Aqui estão os sonhadores

Aqui estão os sonhadores Imbolo Mbue




Resenhas - Aqui estão os sonhadores


24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Elena Siguiné 10/01/2024

Aqui estão os sonhadores, de Imbolo Mbue
O livro foi uma leitura boa, fluida e bem reflexiva. O romance aborda questões de gênero, de classe social, racismo, imigração, identidade e adaptação cultural. O enredo se desenlaça a partir da história de um casal, originalmente de Limbe, que se localiza em Camarões, África. Jende Jonga e Line tem um filho de seis anos, a família se desloca para os EUA em busca de uma melhora de vida, mas ao longo do processo de adaptação cultural, choque de identidade e todas as adversidades que enfrentam devido à classe social, racismo e outros fatores, fazem com que Jende decida em nome dele e da esposa, que não desejava isso, retornar ao país de origem. Jende foi o primeiro a ir para os EUA, conseguiu um emprego como motorista e depois acabou se tornando chofer de um homem rico. Depois de alguns anos, sua esposa, Line, vai com um visto de estudante e, futuramente, acaba por trabalhar também na casa da esposa do patrão de Jende, a Sr. Cindy Edwards.

Enfim, é muito doloroso algumas passagens do livro, pois aborda a realidade de muitos imigrantes que tentam mudar a vida em um país do qual só sabia o que se via na tv e as ilusões que outras pessoas falavam, mas quando chega, quando se vive a realidade de fato da situação, vê que não era nada daquilo que imaginava. O famoso "sonho americano" acaba se tornando um verdadeiro pesadelo.

O livro traz questões reais dentro da ficção. A verossimilhança dialoga com o leitor de forma íntima, o que torna a leitura bem mais emocionante e prazerosa, embora triste.
comentários(0)comente



Marília 29/08/2023

Gostei muito da história e o final inspira esperança. Parece uma história que poderia acontecer com qualquer imigrante em qualquer parte do mundo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcus 11/06/2023

Sonho americano
A autora camaronesa escreve sobre o sonho americano que ilude milhares de pessoas no mundo inteiro. De uma forma humana, entrelaça a vida de uma família africana e outra americana. Aparentemente parece uma história boba e romântica, pronta pra virar um filme de sessão da tarde, mas que finaliza de forma muito edificante.
comentários(0)comente



romulorocha 28/02/2023

Aqui estão os sonhadores, de Imbolo Mbue - 9/10
Imbolo Mbue é um romancista e contista camaronês-americano baseado em Nova York. Aqui estão os sonhadores foi seu livro de estréia e lhe rendeu o PEN/Faulkner Award for Fiction e o Blue Metropolis Words to Change Award.

Aqui estão os sonhadores conta a história de uma família camaronesa, de Limbe, que vem aos Estados Unidos em busca do "sonho americano". Jende Jonga, o patriarca da família vem primeiro e com a ajuda de seu primo, Winston, consegue um emprego de motorista para um renomado empresário da Wall Street, Clark Edwards. Neni, a esposa de Jende, vem depois com o filho do casal, Leoni, e logo consegue uma bolsa para estudar Farmácia, um curso que sempre almejou. A vida parecia ir se ajustando, não fosse o fato de ambos não conseguirem o visto permanente no país, o que dará início a uma série de tensões na família Jonga e a saída encontrada por eles não será fácil de encontrar.

Eu gostei muito da leitura, talvez não tanto da ambientação, mas achei a escrita de Imbolo formidável. Conseguimos nos conectar com Jende e Neni, entender o lado dos dois e um pouco da realidade que imigrantes das Áfricas passam quando deixam seus países de origem. Acho que vale muito a leitura!

#resenhasdoromulo
#literaturacamaronesa
#aquiestaoossonhadores
#imbolombue
comentários(0)comente



Maísa 01/12/2021

A companhia da chuva
Assim como não é natural assistir a um filme em partes a cada dia ou é difícil não assistir ao próximo capítulo de uma série envolvente, é difícil resistir à curiosidade tamanha do que vai acontecer no capítulo seguinte de quem enfrenta o desconhecido em busca de coisa melhor.

O romance de estreia da Mbue não é sem defeitos, mas tem um calorzinho tal que faz surgir uma pequena torcida no leitor para que as coisas deem certo. Senti falta de Cindy. Queria conhecê-la melhor, entender tanta dor... Personagem tão interessante não merecia a coadjuvância acentuada que lhe foi conferida. Se Mbue não entra para minhas melhores leituras da vida, certeza que fica entre os bons passatempos, como boa companhia em tempos chuvosos, em tempos pandêmicos.
comentários(0)comente



Fabiana 19/09/2021

O sonho americano
Não é fácil traçar um plano de vida e se desfazer dele e muito menos descobrir que a vida não é fácil em canto nenhum, principalmente longe de seus familiares. E dói a "vergonha" de ter que voltar. Uma decisão muito complicada para Jonga e sua família.
comentários(0)comente



Jenni Pradera 22/04/2021

Não imaginei que fosse gostar tanto desse livro! Moro nos EUA e consigo identificar a mim e vários amigos brasileiros que moram aqui nos personagens dessa história. Jende e Neni nos representam.

Esse livro é mais lento, sem muita ação e apenas assistimos o desenrolar da vida dos personagens e suas diferentes perspectivas. a História acontece depois da crise econômica de 2007/2008 e acompanhamos Jende Jonga mudar de Camarão para Nova Iorque com sua família. Desesperados para conseguir o Green Card e ficar nos Estados Unidos, Jende consegue um emprego com a família Edwards, uma família Nova Iorquina rica.
Vemos de uma maneira deturpada do ideal e o "paraíso" dos imigrantes

O sentimento que tive durante a leitura é de tristeza e pesar. Jende tem tanta esperança e é um sonhador que traz sua esposa e filho para uma terra de oportunidade, em um tempo em que existia muita animosidade aos imigrantes. Mesmo morando tão longe de seu país, ainda buscavam suas raízes e implantá-las em seu lar para dar a melhor vida ao seu filho.

É uma história realista, triste, com muita dor, trabalho e sacrifícios e mesmo no meio do desespero a família Jonga encontrava esperança onde parecia não existir. Esse tema não é novo- a fragilidade do sonho americano- e ainda assim, essa família de imigrantes dão um novo ar a esse assunto. A escritora é uma imigrante de Camarão e mora nos EUA, então conseguiu costurar a história da familia Jonga em primeira mão com honestidade, muito sentimento e respeito. O resultado foi incrível e ganham vida nas páginas.

comentários(0)comente



Debora 02/04/2021

Uma família africana encantada com os EUA
A família Jonga, de Camarões, vive nos Estados Unidos, o "centro do mundo", o "reino das liberdades". 70% das 400 e tantas páginas são deles elogiando e falando de como é bom morar nos EUA.
20% das páginas envolvem a família de um dos responsáveis pela quebra do Lehman Brothers, mas querem mostrar que é como se ele não tivesse opções.
Não vou falar mais para não ser spoiler. O fato é que o livro é escrito pra ser um daqueles best sellers que não agregam nem te levam a lugar algum. As considerações sobre a crise só Lehman chegaram a me dar vergonha alheia...
Não recomendo a leitura, tem coisa muito melhor pra se fazer com o tempo de ler 420 páginas. Só terminei pq era o livro escolhido em uma leitura coletiva de que participo
comentários(0)comente



Janaina 17/03/2021

Pungente
Outro livro que li com a minha amiga Ana e que me tocou bastante.
A experiência de imigração de pessoas de países como Camarões e Brasil é bem parecida nas suas dores e desilusões.
comentários(0)comente



Paraíso das Ideias 15/01/2021

Um drama real
Faz alguns anos que Jende veio de Camarões para os EUA, na época ele acreditava que nas terras americanas encontraria riqueza e uma vida melhor para sua família, mas aparentemente esse sonho foi super valorizado. ⁣

Em aqui estão os sonhadores vamos acompanhar a trajetória de Jende e sua família nos EUA em busca de uma vida melhor. No meio da trajetória eles terão seu caminho cruzado com a família Edwards, uma família rica e poderosa envolvida com a bolsa de Nova Iorque. ⁣
Graças a uma indicação que seu primo, Jende se tornará o motorista particular da família, e através dos dias de trabalho vai acompanhar a decorracada de uma família rica e bem sucedida cheia de problemas e segredos, afinal ter dinheiro não significa ser perfeito. Ao mesmo tempo em que a vida vai acontecendo, a família entrará com o pedido de Greencard perante a justiça americana.

Porque no meu país para a gente se tornar alguém, primeiro tem que ter nascido alguém. Se você não vem de uma família com dinheiro, pode esquecer. Se você não vem de uma família com nome, pode esquecer. É assim que as coisas são, senhor. Alguém como eu, o que é que eu posso algum dia vir a ser num país como Camarões?

A trama possui como ápice, a comparação das culturas, assistir a família de Jende lutar para colocar comida no prato e se manter nos EUA, enquanto uma família extremamente rica vive de luxos. Além desse choque de realidade adentrar a cultura de um outro país e um outro povo é rico e engrandecedor, mas fora isso a trama não foi tudo que eu esperava e acabei meio que me decepcionando. ⁣

O livro trata sobre imigração, família, cultura e esperanças, lançado em 2017 quantas pessoas não abandonaram e continuam abandonando a sua vida em busca de oportunidades melhores não só nos EUA como em outros países? E mesmo que muitos tenham dado certo, o livro nos mostra o quanto foi sofrido. Acompanhar a trama dessas duas famílias é um tapa na cara e um sacode pra realidade.
⁣⁣
Durante o início da leitura encontrei alguns erros que imaginei ser da trama, uma apresentação da forma como os camaroneses pronunciavam as palavras recém chegados, mas chegou um momento em que quase tudo estava errado, a revisão deixou passar muita coisa e acabou virando uma bola de neve.⁣

Apesar dos pesares, a leitura é enriquecedora e cheia de cultura!! Vale a experiência, mas ficaria bem melhor com uma revisão bem feita!!

site: https://www.paraisodasideias.com
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ket do @fanficai 18/08/2020

Não superou as minhas expectativas, na verdade, não chegou nem perto.
Talvez eu tenha criado expectativas demais para essa história, e me decepcionei com a imagem que criei. O livro passa uma mensagem interessante, mas nas primeiras 300 páginas é um amor tão surreal aos Estados Unidos que eu estava me sentindo sufocada por tanta expectativa e ilusão dos personagens para com um país.
Levando em consideração o ano em que foi escrito/publicado, dá para engolir algumas atitudes e, até mesmo, algumas conversas e reações, mas que hoje já não cabem mais e me deixaram um tanto quanto inconformada.
Possui trechos marcantes, mas infelizmente não superou as minhas expectativas. Na verdade, não chegou nem perto.

**A revisão deixou passar muitos erros de ortografia (erros bobos).

site: http://instagram.com/mmaria.co
Layla.Ribeiro 18/08/2020minha estante
Eu acho que o problema foi focar muito na família dos patrões


Ket do @fanficai 19/08/2020minha estante
Nossa, sim! E quando começou a focar na família do Jende, foi no momento da desgraça.




natália rocha 14/08/2020

Eu gosto muito de conhecer novos países e culturas por meio da literatura, e quando me deparei com um romance escrito por uma autora camaronesa sobre uma família camaronesa imediatamente o coloquei na minha lista de leituras.

Em ‘’Aqui estão os sonhadores’’, conhecemos a família Jonga - Neni, Jende e seu filho Liomi -, imigrantes de Limbe, uma cidade litorânea em Camarões, que decidem tentar a sorte em Nova York. Acompanhamos os personagens lutarem pelo sonho americano, se sujeitando a trabalhos exaustivos e humilhações em busca de uma vida melhor do que a que tinham no seu país de origem.

‘’Porque no meu país para a gente se tornar alguém, primeiro tem que ter nascido alguém. Se você não vem de uma família com dinheiro, pode esquecer. Se você não vem de uma família com nome, pode esquecer. É assim que as coisas são, senhor. Alguém como eu, o que é que eu posso algum dia vir a ser num país como Camarões?‘’

A história dos Jonga se cruza com a da família Edwards - uma família tradicional americana e extremamente rica que vive de aparências – por acaso, quando Jende é contratado para ser chofer. Acompanhamos de perto o quanto o dinheiro pode transformar as pessoas e também que nem tudo pode ser comprado.

No meio do enredo do livro, repleto de dramas familiares – de ambos os lados – e também sobre imigração, é possível aprender muito sobre a cultura, costumes, pratos típicos, expressões linguísticas e afins de Camarões – o que foi uma das melhores partes do livro pra mim.

Uma coisa que me incomodou muito no livro foi a relação de Jende com Neni, marido e esposa. Existe um machismo muito intrínseco em ambos, tendo inúmeras passagens onde a personagem não consegue nem expressar suas vontades sobre a sua própria vida para o companheiro.

Quem leu ‘’Americanah’’, de Chimamanda Adichie, tem grandes chances de gostar desse livro. É rapidinho de ler, com capítulos curtos e uma escrita super fluída. Recomendo não só pela história envolvente, mas para que conheçam um pouco sobre esse país africano.

Um detalhe: essa edição não foi bem revisada, tem alguns erros de digitação bem chatinhos.
comentários(0)comente



Layla.Ribeiro 14/07/2020

Desafio literário 2020 - Autor africano
O livro nos mostra a história da família Jonga que sai de Camarões para os EUA em busca de uma vida melhor principalmente para seu filho pequeno Liome. Vemos a historia pela perspectiva de Neni que conseguiu o visto de estudante e do seu marido Jende que trabalha como chofer pra uma família branca e rica de Nova Iorque, na qual é onde o livro mais foca, sendo esse na minha opinião um grande defeito do livro e um pouco desnecessário tornando algumas vezes chato acompanhar essa família de ricos. O livro gira em torno do desejo da família de conseguir o sonhado green card, torcendo para que a família permaneça nos EUA.Mesmo a história se passando nos EUA, conseguimos se transportar também para o Camarões através das lembranças dos protagonista conhecendo a cultura do país e a sociedade. O livro nos deixas ótimas reflexões, até quanto vale para ser cidadão americano? Vale se sujeitar a trabalhos e moradias humilhante atrás de uma ilusão americana? Será que apesar das condições nosso país não é melhor fica em nosso país ?
comentários(0)comente



24 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR