Monge Guerreiro

Monge Guerreiro Romulo Felippe

Resenhas - Monge Guerreiro

LPFaustini 11/01/2017

Em defesa da fé
Através de uma aventura histórica pela Europa, Monge Guerreiro narra o caminho de um monge quando a ele lhe é incumbido a tarefa de transportar e proteger – com a vida – uma relíquia cristã de extrema importância. Uma trama que poderia ser mais uma sobre eventos que aconteceram à exaustão no passado se não fosse pelo fato de que, o monge em questão, é um antigo cavaleiro cruzado em busca de redenção divina.

Sem esconder sua religiosidade e fé, Romulo Felippe reinventa a narrativa “dicotomista” cristã, e põe novos olhos (um olhar mágico, sem dúvida) sobre um mal sedento por poder e sangue, representado pela figura de um rei sádico, e um bem dividido pelas memórias do seu passado de luta..

Também a simbologia dos seguidores de Cristo nunca foi tão bem trabalhada em uma obra que se denomina fantástica por autores contemporâneos do gênero, remetendo o texto à Divina Comédia de Dante Alighieri quando colidiram, pela primeira vez, no mesmo mundo, a fantasia (baseada na mitologia greco-romana), personagens históricos e a teologia vigorante da época (e todos os aspectos morais e éticos daí advindos).

É assim, com a receita de um dos maiores nomes da literatura clássica mundial em uma roupa pós-moderna, que Monge Guerreiro nasce para conquistar um espaço exclusivo e mostrar ao mundo que obras com temáticas religiosas ainda podem (e muito) ser o seu livro predileto da prateleira”.
Romulo.Felippe 12/01/2017minha estante
Análise fantástica, LP Faustini. Profunda e emocionante. Agradeço o carinho com o nosso Monge Guerreiro - vindo de uma autor que respeito e admiro, uma referência em nossa fantasia nacional. Que o livro trilhe uma longa jornada distribuindo momentos de aventuras e descobertas para nossos queridos leitores.
Abraços,
Romulo Felippe

Acervo do Leitor 31/01/2018

RESENHA – Monge Guerreiro – Romulo Felippe
A fé á certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Tão intangível quanto indestrutível. Sobre a qual nações se formam e sem a qual vidas se esvaem. Calorosa, esperançosa e por vezes dolorosa. Aqui temos uma jornada de fé de quatro almas. Um mestre cansado, sereno e realizado. Um monge atormentado, inquebrável e brutalizado. Uma princesa comprometida, indomável e fiel. Um rei insaciável, corrompido e irado. Essas quatro vidas enfrentarão, e se entregarão, aos “seus demônios” em uma rota de colisão fatal onde suas certezas serão testadas através de sangue, suor e lágrimas. Provarão que uma fé na qual você não está disposto a morrer por ela, é uma pela qual não vale a pena viver.

“O animal cai morto como uma rocha, estrondando o chão aos pés do ofegante monge. Com certa dificuldade, a espada templária é retirada por entre o elmo trazendo consigo sangue, pedaços de dente e de ossos em sua lâmina.”

Grão-Mestre Christopher Blanche carrega sobre seus ombros décadas de batalhas realizadas através de incontáveis, e questionáveis, cruzadas em nome do Cristianismo. Ele já havia combatido o bom combate, gostaria de guardar a fé, mas faltava mais uma última e derradeira corrida: levar de Jesrusalém a “Coroa de Espinhos”, que outrora esteve na cabeça de seu Senhor Jesus Cristo, para a França. Aspirava concluir em paz e com um bom vinho francês, mas sentia que teria que beber o cálice da ira até a última gota antes. Ainda possuía ombros largos, mas seu estômago já era sensível. O monge Bastian Neville é um desertor. Um ex-cavaleiro templário que outrora se questionou porque tanto sangue derramado em nome de Cristo se todo o preço de sangue necessário foi pago por Ele na Cruz do Calvário. Defendendo uma cristandade que acredita na remissão dos pecados através da fé, só viu o aço fazê-lo. Fugiu do passado em um mosteiro. Mas portas não seguram o tempo. Se dedicava a contemplar e orar quando foi chamado novamente para a batalha: cabia a ele levar a ponta da “Lança de Longinus”, a mesma que furou o corpo de Jesus enquanto este estava sendo crucificado, para a França. Bastian sabia que a fé que prevalece, e vale mais que o ouro, precisa ser testada no fogo, ele só não imaginava que viria do sopro de um dragão.

“Poderia trepar comigo como se eu fosse uma égua, templário maldito. Mas não aqui nem nessa vida – entoa quase como um cântico ao pé do ouvido do batedor. – Bons sonhos, garoto virgem – e enterra o pequeno punhal na jugular do cavaleiro, sentindo o sangue quente esvoaçar em seu vestido gasto.”

Seteg é uma princesa Mongol, neta do grande Gengis Khan. Ao lado do seu inseparável falcão cinza Nergui, ela se compromete a ajudar o monge Bastian em sua aventura. Como um bom guerreiro ela sabia que deveria suportar sofrimentos como Cristo o fez. Estava preparada para tudo, até mesmo entregar o que mais ela tinha de valioso, seu coração. O amor tudo crê, tudo espera, tudo suporta e tudo sofre. Mas certas provações são mais fáceis e práticas embalsamadas nas páginas eternas da Palavra de Deus do que no aço em meio a batalha. Slatan Mondragone e sua alma negra como piche é o Rei Negro. Aconselhado pelo lendário mago Nuray, o “Mil Luas”, busca apenas roubar, matar e destruir. Rugindo e andando ao derredor de reinos busca todos aqueles a quem possa devorar, inclusive suas almas. Uma antiga profecia o instigou a perseguir as duas relíquias da Cristandade. Dizia a mesma que em posse delas uma serpente (ou seria um dragão?) que teria poder de lutar contra anjos apareceria no céu… e seria o fim.

“Slatan faz uma incisão com menos de um centímetro de profundidade na parte interna do braço direito de Jaroslav. Da axila ao pulso. Em seguida, realiza uma precisa circuncisão na parte de cima do braço e depois na base da mão. Usando as próprias mãos, e fincando a ponta de seus dedos na carne do rei cristão, puxa a pele com a força de um urso – arrancando-a de todo o braço e realçando a dor do monarca condenado.”

Prepare o seu coração para as coisas que o Romulo Felippe (autor) vai te contar, ele vem do Espírito Santo e pode não lhe agradar. Esse sensacional livro é uma jornada de fé, e a mesma não nos poupa de aflições, apenas nos acompanha nas mesmas. Nossos protagonistas tem por Pai Deus, mas por mãe solidão. Nosso antagonista tem por pai a mentira (diabo) e por mãe o vazio. No embate de crenças, aço e dor quem sempre ganha é a morte. A “fonte de água viva” que traz segurança, por vezes parece seca. Através dos músculos do braço, pescoços tencionados, joelhos dobrados e corações abrasados veremos o que significa mover montanhas pelo que se acredita. Flertando com a fantasia através de unicórnios, gigantes, mortos-vivos e dragões nosso autor nos ensina a dizer não e ver a morte sem chorar. Um livro encantador que precisa ser lido, não por ser de um autor “nacional”, mas porque a boa literatura não tem fronteiras, e essa obra é a prova disso. Dúvida? Talvez seja por você ser um homem de pouca fé. Mas não sendo seu caso não se esqueça que a fé sem obras está morta. Por isso te convido a abrir a primeira página e não se encantar.

site: http://acervodoleitor.com.br/resenha-45-monge-guerreiro-romulo-felippe/

Juniorlima 11/01/2017

Fronteira entre a ficção histórica e a fantasia
Cavaleiros templários. Relíquias sagradas do cristianismo. Descendentes de Gengis Khan. Criaturas mitológicas. Reis. Imperadores. O papa. Um monge guerreiro. Um bruxo. Um rei negro. Todos esses elementos se juntam para contar uma história de redenção, batalhas e fé. Um enredo incrível. Uma história para ser lembrada.
Romulo.Felippe 12/01/2017minha estante
Caro Iramar Junior,
É uma honra imensa tê-lo como leitor. Fico feliz em saber que o nosso "MG" está dentro de suas expectativas. Obrigado pela resenha e em especial pela frase "Uma história para ser lembrada". Certamente é o que todo autor deseja: que seu livro seja lembrado.
Grande abraço,

Val Herondale 16/01/2017

Uma jornada inesquecível!
“[...] Bastian Neville caminha sobre a muralha norte, flanqueado por milhares de soldados romanos. Seus olhos enfim encontram o que buscam: as fileiras inimigas destampando da cordilheira. Cerca de mil passos os separam.”

É com narrativas como essas que nos deparamos com Monge Guerreiro. Uma leitura completamente fora do meu habitual, e que me impressionou pela originalidade dentro de universos já conhecidos.
O livro narra a saga de Bastian Neville, um cavaleiro templário, que, em sua busca por redenção, passa a viver como um monge. Neville então, recebe uma missão, e é a partir daí que começa a mais temível aventura do nosso monge guerreiro.
Em posse de duas relíquias do cristianismo, Bastian e Christopher Blanche – comandante da Ordem do Templo – enfrentarão combates intensos e conhecerão reinos misteriosos, até chegarem ao seu destino final.
Durante a narrativa somos apresentados a diversos personagens, que nos encantam por suas histórias singulares; ou nos assombram com sua perversa maldade, como é o caso do Rei Negro, Slatan Mondragone.
É impossível não se envolver na história e com esses personagens incríveis - mesmo os secundários. Minha personagem preferida, sem dúvida, foi a princesa Setseg. Simplesmente porque amo encontrar essas mulheres fortes, que lutam por um objetivo e não por uma rebeldia infundada. Ela é corajosa e luta bravamente ao lado de Bastian. E é claro, aquele romance que não pode faltar.
Todas as cenas são narradas em terceira pessoa, o que nos dá a perspectiva de diversos personagens e ambientes.
O livro possui vocabulário claro e preciso. Ainda que se mantenha fiel a linguagem coloquial da época. A leitura não se mostra tediosa em nenhum momento. Além disso, suas páginas são carregadas de ilustrações belíssimas. Alçando voo à imaginação do leitor.

“- Sonhe com as montanhas do seu clã, Setseg – acalenta o templário, com pensamentos ardentes habitando sua mente -, pois daqui não arredarei o pé, guardando-a em segurança. Velando seu sono.
- Não desejo sonhar com a minha terra, Bastian. Mas com você.”
Romulo.Felippe 17/01/2017minha estante
Oi Val!
Arrepiante e emocionante a sua resenha. Esse sentimento é o verdadeiro combustível que move um autor. É isso que nos toca. Agradeço sua análise sincera e uma interpretação que realmente me chamou a atenção. Setseg é de fato uma mulher forte e de coragem; delicada como uma princesa - que é - mas habilidosa e audaz como uma grande guerreira.
Grande abraço!!!

iscalfoni 28/01/2018

Uma Otima Leitura
Por onde começar uma tarefa dificil. Apos ler o "Monge Guerreiro. O desenrolar da historia te deixa curioso a cada pagina.e possível imaginar como se a gente tivesse vivendo a historia no corpo do personagem. As batalhas e as lutas individuas simplesmente maravilhosas. A escrita muito cativante e te deixa curioso por saber mais. Sem esquecer de dizer que odiei uns personagens "no bom sentindo" pelas maldades feitas por eles e gostei muito de outros. O final me pegou de supresa nao consegui imaginar o que aconteceria a cada pagina. Minha primeira Melhor leitura de autor nacional e capixaba concluida no ano de 2018

Amarildo.Santos 03/02/2017

Monge Guerreiro
O autor foi a fundo em sua pesquisa sobre a era medieval e detalhou muito bem às batalhas daquela época na Europa. Um dos melhores livros do gênero que li. E para deixar os leitores ainda mais satisfeitos, o final do livro, deixa possibilidade para uma continuação. Tomara que ocorra!
Natalina.Felippe 18/02/2017minha estante
A princípio o gênero da leitura não era meu estilo predileto, mais Monge Guerreiro me fez ter outra visão, me senti totalmente dentro das paginas, vibrando e me emocionando em cada batalha, fiquei apaixonada pelo gênero, não vejo a hora dessa aventura ter continuidade.

Thiago Ultra 02/12/2017

Vale a prata!
O Monge Guerreiro é um livro que começa encantando pela capa, feita sob medida por um artista de renome internacional, e termina enfeitiçando com palavras as costuradas pelo Romulo Felippe. Ainda tem ilustrações de interior pelo artista JD Burton, igualmente apreciáveis.

É um livro que mescla fantasia e fatos históricos. Uma jornada em busca de redenção com muitas batalhas correndo sob os olhos de Cristo.

Fica evidente o empenho que o autor colocou na pesquisa tanto de questões históricas, como as cruzadas, quanto de aspectos bíblicos. A capa página somos surpreendidos com informações, elementos e detalhes, sejam culturais quanto de objetos sagrados, que representam a cultura cristã, em especial a dos cavaleiros templários do Século XI.

O Monge Guerreiro é um livro primoroso tanto pela forma, já que o autor expõe de maneira estruturada, direta e precisa o desenrolar dos acontecimentos, quanto pela essência, representada nas angústias, amores e dores vividas pelos personagens, que só fazem nos arrebatar com suas convicções e atos de bravura. Vale a prata!

Joao 06/03/2017

Resenha o Monge Guerreiro
"A maior aventura da Ordem do Templo Maior rei da história da França, Luiz IX (hoje São Luiz) determina que duas das mais importantes relíquias do Cristianismo sejam transportadas dos confins da Terra Santa e da Grécia binzantina até o coração do seu reino. De Jerusalém partem os valentes Cavaleiros Templários liderados pelo grão-mestre Christopher Blancher, um experiente combatente que carrega preso à armadura a coroa mais poderosa do mundo; do Monte Meteóra, e por decisão do destino – quiçá divina –, parte o monge ortodoxo Bastian Neville, um dissidente da Ordem do Templo, cuja missão é levar de encontro aos antigos irmãos de armas a Lança de Longinus. Entre as duas relíquias sagradas, entretanto, há um rei pagão de nome Slatan Mondragone. Sua missão? Reduzir a pó todos os reinos Cristãos. E para isso uma profecia deverá ocorrer na boca do Vesuvius, o vulcão mais furioso da Europa. Com mais de oitenta personagens e combates épicos – eclodindo em um final apoteótico no coração de Veneza – Monge Guerreiro narra não uma, mas diversas odisseias no coração negro do século XIII."

Resenha

Somente esse prefácio já nos desperta o interesse pela leitura de uma obra que sem sombra de dúvidas coloca o Brasil no patamar dos grandes na literatura de fantasia medieval, a obra, escrita pelo autor capixaba Romulo Felipe, mescla elementos fantásticos dignos de Tolkien, R.R Martin e Bernard Cornwell e fatos históricos, tais como a presença dos cavaleiros do Templo e do Rei Luiz IX.
Com batalhas e combates dignos de Cornwell, personagens marcantes e fortes como RR Martim e a descrição de cenários como feito por Tolkien, O Monge Guerreiro, já em suas primeiras páginas nos transporta a um mundo onde o fantástico e o real se mesclam com uma facilidade que nos faz não querer largar o livro até o seu final. — Eu tenho que me segurar, se não acabo em um dia — De uma leitura fluida e prazerosa o livro nos deixa com aquela sensação de estarmos vivenciando junto com os protagonistas a aventura, ao ponto de nos identificarmos com os mesmos e nos sentirmos os próprios.
A história muito bem escrita e leve tira o estigma do Brasil de que não possuímos bons autores de fantasia, O Monge Guerreiro prova exatamente o contrário, sim temos autores dignos dos mais renomados autores internacionais, Romulo Felipe nesse livro garantiu seu lugar dentre os grandes.
Outro ponto forte do livro são as ilustrações, incrivelmente desenhadas com detalhes que nos fazem enxergar os personagens retratados nas ilustrações.
A narrativa é leve, sucinta e objetiva, mas isso contribui para que queiramos saber o que acontece na página seguinte e nos prende à narrativa.
O livro de 422 páginas, nos transporta a uma Europa do Século XIII onde vemos reinos reais e personagens reais mesclados com reinos e personagens fictícios, mas tão bem inseridos na trama que nos fazem questionar se tais personagens e reinos realmente não existiram.
Outro ponto forte foi a pesquisa realizada pelo autor sobre os fatos e costumes da época, o que facilita ainda mais a nossa viagem nesta fascinante história do Monge Guerreiro em uma jornada em busca de redenção.
Recomendo a leitura, tanto para os aficionados pelo gênero, tanto para aqueles que desejam ler uma história bem escrita e elaborada.

Classificação:

Leitura: 5 estrelas;
História: 5 estrelas;
Ilustrações: 5 estrelas.

Francisco.Reis 22/03/2017

Uma viagem fantástica
Quando vi o autor dizendo em entrevista que ele procurou levar o leitora a participar da aventura, achei muita pretensão. Me enganei. Senti cortar meu dedo, passei frio na caverna, senti o corpo de Setseg colado ao meu, escutei o barulho da espada decepando a cabeça dos inimigos e nada me deu mais prazer do que enfiar a lança no dragão.
Um belo e eletrizante livro de aventura. Uma história principal alimentada magnificamente por histórias paralelas. Já estou comprando a pipoca para quando se tornar um filme. Narrativa ágil, envolvente. Personagens misteriosos e muito bem construídos. A preocupação com o lado psicológico de cada um e a descrição dos locais muito bem desenvolvidas. Excelente.

Marcelo.Bozio 12/04/2017

A mística dos templários
O livro Monge Guerreiro traz uma história de persistência e esperança. Uma luta implacável contra um monstro interior, que assola o monge, e outra contra uma fera bestial, que, para continuidade do cristianismo, precisa ser derrotada pelo guerreiro templário. A saga proporciona uma leitura empolgante, uma vez que une uma escrita com riqueza de detalhes cenográficos, históricos e de ficção à história cativante.

Sarah.Camilo 12/04/2017

Jornada Sagrada
Monge Guerreiro conquistou o público em pouquíssimo tempo e para a nossa honra o autor é brasileiro. O sucesso, não tenho dúvida, deu-se pela narração de uma jornada fantástica e sagrada unida à competência do autor, Romulo Felippe, em seus cuidados históricos e de pesquisa eficaz para tal produção.
Em, Monge Guerreiro, Romulo narra sobre a jornada do cavalheiro templário Bastian Neville e o transporte das relíquias sagradas - a coroa de espinhos de Jesus Cristo e a lança de Longinus. Fato curioso é que os reinos que possuíam a "Lança do Destino" obtiveram grandes vitórias, mas também derrotas. Seguindo esse raciocínio, percebo que, pelo simples fato de narrar sobre essa relíquia sagrada - o autor e sua obra - ainda terão muitas conquistas a serem celebradas.
Além disso, quem leu e está lendo pode dizer que Monge Guerreiro é uma obra completa e forte candidata a dar vida aos personagens nas telas do cinema. Portanto, leia e faça uma incrível jornada porque vale à pena!

Pedro.Andrade 28/04/2017

Espetacular!
Sangrento, com cenários medievais e recheado de tramas surpreendentes, "Monge Guerreiro" se torna um livro extremamente envolvente.
Romulo Felippe consegue nos transportar veemente para dentro da estória.
Coloque sua armadura, alce seu escudo, e prepare-se para mergulhar de cabeça nessa tremenda batalha!
Um soco no estômago a capa página virada!

allanfrancis.salgado 07/12/2017

MONGE GUERREIRO FANTASIA MEDIEVAL DE QUALIDADE.
Vamos falar um pouco sobre Monge Guerreiro:
Confesso que demorei um pouco mais a terminar este livro, porque além de ter pouquíssimo tempo, me engarrafei em tarefas pessoais e concursos, como sempre.
Monge Guerreiro é o primeiro romance do escritor Romulo Felippe escritor e jornalista, além de amigo pessoal, mas amizade não me impedem de julgar e traçar algumas palavras sobre o livro.
Incluo Monge guerreiro, um romance que mescla elementos históricos fortes e bem pesquisados pelo autor, com traços de fantasia, no estilo tough lit, ou seja, a literatura com um personagem excessivamente machão e fodástico (como diz a juventude hoje em dia.) Bastian Neville é a personificação do guerreiro alfa, do invulnerável e corajoso.
Bastin Neville é o protagonista, o monge guerreiro que carrega um passado torturante e que mesmo assim sustenta sua fé, e de outro lado temos um antagonista, Slatan Mondragone, o rei dragão, ambicioso, cruel e implacável.
A narrativa basicamente alterna os dois personagens e seus desejos e anseios, não vou adiantar mais para não dar spoilers.
Quero falar do acabamento do livro que é primoroso, com ilustrações lindas e cativantes, uma capa fantástica e um material de alta qualidade, o autor não poupou esforços em seu livro, ponto para ele.
Outra coisa que fica evidente é a pesquisa história, o autor introduz personagens históricos e elementos da própria história medieval de forma objetiva e bem feita, para que possamos imaginar bem as cenas e pessoas, por ter visitado mais de 50 castelos em seu trabalho de pesquisa, ochê, bota castelo nisso, nunca vi nenhum. Ele faz uma excelente conexão entre história e fantasia. Assim, personagens e lugares são muito bem escritos e definidos, você consegue bem imaginá-los
Alguns pontos são muito engraçados, e as cenas envolvendo nudez e sexo algumas vezes me arrancaram risadas pela leveza e criatividade do autor, desculpe Romulo mas a cena do leite materno, não me sai da cabeça.
Um aspecto que considero que o autor possa melhorar é a narrativa, que em alguns pontos é muito descritiva, talvez pela preocupação do autor em trazer elementos históricos para o leitor e talvez também influenciada pelo seu lado jornalista, mas para um primeiro romance, nada que atrapalhe.
Enfim Monge Guerreiro é mais um livro que desponta entre os novos autores nacionais de fantasia e que já vale a pena ter em sua estante ou emprestar para amigos e familiares, aventure-se nos caminhos tortuosos de Monge Guerreiro.

Diogo.Torvak 25/09/2017

UM LIVRO INESQUECÍVEL
Monge Guerreiro vai contar a história Slatan Mondragone mais conhecido como Rei Negro e seu mago Nuray eles vão invadir a fortaleza de Orhan que fica no reino da Bulgária( o rei da Bulgária é aliado do rei da França). Christopher Blance líder dos templário junto a sua companhia. Ele carrega a coroa de espinhos está em Jerusalém a caminho para cidade de Orhan e depois vai seguir viagem até a França para entregar a coroa ao Rei. Bastian Neville é um monge será entregue a ele lança do destino essa lança foi usada para matar Jesus Cristo seu destino é entregar a lança para rei da França para isso ele tem que passar pela fortaleza de Orhan ele será ajudado nessa jornada pela princesa mongol Setseg.
Dentre todos esses personagens Bastian Neville terá um desenvolvimento melhor a história acaba focando mais nele.
Esse será núcleo principal da história. Eu gostei bastante do livro, o escritor Romulo Felippe conseguiu dar muita dinâmica ao livro você não consegue parar de ler. Não acreditei que esse é o primeiro livro dele. Para quem eu recomendaria esse livro. Se você curte romances históricos esse é o livro certo, e se você gosta de livros de fantasia também pode ler que vai adorar. Tem personagens femininos forte? Tem Setseg será a personagem feminina que você irá acompanhar melhor, gostei muito dela. É incrível como ele conseguiu juntar esses dois gêneros em um só, o toque de mestre dele foi a introdução dos guerreiros mongol na história, ele descreve muito bem as batalhas é emocionante, também tem muitos elementos fantástico como por exemplo dragão e um unicórnio. Eu sei que tem pessoas que esperam uma série de livros ser publicada inteira para depois comprar noticias boas esse é um livro único por ele acompanhar poucos personagens consegue concluir a história com um final muito bom. LEIAM ESSE LIVRO VOCÊS VÃO ADORAR ASSIM COMO EU.
O livro Monge Guerreiro possui 417 páginas, contém um mapa além de ilustrações de alguns personagens

Aglainir 29/05/2017

Um Livro Fantástico
O que posso falar do livro do meu conterrâneo Romulo Felippe. Excelente livro com uma leitura agradável. Uma historia que tem como ingredientes fatos e personagens históricos, misturados com a fantasia, o misticismo e a religião. O autor conseguiu criar uma obra de fantasia no nível que muitos leitores procuram, com personagens interessantes, como Bastian (protagonista) e o Rei Negro (antagonista). O livro, esteticamente falando, é muito bonito, o que denota a preocupação do autor em entregar ao seu leitor um bom conto que vale a pena expor em sua estante. Resumindo, uma grata surpresa e um dos melhores que li esse ano. Se alguns torcem o nariz para escritores nacionais que contam fantasia fantástica, esse aqui não irá decepcioná-lo, muito pelo contrário. Surpreenda-se com essa obra magnifica.