as atribulações e oscilações de Wall Street e os Jonga, camaroneses que “fogem” de seu país para viver o sonho americano. A vida dessas duas famílias se encontram quando Jende Jonga é contratado por Clark Edwards como seu novo chofer e a partir daí ocorrem várias situações que vai moldando a história e trazendo o que há de mais obscuro na personalidade de cada um dos personagens. O livro traz pontos de discussões interessantes e muitas histórias que acabam se perdendo pois não senti que a autora, Imbolo, tenha conseguindo “costurar” a contento cada uma dessa histórias ou aprofundar as discussões, ela apenas foi descrevendo fatos. A autora é camaronesa, da cidade de Limbe, a mesma que ela ambienta seus personagens camaroneses, entretanto vive nos Estados Unidos. Indico a leitura.

Day Malze 24/04/2017

Emocionalmente profundo
Comecei a ler Aqui estão os sonhadores por causa do Clube de Leitura Leia Mulheres. Era o livro do mês e eu estava ansiosa para participar do meu primeiro clube de leitura. Dificilmente escolheria voluntariamente esse livro para ler, não é do tipo que chamaria minha atenção logo de cara. Mas, como já tinha a motivação, peguei emprestado da biblioteca do CCSP e comecei a ler.
O livro tem uma prosa muito tranquila, fácil de ler, por vezes rasa. Por outro lado, o que tem de raso na escrita, tem de profundo no desenrolar da história. É só desgraça, tensão, angústia. Sempre tem vários personagens sofrendo problemas complexos e aparentemente sem solução, isso me deixou mal, até parei de ler por uns dias. A tensão só vai aumentando, até que bem no final, surge uma reviravolta já esperada e meio clichê. Esperava mais da personagem Neni. Como um espelho para a vida real, o livro se baseia no generalizado América que tem dinheiro, mas não tem amor, cooperação e África, que não tem dinheiro, mas tem felicidade, família unida, etc. É uma generalização perigosa, poderia ser tratada com mais coerência. A América que corrompe qualquer pessoa que lá chegue pode ser verdade para uma fração de pessoas, mas não todas.
No geral, é um bom livro para aprender um pouco sobre como as pessoas vivem em Limbe, uma cidade de Camarões, da qual nunca tinha ouvido falar e que, pelas fotos, é lindíssima, mas pobre. Porém, não se compara a outros grandes escritores africanos, como Mia Couto.
Não leria de novo o livro. Estou contente, pois creio que o encontro no Leia Mulheres poderá me trazer mais aprendizado e encantamento do que o livro trouxe.

Gordinho 23/03/2017

História comovente
Achei muito legal. História comovente e de sensibilidade sobre o sonho americano e das problemáticas pessoais dos personagens. Recomendo!