Segredos Obscuros

Segredos Obscuros Caroline Demantova

Resenhas -

Ly 12/03/2022

História incrível
A história é incrível e super envolvente. Um mistério de primeira e sem nenhuma ponta solta! A cada capítulo eu criava novas teorias e, ao mesmo tempo em que não via a hora de ter o mistério resolvido, não queria que acabasse, pois me apaixonei por Santa Leocádia e suas personagens complexas e imprevisíveis. Só tenho dois pontos negativos a ressaltar: creio que as ações e falas de Matheus deveriam condizer mais com sua idade e o livro poderia ser facilmente diminuído em quantidade de páginas, pois muitas informações são incessantemente repetidas, o que torna a leitura um pouco
lenta no começo. Tirando isto, é uma leitura que vale muito a pena para os fãs do gênero policial.

Anne 23/02/2022

Finalmente essa resenha.
A forma em que a autora escreve, detalhadamente cada acontecimentos da história é simplesmente FACINANTE. À quem diga que ela encheu muita linguiça, mas na minha opinião a história está completa sem nenhum tipo de "linguiça". Como os capítulos são (uma página) na maioria das vezes, acho que a editora editou errado e pois dois capítulos iguais, tirando esse erro eu achei ele muito bom. Tem algumas repetições adimito, mas por conta de ser um assunto em que toda a cidade que já era pequena, soube, ela teve que tirar de praticamente todas as pessoas para que desvendasse esse mistério. eu AMEI o Cristiano e acho que nenhum outro vai superar ele haha! Cristiano é magnífico. Tantas coisas que quero falar sobre esse livro, mas GARANTO A VOCÊS QUE NAO VAI DAR, por questões de spoilers, por isso vou falar disso somente com a autora.

Beijos de Anne.

Monica.Silva 11/10/2021

Um romance policial de tirar o fôlego...
Surpreendente, empolgante, um thriller como poucos, assassinatos, traições, amores não declarados, sociopatas e psicopatas , enfim tudo junto e misturado em uma única trama de tirar o fôlego do início ao fim...

Clau Melo 11/07/2021

Muitos segredos obscuros...
Um pouco repetitivo, mas uma boa trama.
Muitos segredos obscuros... As pessoas não são o que parecem ser...

Bianca 09/02/2021

Segredos Obscuros ?
Esse livro é fantástico, envolvente, te prende desde a primeira página. Os escritores brasileiros contemporâneos realmente devem ser mais reconhecidos pelas suas obras, a escrita dessa escritora é maravilhosa e a trama toda que ela criou é magnífica, sem furos. Um romance policial sem falhas.

Carol - @ressacaliteraria_ 09/04/2020

Resenha
Roxana Irving é uma ex-modelo que ficou muito famosa após escrever sobre os bastidores da fama. Com isso, resolveu se dedicar a escrita e lançar um novo livro, mas com um tema bem diferente dessa vez, um caso real de homicídio não resolvido.

"O segredo é a melhor arma para tentar descobrir alguma coisa."

No interior de Curitiba em uma pacata cidade chamada Santa Leocádia, houve um misterioso crime que teve como protagonista Barbara e o suspeito era seu próprio marido, Cristiano. Entretanto, o mesmo foi acusado de tê-la assassinado após um mendigo dizer tê-lo visto levando o corpo da mulher para o meio da floresta, e uma bolsa com sangue ser encontrada em seu carro. Cristiano é preso erroneamente, já que meses depois o corpo de Bárbara é encontrado, porém, havia sido morta há apenas duas horas, o que o declara inocente.

" - Às vezes a verdade é tão sórdida que é melhor que permaneça escondida."

Como se não bastasse, meses depois Cristiano desaparece em um acidente de carro e nenhum vestígio seu foi encontrado. E agora, intrigada, disposta a escrever sobre e resolver esse crime, Roxana vai para o hotel fazenda onde o corpo da vítima foi encontrado para começar suas investigações.

" - É loucura, mas eu quero você. Eu preciso de você. Eu quase morri hoje. A vida é muito curta. Preciso ter você, preciso de você, eu amo você. Nem que seja só uma vez, eu preciso ter você."

Sendo uma mulher atraente, usará de sua beleza e artimanhas para arrancar os segredos mais obscuros sobre este crime dos habitantes locais. E em pouco tempo descobre mais do que a maioria têm conhecimento, inclusive a polícia, e isso acabará incomodando pessoas que se sentem ameaçadas com os próprios segredos que carregam, dentre elas o assassino. Ninguém está a salvo com seus segredos, nem mesmo Roxana.

"Já sabem que pretendo escrever um livro e tem coisas que não podem vir à tona para algumas pessoas. Sim, segredos horríveis, segredos obscuros..."

Sem muito esforço, descobre que Barbara não era uma santa e todos a odiavam. Acabou engravidando muito cedo, enquanto morava com os pais biológicos e os irmãos, mas como sempre tinham problemas com drogas e bebidas, a jovem acabava na Casa Lar, onde foi adotada por Dinorá e Fernando, donos do hotel fazenda. Nem a família adotiva, nem a família biológica gostavam da moça, salvo algumas poucas exceções.

" - Tentou pedir ajuda, mas ninguém nunca lhe deu atenção, tanto é que essa história nunca veio a público. Depois ela ficou muito irada, com todos. Ela mudou. Ela era uma garota meiga, sabe, um amor de pessoa. Depois, ela se tornou... uma mulher fria, egoísta..."

Aos poucos a modelo vai descobrindo mais sobre o crime, e acaba desvendando coisas que deixaria qualquer um espantado. Ainda mais quando vê que Barbara é muito parecida com sua irmã, Maribel, aparições fantasmagóricas e outras mortes começam a acontecer.

"Mas ela sempre fizera tudo errado na vida. Sempre. Um erro a mais não faria diferença, no turbilhão em que sua vida se transformara na época."

A lista de suspeitos só cresce, e Roxana precisa tomar cuidado pois também corre perigo, afinal, seus próprios segredos estão ligados aos de Santa Leocádia e aos poucos vamos entendendo seus verdadeiros motivos de estar ali.

"E no fim deu tudo certo, estou aqui, não estou?"

É um livro rico em detalhes, e extremamente instigante. Uma trama extensa, tensa e intensa, com acontecimentos e revelações que nos tiram da zona de conforto. Repleto de mistério e suspense, aborda diversos temas como: abuso sexual, suborno, violência, relação familiar, amizade, perdão e amor.

"O tempo cura mágoas. E curou as minhas."

Apesar de ser um livro grande, a escrita é bem leve e flui sem dificuldade ou demora, ainda mais por se tratar de um suspense, onde os leitores também se vêem loucos para descobrir quem é o assassino.

Os personagens foram bem construídos e todos tem alguma importância nesta história, por isso preste atenção aos mínimos detalhes, eles farão diferença. A protagonista é uma mulher forte que sabe o que quer, além de não poupar esforços para conseguir o que deseja e é nítido o seu amadurecimento durante o livro.

O final é surpreendente, e nos deixa boquiabertos. É um livro de suspense, policial e com um toque de romance que nos faz pensar. A escrita da autora é muito boa e nos cativa a continuar a todo instante.

A capa ficou muito bonita, levemente sombria e diz muito sobre a trama (inclusive depois que lemos, entendemos perfeitamente). A diagramação ficou muito boa e confortável para leitura, as letras são em bom tamanho e as páginas amarelas.

Você não vai conseguir para de ler até descobrir tudo e quem sabe vai até sonhar com isso (eu sonhei)!

No estilo Agatha Christie, é um livro que eu super recomendo e só me deu ainda mais vontade de ler suspenses.

site: http://www.ressacaliteraria.com.br/2017/11/resenha-segredos-obscuros-caroline.html

@anfitrisea 11/02/2018

[BLOG] ATRAVÉS DA ESCRITA | RESENHA: SEGREDOS OBSCUROS - CAROLINE DEMANTOVA
Hey pessoal, como estão? :)
Hoje vim trazer a resenha desse livro incrível que li já faz um tempinho, mas que só consegui trazer a resenha agora. Espero conseguir transmitir nesse post o quão bom é este livro e espero que gostem da resenha!

Segredos Obscuros, de Caroline Demantova, conta a história de Roxana Irving, uma ex-modelo que ficou famosa após lançar um livro sobre os bastidores da moda. Passado algum tempo, Roxana resolve se retirar para um hotel fazenda no interior do Paraná, na cidade de Santa Leocádia, onde alguns anos atrás houve um crime local que nunca foi solucionado: Cristiano Diniz foi acusado de matar Barbara, sua esposa, com base em provas indiciárias. Porém, o corpo não foi encontrado e Cristiano foi preso assim mesmo, acusado de homicídio. Após um mês de sua prisão, o corpo de sua esposa aparece misteriosamente na fazenda onde ela viveu e tudo indicava que ela havia acabado de ser assassinada ali, provando que seria impossível Cristiano tê-la matado, já que estava preso, e deixando uma grande confusão na cabeça daqueles que tentavam solucionar o caso. Quem teria matado Barbara então? E todas as provas que possuíam de que ela havia sido assassinada semanas atrás? Isso nunca foi resolvido. Como se não bastasse toda essa confusão, logo após ser inocentado e solto da prisão, Cristiano desaparece misteriosamente num acidente de carro, sem nem deixar vestígios de sangue ou qualquer coisa que indicasse deu paradeiro.

Já na cidade do hotel fazenda, Roxana passa a fazer perguntas para os moradores locais sobre o ocorrido, mas sem anunciar que essas informações seriam para seu novo livro, com o objetivo de descobrir o que aconteceu e solucionar aquele caso que nem mesmo a polícia conseguiu. A cada nova informação ela se sente ainda mais confusa, além de descobrir muitos segredos obscuros envolvendo aquelas pessoas e que poderiam muito bem estar ligadas de alguma forma à morte de Barbara e ao desaparecimento de Cristiano.

Roxana terá que ser cuidadosa em sua investigação e perguntas, para não descobrirem que sua intenção não é apenas matar a curiosidade sobre o caso. Além disso, ela precisará se proteger das ameaças que receberá, afinal, nem os assassinos e nem os envolvidos querem alguém remexendo o passado e o caso, pois isso poderia acabar sendo resolvido e seriam descobertos pelos seus crimes depois de tantos anos.

Segredos Obscuros é um livro muito intenso, intrigante e curioso. Desde o início nos vemos fisgados para dentro desse mistério e passamos a tentar descobrir o que aconteceu de fato, e quando achamos que descobrimos, novas pistas aparecem e as teorias voltam a estaca zero.

Os personagens apresentados são bem marcantes, por bem ou por mal, além de serem bem reais e muitos deles conseguimos acompanhar uma completa mudança, o que foi muito bem construído pela autora. Além disso, ao passo que vamos descobrindo a relação que cada personagem possuía com Barbara, vamos aumentando nossa lista de suspeitos até o ponto em que não conseguimos confiar em mais ninguém (hahaha).

Única coisa que eu poderia apontar como algo a ser melhorado é que em alguns momentos do livro a narrativa e diálogos se tornaram um tanto repetitivos, mas nada que diminua a qualidade do livro ou que torne a leitura arrastada por isso, na verdade isso se passa bem fluido, é só um ponto que não precisava mesmo.

Mais para o final da história vai se desenrolando também um romance totalmente conturbado e que me deixou muito aflita por não saber que rumo aquela relação tomaria no desenrolar do enredo. Apesar desse romance, não se perde o foco do assassinato, investigações e nem a intensidade disso tudo, e isso foi algo que gostei muito na escrita da Caroline, pois eventualmente vemos livros que a princípio possui um foco mas que assim que coloca um romance junto toda a premissa desmorona e o autor não dá conta de manter as duas coisas acontecendo. Em Segredos Obscuros isso não acontece!

A capa, além de ser linda, diz muito a respeito do livro quando começamos a descobrir o caso, e isso foi uma coisa que achei muito incrível.

Apesar de suas mais de 550 páginas (558 para ser exata) o livro é super fluido e possível de ler em poucos dias. Eu facilmente li mais de 100 páginas dele em alguns dias, e isso tendo outras responsabilidades para dar conta também! A escrita super fluida e os mistérios só nos fazem querer ler mais e mais desta obra o tempo todo!

O final já estava um tanto claro para mim quando fui me aproximando das últimas páginas, mas ainda tinha dúvidas e confesso que mesmo imaginando o que seria eu fui totalmente surpreendida pela maneira como tudo havia ocorrido e tudo o que isto envolvia. Foram coisas que me deixaram muito surpresas pois realmente não imaginei as coisas naquele nível. Além disso, muitas outras coisas aconteceram no desenrolar da história, principalmente no final, e que eu realmente não esperava, foi até um choque quando li o que acontecia.

Eu realmente amei esse livro e recomendo muito para todos, especialmente para aqueles que gostam de livros repletos de mistérios, segredos intrigantes e muitas surpresas.

site: atravesdaescrita.blogspot.com

Juh - @dosedafelicidade 29/12/2017

Após Cristiano Diniz ser acusado de matar sua esposa Bárbara, o mesmo por provas e testemunhas acaba sendo preso, porém, nunca encontraram o corpo dela. Depois de um mês desse acontecimento, algo surpreendente acontece: Bárbara é encontrada morta a poucas horas enquanto Cristiano encontrava-se preso, logo, ele passou longe de ser autor desse crime! Três anos se passaram e o assassinato de Bárbara não teve resolução além de que Cristiano sumira após um estranho acidente de carro.. Na cidade de Santa Leocádia, interior do Paraná, não se fala em outra coisa a não ser os acontecimentos banais desta cidade.
Roxana, teve de começar sua vida do zero após os conflitos familiares que aconteceu em seu passado, agora ela é uma ex modelo que ficou bem famosa após escrever um livro sobre os ?bastidores da moda?. Roxana então, decide começar um segundo livro, porém com um assunto totalmente diferente do anterior, sendo ele o crime ocorrente no interior do Paraná, mais precisamente, em Santa Leocádia, justamente onde aconteceu o homicídio de Bárbara. Para aproximar-se do caso, ela se hospeda no hotel fazendo dos Leonardi, que por um acaso são os pais adotivos de Bárbara. Roxana não divulga o tema do livro e de início as pessoas não suspeitam sobre o tema mas após suas ?investigações? todos da cidade já especulavam sobre o que ela iria escrever, e não gostaram nada disso.
Desde que Roxana chegara coisas muito estranhas vem acontecendo, e rolam boatos por toda a cidade. Ninguém imagina os segredos obscuros e sórdidos que rodeiam essa cidade, esses crimes, essas pessoas. ?
O livro é um romance policial recheado de mistério e muitas reviravoltas... Trata-se de um assunto pesado, porém importante de ser ressaltado. Como sempre, a leitura da autora é super fluída, então 558 páginas passam voando.. melhor sensação! Os personagens são bem construídos e a história é bem desenvolvida, aliás, impossível não shippar o casal principal hahah.. Roxana é uma personagem muito corajosa, isso é o que mais admiro nela.
ESTRELAS: 5/5 ?????

@bardoriano 30/11/2017

SENSACIONAL E DE TIRAR O FÔLEGO
?El* era a pessoa mais triste que eu conheci.?
Roxana Irving é uma ex-modelo que ficou famosa por escrever um livro sobre os bastidores da moda. Resolve se isolar num hotel fazendo no interior do Paraná, para escrever seu próximo livro sobre um famoso crime que aconteceu na região e nunca foi desvendado.

Cristiano foi acusado de matar a esposa Barbara, um mendigo diz que viu ele carregando o corpo dela, encontraram no seu carro a bolsa dela e uma blusa ensopada de sangue, porém seu corpo nunca foi encontrado. Um mês após a prisão de Cristiano o corpo aparece misteriosamente.

O detalhe é: Foi encontrada nos estábulos do hotel e de que tinha sido estrangulada a apenas duas horas. Cristiano é solto, outro fato é que ele sofreu um acidente e seu corpo sumiu misteriosamente.

E é aí que Roxana vem perscrutar pistas, fazer perguntas, vai levantar muitas suspeitas, colocar a vida em risco e irritar muita gente na pequena cidade de Santa Leocádia. E quanto mais procura mais segredos obscuros ela descobre.

Opinião

Primeiramente tenho que agradecer eternamente ao meu querido amigo Fábio do @omeninoquele, foi por causa dele que conheci esse tiro de livro. Serei eternamente grato.

Um livro incrível, narrado em 3° pessoa pela Roxana, com uma trama de tirar o fôlego e deixar você tenso a todo momento. Com personagens reais e situações pra fazer você se arrepiar.

Uma escrita excelente, tudo bem feito e planejado, uma leitura fluída com capítulos pequenos onde o mistério só aumenta deixando você louco pra tentar resolver. Sem falar que você vai amar Roxana e odiar vários outros. A Carol trabalha muito bem no desenvolvimento dos personagens.

Livro foda, segredos sórdidos a cada página, uma pessoa problemática, outra querendo redenção e uma química impossível resistir. Você vai se surpreender muito com o final.

O único ponto que me incomodou foi a repetição de informações, o jeito de Roxana fazer as perguntas, depois fazer de novo de outro jeito e tal. Mas não tira o brilho dessa obra sensacional.

São escritores como a Carol que me faz a cada dia apostar e amar nacionais. Indicadíssimo!

Parceria!

Favorito

Letícia P.S. 02/10/2017

Resenha blog Mundo de Fantasias
Um suspense e tanto, Segredos Obscuros foi escrito por Carolina Demantova e conta com 558 páginas de tirar o fôlego. Não se assuste com o número de páginas, a leitura flui com muita leveza, e quando você vê, já acabou o livro.

Roxana Irving é uma modelo conhecida, que ganhou muito dinheiro com um livro sobre moda, agora ela pensa em escrever mais um, mas algo mais sombrio e misterioso do que seu primeiro livro, ela quer escrever sobre um assassinato real. Em Santa Leocádia, uma cidade no interior de Curitiba houve um crime muito misterioso, Barbara desaparece misteriosamente, enquanto seu marido Cristiano é preso, acusado de tê-la assassinado, pois foi visto levando o corpo dela para floresta, sem contar a bolsa e o sangue encontrados em seu carro. Meses depois encontram o corpo da moça, só que ela havia morrido poucas horas antes, ou seja, Cristiano é inocente, já que não poderia ter cometido o crime estando preso.

Mas a coisa não termina por ai, misteriosamente Cristiano desaparece meses depois, em um acidente de carro. Nenhum vestígio seu foi encontrado. E agora, Roxana, anos depois vai para a cidadezinha remexer nos acontecimentos e acordar o assassino de seu sono de beleza. Logo quando chega percebe que Barbara não era uma santa, todos a odiavam, ela acabou engravidando muito cedo, e foi adotada por uma família, dona do hotel fazenda onde Roxana foi se hospedar. Nem a família adotiva, nem a família biológica gostavam da moça, salvo algumas poucas exceções. Aos poucos a modelo vai descobrindo mais sobre a vida dela, e acaba descobrindo coisas que deixaria qualquer um espantado. Ainda mais que Barbara é muito idêntica com sua irmã, Maribel.
Continue lendo no blog... http://www.mundodefantasias.blog.br/resenha-segredos-obscuros/#more-6903

site: www.mundodefantasias.blog.br

Catarina376 29/09/2017

Algumas desvantagens
Resumidamente, a ideia do livro é muito boa, e a história foi bem pensada. Porém, se você raciocinar um pouco, vai descobrir quem é o assassino e o motivo já na metade do livro ou logo no início, como aconteceu comigo (isso não é exatamente ruim, aliás). Mas o que realmente irrita um tanto é a quantidade de repetições na narrativa, especialmente nos primeiros capítulos. Isso acaba se tornando cansativo. Talvez seja pelo fato de que é o primeiro livro da escritora e ela ainda tem muito o que aprimorar, caso queira continuar escrevendo.
Renata Alves 29/01/2020minha estante
Eu pausei a leitura! Não aguentava mais ouvir a mesma história até a página 150...

Catarina376 05/02/2020minha estante
Sim, infelizmente a história acaba sendo repetitiva demais, o que enjoa..

Fábbio (@omeninoquele) 24/09/2017

Que trama emocionante!
Com a finalidade de investigar um famoso crime e escrever seu novo livro, Roxana Irving uma ex-modelo, muda-se para Santa Leocádia, a cidadezinha onde tudo ocorrera.

No passado, Roxana foi traída por sua família e esse livro era a oportunidade para pôr aquilo de lado.

O crime tratava-se da morte de Bárbara, que de acordo com a polícia local fora assassinada por seu próprio marido Cristiano, a quem apontava toda a investigação e este já encontrava-se preso.

Mais algo surpreendente aconteceu, no dia de seu julgamento o corpo de Bárbara aparecera e fora constatado que ela havia sido morta a poucas horas e que a acusação ao marido era sem validade e ele é solto, só que pouco tempo depois ele também desaparece e só encontram o carro dele caído numa ribanceira.

E Roxana passa então a investigar sobre o crime e o desaparecimento de Cristiano, porque já passara certo tempo e aquele caso não havia sido resolvido. E cabe a ela agora investigar, montar o quebra cabeça que aos poucos vai se formando à medida em que ela conversa com as pessoas da pequena cidade.

Roxana descobre que Bárbara não era bem quista por muitas pessoas da cidade e logo muitos seriam os suspeitos de tê-la matado. Mais com o decorrer do livro os fatos apontam para outro lado, e passamos a pensar diferente a respeito de Bárbara.

Somos levados a duvidar de todos, porque eles todos tiveram motivos para matá-la. O livro é denso, e a narrativa se passa de forma lenta, muitas vezes repetindo informações fazendo com que o leitor fique cada vez mais na dúvida.

O livro ainda aborda temas como ambição, estupro, rejeição que com o mistério dos crimes torna-o um romance policial intrigante. Os personagens são bem construídos, cheios de segredos obscuros e que prendem o leitor à cada página.

O fim não deixa a desejar e é surpreendente. Pois como sabem, ando lendo alguns livros policiais que constroem uma trama boa mais pecam no final.

Se você gosta de suspense, thriller e romance policial, Segredos obscuros é o livro perfeito para você se envolver na tentativa de solucionar essa trama intricada e surpreendente criada magnificamente por Caroline Demantova.

site: https://www.instagram.com/p/BY9TjFPhj2I/?taken-by=omeninoquele

Lattaruli 29/07/2017

Maravilhoso
?RESENHA? #resenhasdalatta SEGREDOS OBSCUROS // Caroline Demantova ?
Primeiras impressões: Quando eu peguei o livro pela primeira vez percebi a grande quantidade de páginas e achei, sinceramente, que seria difícil lê-lo. Qual foi a minha surpresa quando, finalmente, peguei ele para ler e li em dois dias. A capa é muito bonita e conforme a leitura eu fui entendendo o que ela significava.
Resenha: Como eu disse, li em dois dias um livro de 558 páginas. Eu não costumo ler tão rápido um livro tão grande, então por aí você já consegue entender que eu fiquei dois dias inteiros apenas fazendo isso, lendo, sem conseguir largar o livro de tão bom que ele se mostrou ser. Eu me vi imersa em uma trama bem estruturada, com um ótimo final e um suspense de me deixar pensando durante quase três dias depois. Roxana, uma ex-modelo famosa que escreveu um livro sobre moda, guarda segredos à sete chaves enquanto tenta solucionar o caso Barbara-Cristiano, caso esse que já dura anos. Ela quer escrever um livro sobre o assassinato da Barbara e como ele aconteceu, já que primeiramente o marido (Cristiano) havia sido visto por uma testemunha carregando o corpo de Barbara, sua mulher, para dentro do mato, e, assim, ele foi preso. Porém o corpo da Barbara é encontrado meses depois no estábulo do hotel-fazenda da Senhora Dinorá (a mulher que adotou Barbara) e qual a surpresa de todos ao verem que ela havia acabado de ser morta. Então... quem matou Barbara?
O livro é simplesmente incrível. De tirar o fôlego. Em muitas partes eu me vi tentada a pular todas as páginas e correr para o final apenas para descobrir a verdade sobre tudo. E, quando eu descobri, fiquei ainda mais instigada. Eu amei. Minha única critica construtiva é que em vários momentos houve diálogos redundantes e repetições das mesmas frases. Mas nada que me tirasse o prazer dessa leitura.
Os nacionais também são muito bons e, às vezes, melhores. Deem uma chance para esse livro, porque, sinceramente, vale a pena. ?
Recomendo: para todos aqueles que gostam de romance (não-clichê), policial e suspense. ?
4,5 ?

Vini Birkheuer 06/07/2017

IMPACTANTE
A partir do primeiro capítulo, Segredos Obscuros monta toda a estrutura de seu enredo recorrendo a instrumentos habituais de gêneros mais leves e desvinculando-se do rebuscamento de obras deste formato. Isso definitivamente é eficaz, já que o produto final é de mais de quinhentas páginas, portanto, haja criatividade: e houve.

Demantova empoderou-se da criação de diálogos impactantes e didáticos entre os seus personagens, tais quais eram os principais responsáveis em conduzir os prometidos segredos obscuros. Isso fez com que eu me lembrasse dos roteiros da dramaturga Maria Adelaide Amaral, que carregam a mesma essência, pelo menos em alguns notáveis parâmetros.
Como a sinopse já narrava, a história gira em volta de Roxana (que parecia ter saído de Pret-à-Porter), uma protagonista extremamente humana, com sua construção singular e mestral. A bela mulher é uma ex-modelo, com um passado pra lá de conflitante, que naquele momento buscava se dedicar a concepção de um novo livro. Sim, ela também era escritora. Para tanto, viajou até a cidade de Santa Leocádia, onde um brutal assassinato é de conhecimento de todos os seus habitantes. Tal fato é justamente sobre o que Roxana busca escrever: a morte de Bárbara Leonardi e todos os efeitos externos desencadeados através disso.

A narrativa é a típica ''contando ''causos'', em terceira pessoa, e é elétrica ao interligar cenas e conversações que se ajustam pela necessidade da ex-modelo e escritora encontrar e reunir informações que a ajude escrever o seu novo livro. Tal habilidade (mérito pleno de Caroline) proporciona uma leitura aliviada mas que exige a criação de muitos fatos para não empobrecer a história.
Em certos momentos a própria obra se 'autoengrandece' ao apresentar estilos comuns de uma sinopse. A exemplo disso temos a última linha da página catorze.

A elaboração dos personagens é profunda e criativa, bem como as peripécias mirabolantes que neles vão surgindo. Nessa colocação é que mora o maior feito ao ponto de ignição narrativo, que é ter dotado todos de uma ambiguidade, algo bem encontradiço no mundo real. Portanto, ninguém é só bom ou ruim. Todos temos as nossas razões, os nossos erros.

Outra característica engradecedora da trama são as ações socioeducativas recorrentes. Citarei as que eu pude captar, como a alienação parental que ocorre entre Dinorá e Cristiano, Abuso Sexual Infantil, Distúrbios de Personalidade, as Complexidades da Adoção, etc.

Houveram alguns aspectos negativos, como em toda obra se há. A contante repetição de nomes, por exemplo, que poderiam ter sido melhor configurados na etapa de revisão. A maneira como todos os personagens, mesmo as crianças, possuem uniformidade de oratórias, implicando que todos tinham um inato domínio sobre a língua portuguesa. Os pequenos furos como o fato de Cristiano não ter descoberto sobre as constantes galhadas que sofria numa cidade tão pequena, onde todos não tinham papas na língua para fofocar.

Notas
Construção de personagens: 20/25. Sem dúvidas é um feito que merece ser ovacionado. Grandiosas delineações. Personalidades únicas e essencialmente ambíguas. Reafirmo: ninguém é somente bom ou ruim. Somos híbridos.
Condução da trama: 19/25. Entre cenas perfeitamente adaptadas e encaixadas, e algumas perceptivelmente arrastadas, não se há nada tão prejudicial a ponto de limitar a amplidão da trama.
Escrita/Tradução: 19/25. Demantova é categórica, objetiva e não se apega às meticulosidades descritivas dos fatos.
Fim: 18/25. Embora seja clichê, não poderia exigir ou me contentar com finalização melhor. Todos os pontos explicados, a felicidade tênue numa história de muito sofrimento. Merecido.
Pontuação Final: 7,6/10

site: www.bananabronzeada.tk/